Estratégia militar norte-coreana é superior, diz entidade do Sul

Por Jeremy Laurence

SEUL (Reuters) – A estratégia militar da Coreia do Norte é superior à postura defensiva da rica Coreia do Sul, disse uma entidade independente nesta quarta-feira, alertando que o Norte levaria vantagem nos primeiros dias de uma eventual guerra.

O Instituto de Pesquisas Econômicas da Coreia, com sede em Seul, disse em um relatório que a Coreia do Norte operou em 2011 um Exército com 1,02 milhão de soldados, e um número recorde de tanques, navios e defesas antiaéreas. O contingente militar total da Coreia do Norte é de 1,2 milhão de soldados.

“A deprimente realidade é que não seria inteiramente errado dizer que o poderio militar da Coreia do Norte é mais forte”, disse o instituto. “Devemos lembrar que o Norte é bem superior em termos de número de soldados, e especialmente que os militares do Norte estão estruturados em sua formação e mobilização com o propósito de uma guerra ofensiva.”

A Coreia do Sul tem um Exército com quase 700 mil soldados, apoiados por 28 mil militares norte-americanos estacionados no país.

Mas analistas dizem que, apesar da sua expressiva superioridade numérica, o Norte não teria chances em um conflito, porque seu equipamento é muito inferior – o poderio aéreo norte-americano e sul-coreano já bastaria para reverter em poucos dias a vantagem inicial norte-coreana em um eventual conflito.

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, depois de terem assinado apenas um armistício no final da Guerra da Coreia (1950-53).

“GUERRA TOTAL”

Menos de um mês depois da morte do dirigente Kim Jong-il, o regime comunista norte-coreano deixou clara a sua intenção de manter a política chamada “songun” (militares em primeiro lugar).

O relatório do instituto diz que “a única forma de deter um ataque preventivo por parte do Norte é deixar claro que as forças sul-coreanas irão assumir que se trata de um prenúncio de uma guerra total, e reagirão independentemente da natureza da agressão, mesmo que seja uma guerra de guerrilha regional em pequena escala.”

Embora a Coreia do Norte tenha hoje menos aviões de combate do que em 1986, seu poderio aéreo foi reforçado pela aquisição de caças MiG-29 a partir da década de 1990, segundo o relatório, que também aponta um notável aumento no número de submarinos.

Mas especialistas dizem que a maior parte do equipamento aéreo e naval do Norte é obsoleto, e que a escassez de combustível no país dificultaria a manutenção de uma operação militar prolongada.

A Coreia do Norte tradicionalmente adota uma retórica belicosa contra o Sul, e nesta semana a TV estatal novamente ameaçou transformar Seul em um “mar de fogo”. Analistas dizem que o novo líder do país, Kim Jong-un, pode provocar um incidente militar para afirmar internamente suas credenciais à frente do regime, que já foi comandado por seu pai e avô.

O ministério sul-coreano da Defesa anunciou nesta quarta-feira que irá formalizar neste mês um plano operacional conjunto com os EUA contra uma eventual agressão, e que os dois países realizarão exercícios militares mais frequentes.

Fonte: Reuters via UOL

44 Comentários

  1. SÓ ENTRE ELES
    .
    .

    “(…)”o Norte não teria chances em um conflito, porque seu equipamento é muito inferior – o poderio aéreo norte-americano e sul-coreano já bastaria para reverter em poucos dias a vantagem inicial norte-coreana em um eventual conflito.(…)”

    .
    .
    Sabemos que sem ajuda dos americanos os norte coreanos subjugariam os sul coreanos,os sul coreanos até hoje, estão comendo nas mãos dos americanos por isso.

  2. Esses caras contam sempre com o ovo dentro da galinha, se a estratégia do Norte é superior eu acredito pois eles são mais pragmáticos.

  3. Mentira, qualquer desvantagem numérica que CS tenha em relação a CN, já foi totalmente compensada pelo excesso tecnológico da CS. Além disso, uma guerra CS x CN não implica somente este dois países no conflito.

