Navios de guerra dos EUA atravessaram Ormuz

USS John C. Stennis (CVN 74)

Dois navios de guerra dos Estados Unidos atravessaram o Estreito de Ormuz sem incidentes, apesar da retórica agressiva de Washington e de Teerã e das ameaças do governo do Irã de fechar a passagem marítima, por onde é transportado 40% do petróleo do mundo, informou a Marinha dos EUA nesta quinta-feira. Os dois navios visitaram o porto de Jebel Ali, nos Emirados Árabes Unidos, e depois cruzaram o Estreito e entraram no Mar da Arábia, onde darão apoio aéreo às tropas americanas que lutam no Afeganistão.

O porta-aviões John C. Stennis e o cruzador Mobile Bay “conduziram uma passagem de rotina, pré planejada, através do Estreito de Ormuz” na terça-feira, disse a porta-voz da 5ª Frota dos EUA, a tenente Rebecca Rebarich, à agência France Presse (AFP).

Os militares americanos não reportaram nenhum incidente com a Marinha iraniana e isso após governantes iranianos terem advertido com a possibilidade de fechar Ormuz, se o Irã sofrer mais sanções por causa do seu programa nuclear.

“Nossa interação com a Marinha do Irã continua, dentro das práticas marítimas, bem conhecidas, rotineiras e profissionais”, disse Rebarich, a partir da sede da 5ª Frota dos EUA, no Bahrein.

As informações são da Dow Jones.

Fonte: Estadão

22 Comentários

  1. Estou para dizer que o USS Mobile Bay (CG-53) sozinho derrota toda a Marinha do Irã….
    O NAe USS John C. Stennis (CVN-74) é um dos mais fantásticos, da classe Nimitz, com quatro catapultas que funcionam simultaneamente, lançando e recebendo os caças ao mesmo tempo..Só esqueceram de dizer que tinha mais quatro subnuc acompanhando a frota.. rsrsrs

  2. Rorschach

    Só quem leva a sério as provocações iraniana, são os papagaios antiamericanos que acreditam na propaganda iraniana, inclusive aquela do “destroyer”/navio patrulha que seria capaz de afundar um porta aviões.

  3. toma que nao passe disso mesmo sem nao vai ser terceira guerra mundial, ja tao querendo invadir a Siria e aproveito e invadi os dois mesmo o IRA E SEU BROTHER SIRIA E QUEM SABE OUTROS COMO IRAQUE E VEM RUSSIA E CHINA PRA SOCORRE OS POBRIZINHOS DO ORIENTE MEDIO

  4. ALIAS JA SANCIONARAM O EMBARGO AO PETROLEO IRANIANO, PORQUE A AMECAÇA DO IRA ERA SE FIZEREM NOVAS SANÇOES CONTRA O PETROLEO ELES FECHAM O ESTREITO,
    ESSES NAVIOS PASSARAM PERTO DA COSTA IRANIANA ONDE TEM O MISSEIS CONSTEIROS MIRADO NELES DE EMBOSCADA EU ACHO QUE NAO!!!!!

  5. Heueheh ahhh… “Nossa interação com a Marinha do Irã continua, dentro das práticas marítimas, bem conhecidas, rotineiras e profissionais”… É pra fazer comprarem mais armamento antes de ‘dar o bote!’ mesmo.. estão vendo só?.. 84 dos caça-bombadeiros f-15 foram vendidos a um dos países vizinhos!.. só nesta lhenga-lhenga. E o petróleo subiu também!.. Mais $$ pros grandes!..

  6. Agora a US NAVY está melhor treinada, mas as águas rasas do golfo não são o melhor lugar para a frota americana. A “marinha iraniana” não é páreo para a americana, em águas abertas, mas em águas rasas e tão próximas à artilharia de costa… Bom, haverá um preço para os dois lados, isso é certo. Gostaria de ver alguém fazer este linguarudo do presidente iraniano, que nunca sei pronunciar o nome dele, ficar calado e, por outro lado, também gostaria que outro alguém tirasse este sorrisinho besta de super-homem dos americanos… Tai um bom momento de por um asno para brigar com uma besta… []´s

  7. engraçado foi ver os irarianos dizendo que aviões avistaram porta aviões yankees perto de onde eles fazem exércicios militares ….. eles precisam de aviões pra monitorarem , isso é era das pedras . Irã só se tornaria dificil se os yankkes decidirem colar as botas em tera , ai sim a conversa é outra.

  8. A única coisa difícil para os EUA nesta história toda, vai ser arrumar acomodações para tantos desertores iranianos.

  9. Os EUA se quiser terminar com tudo no irã mesmo. vão usar logo o haarp de forma violenta nas zonas de instabilidade tectonica que no irã tem de monte! E ao mesmo tempo lançar uns 200 mísseis hipersônicos em pontos dos mais estratégicos. Claro, muitos deles com uma ogivazinha nuclear. Mas a situação tá dando é lucro! Para os EUA, só faturando por enquanto…

  10. carlos argus..”imbecilidade dos ianks” e os Iranis nao sao imbecis nao, afinal ja prometeram desde ja um rio de sangue e na hora H nada. Quem provocou o fechamento de Hormuz nao foram os Americanos, e se eles nao estivessem por la os Ayatollah do Ira ja teriam feito muita me.da por ali.

    Visite a Disney um dia destes e compre no Sawgrass Mall em Miami. as vezes te vai fazer bem..

  11. Se o Irã tem ou não capacidade, não sei. Eu torço que tenha e que meta bala nos Yanks até o rabo. Nação soberba, pretenciosa e intervencionista. Quantos males ja fez para humanidade? Quantos milhões ja morreram e ainda morrem de seus “venenos”?

  12. A solução pro Irã é comprar 2 submarinos da classe Tupi, que eles já tomam o estreito fácil fácil. Os americanos ainda tão traumatizados da traulitada que levaram na cabeça dos Tupis que é bem capaz de fugirem ao saber que eles tão lá.

  13. Gente os irarianos podem ser tudo de menos burros, eles não querem detonar com os estreito mas a cada dia que se passa a tecnologia belíca deles se aperfeçoa.
    Logíco se o Tio Sam quizer acaba com o Irã de uma só vez mas o preço que será cobrado é alto demais até mesmo para os EUA.

Comentários não permitidos.