Governos da UE concordam sobre banir petróleo iraniano

Governos da União Europeia (UE) chegaram a um acordo preliminar para proibir importações de petróleo iraniano, mas ainda devem decidir quando tal embargo entra em vigor, disseram diplomatas da UE nesta quarta-feira. O acordo, que elevou os preços do petróleo, foi fruto de negociações nos últimos dias de dezembro entre emissários da UE, disseram diplomatas.

Objeções à ideia, particularmente da Grécia, foram retiradas durante as conversações, segundo eles. “Muito progresso foi feito”, disse um diplomata da UE, em condição de anonimato. “O embargo, em princípio, está acordado. Não está mais sendo debatido.”

Uma proibição europeia ao petróleo iraniano seria parte das medidas em conjunto do Ocidente para pressionar Teerã a abandonar seu programa nuclear, com o qual muitos governos se preocupam pelo possível desenvolvimento de uma bomba atômica. Teerã diz que seus objetivos são pacíficos.

Os Estados Unidos impuseram novas sanções na véspera do ano novo, para reduzir o número de instituições financeiras que trabalham com o banco central do Irã, fora do sistema financeiro americano, bloqueando assim a principal fonte de pagamentos para o petróleo de Teerã. A Europa começou a preparar um novo impulso contra os setores financeiro e de energia do Irã em dezembro, com o objetivo de ter um acordo de sanções até o final de janeiro.

Uma proibição das exportações de tecnologia relacionada ao petróleo para o Irã, e outras medidas contra o envio de petróleo também estão em discussão, segundo os diplomatas. Eles disseram que ainda há um debate entre os governos da Europa sobre executar a proibição imediatamente após ser acordada, ou se deviam esperar alguns meses. Alguns estados membros da UE estão preocupados com o impacto econômico de um embargo em um momento em que a Europa luta contra problemas massivos de dívida.

A Grécia, em particular, hesitou, mas fontes do governo grego disseram na terça-feira que Atenas não seria desleal a seus parceiros da UE nesta questão. As tensões entre o Ocidente e o Irã – segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) – já elevaram os preços do petróleo. Nesta quarta-feira, o preço do barril do Brent subiu mais de um dólar ante o fechamento anterior, para o pico da sessão, perto de US$ 114, após as notícias de que os europeus concordavam em banir o petróleo iraniano.

O Irã fornece um total de cerca de 450 mil barris por dia aos Estados-membros da UE, tornando o bloco coletivamente o segundo maior mercado para o petróleo iraniano, após a China. O Comissário de Energia da UE, Guenther Oettinger, disse que caso houvesse uma proibição às importações iranianas, a oferta poderia ser obtida de qualquer outro lugar, principalmente do líder da Opep, a Arábia Saudita.

Fonte: Terra

27 Comentários

  1. Rsrs rsrs eu acho graça porque os cagões Europeus que se borram de medo de serem atacados por misseis Iranianos fazem o jogo de Israel e os Anglos rsrs rsrs EU QUERO MAIS É VER O CAMELO BEBER AGUA NO SENA E AINDA CUSPIR NA CARA DA RAINHA CARECA rsrs rsrs

  2. COISA PARA INGLES VÊ
    .
    .

    Se os europeus não comprarem o petróleo iraniano os chineses e indianos compram,em resumo,é querer enxugar gelo.
    .
    Países com a Alemanha e a França com certeza encontraram um jeito de comprar petróleo iraniano,pois a economia deles não podem parar;pois sim,acabariam como a Inglaterra,Espanha e a Itália,por exemplo.
    .
    Afinal,o que o resto do mundo tem haver com os iranianos,judeus e americanos;os pivores de tudo isso ai?

  3. O PRÉ-SAL E A ESCALADA CONTRA O IRÃ
    .
    .
    “A extrema direita republicana, o claudicante Obama e até o desidratado Sarkozy se escoram no discurso da guerrra contra o Irã para contornar o desgaste de uma liderança pífia, incapaz de enfrentar o verdadeiro inimigo responsável pelo empobrecimento, o desemprego e a insegurança que afetam seus eleitores. Desta vez, é o programa nuclear iraniano que desempenha o papel exercido pelas “armas de destruição em massa”, em 2003, na invasão do Iraque.
    .
    O Brasil assiste à espiral bélica de um mirante privilegiado. Embora a mídia tenha dado pouco destaque, a Petrobrás bateu seu recorde de produção em novembro último: 2,1 milhões de barris/dia. A produção crescente do pré-sal atenderá a 40% da demanda do país até o final da década”

    ********
    .
    (*)Fonte:cartamaior

  4. A EUROPA NOS TEMPOS MEDIEVAIS
    .
    .

    Toda a Europa está em uma revolução social onde não se sabe o que ira acontecer,a extrema-direta,um verdeiro câncer,tomou conta da situação em muitos países por lá,o autoritarismo do mercado esta espezinhando sobre a liberdade de muita gente e muitos países europeu tem a sua soberania mitigado pelos especuladores financeiro que são os genitores do mostro que aterroriza a Europa.
    .
    .
    ************
    .