  4. De fato, sobre o ponto de vista militar, a estratégia da Coréia do Norte é melhor que a do Sul, pela simples razão de que garante o regime.
    .
    Mas, dizer que a Coréia do Norte tem uma estratégia ofensiva, com tanques, caças e tropas, não me parece razoável.
    .
    A estratégia NC é poder disparar contra o SUL o máximo de obuses o máximo de tempo possível, 11 mil peças de artilharia não podem ser tiradas de ação de maneira instantânea, milhares de ataques aéreos demorariam alguns dias para colocar essa artilharia fora de ação, e isso com os aviões ( milhares deles ) pousando, recarregando e decolando novamente.
    .
    Esse tipo de fogo contra a fronteira SC seria devastador, bilhões em investimentos e industrias seriam torrados e milhares morreriam.
    .
    Os mísseis NC seriam jogados contra o Japão e contra SEUL; mas como seriam alvos prioritários dos ataques, seriam postos fora de combate nas primeiras horas do conflito.
    .
    A unica forma de o Ocidente colocar essas peças de artilharia fora de operação, é INVADINDO O PAIS, e ai, esses milhões de soldados NC terão papel fundamental para defender as posições de disparo, literalmente como bucha de canhão.

  5. Olha a reuters querendo colocar lenha na fogueira…
    vai começar outra novela de desinformação… Qualquer tentativa de diálogo vai ser abafada por noticias sobre as diferenças entre as duas nações(que na verdade são uma só)
    .
    MAs imagina, um país com a força econômica da coreia do sul, e com o poderio militar da coreia do norte?
    Sul, chega de ser vassalo de americanos e Norte, chega de dar murro em ponta de faca, deixe o orgulho de lado.

  6. Artilharia de longa distância. O mesmo futuro ALGOZ de Israel será também o da coréia do sul. CENTENAS DE BATALHÕES DE ASTROS 2020 PRA ONTEM! BRASIL.
    Sempre fui fã da artilharia! heueheh. “É com fogo que se ganham as batalhas; logo, aumente sua Artilharia !” Frederico, o Grande”

  7. Parece que teve umas pessoas que so leram o titulo… Como podem ver, os Sul Coreanos venceriam a guerra, pois pelo ar, a superioridade Sul Coreana e Norte Americana e imensamente maior. Embora, aparece ai sobre as defesas anti-aereas…. Como na Libia, nao devem ser problemas….

  8. 3 milhoes de pessoas morrem de fome nos ultimos 10 anos na coreia do norte.inclusive crianças…
    1,2 milhao de soldados.
    toda vez que as coisas apertam eles soltam um missil de teste.
    cai a bolsa de tokio,seul,bancog e consequentemente sao paulo.

    legal a política da coreia do norte.
    esse site tem muito comunista -ainda que o comunismo nao vingou aqui no brasil estariamos em colapso pior que o coreano.e aos criticos lembrem dos automoveis,celulares e roupas que vc estao usando.
    todo mundo é capitalista so nao admitem.

  9. O NC tem + soldados, + daí dizer q sua tática e superior…estão querendo fazer um corridfa armantista na peniínsula…Os ianks estão batendo palmas, vão vender mt aramas p manter submetidos o SC.Trágico. sds.

  10. Bem é so cita um exemplo!

    “um monte de formigas consegue mata um cupin,mesmo o cupim tendo mais força”

    O exemplo não fico legal mais eu acho que seu pra entender.

    “Mentira, qualquer desvantagem numérica que CS tenha em relação a CN, já foi totalmente compensada pelo excesso tecnológico da CS. Além disso, uma guerra CS x CN não implica somente este dois países no conflito.”

    Não consigo entender,as armas sul coreanas são de outro planeta ou são aquelas armas de filme onde vc da um tiro e mata geral??

