A guerra do ópio e o eurocentrismo

Por Emir Sader

Dois livros saem simultaneamente na Inglaterra. Um de Neil Ferguson, tradicional defensor da “superioridade branca”, com o sintomático título de “Civilização: o Ocidente e o resto”, o outro uma boa reconstrução histórica e politica: “A guerra do ópio: drogas, sonhos e a construção da China”, de Julia Lovell. Juntos, compõem um quadro perfeito do mundo colonizador e a mentalidade eurocentrista que o sustenta.

Neil Ferguson retoma sua visão explicitamente eurocentrista, expressa já no significativo titulo do livro. O tom melancólico, sob o cenário da crise atual, que rebaixa o perfil da Europa a níveis inimagináveis até um tempo atrás, serve para uma visão retrospectiva da ascensão e consolidação da Europa como centro do mundo e herdeira de todas as civilizações, como se representasse um ponto de chegada de todas elas.

Paralelamente se publica um reconstrução sistemática da guerra do ópio, com todos os sentidos que o episódio crucial teve. A Europa tinha interesse em comprar grande quantidade de bens da China: seda, chá, especiarias, entre outros. Mas a China não tinha interesse em comprar nada da Europa, o que levava a um comércio totalmente desequilibrado.

A Inglaterra buscou resolver a questão bem ao seu estilo: pela invasão militar, valendo-se da despreocupação da China de ser uma potência militar. “Uma guerra contra uma nação tão infantil nessa arte, seria melhor ser chamada de assassinato”- disse um oficial britânico. Dezenas de milhões de chineses morreram, mas os britânicos sofreram apens alguns ferimentos.

A guerra nem serviu para que o Imperio britânico se expandisse geograficamente, houve apenas a incorporação de Hong-Kong, O fundamental foi impor o livre comércio e, além disso, induzir o consumo de ópio na China, abastecendo esse vasto mercado com a produção realizada na outra grande colônia inglesa – a India. Essa a contribuição da “civilização” ocidental para a China – o consumo do ópio e o livre comércio. Assim se reequilibrava o comércio entre a Europa e a China. O Ocidente ainda propagou uma imagem da China no mundo vinculada ao ópio, que o próprio Ocidente introduziu naquele país.

A guerra do ópio só terminou recentemente, quando o governo chinês demandou a reintegração de Hong-Kong a seu país. Diante das hesitações de Margareth Thatcher, tentando dilatar a decisão, Deng-Xiao Ping lhe disse que recuperariam pela força o território, o que foi suficiente para que a suposta Dama de Ferro devolvesse docilmente Hong-Kong à China.

O Times já temia, um século atrás, que o gigante despertasse e revertesse aquela situação. A China, por sua vez, tirava a lição da necessidade de armar-se para se proteger da cobiça do Ocidente. Cada um pode constatar hoje como mudaram as relações entre a China e o Ocidente, desde então.

Fonte: cartamaior

25 Comentários

  1. Não dá nada, tem muita gente por aqui mesmo que reza todos os dias para que o mundo árabe e chinês seja varrido por bombas carimbadas “made in usa”, gente que justifica a escravidão apoiada pelo cristianismo e adota a cultura européia como padrão a ser seguido, gente que veste Levy’s custurados por escravizados do Haiti e Nike feito por mãos de indianos de 8 anos que trabalham sob a vigília do chicote, a gente que vai desconsiderar esses escritos por causa da fonte, “carta maior”? “Emir Sader”? Ah! São só balelas de um russófilo! Enfim, tem gente que gosta do “Ocidente” e alimenta ódio por ódio ao “resto”!

  2. quem diria que depois da segunda grande guerra, a alemanha seria hoje a potencia dominante da europa,pacifica,tolerante,tecnologica e prospera, enguanto a inglatera seria um imperio falido, soberbo e totalmente ridicularizado perante o mundo, com idiotas que inda defendem imbecialidades sobre a superioridade de raça, em pleno sec. 21, primitivismo puro, a ciencia ja provou existir uma unica raça, a raça HUMANA

    a historia ensina,a alemanha aprendeu sua dolorosa lição, e chegada a hora da inglatera pagar pela soberba tambem !!!

