Defesa & Geopolítica

CHILE ELIMINA EXPRESSÃO ‘DITADURA MILITAR’ DE LIVROS ESCOLARES

Posted by

O governo do Chile eliminou a expressão “ditadura militar” dos textos escolares para se referir à gestão de Augusto Pinochet (1973-1990). O termo foi substituído por “regime militar”, como confirmou o novo ministro de Educação, Harald Beyer.

Geralmente é mais usada a expressão regime militar”, justificou Beyer, assegurando que o novo conceito está de acordo com o resto do mundo onde “as expressões são mais gerais”.

A mudança, que foi adotada em uma sessão extraordinária do Conselho Nacional de Educação, estipula que as crianças do primeiro ao sexto anos aprendam que no Chile houve um “regime militar” entre 1973 e 1990.

O ministro assegurou que, pessoalmente, ele reconhece “que foi um regime ditatorial” mas que existe “um procedimento e que muitos educadores participaram” da decisão.

De acordo com o jornal digital chileno El Dínamo, a proposta prevê a comparação de “diferentes visões sobre a quebra da democracia no Chile, o regime militar e o processo de recuperação da democracia no final do século XX, considerando os distintos atores, experiências e pontos de vista”, além do “consenso atual a respeito do valor da democracia”.

Fonte: Ansalatina

27 Comments

shared on wplocker.com