  11. Um novo conflito entre as duas Coréias nos dias de hoje seria algo apocalíptico, pois a Coréia do Norte certamente atacaria a CS com armas nucleares, sem contar um acerto de contas com o Japão logo ali ao lado.
    No final, as perdas da CS seriam grandes, mas os Norte Coreanos deixariam de existir na face da terra. Seriam exterminados pois seu regime nunca mais se renderia ao Sul. Levaria seu povo ao sacrifício final. O sul não aguenta uma Guerra com o Norte sozinho, depende dos Estados Unidos, assim como o Norte dependeria da China, como no passado.
    [ ]s

  12. Junior ce repete esse argumento sempre… onde vc leu isso? cadê a prova desse tanto de gente morrendo de fome?
    ce ta doido? você não… você e toda a mídia ocidental, expert em gerar notícias de fácil digestão

  13. diarum,
    Na época do Frederico não havia radares de abertura sintética, não havia aviões stealths, não havia UAVs, não havia radares de contra bateria, não havia ATACMS, não havia Patriots, etc.
    Hoje, só uma “coisa” ganha guerra e é a “superioridade aérea”.

  14. Essa guerra não vai acontecer….

    A Coréia do Norte deve estar mais preocupada com seus assuntos internos… Alem disso, eles tem apoio da China…

  15. Os xenófobos da terra da ilusão da Praça da Paz Celestial têm mente tão obtusa que na sua vontade de combater moinhos de vento ficam até do lado de uma ditadura como a da Coréia do Norte.
    Ser contra o imperialismo americano e o “sionismo” é uma coisa, já torcer para a Coréia do Norte e contra a Coréia do Sul, ou por exemplo, torcer contra Taiwan, é demonstração ou de extrema ignorância ou de má índole.
    Eu posso muito bem entender e aceitar o panorama internacional em que os EUA exercem um papel dominante, vendo o contexto histórico, mas daí a desejar o mal aos iranianos, aos palestinos, aos norte coreanos ou a quem quer que seja seria de uma mal caratice a que eu não me permito.

  16. Qualquer país alinhado ou na esfera de influência americana já é tido como vilão e culpado sem nenhuma atenuante.
    Nós, inclusive.
    Com certeza tal situação é geradora de conflitos a nível do subconsciente que pode levar o cidadão a um quadro de psicopatologia, por vezes, grave.

  17. É.. superioridade aérea decide nos dias de hoje!.. Foi assim com a marinha entrando os porta-avioes, exercito entrando os helicopteros de ataque. E os caças detonando geral!.. Brasil varonil!.. O ideal seria um fxzao com TOT e um fxzinho de compra imediata!..

  18. junior, concordo com vc e só para acrescentar: só estão falando besteira aqui no blog porque somos capitalistas. N CN nem isso eles teriam, na China tbem, e mmuito menos na tão amada Cuba.

  19. Tenho certeza que a Coreia do Norte faz o mesmo que os Chines copiam tudo o que podem, por isso qualquer tecnologia pode ser copiada e isso eles fazem bem pois, são aliados dos chineses !!!

  20. Voces so se esquecem de uma coisa.Em caso de guerra aberta entre as duas Coreias não é pelo fato dos Americanos terem tropas estacionadas la ou não pois se eles se envolvem no conflito a China tambem se envolve…NUMEROS NÃO VENCEM GUERRAS MAS ESTRATEGIA SIM FAZ A DIFERENÇA…Mesmo o Sul tendo mais tecnologia se recebe uma ataque surpresa e maciço do Norte sera devastado e ate que se articule retaliação pode ser tarde demais.

  21. A conta deste conflito, obrigatoriamente, deverá contar com os efetivos de China e EUA, forças fora da península. E essa história de “tecnologia inferior” pode até contar em guerras convencionais, mas será inútil se, antes das forças regulares, um mar de guerrilheiros for lançado nas retaguardas.

  22. junior, seu comentário é tão vazio e carente de nexo que não merece uma réplica.
    Mas eu vou ser complacente, até em respeito aos demais colegas do blog.
    Onde você pegou esses dados citados em sua postagem? Será que a sua fonte de informação é confiável?
    Quem disse que o comunismo não vingou no Brasil, afinal ele nunca foi instituido neste estado.
    Quer dizer que automóveis, celulares e roupas compram sua consciência e sua opinião?
    Aliás, você algum dia imaginou que quando comprou um bem material no sistema capitalista, você simplesmente vendeu a sua mão-de-obra, o seu tempo e a sua saúde? Nada é de graça, tudo tem seu preço.
    Ser capitalista é totalmente diferente de viver no sistema capitalista.