  3. quanto ao post, a china na questão de hong kong, e um exemplo de tudo que a argentina deveria ser em relação as malvinas. FORTE

  4. GALERA….Ao assessarmos o site não é apenas o redirecionamento para o site da Gabriela vidente,cartomante ou sensitiva de trolho no tonho mas existe compartilhamento de IP,Host e sei la mais o que com o IP comum 200.98.197.48 e vejam-no nessa listinha negra http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.robtex.com/ip/200.98.197.48.html&ei=X7X-TpuuN8yztwexiv3QBg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=10&ved=0CGAQ7gEwCQ&prev=/search%3Fq%3D200.98.197.48%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dcom.microsoft:pt-br:IE-Address%26rlz%3D1I7GPCK_pt-brBR464%26prmd%3Dimvns Muitos sites e blogs usam essas ferramentas para custearem os gastos entre outras coisas mas infelizmente os redirecionamentos trazem consigo uma serie de problemas.Instalação de hi-jack,malware,spyware,worm e notras cositas mais.Estejam atentos e monitorem vossas maquinas.Lembram-do-lhes que programas antivirus,antimalwares,antispywares,antitrojans apenas conhecem os virus cadastrados nos seus bancos de dados.Uma defesa simples alem de um bom conjunto de softwares de proteção e firewall profissional é um simples programa muito usado para proteger maquinas de Lan Houses SHADOW DEFENDER ou SHADOW USER.Quando ativados tudo passa a ser realizado em um ambiente virtual e ao reiniciar a maquina a mesma retorna como estava antes de ativar o SHADOW DEFENDER.Tudo o que entrar sai e nada que sair voce perde…MALWARE VEM MALWARE VAI MALWARE ENTRA MALWARE SAI Brinco é com todos eles e desafio algum FDP a conseguir me detonar ou instalar algo na minha maquina rsrs rsrs rsrs rsrs TEM DE COMER MUITO FEIJÃO COM FARINHA BUNDÃO. http://webdetail.org/ip/200.98.197.48

  5. 1ºato: Analisar o alvo!
    “Uma guerra contra uma nação tão infantil nessa arte, seria melhor ser chamada de assassinato”- disse um oficial britânico”
    2ºato:Desmoralizar o inimigo perante o mundo!
    ”O Ocidente ainda propagou uma imagem da China no mundo vinculada ao ópio, que o próprio Ocidente introduziu naquele país.”
    3ºato:O derrotado toma conciencia de seu valor!
    ”A China, por sua vez, tirava a lição da necessidade de armar-se para se proteger da cobiça do Ocidente.”
    Embora tenhamos inúmeros exemplos históricos continuamos em não querer ver oque se agiganta diante de nós!

  6. Qdo vc lê o q as potencias ditas cristã fizeram p se expandir econômicamente e militarmente, nos perguntamos se existe um Deus.E uma sucessão de crimes.A reconstrução da CHINA até hj nunca + será a mesma c relação aos ocidentais.Os Sinos tem razão de ter esse “Olhar 43” sobre os anglosaxões.Q tome medidas p cobrar, no futuro, esses assassinatos.Cuidado Japão. Quem viver verá.

  7. Mas de onde é que saem estes articulistas de pacotilha???

    Vários erros:

    – Não é simplesmente verdade que os chineses não quisessem nada dos europeus. Nem tenho como classificar esse argumento. Todo o mundo, em todos os períodos da História trocaram tudo, com todos.

    Os ingleses, os portugueses, os alemães, etc… já tinham feitorias (postos comerciais) na China, no caso dos portugueses há séculos. Se esses postos existiam, é porque existia comercio e lucrativo.

    Era a Inglaterra que não tinha grandes bens para trocar na China, exceptuando o chá e o ópio produzidos na Índia e Ceilão (actual Sri Lanka).

    O ópio não foi introduzido na China pela Inglaterra, já existia há milénios. Era usado para fins medicinais e era muito apreciado. E também era fumado. O que os ingleses forçaram foi a sua entrada em doses “industriais”, e o consumo disparou. E como não quiseram perdem o negócio, forçaram o monopólio. Obviamente é condenável, mas a história é esta e não o que o Sader conta.

