Rússia: fracassos espaciais podem ter “causas externas”

O chefe da agência espacial russa Roscosmos, Vladimir Popovkin, não descarta que os últimos fracassos da Rússia no setor aeroespacial tenham “causas externas”, detalha nesta terça-feira o jornal russo Izvestia. “Não gostaríamos de culpar ninguém, mas hoje em dia existem meios muito eficazes para atingir alvos espaciais, e não se descarta que estes meios estejam sendo utilizados”, declarou Popovkin.

O diretor da Roscosmos lembrou que ainda não estão esclarecidas as causas da avaria da estação interplanetária russa Fobos-Grunt que ficou orbitando ao redor da Terra ao invés de seguir para Marte após o lançamento em novembro. “Também não temos claro as causas dos frequentes fracassos de nossos equipamentos que ocorreram quando sobrevoam parte da Terra que está à sombra para Rússia, onde não vemos o aparelho e não podemos receber dados do mesmo”, acrescentou.

Popovkin assinalou que para melhorar sua situação a Rússia concluirá em 2013 a formação do sistema de vigilância e acompanhamento espacial “Luch-5”, que será composto por três satélites. “Os satélites nos garantirão a visão ao vivo. Saberemos com certeza o que ocorre em que momento”, detalhou.

O Ministério da Defesa russo anunciou na semana passada que os fragmentos da Fobos-Grunt poderiam cair na Terra em 15 de janeiro. A estação interplanetária devia completar uma missão de 34 meses que incluía o voo a Fobos, uma das duas luas de Marte, a descida a superfície e, finalmente, o retorno à Terra de uma cápsula com mostras do solo do satélite marciano.O projeto, com custo de US$ 170 milhões, tinha como objetivo estudar a matéria inicial do sistema solar e ajudar a explicar a origem de Fobos e Deimos, a segunda lua marciana, assim como dos demais satélites naturais no sistema solar.

O jornal Izvestia informou em dezembro que a Roscosmos restringirá a partir de 2012 as viagens ao exterior a todos os seus empregados que conheçam, direta ou indiretamente, informações classificadas como segredo de Estado. Anteriormente, Nikolai Rodionov, ex-comandante-em-chefe do Sistema de Prevenção de Ataques com Mísseis da Rússia, declarou que radares americanos teriam condições de provocar a falha da Fobos-Grunt.

Ele pediu ainda a utilização de menos componentes eletrônicos estrangeiros na fabricação de mísseis e equipamentos espaciais russos. “Em qualquer momento (os fabricantes estrangeiros) poderiam emitir sinais, ativar chips capazes de deixar fora de serviço um míssil ou uma nave espacial”, explicou Rodionov.

Fonte: Terra

20 Comentários

  1. Passou no site Terra. Vamos ver agora se os ‘abitolados’ que qualquer coisa desconhecida dizem “é teoria da conspiração’ vão pensar agora… Terão a desculpa que é ‘mentira’ porque a fonte foram os ”soviéticos” Heueheheh

  2. É parese que os russos estão sentindo o poblema na carne,se até os russos não são poupados quanto mais nosso programa espacial,e realmente hoje é muito facil,vende um componente bichado com um viros e a hora que eles quiserem necas não funciona,roubararm a grana e ainda o pais fica na mão e na hora erada,se quiser ter serteza fabrique vc mesmo,e ainda tome muito cuidado pois é muito facil,e com o cartão de memoria pode se infetar muita maquina com viros e programas inteiros,um espião dentro de uma empresa faz muito estrago e hoje os trairas estão a solta,e é obvio que hoje os EUA china russia frança inglaterra,alemanha,japão são paises absolutamente tecnologicos e com poder de interferir em comunicação mixar qualquer aparelho ou sonda espacial,e pode ser por varios meios,se o irã conseguio dominar,o drone americano e fazelo pousar quanto mais os EUA E ESTES PAISES QUE SITEI,tanto por compotentes eletronicos bichados vendidos espião,e hakers especializados,emeção de radiação leser.

  3. Ele pediu ainda a utilização de menos componentes eletrônicos estrangeiros na fabricação de mísseis e equipamentos espaciais russos. “Em qualquer momento (os fabricantes estrangeiros) poderiam emitir sinais, ativar chips capazes de deixar fora de serviço um míssil ou uma nave espacial”, explicou Rodionov.
    Isto serve de exemplo para o nosso programa espacial, que aquele terrível acidente com o nosso VLS e outros equipamentos que na sua maioria são de outros países.

  4. Se os russos estão com medo de atentados contra o seu programa espacial imagina o Brasil,coitados de nós que ainda estamos engatinhando nessa área.Ou o governo faz as coisas direito ou baubau VLS outra vez.Quantos morreram na proxima vez?



  5. isso culpem terceiros por seus erros… fácil…

    público e notório que a PORCARIA foi feita pelos TÉCNICOS russos..(deviam esta bebados como de costume)

    fato simples … o satélite abriu seus espelhos solares contrario ao sol impossibilitando o funcionamento adequado do sistema…

    ERRO PRIMARIO….ASSUMAM RUSSOS CHORÕES…e parem de beber..rsrsrsr

    Fonte:

    http://legault.perso.sfr.fr/phobos-grunt.html

  6. É mais fácil botar a culpa nos fatores externos (leia-se EUA) do que admitir que algo da errado, alias, sempre deu em todos os projetos espaciais.
    .
    Na época da URSS tb dava, só que ninguém sabia, o engraçado é que quando um ônibus espacial vira carvão ou algum satélite americano fica doido, ninguém diz que poder ser FATORES EXTERNOS.
    .
    Bobagem,
    .
    Colocar qualquer coisa no espaço ainda é um negócio complicado pra caramba.

  7. Será que essa moda do tal chip bichado vai pegar mesmo?
    kkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E o tal ônibus espacial Columbia? E o tal do Challenger, e a Apollo 13?? Estariam com válvulas do epa bichadas??
    KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    PS: o jeito é reformatar tudo que é chip. KKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!

  8. “Os maiores sabotadores do programa espacial brasileiro, são os politicos brasileiros”… essa é a verdadeira situação do PEB… disse tudo com muita propriedade PauloR… bom mesmo é emprestar 10 bi para a Europa NÃO pagar… rsrsrsr…

  9. Blue Eyes, o maior sabotador é a força aérea que não c. e nem desocupa a moita.
    A decisão ja foi tomada. Com militares não tem verba. encerrado o assunto!

  10. As “coisas externas’ deve ser as garrafas de vodka que andaram tomando na hora da programacao. Como o link do xtreme explica “the panels themselves are not lightened)” e sem luz solar ‘ja era”.
    de acordo com os mais afoitos, em algum lugar estaria um americano posicionado com um laptop de alta categoria, comprado na Best Buy, e ao apertar um botao expoem ao mundo que o satelite russo vai cair igual a um abacate maduro.

Comentários não permitidos.