    .
    Hungria coloca em vigor lei que converte sem-teto em delinquentes.
    .
    Deputados do partido governante justificam a lei neo-fascista com o pretexto de que Budapeste “não podia fazer frente à grande quantidade de gente que vive nas ruas”, e dizem que a lei foi criada para que as Prefeituras “abram mais albergues”

    *********
    .
    Fonte:vermelho/Diário Liberdade
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=171464&id_secao=9
    .
    .
    Já na França vamos ter leis draconianas como esta,só que elas perseguem os mendigos e ciganos, típicos de nazistas,uma raça de desqualificados da extrema direita.
    .
    .
    *********

    .
    França decreta prisão e multa a mendigos em pontos turísticos.
    .
    .
    França usa cheiro ruim para afastar mendigos
    .

    Medida foi adotada pelo prefeito de Argenteuil.
    Partido socialista classificou uso de substância como ‘caça aos pobres’
    .
    .
    .
    A medida, adotada pelo prefeito conservador de Argenteuil, George Morton, é “uma escandalosa caça aos pobres, contrária à dignidade humana”, afirmou o Partido Socialista (PS)
    .

    ********
    .
    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5516970-EI8142,00-Franca+decreta+prisao+e+multa+a+mendigos+em+pontos+turisticos.html
    .
    .
    http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL93777-5602,00-FRANCA+USA+CHEIRO+RUIM+PARA+AFASTAR+MENDIGOS.html
    .

    .
    Isso me lembra uma certas capitais brasileira,onde mendigos são agredidos pela guarda municipal,lá na França até spray de pimenta rola….quem manda ser pobre!-Rsrs…
    .
    OS COVARDES FAZEM É ASSIM,ATACAM OS DESVALIDOS OU ENTÃO POR TRÁS utilizando nomes falsos,como um avatar e assim,a vilania fica mais fácil de cometer.

  5. A mesma historia do Japão na segunda guerra, vão apertando economicamente ate que fica insustentável a situação e o Japão/Irã declare a guerra primeiro e passe para a história como o agressor.

  6. Copiando um comentario feito antes:
    E daí que a europa(falam de europa, mas somente frança e inglaterra se manifestaram abertamente a favor das sansoes) não queira mais comprar o petroleo iraniano, só a china é capaz de consumir toda a sobra do petroleo iraniano, sem contar países africanos e sulamericanos.. Essa medida é um tiro no pé de países europeus, que estão afundados em uma crise inflacionaria, e tem o petroleo e gaz, como a força motriz de seu continente…
    NAO QUEREM COMPRAR O PETROLEO IRANIANO? azar de vocês… tem muito mais gente afin, e concerteza estes pagarão um petroleo muito mais barato.
    .
    Espanha, italia, grecia, alemanha, portugal e muitos outros europeus dependem muito do petroleo iraniano e sem ele, seu país vai entrar numa recessao ainda mais profunda

  7. Quem diria que a Europa chegaria a tamanha decadência? Falida, assistindo passiva o extermínio de sua cultura nativa – pela falácia do “multiculturalismo” , e capacho dos EUA/N.O.M.
    ——————————————-
    O que a Europa tem haver com o Irã? Oriente Médio? Nukes do Irã? Porque essa lambeção de botas dos EUA?
    ———————————–
    Vão proibir o Irã de vender petróleo; ok eles vendem para a China e Japão..rs. O petróleo não estraga por ficar guardado por muitos anos..rs. Será que a Arábia Saudita vai fazer um precinho camarada?? hauahuahau…

  8. Crecen 33% exportaciones no petroleras de Irán
    .
    Gustavo G, e as notícias não condizem com os relatos dos EUA, a economia irani segue crescendo, o que nos mostra o óbvio que já foi visto, os EUA não querem mais uma nação forte e independente de suas molequices genocidas.
    .
    Os EUA é um estado tão teocrático quanto o Irã, além de genocida, escravagista, invasor, pilhador, intolerante, cheio de políticas racistas, explorador, apoiador/instaurador/mantenedor de ditaduras tais como a do Chile, Brasil, Árabia Saudita, algumas africanas, e o regime invasor de Israel, porém dizem que são aqueles que eles escolhem como seus inimigos que fazem isso, igual diz o KLM, DISNEY DA INLUSÃO!

