Irã ameaça fechar passagem de petróleo se sofrer sanções por programa nuclear

Estreito de Ormuz

Medida é resposta a países europeus, que estudam endurecer restrições às exportaões iranianas

O Irã ameaçou nesta terça-feira, 27, paralisar o fluxo de petróleo pelo estreito de Ormuz caso governos estrangeiros imponham sanções à exportação de petróleo iraniano, em decorrência do programa nuclear do país.

O fechamento de Ormuz, única saída do golfo Pérsico, poderia desencadear um conflito militar com economias que dependem do petróleo da região. As tensões do Ocidente com Teerã têm aumentado desde 8 de novembro, quando a Agênia Internacional de Energia Atômica (AIEA, agência nuclear da ONU) divulgou um relatório reforçando as suspeitas de que o Irã estaria tentando desenvolver armas atômicas.

O Irã rejeita a acusação, alegando que deseja apenas gerar energia para fins civis. O país continua ampliando seu programa atômico, apesar de já ter sofrido quatro rodadas de sanções da ONU.

Muitos diplomatas acreditam que só sanções ao setor petrolífero, vitais para a economia iraniana, fariam o país desistir do programa nuclear. Mas Rússia e China, grandes parceiros comerciais de Teerã, impedem que a ONU adote essa medida.

O alerta iraniano de terça-feira ocorre três semanas depois de chanceleres europeus decidirem endurecer suas sanções unilaterais contra o Irã, discutindo planos para um possível embargo petrolífero, que pode vir a ser formalizado já em janeiro.

“Se eles impuserem sanções às exportações de petróleo do Irã, aí nem uma só gota de petróleo poderá fluir a partir do estreito de Ormuz”, disse o vice-presidente Mohammad Reza Rahimi, segundo a agência estatal de notícias Irna.

O Irã é o quinto maior exportador mundial de petróleo, tendo a China e a Índia como maiores clientes. Os 27 países da União Europeia recebem 450 mil barris diários do produto iraniano, o que representa cerca de 18% das exportações da República Islâmica.

A China já alertou contra “ações emocionalmente carregadas” que possam agravar o impasse nuclear com o Irã. A Rússia, por sua vez, diz que sanções ao petróleo iraniano poderiam intensificar “uma espiral de tensão”, reduzindo as chances de que o Irã venha a cooperar com o Ocidente na questão atômica.

Cerca de um terço do petróleo comercializado por mar em todo o mundo passou pelo estreito de Ormuz em 2009, segundo estatísticas americanas, e navios militares dos EUA patrulham a região para assegurar a normalidade do fluxo.

A maior parte do petróleo exportado por Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes, Kuwait e Iraque, e praticamente todo o gás natural liquefeito do Catar, precisam passar pelo estrito de Ormuz, que tem 6,4 quilômetros e separa o Irã de Omã. Analistas dizem que o Irã pode ter poucos incentivos a fechar o estreito, já que também sofreria consequências econômicas duras.

Fonte: Estadão

Nota do Editor, você  pode declarar guerra ao mundo mas nunca, nunca diga que fechará o comércio nele, ai sim, você estará em uma encrenca global, basta ver o que aconteceu a todos o que fizeram isso, para ilustrar, Noriega, Sadan Khadafi entre outros.

E.M.Pinto

27 Comentários

  1. Boa observação em pinto… voce pode chingar o pai, bater na mãe desses caras, mas nunca os impeça suas ambições economicas… pois isso afeta a todos, não só os EUA e israel… mas todos os seus aliados também…
    .
    Mas uma coisa é certa, o que tem de mini submarino iraniano nesse golfo.. não é pouco não… podem não ser o bixo da goiaba, mas um grande numero deles pode colocar em risco muitas das grandes embarcações euro-americanas que queiram se aventurar por lá…
    sem contar nas tais lanchas bomba, que o irã anunciou recentemente… e que muitos ainda as ridicularizaram….
    .
    sei não.. eles não tão estufando o peito a toa.. eles tem alguma carta na manga… concerteza alguns nuks paquistaneses ou norte coreanos já estão lá, programados e prontos… se faltar, a russia e a china ajudam com o resto

  2. os iranianos aprenderam com quem fez escola:a coreia do norte.

    essa politica de “fato consumdado” e “terra arrasada” e especialmente eficaz quando o pais alvo ja sabe que sera atacado,mas se essa decisao ainda nao tiver sido tomada…bem ai a coisa inverte,porque os iranianos acabariam dando passo em falso.

    o tempo mostrara quais sao as reais intencoes de cada ator em mais essa disputa que envolve os EUA e seu costumaz imperialismo.