    Por outro lado, os ingleses não foram humilhados como o sr escreve. O prazo de 99 anos de concessão de Hong Kong terminou em 83, um ano depois do final da Guerra das Malvinas, facto que levou a Inglaterra a ir protelando as negociações, também porque se tratava de uma delicada transferência de um território democrático para integração num país comunista, e havia liberdades a acautelar.
    Os chineses criaram então a política “Um país, dois sistemas” o que acabou por desbloquear o imbróglio político.
    Em 1999 foi a vez de Portugal devolver o território de Macau – a segunda região especial – à China. Este território era português por motivos diferentes – foi cedido pela China como forma de agradecimento.

  8. Sr. Afonso de Portugal,
    .
    Você pirou, enlouqueceu de vez;desde quando Portugal cedeu Macal a China como forma de agradecimento?
    .
    Se a Inglaterra teve que ceder Hong Kong por livre e espontânea pressão, imagine Portugal!
    .
    O Governo português vez bem em devolver Macal pois tal protetorado dava-lhe mais dor de cabeça que lucro e foi com essa visão que o governo devolveu Macal aos seus legítimos donos pois,a máfia chinesa mandava mais no protetorado português que o governo português.
    .
    você que é português deveria estudar mais as coisas do teu país do que falar tanta asneira;o governo português com a devolução de Macal para a China,seria a forma de ter futuros negócios com a China,o governo português assim o vez,pensando de forma inteligente;uma coisa que você não é,pelo que percebo.
    .
    Então para Portugal,foi melhor assim do que ter a China como inimiga,basta vê agora os frutos dessa decisão sábia do governo português;hoje a China é uma importante parceira de Portugal e se duvidar, a principal.
    .
    A Inglaterra assim como os demeias países europeus que se locupletaram com as sua colônias,não tiveram condições econômicas de mantê-las,o caso Hong Kong e de Macal são exemplos das demais que saíram do jugo dos impérios europeu.
    .
    O mais engraçado,é que hoje esses ex-colônias é que deram e darão às cartas na economia mundial,basta vê o caso dos EUA onde a Europa ainda depende deles para tudo!

  9. caro amigo afonso de portugal…como assim “o territorio de macau foi cedido pela China como forma de agradecimento.” nenhum território de nenhum país é devolvido assim do nada e muito menos como forma de agradecimento!!! agradecimento do que??? sendo que o mesmo já fazia parte da china?? é post pode nao ter razão em tudo, mais na parte em q diz que os ingleses temiam mesmo uma reação militar isso é verídico…outra coisa é portugal ter alguma força pra se opor caso a china reivindicasse macau pela força…kkkkkkk apesar de tudo neste nosso país,a inglaterra sabes muito bem que c o brasil resolver apoiar a argentina nas malvinas pelo fator bélico ela terá q recorrer ao tio sam pq sabes q não tem como mesmo sendo um país mal armado como o nosso ela sustentar uma guerra por muito tempo contra uma nação de grande porte como o brasil…e quanto portugal,ela ja não tinham poder bélico desde das eras napoleônicas ….

  10. O que ele disse é que a China doou Macau a Portugal na época que Portugal estabeleceu entrepostos comerciais, foi um agradecimento pelo comércio criado e pelo fato dos portugueses respeitarem os Chineses. O Tratado de Amizade e Comércio Sino-Português foi o nome do acordo entre China e Portugal que deu a este o território de Macau, que havia sido populado por portugueses e era um importante entreposto comercial entre ambos.

  11. Sr.Rorschach,
    .
    Doar……?
    .
    O governo comunista da chinas,já insuflava a população a uma rebelião e assim legitimar no futuro uma invasão em macal……e o famoso motim 1-2-3?
    .
    .
    *************(trechos do original)
    .