  9. do os Persas abaixarem o preço do seu petróleo os chinese ávidos pelo mesmo vão comprar mt + p seu uso, isso e td o q ele querem…Um golpe mortal nas finanças dos Iranianos..Sds.

  10. Falou tudo felipe augusto…
    O país da hipocrisia, esse é os estados unidos…
    Mas hipocrisia é um conceito tão dificil de ser assimilado pela turma do mikey mouse… Só sabem repetir o que veem na TV e o que leem em sites de propriedade de pessoas comuns, errantes, que também podem possuir convicções equivocadas e as transmitem através de seus editores e redatores…

  11. Se o bloqueio e feito a China nao pode comprar tamben. Ela pertence ao conselhode seguranca da ONU e jamais colocaria seu pescoso a corte por cause de uns miseros barris de petroleo do Iran. Na hora H o Ira estara sozinho. Pode anotar. A Russia e China, no fritar dos ovos, nao tem cacife pra peitar nem os EUA ou a EU. Podem fazer agora neste instante, mas o mundo nao acaba hoje, e no futuro quando quiserem alguma coisa na ONU, o bloqueio vai ser grande. Ouacham que os EUA e EU fazem tudo de graca. A vez e do Ira e se correr o bicho pega e se ficar o bicho come…estao ferrado…e ja vai tarde.

  12. A posição do Irã é BEM simples, solicitar uma reunião de emergência da OPEP e pedir dentro de suas regulações internas um embargo/punição de exportações para ao europeus.
    Se a OPEP como um todo não fizer nenhum movimento para evitar que países compradores exerçam pressão por boicote de compra de petróleo a um país associado ou omitir-se em proteger um país associado de um EMBARGO político-ofensivo de importadores de petróleo, a OPEP estará assinando seu certificado de óbito com este precedente.
    E o Irã, é claro, ficará sentindo-se desobrigado de atender qualquer demanda futura da organização para aumento ou corte de produção…

  13. Ferreira Junior “e dai deram um golpe e colocaram p Xa Reza.” E dai deram um golpe e financiou um movimento que depos o XA REZA quando este tentou diversificar a economia iraniana, que estava totalmente dependente da exportacao do petroleo, De Acordo com William Engdhal, em seu livro Century of War, Xa RezA tentou iniciar um processo de industrializacao, inclusive refinamento de petroleo. Empresas estatais do Iran chegou a comprar parte da KRUP aleman, tentanto seguir uma politica de substituicao das importacoes. Os Estados Unidos nao gostaram dessa ideia e clandestinamente comecou financir os clericos iranianos e movimentos populares de oposicao, os mujarredins. E realmente o Xa foi deposto. Foi a razao pela qual, embora o Xa era aparentemente um “aliado” dos Estasdos Unidos no Oriente Medio quando foi deposto, o governo americano lhe negou exilio. E a mesma historia se repetindo. Financiam os clerigos iranianos e agoras querem destrui-los. Financiaram Bin Laden e sua organizao Al Quaeda e agora dizem que estao tentando destrui-la. A Mossad, servico secreto israelita criou HAMAS, como oposicao a Organizacao de Libertacao Palestina de ARAFAT, e agora tentam destrui-la. No passado, financiaram Hitler e depois o destruiu.

  14. Japón desobedece sanciones de EEUU contra crudo iraní
    .
    Después de que Corea del Sur expresara su preocupación por las nuevas sanciones impuestas por EE.UU. contra Irán, su vecino oriental, Japón, se unió también al listado de los países que intentan obtener una exención de sanciones petroleras a Irán

    .
    Para os EUA é muito fácil, foram roubando aos poucos e criando enormes reservas de petróleo e ainda por cima tem os saudís para os garantirem com oil bem baratinho, os outros não tem esse “luxo” de bandido.

  15. Em 2006 o Conselho de Segurança da ONU votou a resolução 1696, que decretava a suspensão do enriquecimento de Urânio por parte do Irão e o controle da Agência Internacional de Energia Atómica.

    O CS votou por unanimidade, os países com assento permanente – EUA, Rússia, Reino Unido, França e China – mais a Alemanha, a proposta elaborada também em conjunto.

    O país não parou o seu programa e em 2007 e 2008 houve lugar a um rol de sanções económicas.

    O último relatório de Novembro da AIEA dá conta de fortes indícios que o programa nuclear iraniano tem uma componente militar óbvia.

    Como tal, e passo a passo, o regime caminha para o seu isolamento, pensando que está mais perto da salvação.

