Defesa & Geopolítica

Navios de guerra dos EUA atravessaram Ormuz

Posted by

USS John C. Stennis (CVN 74)

Dois navios de guerra dos Estados Unidos atravessaram o Estreito de Ormuz sem incidentes, apesar da retórica agressiva de Washington e de Teerã e das ameaças do governo do Irã de fechar a passagem marítima, por onde é transportado 40% do petróleo do mundo, informou a Marinha dos EUA nesta quinta-feira. Os dois navios visitaram o porto de Jebel Ali, nos Emirados Árabes Unidos, e depois cruzaram o Estreito e entraram no Mar da Arábia, onde darão apoio aéreo às tropas americanas que lutam no Afeganistão.

O porta-aviões John C. Stennis e o cruzador Mobile Bay “conduziram uma passagem de rotina, pré planejada, através do Estreito de Ormuz” na terça-feira, disse a porta-voz da 5ª Frota dos EUA, a tenente Rebecca Rebarich, à agência France Presse (AFP).

Os militares americanos não reportaram nenhum incidente com a Marinha iraniana e isso após governantes iranianos terem advertido com a possibilidade de fechar Ormuz, se o Irã sofrer mais sanções por causa do seu programa nuclear.

“Nossa interação com a Marinha do Irã continua, dentro das práticas marítimas, bem conhecidas, rotineiras e profissionais”, disse Rebarich, a partir da sede da 5ª Frota dos EUA, no Bahrein.

As informações são da Dow Jones.

Fonte: Estadão

22 Comments

shared on wplocker.com