Presidente de Israel garante ter resposta a ameaças do Irã

Presidente israelense, Shimon Peres

O presidente israelense, Shimon Peres, garantiu nesta terça-feira que tem respostas às ameaças nucleares do Irã, reafirmando que o país do Golfo representa um “problema para o mundo inteiro” e não apenas para o Estado hebraico.

“Israel tem respostas para o problema iraniano. Mas é responsabilidade do mundo inteiro resolver isso, não é um monopólio israelense”, disse Peres durante a conferência anual de embaixadores de Israel em Jerusalém.

Em seu discurso, o presidente destacou que a doutrina de “ambiguidade deliberada” de Israel em questões nucleares é um meio de dissuasão “eficaz” contra Teerã.

Essa doutrina consiste em Israel, que não assinou o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), não confirmar nem desmentir se dispõe de arsenal nuclear.

Segundo especialistas estrangeiros, o Estado hebraico tem entre 200 e 300 ogivas nucleares obtidas graças a um reator situado em Dimona, no deserto de Negev (sul), apesar de Israel afirmar que este lugar, que existe há 40 anos, é um centro de pesquisas.

“Israel tem capacidades de dissuasão, reais ou não. Ninguém sabe exatamente o que existe em Dimona, mas devo dizer que os fantasmas e as suspeitas dos países do Oriente Médio sobre essa questão favorecem a dissuasão israelense”, analisou Peres.

“A decisão de Israel de manter uma política de ambiguidade todos esses anos tem sido bastante prudente”, destacou.

Peres, como outros dirigentes israelenses, deu a entender, há pouco tempo, que seu país não descarta a opção militar para atuar contra o Irã.

Em um informe recente, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) apoiou as suspeitas dos países ocidentais, segundo as quais Teerã, apesar de desmenti-lo, está desenvolvendo uma bomba nuclear.

Fonte: Terra

32 Comentários

  1. Os sionistas conhecem bem os goyim. Sabem como transformar seus próprios problemas em questões universais, como fazem como o “Holocausto”. Se há algum problema universal, este é o sionismo.

  2. PAIS HIPÓCRITA!

    Fez a cagada que querer dissuadir nuclearmente e agora vai ter que durmir sabendo que os vizinhos também vão querer um brinquedinho desse o quanto antes.

    Como diz o Bóris Casoy: “Isso é uma vergonha.”

    Fico perplexo com a imbecilidade humana, que acha que ameaçar ou destruir um povo inteiro é a saida para um conflito de interesse.

    Israel quer que o Iran abra as pernas para a AIE mas não querem ser inspecionados pela AIE. PQP devia fazer como o acordo firmado entre a Argentina e Brasil para inspeção mutua.

    Só resta esperar que essa geracão de lideres AÇOGUEIROS passe desse mundo.

  3. Israel e a China se uniram e desenvolveram armas nucleares. É uma pena que o Brasil não fez parceria com eles. Agora é tarde.

  4. Então o Irã tem o direito de manter uma “ambiguidade deliberada” como dissuasão eficaz tamben.
    O Brasil tamben pode manter uma “ambiguidade deliberada” como dissuasão.
    A Venezuela, a Al Qaeda, As Ilhas Caimãns, As Canárias e até eu tamben, pois se Israel pode e se vivemos em uma comunidade de países e cidadãoes livres….
    É incrível a hipocrisia planetária dessa corja ocidental.
    Israel e os EUA vão pagar caro pelo que fazem.

  5. Não tenhamos dúvidas o fim daquela região, vai acabar com um missel nuclear evaporando tudo, isso é certo, ao menos podia ser evitado fazendo uma união entre todas as regiões é religiões que lá existem como isso é impossivel o detalhe é correr para o chumbo grosso. e fim de papo.

  6. Vcs deveriam ler mais. Como diz o texto, Israel não assinou o TNP, então não tem que ser inspecionado. O Iran pelo contrario, assinou DE LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE dando assim permissão as “autoridades competentes” de tomar as medidas necessárias caso o não cumprimento das normas QUE ELES PRÓPRIOS ACEITARAM. Sds.



