Rapidinhas: Rússia-Síria

Rússia surpreende e propõe resolução contra Síria na ONU

A Rússia surpreendeu a comunidade internacional nesta quinta-feira (15) apresentando um projeto de resolução ao Conselho de Segurança da ONU condenando a violência na Síria perpetrada por “todas as partes”, segundo uma cópia do texto.

A Rússia, como aliado-chave do presidente sírio, Bashar al Assad, tentou frear a intervenção do Conselho de Segurança na crise síria e, junto à China, vetou uma resolução do conselho proposta pelos países europeus em outubro para condenar os ataques de Assad contra os manifestantes, os quais segundo a ONU deixaram 5 mil mortos.

No entanto, a Rússia pediu uma reunião de emergência das 15 nações sobre a Síria para propor uma nova resolução que os diplomatas ocidentais qualificaram como inaceitável, mas que afirmaram ser negociável.

A proposta condena a violência perpetrada “por todas as partes, incluindo o uso desproporcional da força por parte das autoridades sírias”.

Nesta quinta, a secretária de Estado, Hillary Clinton, disse que os Estados Unidos esperam poder trabalhar com a Rússia no tema. “Estudaremos cuidadosamente a proposta. Esperamos poder trabalhar com os russos”, disse Hillary aos jornalistas.

Por sua vez, o embaixador da França nas Nações Unidas, Gérard Araud, qualificou o fato como “extraordinário” e comemorou a decisão da Rússia de sair da inação, em um comunicado divulgado pelo site da missão.

“O texto que nos foi apresentado é um texto que merece evidentemente muitas emendas, porque está desequilibrado. Mas é um texto sobre o qual podemos negociar”, completou o diplomata francês.

Outro diplomata de um país ocidental afirmou, sob condição de anonimato, que o texto “é por enquanto, do nosso ponto de vista, desequilibrado”.

Os diplomatas russos não estaam disponíveis para comentar a proposta.

Fonte: O Globo

Rússia ,proposta sobre Síria em Conselho Segurança

Nações Unidas, 15 dez (Prensa Latina) Rússia propôs hoje ao Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução que reclama o fim da violência na Síria por ambos os bandos do conflito.

A apresentação da iniciativa de Moscou foi anunciada pelo representante permanente da Rússia face a ONU e atual presidente do Conselho de Segurança, Vitaly Churkin.

O texto também pede ao governo sírio avançar para reformas no país no intuito de vencer a crise, explicou o embaixador em declarações à imprensa, ao concluir uma sessão a portas fechadas desse órgão de 15 membros.

Logo após as declarações de Churkin, os chefes das delegações da França, Reino Unido (membros permanentes do Conselho de Segurança) e Alemanha restaram peso à proposta russa, por considerá-la fraca.

Fonte: prensalatina

25 Comentários

  1. No entanto, a Rússia pediu uma reunião de emergência das 15 nações sobre a Síria para propor uma nova resolução que os diplomatas ocidentais qualificaram como inaceitável, mas que afirmaram ser negociável.
    .
    YANKES QUEREM PILHAR COMO FIZERAO NA LIBIA,
    .
    Nesta quinta, a secretária de Estado, Hillary Clinton, disse que os Estados Unidos esperam poder trabalhar com a Rússia no tema. “Estudaremos cuidadosamente a proposta. Esperamos poder trabalhar com os russos”, disse Hillary aos jornalistas.
    .
    ELA TENTA CONVENCER O URSO QUE AGORA IRA DA UMA METADE .
    DA PILHAGEN DA INVASAO PRO URSO
    .
    Outro diplomata de um país ocidental afirmou, sob condição de anonimato, que o texto “é por enquanto, do nosso ponto de vista, desequilibrado”.
    .
    E PQ EVITA INVASAO E EPILHAGEN POR ISSO E DESIQUILIBRADO
    EQUILIBRADO SERIA SE FOSSE COMO IRAQ. AFEGANISTAO E LIBIA
    .
    VAI SER UM PATO DONALD ASIM SO NA DISNEY DA INLUSAO,

  2. .
    .
    Olha ai, a Russia já vendeu, em breve veremos nos jornais concessões ocidentais a Russia, e saberemos o preço que o Ocidente teve que pagar… agora falta comprar o veto Chinês…
    .
    E o Brasil não tem poder de veto então nenhum peso real nesse mundo… servem as nukes e os meios para usa-las, assim teremos algum valor!
    .
    .