  23. Sem querer defender o Júnior, mas não foi ele que inventou esses dados não. Muitas fontes dão conta que houve 3 milhões de mortes por inanição de 93 a 99 na CN.
    Claro que são números exagerados tendo em vista que representariam cerca de 10% da população, mas fato é que os porcos se esbaldam de vinho francês e caviar enquanto os outros bichos da fazenda carecem de itens essenciais.

  24. E quanto a pedirem as “fontes”, existem fontes para todos os gostos que vão desde as da mídia ocidental viciada até as da mídia comunista extasiada.
    Fonte de notícia é igual tese de doutorado, acha-se desde fontes que irão colocar o governo da CN como o inferno na Terra até os que vão dizer que lá é o verdadeiro Éden.
    Fica difícil para nós sabermos a verdade das condições de vida da CN tendo em vista o regime fechado e à falta de liberdade de expressão.
    Só podemos no máximo, especular, tendo como base o que sabemos de fato sobre o regime instalado no país, que é ditatorial e opressor, e que usa a mídia interna e a repressão como meio para controlar intelectualmente seus cidadãos.
    Não podemos culpar ninguém por achar que lá é o inferno na Terra, levando-se em consideração o nível de liberdade (e não raro, de libertinagem) que usufruímos no nosso país.

  25. Fiquem atentos:A coreia do sul tem mais aperder numa provavel guerra,eles possuem um nivel tecnocultural superior aos Nordicos (da europa) ,enquanto os irmaos do norte comem coco de cavalo sentados sobre armas atomicas,acredito que deu pra perceber naquelas pessoas contratadas (se nao chorassem )para chorar,eles nao passam de um ESCUDO para a China,a coreia do norte e´ e sempre sera´uma zona tampao da china,servem para manter os americanos longe da fronteira chinesa daquela regiao,alem tambem de manter longe os JAPAS,os NK sao como caes,sao mantidos famintos assim possuem algo para os preocupar (achar oque comer),quando pequim deseja eles dao mordidinhas e latem,nada fora das normalidades,nao e´preciso ler Sun tsu para perceber esta verruga na ponta do nariz,por encisto,sejam mercenarios,aprenda algo que preste e ganhem grana(se sobreviver e´claro !)e,esquessam ataques surpresa,um ataque que realmente possa causar danos condideraveis (imobilizando realmente o inimigo)sempre da noticias antecipadas,e finalizando,o dono do cao pestilento nao esta afim de comer merda,portando nao permitira tal ato idiota e sem proposito !Tenho pena da massa escravisada do norte.Esta correto o Junior,o comunismo fracassou,a china so teve condiçoes de alimentar seu povo quando os capitalistas levaram investimentos pra la´,a china possui um unico partido,nasceu de um movimento comunista,mas deixou de selo a decadas,hoje sao capitalistas,governados por uma turma saudosista do socialismo que nao quer dividir o poder e que mantem o estatus de comunistas apenas por conviniencia da turma do partidao,neste mundo ou vc e um ladrao,mendingo,rico ,trabalhador que vende sua mao de obra ou um apadrinhado de um partidao(comum entre cumunistas)quem defende o comunismo deve ser um destes afilhados,ou gostaria de ser,nao confunda comunismo fracassado com um socialismo solidario e cheio de oportunidades,(china ,vietnam e outros).

  26. “Com certeza tal situação é geradora de conflitos a nível do subconsciente que pode levar o cidadão a um quadro de psicopatologia, por vezes, grave.” (grifo nosso)… é a frase mais esclarecedora de todos os tempos no blog… explica o mecanismo cerebral do inconsciente da esquerdalha na blogosfera… como sempre, podendo só ser cunhada por uma mente brilhante como a do nosso amigo Bosco… dispensa apresentações…