  7. segundo a biblia o fim começa por aqueles lados…

    bom to longe de ser religioso..mais de repente acertaram…

    o mundo acabara em uma chuva de fogo … seria um asteroide ou misseis nucleares… não qro pagar para ver..rsrsrs

  8. A resposta aos Persas será atacarem o Irã, + será q os Persas tem respostas p os judeus ?(sem oSS 2 eSSeSS maiúSSculoSS)como a elevação dos preços do petróleo c o fechamento do estreito de Ormuz, a chuva de misseis sobre os judeus(conforme o acima …)no primeiro momento…Tentem a sorte, quem viver verá.O mundfo vai ficar uma mlerda depois disto.São uns loucos .Trágico.Sds.

  9. PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE
    .
    .

    Essas brigas entre eles(Judeus ,árabes e persas),que é antiga,provavelmente é desde o tempo de Abrão,já virou uma cultura que remete de geração a geração.
    .
    Muitos por motivo obscuro,buscam dá uma informação que isso tudo seja uma questão religiosa e que,nós brasileiros cristãos e ocidentais, evemos tomar partido nisso….do lado de Israel.
    .
    O mal caráter,que insinua que os islâmicos devem ser destruídos só por professarem tal crença,de uma forma mascarada,vem com essa ideia preconceituosa,de que o Brasil tem e deve combater todos os “terroristas”;São idéias de extremistas fascistas que infelizmente há no Brasil;até aqui no PB vemos alguns exemplos patéticos já manjado.
    .
    Com um maniqueísmo carregado de boçalismo,todo quele que vai de encontro a Israel,não concordando em tudo que aquele governo sionista fala,logo é anti-ocidental e anti-cristão,coisa de quem idéias pervertidas na cabeça e maldade no coração.
    .
    Os judeus,cristão, muçulmanos,budistas,..etc;são religiões que tem por objetivo de elevar o ser humano a ser mais evoluído,más infelizmente, para alguns mamíferos só um milagre e é isso que as religiões pregam entre outras coisas,é que existem milagres também,a evolução estende a esses também….desde que queira,claro.(Rsrs…)

  10. Não existe nenhuma ameaça nuclear comprovada por parte do do Irã !
    Não se provou nada até o momento,há apenas notícias ”requentadas” e maliciosas por parte da mídia!
    Por outro lado a matança de palestinos,seguido por ocupações de seu território por parte do governo de Israel, é sim um “problema para o mundo inteiro” !

  11. Guerra á vista!!! é ,mas se uma bomba atomica explodir mais uma vez, o mundo inteiro irá tentar desenvolver tal arma, pois , pelo fato de não posui-la não quer dizer que não vai ser atacado, meu pais já era para te-las pra ontem… e meios de lança-la tbem…

  12. O presidente de Israel sabe do que fala.Israel tem um arsenal de bombas atomicas e bombas de hidrogenio, misseis e uma forca aerea superior a de qualquer pais no oriente medio. No ultimo combate entre Migs da Forca Aerea Siria e F.. das Forcas de Israel, combate esse que ocorreu na decada de 1980 no Libano, o resultado foi 25 avioes sirios derrubados contra 1 israelita. Enquanto Irao esta tentando construir sua primeira bomba atomica, Israel construiu aparentemente um arsenal de mais de 100 bombas em condicao de operacao. E se eles decidirem usarem esse arsenal, contaram com o apoio dos EUA. E o tribunal internacional de justica? os EUA nao o reconhece.

  13. Qual ameaça iraniana? Quem ameaça é Israel/USA. Lamentável que os povos do Oriente Médio não percebam que são manipulados há milhares de anos. Tanto persas, árabes e judeus estão sendo usados. Parafraseando alguém que agora não recordo o nome: “Por que persas, árabes e judeus não resolvem suas diferenças conversando como ‘bons cristãos'”

  14. Darth Sidious disse:
    28/12/2011 às 00:00
    Concordo plenamente
    E como eu disse antes Israel tem que conseguir se legitimar perante seus vizinhos. Israel é um pais notavél no quesito desenvolvimento tecnologico, já tem o que nos estamos buscando a anos é um pais desigual na região. Mas notem Israel pode ganhar todas as batalhas, mas basta perder apenas uma (um missil carregado com 1000 kg de lixo nuclear para inviabilizar a vida em um de seus grandes centros) para se tornar um pais inviavel e impedir isso para todo o sempre é impossivél.

