84 caças F-15 à Arábia Saudita

F-15 Saudita

A venda de 84 caças F-15 americanos à Arábia Saudita envia uma “forte mensagem” à região, a de que Washington está comprometido com a segurança no Golfo, no momento em que o Irã ameaça fechar o estreito de Ormuz, disse nesta quinta-feira Andrew Shapiro, um funcionário de alto escalão do Departamento de Estado americano. A transação, anunciada pela manhã, “vai melhorar a capacidade de dissuasão da Arábia Saudita e de defesa contra ameaças externas à sua soberania”, declarou.

“Os Estados Unidos e a Arábia Saudita assinaram um contrato (…) de fornecimento de aviões de combate avançado F-15SA à Força Aérea Real Saudita”, confirmou, depois, um dos porta-vozes de Barack Obama, Ernesto Josh, no Havaí (Pacífico), onde o presidente americano passa as festas de final de ano. Os termos da venda já haviam sido apresentados ao Congresso no final de 2010, e não houve objeções.

“O contrato, de US$ 29,4 bilhões, prevê a produção de 84 novos aviões e a modernização de outros 70” F-15 já utilizados por Riad, disse Josh em comunicado, elogiando as consequências “positivas” do acordo para a economia americana, inclusive com a criação de “50.000 postos de trabalho” permanentes nos Estados Unidos. Coincidência ou não, o anúncio foi feito num momento en que cresce a tensão entre o Irã, adversário regional da Arábia Saudita na produção de petróleo, e os Estados Unidos, aliados de Riad, um de seus principais fornecedores.

Teerã fez alusão, nos últimos dias, à sua capacidade de fechar o estreito de Ormuz, por onde transitam entre um terço e 40% do comércio de petróleo mundial, em caso de novas sanções internacionais contra o país, por seu controvertido programa nuclear.

Fonte: Terra

17 Comentários

  1. Só a força aerea dos Emirados Arabes e da Arabia Saudita são suficientes para derrotar a Força Aerea Iraniana. Em breve, o regime dos aitolas cairá

  2. Bem que o Brasil PUTÊNCIA, poderia comprar uns 60 F-15E novos de prateleira, como caça tampão. Chega de comprar lata velha, sucata que outros países estão dispensando por comprar caças novos.Como os mirage 2000-9, que serão as rainhas do hangar no Brasil.

  3. DOIS COELHO NUMA SO CAJADADA, ARMANDO A ARABAI PRA FAZER O SERVIÇO DELES NO FUTURO, E GANHANDO UM TROCO AINDA QUE MARAVILHA
    RSRRSRSRRSRS ISSO E A AMERICA, FAZ GUERRA PRA LUCRAR COM DESGRAÇA DOS OUTROS

  4. Este contrato mostra o regime teocrático delírio total da Arábia Saudita.
    Com esse dinheiro e as oportunidades que podem criar sua própria indústria militar. E os aviões e tanques e outras coisas.

    Os únicos vencedores são os Estados Unidos. Os sauditas estão vendendo petróleo aos Estados Unidos em troca de dinheiro e do dinheiro dos sauditas O retorno de volta para a compra de armas dos EUA é de 20-30 anos de idade.

  5. E uma das poucas coisas que Arabia Saudita e permitido fazer com o dolares que adquirem ao exportar petroleo. Podem tambem comprar titulos do tesouro norte americano, titulos estes que estao pagando uma taxa de juro inferior a taxa de inflacao. Podem tambem adquirir os chamados investimentos toxicos, aqueles que lavaram a ruinas o sistema bancario internacional e podem tambem comprar bancos falidos. Com esse dolares os americanos poderao fabricar mais F15 que eles darao gratis aos israelitas bombardearem os arabes. Ja disse antes ao comentar esse assunto, negocio melhor nao ha.

  6. Que coisa terrível ser um país subordinado e dependente aos EUA, isso nada mais é que um programa de salvamento do setor militar da Boieng, a Forças Armadas Saudita são fracas, e não é por causa do material…

  7. EAU e Arabia Saudita tem grana para comprarem Caças E SE CONTENTAM COM TECNOLOGIA NECESSARIA.Não é o caso do Brasil que projeta-se como potencia economica e tem necessidade de sensiveis.OS CHANTAGEADOS por cagaço e sugestionados contribuem para o alivio momentaneo do agonizante descabelado rsrs rsrs.Enquanto houverem no mundo Emirados Arabes,Arabias Sauditas,Turquias e Japãos os espertinhos farão a festa.So que seus argumentos de disseminação de alarmes aterrorizantes não surtem efeito NOS QUE SE PROJETAM NÃO É MESMO INDIA NÃO É MESMO BRASIL.Então sejam felizes com seus condicionamentos e dependencias rsrs rsrs rsrs rsrs

  8. O BRASIL bem poderia compra uns 50 caças Su 35 “S” de prateleira, tampão, até chegar os outros 235 Su 35″S”.. E 36 Rafales p a n MB,p ontem. Feliz 2012 p todos no BRASIL .sds.

  9. RUSTAM amigo feliz ano novo….Hoje a China ja é o maior comprador do petroleo Saudita e os EUA e Europa Ocidental estão cada vez ficando mais sem fornecedores.Muito embreve depois de tentarem morder o Irã ou se desistirem de morde-lo se voltarão para a Venezuela e tambem para o Brasil.

Comentários não permitidos.