  27. Junior seu comentario esta correto,o comunismo fracassou no projeto,os chineses deixaram de aplicar o conceito equivocado bolchevista a 30 anos,obtiveram investimentos dos odiados capitalistas,retiraram milhoes da miseria,coisa que com o desnecessario cumunismo era impossivel,hoje muitos saudosistas ensistem em afirmar que eles ainda sao cumunas,esquecem que capitalistas tambem praticam ditaduras, e todas elas sao centralizadoras,um so partidao,povo sem liberdade politica,estas coisinhas sao comuns em ditaduras cumunistas e capitalistas,portanto os cumunas so existem na cabeça de retardados diplomados e sonhadores (a latrina cuba e coreia nao conta pois sao uns coitadinhos)e,finalizando:A coreia do norte e´um cao chines,sao utilizados como zona tampao para manter os EUA longe das fronteiras chinesas,alem de dar a falça ideia deque os hans amam o cumunismo,os NK mordem e latem sempre que pequim mandar,o povo norte coreano e´utilizado como peoes neste jogo de xadres,a coreia do sul sabe disto e sabe tambem que tem mais a perder,hoje sao considerados junto com o japao ,as naçoes mais capacitadas do planeta,mas infelizmente larvas de TENIA estao parasitando a gelatina cinzenta de muitos que ensistem em acreditar que os sul coreanos e´que sao escravos e capachos, o radicalismo emburrece ! Disseram que os NK ganharam grana para chorar por 96 horas (sem lagrimas, senao iriao desidratar),realmente eles ganharam o direito de viver ,se nao chorassem ganhariam uma bala na cabeça !

  28. é simples os proprios sul coreanos falam que a coreia do norte esta com uma ordem unida melhor que a deles mas depois eles dizem que em um enventual conflito eles venceriam meu guerra é guerra, estao presionando para terem a bomba atomica deles tambem alias o mundo inteiro esta atraz da bomba só nos que somos os mais bobinhos uma esquerda brasileira querendo agradar todo mundo e uma direita de vovozinhos que amam os estados unidos mais que a mae deles .so o chapolin colorado para defender os interesses do brasil naçao

  29. Para Coreia do Norte, reunificação é prioridade máxima
    .
    .
    A Coreia Democrática afirmou nesta sexta-feira (6) que a reunificação da pátria constitui a principal tarefa orientada por seu falecido líder Kim Jong Il à atual geração, ao insistir na reconciliação e unidade como premissa e garantia desse objetivo.
    .
    .

    “(…)Um comentário da agência oficial de notícias KCNA chama a colocar os interesses nacionais acima de tudo e recorda que dezenas de anos após o fim da guerra fria, o povo coreano “sofre a desgraça, a dor e a vergonha da divisão”. (…)”

    .
    ************
    .
    (*)Fonte:KCNA
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=172717&id_secao=9
    .
    .
    Vai ser uma luta de titãs,visto pois dos dois lados veneram deuses diferente,um é o pequenino deus dos coca-colas e do outro o deusinho da oligarquia kim!

  30. “A estratégia militar da Coreia do Norte é superior à postura defensiva da rica Coreia do Sul”,NÃO ME DIGA!É MESMO!?EU NEM SABIA.

    north korea só tem um chance em uma guerra,arrumar ajuda da China na guerra e aniquilar a coreia do sul de uma vez,em uma morte do estado sul-coreano de uma vez.

  31. “Ser capitalista é totalmente diferente de viver no sistema capitalista.” Muito bom camarada !!

    _________
    Sobre a estratégia, além da questão inconclusa de como seria uma reação da China a um possível conflito, a CN tem sim um poderio em misseis de médio/curto alcance invejável. Suas defesas anti aéreas devem estar bastante defasadas, mas não é de se duvidar uma cooperação tecnológica com a China ou mais provavelmente com o Irã, ainda mais depois do que ocorreu com o SUPER-drone yanque.

  32. Jr., eu ‘acho’ (achismo mesmo) que o Brasil tem uma mescla dos dois. Agente meio que está descendo a ladeira… tem gente pobre que gostaria do comunismo, por estar sem qualquer apoio (escola, hospital, etc) e tem gente rica que abominaria a ideia… é como disse… estamos meio que descendo a ladeira em nosso amado país continental em que alguns tem muito e muitos tem muito pouco… mas creio que o Brasil ainda chega lá. Aos poucos, mas chega. Agente tem que tomar cuidado pra não sermos radicais demais, porque acredito que nosso problema maior é nossa divisão interna. É cada um por si e dane-se o resto.