  15. Alexandre, control c + control v e o que expos é a cópia dos comentários patéticos ignorantes e invejosos que costumo notar no uol por exemplo, sem qualquer tipo de conteúdo.
    Se consideras assim, que seja! Mas com argumentos ficaria até mais interessante, e tendo a ver com o tópico em sí mais ainda!!..

  16. “Israel tem respostas para o problema iraniano. Mas é responsabilidade do mundo inteiro resolver isso, não é um monopólio israelense”, disse Peres durante a conferência anual de embaixadores de Israel em Jerusalém”…………………….rsrs rsrs Como sempre as eternas vitimas do holocausto conclamam o mundo a aderirem em sua cruzada rsrs rsrs Esses Israelenses tão arrogantes,altivos e altamente intolerantes sempre se disseram capazes de chutar os traseiros de Arabes MAS PARECE QUE COM O IRÃ ELES RECONHECEM QUE O BURACO É MAIS EMBAIXO.Vai la Israel voces não creem que O Senhor vira com suas tropas Celestiais a beter-se contra os infieis por voces?Vão la sozinhos e ataquem o Irã que eu quero ver se voces são realmente machos e honram as calças que vestem ou são como os Americanos que so chutam cachorros mórtos rsrs rsrs Vão tomar é foguetada por dentro das fuças.

  17. >>“Israel tem respostas para o problema iraniano. Mas é responsabilidade do mundo inteiro resolver isso, não é um monopólio israelense”, disse Peres <<
    .
    Ué?? Pensei que vocês fossem valentes e invencíveis??? Não estou entendendo hehehehe… ( O cheiro de "Diarréia" em TelAviv deve estar insuportável!! hahaha)
    .
    Poderia explicar qual foi a "ameaça" que "mundialmente" perigoso Irã fez???
    .
    Nós aqui na AS não temos problema algum com os persas, e fazemos um ótimo comércio com eles!! Não entendi essa "responsabilidade do mundo inteiro"..( aqui não é Miami. hehehe. )

  18. >>”Segundo especialistas estrangeiros, o Estado hebraico tem entre 200 e 300 ogivas nucleares obtidas graças a um reator situado em Dimona, no deserto de Negev (sul), apesar de Israel afirmar que este lugar, que existe há 40 anos, é um centro de pesquisas.”<<
    ——————————————
    MENTIRA DESCARADA!!! Os EUA que deram essas bombas de GRAÇA para Israel, tanto é que os judeus nunca as testaram!! ( no máximo há rumores de terem participado da operação Vela nos mares da África do Sul..rumores apenas! ). Os Franceses deram o Reator Nuclear de Dimona!! Qual outro país artificial do mundo ganha tantos presentinhos??? Isso tudo com menos de 25 anos de fundação!!…um jovem rapaz e já com tanto prestígio e confiança na comunidade internacional..hehehe…"incrível"..
    .
    Já vão tarde sionistas assassinos e parasitas!! A hora de vocês está chegando..tic tac, tic tac, tic tac…

  19. torturados no egito
    torturados na babilonia
    torturados em roma (diaspora),na idade media ,no mundo contemporâneo pelos nazistas .
    Nasce contra tudo e contra todos em 1948 o pequeno estado de israel(pequeno em proporções geografica)
    sao atacados pelos arabes em 1948,em 1949 ,sao envolvidos em 1956 em uma guerra,cercados em 1967 e atacados em 1973.sao obrigados a guerrear em 1982 por causa da siria.
    em 1991 sadan anexa o kwait o mundo interveem e telaviv é bombardeada.
    nas ultimas 2 decadas vive sendo atacado pelo irã atraves do hezbolah …sofre ameaças frequentes de exterminio.
    se israel nao construiu armas nucleares ,trate logo de construi-las …

  20. Esses idiotas sionistas estão precisando levar umas bem dadas na cabeça, aí, quando isso acontecer, os problemas que hoje existem no mundo simplesmente desaparecem !!!