    A meu ver, a proposta da Inglaterra e França deverá ser adoptada por todos os países europeus, uns com mais dificuldades que outros, já que a UE é o seu segundo maior cliente (450 mil barris/dia) e que, por seu turno, tornou-se também alvo dos seus mísseis de longo alcance.
    Posto isto, era esta a acção a tomar, sem regime de excepção, para que a chantagem não tenha duas cabeças.

    Continuo a dizer, o anão persa é um mau jogador de xadrez.

  16. Não se esqueçam que a China tem poder de veto e pode abster-se e que tambem não é da OMC ou seja cagam e andam para o que pensam e fazem Ocidentais e muito pelo contrario a hora que os Chineses resolverem usarem a estrategia da imposição ou retaliação economica FUDEU Os EUA quebram,a Europa quebra e ponto.Muitos de voces ainda veem o mundo nos moldes do seculo passado.Se Israel resolve por conta propria atacar o Irã lhe causara devastação mas recebera uma retaliação inemaginavel.Antes dos EUA pensarem em tomarem as dores de Israel eles precisam avaliarem as consequencias e elas não lhes são no momento favoraveis.Israel e os EUA atravez de manipulações visam induzirem o Irã a precipitar-se mas se eles não se precipitarem e Israel ataca-los veremos a profecia Biblica de que não restara em Israel pedra sobre pedra se realizando.So existem 2 paises no mundo que cometeriam a besteira de usarem armas atomicas Israel e Coreia do Norte.O Irã visa ter bombas atomicas para poder de dissuasão e consolidação de infuencia regional.Eu não acredito que o Irã busque a tecnologia atomica para atacar ninguem a não ser que seja atacado com a mesma.

  17. Brasil: a curiosa conversa da oligarquia financeira
    .
    Afirma-se que é preciso cortar serviços públicos agora, para (mais tarde…) reduzir os juros. Veja o que está por trás deste argumento
    .
    .
    ********(trechos do original)

    .
    “(…) O eventual corte no Orçamento visa, como sempre, abrir espaço para manter ou ampliar esta transferência. Mas, com o tempo, tornou-se impossível defender o movimento a seco.
    .
    Por isso, surgiu um argumento curioso: ao reduzir as despesas com serviços públicos e direitos sociais agora, o Estado estaria abrindo espaço (este é o termo-chave) para reduzir o pagamento de juros… mais tarde.(…)”
    .

    *********
    fonte:outraspalavras
    .
    http://rede.outraspalavras.net/pontodecultura/2012/01/04/brasil-a-curiosa-conversa-da-oligarquia-financeira/

  18. Muito interessante essa teoria do Nelore,se a Europa não pode comprar petroleo iraniano a China tambem não pode.

    Hilário!!! A China compra petroleo do Sudão, cujo presidente é procurado por crimes de guerra pelo TPI e vende energia elétrica para a Coreia do Norte(entre outras coisas),mas não vai poder comprar petroleo do Irã,hahaha…

  19. A GEOPOLÍTICA DO TRECHO DE ORMUZ
    .
    As vezes as informações que nos chega é que o Irã é o intransigente e que com a suas afirmação de minar o trecho de Ormuz,os torna o vilão na história,que sabemos,as vezes o bandido é o mais belo que o mocinho com cara de mal,assim como fora nos contos fabulosos nas história em quadrinhos da Disney,como a “bela e a fera”,onde o Gastão com ar angelical na verdade era o capeta o tempo todo.
    .
    .
    ********(trechos do original)
    .
    A Geopolítica do Estreito de Ormuz: Poderia a Marinha dos EUA ser derrotada pelo Irã no Golfo Pérsico?
    .
    (*)Por:Mahdi Darius Nazemroaya
    .
    .

    “(…)Mais importante, para o trânsito através do Estreito de Ormuz de todo o tráfego marítimo, incluindo a Marinha dos EUA, é que precisam navegar através das águas territoriais iranianas. Quase todas as entradas no Golfo Pérsico são feitas através das águas iranianas e a maior parte das saídas são pelas águas de Omã.
    .
    O Irã permite que os navios estrangeiros usem suas águas territoriais de boa fé e com base na III Parte da Convenção das Nações Unidas do Direito do Mar sobre disposições marítimas de passagem em trânsito, que estipulam que os navios são livres para navegar através do Estreito de Ormuz e porções similares de água com um padrão de navegação rápida e contínua entre um porto aberto e o alto-mar. Apesar de Teerã, como de costume, seguir as práticas de navegação do Direito do Mar, Teerã não está legalmente respaldado por essa legislação. Como Washington, Teerã assinou este tratado internacional, mas nunca o ratificaram.

    .
    **************
    .
    Fonte:globalresearch.ca
    .
    .
    http://dinamicaglobal.blogspot.com/2012/01/geopolitica-do-estreito-de-ormuz.html

Comentários não permitidos.