  3. Antes que o Irã consiga produzir vants, caças, e outros meios bélicos com a tecnologia stealth do vant americano moderníssimo que foi capturado!.. Heueheh. E como a fortaleza da pérsia não é de ficar só nos verbetes…
    Tambores de Guerra?=0 2012 e justamente 2012!.. está historicamente (mundialmente em centenas de culturas e em épocas diferentes) ligada à um significado diferenciado… único… para a terra.

  4. Eu não concordo com você não E.M.Pinto, o Irã tem que reagir de alguma forma contra os PIRATAS, se o Irã só tem isso, que o façam, o barril vai pular de US$ 100 para US$ 400 o barril. Afinal, você, na posição deles ficaria resignado???

  5. Não estou defendendo nem atacando o Irã e sim a decisão, porque?
    Este é o erro que os seus inimigos o estão levando a cometer, ou seja, jogar o mundo contra ele.
    Se o Irã quiser se defender, isto está prescrito nos direitos das nações, todos tem este direito.
    Mas se eles quiserem fechar Ormuz, estarão parando o comércio mundial e até o vaticano e o Tibet, bem como o bloco filhos de Ghandi que nada têm a ver com os problemas do Irã, terão motivos para integrarem uma coalizão contra eles.
    A guerra contra Roma selou o fim dos fenícios, Roma provocou pelo corte das rotas navais, roubou e saqueou, a guerra eclodiu.
    a segunda guerra ao contrário encerrou-se devido ao sufocado período em que o mediterrâneo parou, cartago não podeia suportar e teve que ordenar a saída de Aníbal sem a destruição de roma (principal cliente do comércio).
    Pouco tempo depois Roma aniquilou cartago.

    É o jogo do mundo e não adianta reclamar é assim, foi assim e sempre será assim.
    Agora uma pergunta, quem domina o comércio do petróleo? quem seria o maior beneficiário do aumento galopante do petróleo?
    A China hoje voraz por petróleo de qualquer lugar do mundo se daria ao luxo de pagar 400 dólares por barril ou ainda cessar o seu crescimento devido a escacêz dele só para defender o irã? ou integraria junto com os supracitados o grupo?
    Pense nisso

  6. Não são somente os mine subs ou as lanchas, hoje o Irã tem centenas de misseis navais que podem ser disparados de terra e que cobrem essa distância de 50 Km do estreito, mas acredito que é mais uma bravata, ninguém vai atacar ninguém, os custos serão altissimos, só vou acreditar em ataque quando ver um deslocamento de tropas e armamentos como vimos no iraque e na libia.

  7. A análise do amigo E. M. Pinto é correta.
    .
    .
    O Irã está obedecendo o script dado pelo império. Cometendo erro, sobre erro.
    .
    .
    A China não permitirá o estabelecimento de um embargo via ONU contra o comércio de petròleo via ONU, mas nada poderá fazer contra um embargo unilateral por parte dos EUA e da EU.
    .
    .
    Os erros iranianos evidenciam a falta de uma estrutura diplomática adequada, ou dotada de larga visão.
    .
    .
    Governos não podem ser emotivos, e naquela parte do mundo, outra coisa não vejo…

  8. E.M.Pinto. Mas também não poderia ter resultado inverso?.. Ou seja, O Mundo pensar mais a questão Irã-EUA, e agora pela a dita Nova Ordem Mundial ‘peitar’ de uma vez por todas os EUA e seus aliados?..
    Ilya Ehrenburg. Que erro cometem? Quando falam não ouvem, quando gritam não ouvem. Tem que se defenderem agora como podem!… A ONU inteirinha é culpada disto. Deixa a ‘pancadaria’ correr solta. ONU ( Organização das Nações Unidas ) Unidas pelo o que?.. Pelo que o está acontecendo no mundo.. Pelo o que??

  9. Ilya sou teu fan.. mesmo descordando de umas poucas idéias minhas… digo que o seu homônimo é justificável.. vc tem ideias consistentes e coerentes…

  10. Dandolo, não subestime o Irã!… Dê uma olha no terreno deles. Está neste mapa. Parece mais uma fortaleza. O povo persa sabe se defender, e isto não é de hoje! Tem milênios. Sábios são cultuados. De certo não creio que tenha sido erro, ou burrice cada frase dita pelas autoridades deste país.