  21. Junior quase chorei com o seu comentário…
    realmente fiquei comovido… tadinho deles… porque será que o povo desse forum tem tanta raiva dos judeus?
    .
    Bom, eu imagino porque tudo o que você citou todos sabemos e aprendemos nas aulas de historia e pelo que vemos na TELEVISAO e nos filme de holywood(A lista de schingler é um filmasso).
    .
    Mas vamos lá:
    1- O ESTADO DE ISRAEL NAO NASCEU CONTRA TUDO E CONTRA TODOS? calma, ele foi inventado, e ninguém questiona como que, do dia pra noite, milhares de israelenses chegaram lá e demarcaram seu território. NINGUEM MORAVA LA ANTES? OQUE FOI FEITO COM OS QUE LA ESTAVAM?
    2- Saddan Hussein consultou, seus até então aliados, os americanos sobre a intervenção militar no KWAIT, e o tio san validou a iniciativa iraquiana… Mas no momento que os tanques iraquanos cruzaram a fronteira(sem sequer dar um unico tiro), O g. Bush foi á mídia declarando guerra ao iraque.
    3- O hezzbolah tem uma causa própria, eles também veem que israel é uma mera base norteamericana, fantasiada de país, no meio de um territorio que até então estava na mão de irmãos árabes(muitos palestinos tiveram de se refugiar para o libano, jordania,irã e etc, para dar lugar aos assentamentos israelenses.
    4- Esse papo de torturados aqui e acolá a milhares de anos atrás não cola, os critsãos foram perseguidos por muitos anos e nem por isso criaram um país cristão único(talvez no periodo romando, mas se tratava de roma antes de tudo) . Nem mesmo os islamitas ou hindus tiveram essa pretensão.
    5- Quanto á guerra dos seis dias e os seus desmembramentos, é de se imaginar que se o ocidente resolvesse invadir uma terra que era até então dos seus vizinhos palestinos, sem sequer consultar o mundo arabe, a galera de lá ia se revoltar, ou não? Inclusive foi um período muito interessante para os estados unidos desovar todo o excedente bélico remanescente da Segunda Guerra.
    6-Vale lembrar que as americas ja eram dos americanos, a europa estava em dívida com eles, a unica potencia asiatica da epoca havia sido destruída, militar e moralmente, só faltava colocar uma base no oriente médio para ter o domínio estratégico por todo o mundo.
    7- Os judeus, como um povo extremamente adaptável a mudanças, já estavam bem situados na américa mesmo antes da guerra. O holocausto foi o que precisava para outorgar a migração do povo israelense(com todo o apoio yank-europeu) para a terra que de acordo com as escrituras que eles leem, é de direito deles.
    8- É um estado que se justifica sobre crenças religiosas de direito á uma terra, o q o torna um estado baseado em preceitos religiosos(mulher lá tem de andar nos bancos de trás do ônibus), não os tornando diferente do estado iraniano que segue também um codigo de ética fundado em preceitos religiosos(alguns controvérsios).
    9- A HISTORIA VAI MUITO ALEM DO QUE DIZEM OS LIVROS, OS VELHOS E OS FILMES…. QUESTIONE!!!

  22. Gustavo, a parte mais interessante é o fato deles terem se considerados donos daquela terra na base de uma escritura religiosa, e todo mundo apoia e acha justo. Porém quando os países árabes falam em criar um estado islâmico todo mundo critica e age como se fosse o fim do mundo. Tudo bem que eles radicalizam demais em alguns casos, porém a base é a mesma, se um pode todos podem, não era essa a proposta da ONU? Unir as nações e criar condições de igualdades e regras únicas?