  3. A Russia fez bem..

    Querem fazer a mesma coisa que fizeram com o Kaddafi e o Saddan com o Bashar al Assad. Existem grandes interesses por trás disso. OS EUA querem eliminar o Assad e pois disso, partiriam para cima do Irã.
    Isso é interesse dos Israelenses também , pois querem eliminar o inimigo deles e enfraquecer o Irã.

    O tribunal de Haia virou o local para os desafetos dos EUA.

  4. Estão repartindo,iraque para os EUA,afeganistão EUA E EUROPA,e os russos podem vender uns helis,libia para EUROPA,CIRIA para a RUSSIA,ta a mãe russia que muitos queriam que o BRASIL fosse assim,belos TRAIRAS.

  5. 1 down 1 to go..e so apertar os Chineses que a porca deles tambem espana.
    Mais uma vez a guerra mundial entre os Russos e os EUA foi adiado. No final era uma questao de pressionar e subornar a pessoa certa. A Russia nao e um pais serio..kkk

  6. Isso só prova a sabedoria do meu falecido pai,”confiança meus filhos, só em Deus”, e depois dele, só umas dezenas de ICBMs e subs.com ogivas nucleares.
    Pelo andar da carruagem, o mundo está sendo dividido entre EU, Russia e China. Eis a preocupação dos iranianos, eles sabem que só as armas nucleares os livrarão se se tornarem o novo Iraque. A coreia do norte é um jogador de pouco peso,além de não ter o que ser roubado,tem Seul como refém,por isso, estão partindo para cima da Síria e depois para o irã.
    Eta mundinho asqueroso.
    Quanto a nós, não parecem estar preocupados,já está tudo entregue mesmo.

  7. Muito superficial e muito preliminar essa matéria
    tirara qualquer conclusão a partir disso é mera ilusão…
    saberemos o que vai acontecer daqui a uns meses,,,
    A russia percebeu que a coalizao ocidental começou a latir demais, e não atacou…. demonstrando que estava, com medo, e que esperava que suas ameaças causacem a rendição do inimigo..
    agora a russia entra com uma proposta, buscando sair como a mão amiga e conciliadora da ásia… se o assad ceder e ele conseguir, ele praticamente ganha uma guerra..

  8. eu sempre disse que a russia ta se lixando para a libia, e tudo briga por comercio de armas, as puuutencias so estão negociando a partilha do bolo rsrsrs

  9. Ferreira Junior disse:
    15/12/2011 às 23:32
    Os senhores que atacam a Rússia estão tentando adivinhar é melhor esperar o resultado.

    .
    PARABENS PELO SEU comentarios
    .

    ESTOU COM VC Ferreira Junior

  10. Isso é para mostrar aqueles que defendem o Grande Urso com garras afiadas que na verdade o Urso prefere Manicure a afiar na pedra da guerra.

  11. Russofilos de plantão… TREMEI… rsrsrssr… bando de manés… rsrsrsrsrs… puseram todas as fichas na mãe russia e a mesma mijou pra traz… ja era esperado… como todos os vermelhinhos, na hora H, se borram…

  12. E o velho disco furado, vazio de fatos ou argumentações entra em cena mais uma vez… O camarada acaba se inflamando e falando mais da russia do que os proprios russofilos…
    Quando tem noticia sobre podres dos estados unidos ele desaparece, se cala, mas quando surge algo envolvendo a russia ele ta sempre entre os primeiros a comentar….
    preciso nem dizer o nome do camarada… aposto que se ele ler meu comentário vai saber de quem eu falo…

  13. Não vejo nenhuma relação entre medo e coragem. Mas vislumbro barganha. Se a Rússia possuísse algum receio em relção aos americanos/OTAN não teria destruído a Georgia em 5 dias. Não sabemos o que se passa nas escrivaninhas dos burocratas…$$$$$$$$

  14. Como tem gente que parou no tempo, a Rússia não é mais o carro chefe da força militar do bloco comunista. A Rússia é um país capitalista dominado por máfias que apenas mantém velhos vícios, nada mais. O embate com os EUA é um resquício das relações herdadas da Guerra Fria, um jogo de interesses imperialistas com um fim no jogo do lucro.

Comentários não permitidos.