    .
    O Motim 1-2-3, foi um motim popular levantado pelos residentes chineses pró-comunistas no dia 3 de Dezembro de 1966 para protestar contra o Governo de Macau.
    .
    Este acontecimento foi uma das maiores jogadas políticas entre o Governo de Macau, os movimentos locais da esquerda e o Governo Central da República Popular da China (RPC).
    .
    Este motim fez enfraquecer a soberania portuguesa sobre Macau e quase pôs fim à administração portuguesa.
    .
    Após o motim ser controlado pelos soldados, a tensão em Macau não desvaneceu, mas piorou ainda mais, embora não havendo mais manifestações.
    .
    Algumas famílias portuguesas, amedontradas, começaram a preparar-se para abandonar a Cidade e emigrar para Portugal ou para Hong-Kong.
    .
    O Governo Comunista Chinês, apesar de ter uma ideologia contrária à do Estado Novo Português, tentou assegurar a presença portuguesa em Macau, impendindo inclusivamente uma invasão dos guardas vermelhos da RPC a Macau, porque, antes da modernização e da abertura da República Popular da China (começada em 1978), este pequeno enclave português, juntamente com Hong-Kong, eram os dois únicos portos de entrada de divisas estrangeiras e de remessas dos emigrantes chineses, de produtos que não podiam entrar directamente na China, de exportação de produtos chineses para o Ocidente e de efectuação de contactos informais com as outras potências.
    .
    Com este motim,as autoridades da República Popular da China mostraram à administração portuguesa que a sua sobrevivência e presença em Macau dependia da vontade e dos interesses da RPC.
    .
    Na sequência destes acontecimentos, a autoridade e influência da elite chinesa pró-Pequim, liderada por Ho Yin, foi mais uma vez reconhecida pelo Governo português de Macau.
    .
    Após estas sequências de acontecimentos, os chineses, satisfeitos pelo acordo assinado, nunca mais levantaram nenhum motim e Macau passou a viver um período de relativa calma e de coexistência entre a comunidade portuguesa, macaense e chinesa.
    .

    ****************
    .
    fonte:wikipédia
    .
    .
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Motim_1-2-3
    .
    .
    Como se pode observar a palavra doar é muito complicada em colocar neste contexto,más devolução é mais correto pois já estava bem implícito quem deveria governar aquele lugar.
    . Um acordo firmado pelos governos de Portugal e da china já estipulava o domínio de direito aos chineses pois de fato já acontecia.

  12. Doe seu tonho para mim espontaneamente ou o violarei de forma intensa e contundente rsrs rsrs Sabe como os Barbaros Ocidentais sempre subjugaram outras culturas disseminando odios,intrigas,guerras e introduzindo entorpecentes e alcool nas culturas Asiaticas.E hoje ainda vemos felizes submissos voluntarios a enaltecerem estes feitos.Os Americanos aprenderam com os Europeus Ocidentais a degradaram sociedades destruindo-lhes O CARATERS E OS PRINCIPIOS.O mundo esta acordando E A QUEDA DOS VAMPIROS ESTA MUITO MAIS PROXIMA DO QUE IMAGINAMOS…EMINENTE…Inventaram a Internet como meio de aliciamento condicionado entretendo MAS O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO e hoje a Internet faz os póvos raciocinarem e refletirem sobra tudo.O proprio Brasil ALAVANCOU-SE apos a liberação de importados de informatica.

  13. Portugal recebeu Macau da China muito antes sequer do estado moderno surgir, foram mais de 400 anos atras, não tem nenhuma relação com o governo comunista. Ele e eu estávamos falando do processo de aquisição de Macau, e não no período em que foi devolvido a China. Quando Portugal recebeu Macau, essa era uma área que eles já haviam se estabelecido formando cidades e entrepostos comerciais, foi lá que se oficializou e estabeleceu relações comerciais com a China. Na época aquela era uma região pequena(comparada com o tamanho da China na época) e sem importância para eles. Eram tempos absolutamente diferentes, as estratégias eram diferentes assim como os objetivos. O que aconteceu lucena é que você leu errado o que eu e ele dissemos, nós nos referíamos a aquisição de Macau por Portugal, não o retorno de Macau a China

  14. Eu só acho errado esse tom de menosprezo á força de vontade e opinião chinesa…
    eles não são sugestionáveis… essa conversa de que a inglaterra VICIOU os chineses no ópio e depois saiu espalhando que era eles os grande produtores da droga meio papo furado….
    Claro, a inglaterra usou a midia pra denegrir a china de todas as formas, inclusive falando desse caso do opio… mas ninguem chegou lá e disse “do you want to try my NEW PRODUCT, the opio?”