  11. Diarum o Irã estara sozinha se houver guerra. Nem a China nem a Rússia irão entrar em uma guerra de aniquilamente (de ambas as partes) com EUA por causa do Irã, iniciado o processo niguem tem garantias de como pode terminar.
    Já tinha havido matéria anterior em que os iranianos tinham desmentindo essa afirmação.
    Deu desespero? se o fizerem em resposta ao embargo do comercio de petroleo estão fazendo declaração de guerra aos EUA. Esta colocando os paises arabes mais próximo do EUA.

    SDS

  12. Minha visão é de que não…
    Para a china um conflito e Rússia, visto do ponto de vista do comércio mundial seria algo justificável nos padrões de uma guerra rápida, seguida da queda do regime.
    Muito mais vantajosa que entrarem num conflito pra defender alguém.
    Tendo em conta que Reino Unido, França e EUA estariam de mãos dadas nesta empreitada e que os demais do CS, Rússia e China não iriam se sujar por pouco,não vejo o resto do mundo indo contra o clube dos 5.
    Ademais, Business is Business, quero ver quem teria capacidade de peitar a ordem econômica mundial, nem os USA tem este poder, as recentes crises tem demonstrado isto.
    Os Banksters tem arrebentado com países inteiros, vide Grécia, Portugal e outros que vão pro mesmo lugar.
    Uma decisão tomada na alta esfera é logo absorvida aqui em baixo e não há quem se posicione.
    A questão não é de preferência mas de realidade.
    Hoje a balança pesa contra o Irã, que diga-se de passagem tem conseguido adiar o desfecho, mas não pra sempre.
    Não lhes resta nada além de se defenderem, e jogar mais gente no calderão para engrossar o caldo (aliás esta tem sido a estratégia deles).
    O que estamos assistindo é a movimentação calculada para pegá-los no erro, e ara isto há paciência e os meios são ardilosos.
    A guerra justa vai ser novamente justificada, é só aguardar.
    Abraço
    E.M.Pinto

  13. Perfeito! E.M.Pinto. E achei como pontos-chave: “Banksters” e “Uma decisão tomada na alta esfera é logo absorvida aqui em baixo e não há quem se posicione.”
    ‘O buraco é mais a fundo!’ Vlw

  14. Alguém poderia me explicar o que significa exatamente esse embargo americano europeu? Significaria simplesmente que nenhum país europeu compraria mais o petróleo iraniano? Se for esse o caso não acho que ocorreria qualquer tipo de guerra e o sofrimento seria de ambos os lados já que tanto o Irã quanto os países europeus teriam suas situações econômicas agravadas: o Irã por perder uma fonte de receita e os países europeus por verem o preço do petróleo subir acima dos U$100 o barril.
    Por outro lado, se esse embargo significar que europeus e americanos impediriam qualquer petroleiro iraniano ou de países terceiros de comercializar petróleo oriundo do Irã, aí eu acho que o caldo entornaria e a guerra estaria anunciada. Nesse cenário, acho muito difícil ver a China impassível enquanto a Europa e os EUA destroem sua economia, já que eles estariam fechando a torneira energética que sustenta o crescimento econômico chinês. A Índia seria a outra que se prejudicaria enormemente e não teria nenhuma razão para apoiar tal embargo. O preço do petróleo nesse caso poderia muito bem subir acima dos U$ 200 dólares o barril. O intrigante, nesse caso, é que Europa e Estados Unidos estariam declarando guerra não apenas ao Irã, mas indiretamente, principalmente, à China. Nesse segundo cenário, não considero impossível uma intervenção, pelo menos chinesa, ao lado dos iranianos.
    O fato concreto é que o segundo cenário representaria um ato atentatório ao direito internacional e uma declaração de guerra explícita. Tal evento justificaria medidas militares por parte do Irã e estas seriam consideradas legítimas dentro do âmbito das leis internacionais. O Irã é que teria sido atacado primeiro. Não esqueçamos que as leis internacionais legitimam atos de defesa quando estes respondem a ataques não provocados. O Irã não estaria fazendo nada mais nada menos do que se defendendo.
    Mas tudo isso depende do significado exato do embargo euroamericano.
    Alguém poderia me dizer qual desses dois listados acima é o verdadeiro? Ou seria um terceiro?
    Grande abraço a todos!