    Quanto a guerra entre as Coreias, acho pouco provável. Parece com ‘cutucar a onça com vara curta’, mas eles sabem muito bem que o resultado disto seria inadmissível e que no final nem China nem EUA iriam protegê-los por completo. Posso estar falando besteira, mas acho que esta novela ainda vai longe antes de um desfecho.

    Quando eu era criança eu tremia de medo com a possibilidade dos americanos e russos entrarem em guerra e tudo acabar em um ‘cogumelo’. Era noticiário pra lá e pra cá sempre lembrando agente que estávamos por um fio… Tô esperando esta guerra nuclear até hoje (30 anos depois).

    Pra mim esta estória tem o mesmo ‘cheiro’.

    obs.: descendo a ladeira = gravidade em ação (rs).

  33. Bosco, agora que vi.
    Superioridade aérea sozinha não vence guerra! Mas sim, decide! nos dias de hoje.
    E os sistemas que expos não são páreo para uma enchurrada de artilharia pesada. Ou acha que Israel e os aliados da OTAN ficarão sem ‘medinho’ com seus escudos anti-mísseis.
    Acha que um patriot derruba um martelo chinês ( http://www.militaryringinfo.com/wp-content/uploads/2011/02/Chinas-Carrier-Killing-Missile.jpg )?.. ou a defesa de um porta-aviões se claro ao alcance e com precisão melhorada, aguenta uma bateria de astros-3?

  34. Willian meu caro de onde voce tirou essa ideia que a maioria pobre Brasileira gostaria do Comunismo?Amiguinho esse pensamento é o da segunda metade do seculo passado.A maioria do povo Brasileiro não se apega a ideologias mas se deixa manipular por midias e promessas de milagreiros.Para o povo pouco importa a cara do boneco e sim se havera fartura de pão,vinho e musica……….Uma guerra agora entre as Coreias tem um derrotado eminente A COREIA DO SUL que mesmo que vencesse a guerra raceberia uma enxorrada de milhões de famintos Norte Coreanos e não tem infraestrutura e nem sua economia suportaria isso.Enquanto voces se prendem em pensamentos de joguinhos que ao invez de jogo de xadrez ou seja estrategia mais parece jogo de damas apegado a achismos e tendencionismos rsrs rsrs A China hoje jamais permitiria uma guerra em suas fronteiras mas ainda existem idiotas como os Americanos que ainda pensam que podem fazerem sempre o que quiserem e que tudo ainda esta sobre controle e a vontade deles.Ate mesmo no caso do Irã onde pensamos estar sendo o Irã induzido a errar para se justificar uma retaliação belica pode estar havendo o oposto o Irã esta sendo manipulado a provocar para ser criado situações.Enquanto voces se apegam a poderio belico e enaltecem a teorica superioridade belica Ocidental esquecem-se que guerras em grande escala precisam de muito dinheiro e o dinheiro falta e o apoio popular é pouco e a cobrança do contribuinte é maxima.As antigas taticas de se esconder evidencias induzindo a tambores de guerra com chamados de patriotismo não importa mais a grande maioria que apenas quer viver em paz e tocar a vida.A insistencia do desespero de querer reverter a qualquer preço a decadencia levara a morte subita.