  15. O que aconteceu lucena é que você leu errado o que eu e ele dissemos, nós nos referíamos a aquisição de Macau por Portugal, não o retorno de Macau a China.
    .
    (*)Rorschach.
    .
    .
    Realmente foi uma asneira minha,mal interpretação da nisso!…burrada e dupla….Rsrs….
    .
    analisei o fato pelo contexto de Hong Kong e baseado no texto principal;da devolução deste para China e assim fiz uma interpretação erronia de outro fato que fora colocado,paralelamente ao texto principal,sendo assim quem pecou e quem fez o pastelão foi eu aqui.
    .
    Desculpas ao senhor Afonso de Portugal pela ignorância e a estupides de minha parte.
    .
    Valeu Rorschach,feliz ano novo para você para o Afonso e a todos nós!

  16. como foi concedido Macau pelos chineses aos portugueses
    .
    .

    Os portugueses estabeleceram-se ilegal e provisoriamente em Macau entre 1553 e 1554,[2] sob o pretexto de secar a sua carga.
    .
    Em 1557, as autoridades chinesas deram finalmente autorização para os portugueses se estabelecerem permanentemente em Macau,concedendo-lhes um considerável grau de autogovernação. Em troca, os portugueses foram obrigados a pagar aluguer anual (cerca de 500 taéis de prata) e certos impostos a estas autoridades, que defendiam que Macau continuava a ser parte integrante do Império Chinês.
    .
    As autoridades chinesas tiveram desde sempre algum medo e desprezo pelos estrangeiros, passando a supervisionar atentamente os portugueses de Macau e a exercer, até meados do século XIX, uma grande influência na administração deste entreposto comercial.
    .
    .
    Em 1887, Portugal diligenciou junto do debilitado e fraco Governo Chinês a assinatura do Tratado de Amizade e Comércio Sino-Português, o qual reconhecia e legitimava a ocupação perpétua de Macau e das suas dependências pelos portugueses.
    .

    ***********
    .
    (*)Fonte:wikipédia.
    .
    .
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Macau

  17. Lucena, desculpas aceites.

    Aos demais, é bom que tenham em mente que a Wikipédia é escritas por AMADORES, não por Historiadores, e como tal não têm o dever de imparcialidade. Ademais, ficam “senhores” dos artigos e em muitas vezes não reconhecem os argumentos de quem os contesta.

    Aqui fica um link, para quem se interessar:

    http://www.lusitanousa.org/macau1.htm

    Alguns pontos:

    Kalchicov: A China doou Macau a Portugal como forma de agradecimento pela expulsão dos corsários japoneses. Não fale sem saber.

    ” the Chinese authorities were quite ineffective in dealing with the problem, this region of the coast being remote and ill-protected. The pirates were able to carry on their reign of terror unchecked, until they encountered superbly armed Portuguese vessels able and willing to deal the marauding fleets the sever punishment they deserved”

    “The Chinese officials were so impressed at the efficiency the Portuguese displayed in dealing with the pirates, scoring victory after victory against numerical odds, that they insisted that the Portuguese (probably at the urging of local Chinese merchants and villagers) abandon their settlement on Lam Pak Kau altogether, and establish their post in Macau at the mouth of the Pearl River.”

    Os portugueses fixaram-se em Macau depois de expulsarem os piratas japoneses – Macau pela sua geografia era um esconderijo perfeito, apenas em 1556, e não em 1554 como erradamente a Wikipédia refere e essa fixação não foi ilegal foi autorizada – anteriormente sim, os comerciantes portugueses tinham-se fixado noutros pontos à revelia – na altura a China defendia uma tolerância zero.

    Gustavo G…

    Tu não percebeste o que eu escrevi, escrevo de outra forma:

    O consumo medicinal do ópio e como droga já acontecia na China há milénios. Contudo, era uma “especiaria” cara e rara, pois vinha de longe.