  15. OS CARAS NÃO DÃO PONTO SEM NÓ
    .
    .
    Nessa história não tem santo e nem bobo,os projetos russos e os seus similares persas,são alternativas ao Ormuz.
    .
    O Irã com tal atitude de uma certa forma,coloca o estreito de Ormuz na situação de vulnerabilidade,hoje são os iranianos e amanhã que colocará tal estreito em área de perigo?
    .
    Há óleo dutos que podem escoar petróleo e gás que estão sendo implementado pelos persas,russos;que aliás até aqui no plano brasil já foram motivos de comentários e não vejo que seja só uma questão mal calculada dos persas,porém colocando o trecho expondo a sua vulnerabilidade,faram que o Irã,Turquia e a Russia procurem catalizar-se estrategicamente com essa insegurança do trecho de Ormuz.

  16. OS CARAS NÃO DÃO PONTO SEM NÓ
    .
    .
    Nessa história não tem santo e nem bobo,os projetos russos e os seus similares persas, são alternativas ao Ormuz.
    .
    O Irã com tal atitude de certa forma, coloca o estreito de Ormuz na situação de vulnerabilidade, hoje são os iranianos e amanhã que colocará tal estreito em área de perigo?
    .
    Há óleo dutos que podem escoar petróleo e gás que estão sendo implementado pelos persas, russos;que aliás até aqui no plano Brasil já foram motivos de comentários e não vejo que seja só uma questão mal calculada dos persas,porém colocando o trecho expondo a vulnerabilidade do trecho;o Irã,Turquia e a Rússia procurem capitalizar-se estrategicamente com essa insegurança de Ormuz.

  17. Quanto ao fato dos Iranianos terem o peito estufado e consequentemente uma carta na manga, sei não…

    O fundamentalismo e sectarismo tras núvens negras ao pensamento desviando o foco dos dirigentes, para objetivos desprovidos de inteligencia.. o momneto é perigoso.

  18. E o circo mundial continua a pegar fogo!!
    Aqui é o circo do futeblo, enchentes e carnaval rsrsrsrsr
    Aqui o circo não pega fogo e sim enche com águas de enchentes de verão rsrsrrsrs

  19. Não xtreme, não ha oxigênio para a combustão, por esse mesmo motivo tanques de gasolina de carro não pegam fogo a menos que haja um vazamento.



  20. poutz frustaram minha ideia de levar o Irã a falencia..rsrsrs

    mais voltando a realidade… isso que da depender dos outros.. no caso os EUA do petroleo de seus inimigos

    fica a lição para o Brasil…o pré-sal pode não ser precisamente uma garantia de futuro e sim uma maldição…

  21. E.M PINTO vc esta coberto de razão,jamais o irã conseguira fechar o estreito de ormuz,pode até tentar mas estara comprando uma guerra com praticamente o mundo inteiro,e os EUA ja disseram que não vão permitir que o irã feche,e é ai que o irã estara permitindo ,e perdendo possiveis alianças jamais china e russia vão apoiar o irã numa loucura dessas,ai pode ter milhares de lanchas,mini submarinos,nada dara garantias que o irã não seja totalmente aniquilado,só DEUS mas eles não jogam do mesmo lado,até ja jogaram mas agora não,mais dia menos dia o irã vai ser atacado,estão cavando a propia sepultura,fechar o estreito de ormuz seria como diser venham e podem crer eles irão muito mais forte do que o irã pença,o IRÃ ESTARIA DECRETANDO O SEU FIM.

  22. Emílio Moura

    Nenhum regime cai sem que haja uma forte pressão interna para isso…

    … Quantos Aiatolás estarão a espera?

    O fato é que eles estão em cima da “carne seca” (petróleo), e outros grandes fornecedores estão aos frangalhos e sem segurança (Iraque e Líbia)…

    … Nessa crise toda eles acham que não há como serem atacados por Democracias onde a população quer emprego!

    Agora, em tempos difíceis… As soluções são difíceis!!! Não há meio termo!!! Ou não fazem nada, ou atacam de uma vez!!!

  23. Edilson voce esta correto eles estão mesmo sendo induzidos a erros e acabarão cometendo-os e assim se justificara uma intervenção.Dependendo da cagada que fizerem ate a Russia e a China poderão se absterem.Veremos como sera a proxima jogada deste entrincado Xadrez.Por outro lado se Ocidentais não moverem a peça correta na posição certa levarão Xeque Mate.

Comentários não permitidos.