  23. Então voces acham que o Estado Judeu nasceu contra tudo e contra todos mas a verdade é muito mais antiga.Quando ainda não eram um povo e sim uma etinia na Caldéia por algum motivo forte foram banidos do meio de seu proprio povo e vagaram por milenios no deserto disseminando guerras,discordias e entrigas por onde passaram.Mataram o filho mais ilustre deles e so não blasfemam mais contra seu nome porque quem os garante é o mundo Ocidental.Jesus é o mesmo Deus que apareceu a Abrão mas o oposto do Deus que Abrão e Moises adoravam.Em vez de Deus de guerra Jesus é paz.Em vez de Deus vingador Jesus é amor.Em vez de Fogo Jesus é agua.Entendam que Deus se fez carne para ensinar e se fazer de exemplo mas nem eles o entendem e aceitam e nem mesmo aqueles que reconhecem-no como Deus na verdade o seguem.Todos ficam embebedados por escritos supersticionistas e enfabulados refeitos para doutrinar e condicionar.Na Epistola de Judas cita “Assim como esta escrito no livro de Enoque o Senhor vira com muitos de seus Anjos” onde esta o livro de Enoque?Não existem a muito tempo originais manuscristos Hebraicos mesmo a mais de 300 anos antes de Jesus nascer foram perdidos ou destruidos e disseram que foram encontrados guardados escondidos em um templo posteriormente.Na verdade eles refizeram os livros retirando e acrescentando escritos.Depois apos a morte de Jesus quando o Imperador Constantino converteu-se os Romanos ordenaram uma caça aos manuscritos com o pretesto de traduzi-lo para o Latin a lingua oficial de Roma e da Igreja e destruiram tudo o que puderam e colocaram o que quiseram.Todas as Biblias hoje existentes derivam-se da tradução feita em Frances por monjes Belgas conhecida como VULGATA palavra Grega de como os Judeus chamavam os outros póvos OS VULGARES.Não é possivel fazer-se uma tradução Biblica ou mesmo Judaica pois as unicas fontes possiveis para as mesmas são diversos Targuns e Codecs de diversos outros póvos.Sim Deus existe mas as religiões mentem e doutrinam não so doutrinação espiritual mas doutrinação politica,segregacional e intolerante.Toda a Xenofobia,Discriminação,Segregação e Intolerancia hoje no mundo teve inicio na LEI JUDAICA que proibe eles os Judeus de interagirem com outros póvos.O Cristianismo Ocidental assimilou isso e na verdade SÃO JUDAIZANTES e ate piores dos que mataram aquele que dissemos amar e reconhecemos com Deus pois somos incapazes de segui-lo e dizemos que o amamos mas praticando Judaismo.Reflitam sobre isso e comprendam a diferença do Cristianismo Latino-Americano para o Cristianismo Europeu e Americano.São tão radicais e intolerantes quanto aqueles que eles acusam.No fundo de tudo ambos radicais Arabes,radicais Judeus e radicais Ocidentais são merdas da mesma bunda.Pesquisa recente confirma que os radicais mais perigosos do planeta não são os Islamicos mas sim os ortodoxos Judeus e os Ortodoxos Protestantes Anglos.Controlam o mundo com supersticionismos,sobrenaturais,discordias,intrigas e chantagens.Deus não é Deus de póvos maus e sim de povos bons e acima de tudo dos mais humildes e mais fracos.Não encha a boca com o nome de Deus quem realmente não o conhece pois o Senhor é JUSTO E CORTA NA PROPRIA CARNE.

  24. Gustavo G…

    Dá para mandar um pouco dessa maconha aqui para Portugal???

    O que é mais engraçado é que os israelitas levantam-se todos os dias para ir trabalhar rindo-se daqueles que acham que não deviam existir…

    Contudo, o precedente Nuclear foi aberto por eles.
    Ainda assim, pau nos Persas!!!

  25. tenho sangue judeu nas veias por decendência …sou cristao por religiao- nem todo judeu pratica o judaismo.
    povo judeu é um povo pacifico e lutará para sobreviver .
    nunca existiu um povo ou estado palestino na regiao ,jerusalem foi fundada a 3000 anos por davi na época em que todos povos viviam em tribos e nao estado-nação.
    os povos arabes poderiam dar uma patria para os curdos…nao se importam .
    o odio contar os judeus sempre existira(hoje como estado de israel) ,talvez por serem bons negociantes ou por terem desenvolvido pesquisas e ganhado inúmeros premios nobel e ter ajudado todo o mundo hoje recebem isso em troca.
    sinceramente nao tentei comover o c oraçao de ninguem ,pois sinceramnete conheço bem o perfil de muitos que acessam esse site maravilhoso.