  35. 1maluquinho, te respeito é até posso te dizer (infelizmente) que dentro do blog o seu comentário é um dos únicos que consigo ler… pelo que vejo eu não soube passar meu pensamento. Vou tentar passá-lo:
    A questão não é ser comunista ou capitalista, mas ter ‘apoio’, seja lá de onde vier. Precisamos também lembrar que ninguém pode dar aquilo que não recebeu. Tudo que você escreveu é muito importante mas em parte discordo.
    O ser humano para crescer e se desenvolver fisicamente, mentalmente, socialmente,… ela precisa de muitas outras coisas, como saude, alimentação, lazer, educação, carinho, familia, respeito,…
    Para que ele tenha condições de chegar nos avanços da tecnologia, armamento, robotica,…ele vai precisar se alimentar, dormir, ter acompanhamento medico,…
    Um pais que boa parte da população, ainda vive na extrema pobreza com uma renda de R$70,00 por mes (estão pensando em aumentar esse valor para R$130,00), quando sera que essas pessoas terao condições de chegar a esse patamar?
    Não vamos esquecer que, praticamente toda essa “turma” que hoje está no bem bom são filhinhos de papai, que tem tem tempo e grana para os seus estudos, sem se preocuparem com o que vao comer no dia seguinte, sao pessoas que felizmente tem de “tudo”, muito fácil.
    Não vamos muito longe, em uma região do amazonas, as crianças são alfabetizadas, em locais improvisados por voluntários, que muito precariamente tentam ensinar o básico para essar crianças, (muito dificilmete esses seres humanos terão acesso a tecnologia).
    No nordeste na vila dos amigos do bem, existem crianças e adolescentes que numca viram um chuveiro esquixando agua em toda a sua vida, quando mudaram para as casas com essa “tecnologia”, começaram a chorar, de felicidade por poderem tomar um banho, que não fosse de bacia e com agua suja,…
    Bem sabemos que esse “ainda” é o retrato do nosso pais, muitos com muito e muitos sem o minimo para a sua sobrevivência.

    Eu não sou adepto do comunismo e nem muito menos do capitalismo (tb não sou anarquista…rsrs).

    []s

  36. Pois entao:Praquem acha que superioridade militar e´ter artefatos atomicos ,digo que o engano e´mortal,a coreia do sul nao possui bombas nucles por força de contrato(pressao do tio),eles possuem a capacidade e o conhecimento de fazer uma em dois palitos de tempo,se fizerem ,vai entao por agua abaixo a superioridade da escoria norte cumunistalixo coreana ,mas das frases lidas a que mais chamou a atençao pela verdade relativa,foi :Ser capitalista e´totalmente diferente de viver no sistema capitalista ,esta frase possui em sentido poeriu de imensa hipocrisia,digo isto porque cumunistas cubanos vivem em um sistema cumunista e no entando lideres politicus possuem contas em bancos estrangeiros e tambem negocios (açoes) em empresas estrangeiras,ou seja os safados arrotam serem cumunas e na secreta ,sao capitalistas,viciadinhos em açoes de empresas capitalistas e juros bancarios,por isto esta frase realmente se destaca,ela e´a cara da hipocrisia cumuna fracassada !

  37. WILIAN meu caro entendi tudo o que voce quis dizer meu amigo e não discordo.Mas a materia é sobre estrategia militar e não sobre sistema politico.Eles os Comunas escravizam mas seus lideres curtem o capitalismo.Os capitalistas manteem seus póvos numa falsa ilusão.A maior parte de minha familia por parte de pai vive nos EUA e la na televisão lhes mostram que tudo vai bem e que apenas ocorre uma pequena turbulencia passageira e eles acreditam como acreditam em todas as mentiras e todas as manipulações.Então vemos que apenas ocorre uma diferença de doutrina e nada mais…Mas voltando a materia antes de uma guerra entre as Coreias começar ja existe um perdedor a propria Coreia do Sul que receberia uma enxorrada de milhões de famintos do Norte e a economia da mesma entraria em colapso.Quem nutre desejos de guerra são os radicais do norte e os EUA.Ja ocorreu a voces que tanto a Coreia do Norte como o Irã podem estar sendo manipulados para afrontarem e insitarem a retaliações belicas so pra justificar uma guerra de grandes proporções e os Ocidentais se quebrarem de vez?A pior de todas as quedas é a do gigante fortão que acostumou-se a pisar e bater nos insignificantes,arrogante e prepotente acha sempre que vai bater ate o momento que apanha e nesse caso a derrota é a morte.Eu duvido que um ataque maciço do norte ate que aja organização e resposta do sul que sera pego de surpresa tenha esse resultado facil que muitos pensam e duvido que os EUA se metem de cara pois tomarão uma coça da China e lhes restara apenas retaliação atomica que eu duvido que eles tenham coragem de fazer porque levarão tambem muitas Nucks por dentro da cara.

Comentários não permitidos.