    O que os ingleses fizeram foi inundar o mercado chinês de ópio, tornando-o barato, com isso o consumo disparou e as casas de ópio multiplicaram-se ao ponto de se tornar um poblema público de saúde.

    Por incrível que pareça foi uma questão da lei da oferta e da procura.

  18. E qual a diferença entre a wikipedia ser escrita por amadores de historiadores?Por acaso por ser um profissional isso embassa idoneidade?Afonso de Portugal tu vives no eterno mundo de Camões onde Luziadas é a sua Biblia rsrs rsrs Todos seja mamadores ou profissionais quando escrevem tendem a desmerecerem o que não gostam e a enaltecerem o que gostam.Ate a propria Biblia é uma prova disto meu amiguinho.Hoje encontra-se muito mais verdades fidedignas nos meios amadores de informação e na imprensa independente investigativa…..RODA RODA VIRA VIRA RODA E VEM ….rsrs rsrs……COMO SE TUDO AQUILO QUE TIVESSE UMA ETIQUETA CONHECIDA FOSSE SINONIMO DE AUTENTICIDADE rsrs rsrs

  19. Recomendo a leitura do livro Dope, Inc, Britain Opium War against the World, PDF, publicado pelo Executive Intelligence Review. Esse livro argumenta que foi politica deliberada, essa de inundar China com o Opio. Os britanicos queriam penetrar o mercado chines, mas esse nao tinha interesse em adquirir mercadorias produzida no Ocidente. O que o ocidente queria importar da China devia ser pago em prata. Dai as intrigas inglesas, e a guerra. Um ponto a salientar e que os Britanicos apos terem derrotado China militarmente, forcaram esses assinar tratados, concedendo nao so Hong Kong por 99 anos, mas tambem se responsabilizando pagar os gastos militar britanicos.

  20. No Marrocos e alguns outros paises da costa norte da Africa fuma-se haxixe de forma liberada desde que sentado como forma de respeito.Os Europeus Ocidentais introduziram no sudeste Asiatico não so a dependencia de drogas mas a promiscuidade e a prostituição desenfreada como estrategia de descaracterização da sociedade.So não arrumaram nada neste sentido no oriente-medio.Alias disseminaram esta cultura mundo afora.No norte do Brasil culturas extintas e primitoivas torravam e pilavam sementes alucinógenas que eram cheiradas em canudos de madeira EX:PARICA e realizavam ate cirurgias cerebrais com instrumentos rusticos de pedras afiadas e ossos.Os Toltecas tinham este mesmo conhecimento.E o que justifica que nos primordios consumiam substancias em culturas da dependencia quimica introduzida por Europeus?O proprio Brasil e muitos outros paises da America Latina são vitimas dessa tatica covarde de descaracterização das sociedades.E vem Europeus querendo justificarem essas coisas e ainda querendo introduzirem em nossas culturas a xenofobia,a segregação e a intolerancia contra póvos que lhes são hostis,se lhes são hostis é porque nutrem odios passados justamente gerados por estas filosofias estrategicas de descaracterização das sociedades.Nós os Brasileiros ja expulsamos a todos e se retornarem OS EXTERMINAREMOS TODOS……..SEM PRISIONEIROS,SEM SOBREVIVENTES.UM BOM COMEÇO.