    parabens para os brasileiros que apoiam russia,china e os arabes -esquisito isso acontecer aqui…

  26. Bem, tirando a retórica pura, ATÉ MINHA MÃE SABE QUE ISRAEL TEM ARMAS NUCLEARES; Israel deveria botar na cabeça que mais cedo ou mais tarde terá o Irã com armas nucleares tb (se é que já não tem) e abandonar essa idéia estúpida de atacar o Irã, por mais que esse ataque seja possível, ELE É NECESSÁRIO? O que Israel ganha com ele? O que perde?
    .
    Se for para atacar, então, que resolvam atacar logo, e sem FRESCURAS, tem que entrar la tb, derrubar esse regime teocrático que oprime seu próprio povo.
    .
    .
    .
    O resto, não passa de sofismas bobos.

  27. 1Maluquinho… ce tem que decidir… ou é religioso ou apostata… não dá pra agradar aos ceus e ao inferno ao mesmo tempo irmão… um dia religião é o opio do povo… noutro é a redenção?… estranho… muito estranho…

  28. junior disse: 30/12/2011 às 00:07
    “parabens para os brasileiros que apoiam russia,china e os arabes -esquisito isso acontecer aqui…”… sempre me faço a mesma pergunta… cheguei a conclusão que a lavagem cerebral feita nos gremios estudantis Brasil afora é muito mais séria que pensava… moscou passou a ser a patria dos esquerdistas perdidos entre as nações… tese, antitese, sintese… é o diabo querendo ser Deus…

  29. JUNIOR meu caro quem disse que a Palestina não existia se a propria Biblia a cita.E amiguinho justificar que Arabes deveriam doarem territorios a Curdos e outras minorias não justifica.O oriente-medio é hoje O FURDUNCIO que é graças aos Europeus Ocidentais que apos a primeira guerra extinguiram e criaram ali nações alocando em mesmos territorios diferentes etnias rivais seculares.Sempre quando se coloca RELIGIÃO no meio de algo NUNCA SE TEM NEUTRALIDADE E BOM SENSO E SIM VISÃO DENOMINACIONAL….BLUE EYES A religião matou aquele que eu creio ser Deus que se fez carne para ensinar e servir de exemplo.Politica e Religião são as desgraças da humanidade e se misturadas pior ainda.Ja que precisa usar um Opio para te aliviar COMPRE UM LIVRINHO DE AUTO-AJUDA NO CAMELÔ OU NO JORNALEIRO,se seguires o mesmo na integra seras uma nova criatura e teras uma vida prospera rsrs rsrs Certos são os Chineses que não se deixam levar por supersticionismos,sobrenaturais e não enfabulam.Eles reverenciam A INTELIGENCIA tendo o GRANDE BUNDA PANÇUDO COMO REFERENCIA rsrs rsrs Um homem subjuga-se apenas as leis da sociedade onde vive e é fiel apenas a seu povo a sua Patria.Que venha o sobrenatural em um OVINI para subjugar-me E EU O COMBATEREI…Amiguinho não tente compreender-me jamais conseguira rsrs rsrs Religião,alcool,droga não são meu Ópio.Meu Ópio é Xaninha.

  30. Então Europeus e Americanos veem aqui quererem fazer-nos xenofobicos e intolerantes como eles e que discriminemos Arabes,Palestinos e Persas.Aqui no Brasil tem mais Libaneses do que no proprio Libano e a nossa colonia Arabe é mais antiga e maior que a colonia Judia…AFONSO DE PORTUGAL Garanto que dormes se borrando todo e que sonhas que Tamaras Nucks caem em sua cabeça.Se embreve ver teu continente ardendo em chamas não te desesperes pois é so a consequencia de uma causa.Aqui os analfabetos selvagens trabalham muito ganham pouco mas dormem tranquilo pois não devemos nada a FDP nenhum e muito pelo contrario hoje Americanos e Europeus aqui vem de quatro com o pires na mão e pedindo pinico rsrs rsrs

Comentários não permitidos.