  21. Maluquinho mas você ta com uma visão muito etnocentrista. a respeito do assunto drogas… subestima a auto-determinação desses povos…
    Os europeus não ficaram aliciando os asiaticos ou sulamericanos para que eles aquiricem seus vicios do velho continente… Essa interferencia européia vai muito além disso. É muito mais uma exportação de um modelo de vida do que de drogas ou produtos…
    A partir do momento que um homem branco dava uma panela praquele índio(ou asiático por ex) que ainda cozinhava as coisas no bambú, o índio já começava, muito mais do que adquirir um produto, passava a admirar um outro estilo de vida. Uma outra cultura…
    Os índios e asiáticos queriam mais daquele estilo de vida, queriam as coisas que os europeus usavam para se divertir também, o alcool, o fumo, as drogas.. e etc..
    Os asiáticos nunca foram xenofóbicos(exceto entre eles, como a rixa chines-japones) e muito mais do que adotar os modo de vida e as facilidades do mundo ocidental, também acabaram por adquirir os seus vícios… Acho que nada foi sistematicamente introduzido, as pessoas sim, passaram a adotar esses mal hábitos de maneira deliberada, sem muita premeditação…
    Acho muito teoria da conspiração e muito etnocentrismo acreditar que esses vicios oram introduzidos deliberadamente, até porque esses proprios vicios estavam destruindo a propria sociedade ocidental, mas na época não havia essa visão moderna do poder destrutivo da droga, socialmente falando.
    Havia sim o desejo de se dominar uma cultura, a subjulgar. Mas eles tinham muitos outros meios comarciais e militares que além de mais efetivos tinham efeitos em um menor prazo.
    Em todas as sociedades sempre houve alguma forma de promiscuidade(termo bem cristao né). Venda de pessoas e serviços sexuais(entre os mais variados sexos), substancias alucinogenas, ritos e cultos proibidos pela cultura vigente.. isso é inerente á toda cultura humana, á todo Homo-Sapiens e seus instintos animais, muito dominados pela coerção ao trabalho e á repressão aos instintos(fatos comuns em todas as culturas).

  22. GUSTAVO G Pelo o que voce esta escrevendo percebo que NÂO ENTENDES NADA SOBRE METODOLOGIA DE DESCARACTERIZAÇÃO DE SOCIEDADES.Então debater isso contigo estaremos falando linguas diferentes.Voce tambem deve crer que a programação da Globo é normal não é mesmo e se não cre voce deve achar que a da Record é que é não é mesmo rsrs rsrs Ambas tem seus propositos e manipulam.Uma todo mundo sabe que é suja e a quem serve e a outra se faz de limpa e se mostra correta mas tambem tem sua filosofia de aliciamento e metodologia de persuasão e ainda te digo mmais e a meta é promoção politica de colaboradores e religiosa.Sabe amiguinho essas coisas não mostram no Discovery Channel e nem tampouco publicasse em almanaques rsrs rsrs O Capitalismo Ocidental manipulado por Americanos e Ingleses sempre introduziu costumes,entretenimentos,de forma manipulada e coordenada.Agora mesmo note e depois me diga,havera uma avalanche de noticias e materias dizendo que a Russia esta falindo,que a China vai quebrar,que o Irã é o Satanaz e que os EUA ontinuam prosperos.A economia Chinesa e Russa,assim como a Indiana e a Brasileira são as 4 que mais crescem e na boca dos ZDAs a retorica é outra.Tudo amiguinho que estas vendo ou desconfia ou não cre hoje ja foi pre-determinado.Repare não somente a enxorada de noticias e materias externas mas tambem as internas.Tenha uma certesa A TODO INSTANTE ILUDEM OU PENSAM ILUDIREM.MANIPULAM OU PENSAM MANIPULAREM.E se voce se interessa busque TECNICAS,FILOSOFIAS E METODOS DE DESCARACTERIZAÇÃO DE SOCIEDADES.Desde ja te desejo boa sorte se encontrares e espero que seja uma fonte idonea e não tendenciosa.

  23. GUSTAVO G Releia o que escrevi EU ME REFERI A EXTRANGEIROS QUE VEM AQUI NO SITE ENALTECEREM AS XENOFOBIAS E INTOLERANCIAS PRATICADAS POR ANGLOS E JUDEUS E QUE A MUITO TEMPO INTRODUZEM RACIOCINEOS EM ALGUMAS MATERIAS ACHANDO QUE ASSIM ALICIARÃO BRASILEIROS A SEREM COMO ELES SÃO PARA QUE PASSEMOS A CONDENARMOS PALESTINOS,ARABES E PERSAS OU VOCE NÃO PERCEBES ESTAS COISAS OU FAZ PARTE DISSO TAMBEM????….Amiguinho voce misturou foi tudo o que eu escrevi.Apartir de agora vou separar partes por ….quem sabem assim não mistures mais.

Comentários não permitidos.