Exército Americano vai cooperar com estruturação da hidrovia do São Francisco

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, e o Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE) firmaram, nesta quarta-feira (14), em Brasília (DF), um acordo de cooperação técnica para consultoria na área de hidrovia, visando ao controle de processos erosivos, à garantia de navegabilidade e à contenção de margens. O acordo tem validade de três anos, e as atividades terão início em janeiro de 2012. O investimento total será de US$ 3,8 milhões.

O USACE tem uma experiência de quase 200 anos na melhoria da navegabilidade através da remoção de obstruções, dragagem, obras de estabilização do banco e treinamentos. Pelo acordo, dois engenheiros americanos ficarão na Codevasf para prestar assistência e trocar experiências com a equipe técnica da empresa.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, destacou a importância dessa iniciativa para a qualificação da infraestrutura hidroviária do país. “O Brasil vem crescendo de forma acelerada, e um dos desafios é ampliar a infraestrutura logística em nosso país. Esse acordo não se resume à troca de conhecimentos entre técnicos; nós precisamos ter a visão estratégica para definir uma política para o sistema hidroviário brasileiro. Temos dois modelos como referência: o americano e o europeu. Nós precisamos construir o nosso”, afirmou.

O presidente em exercício da Codevasf, Clementino de Souza Coelho, explicou a relevância desse trabalho para o crescimento socioeconômico da região Nordeste. “A nossa missão, assumida junto ao governo federal, é que a hidrovia (situada no trecho entre Ibotirama/Bom Jesus da Lapa e Petrolina/Juazeiro) esteja trabalhando, em condições de eficiência, até 2014, atraindo os grandes investidores para nossa região e ajudando a viabilizar nossos projetos de irrigação voltados para as commodities, sobretudo no ramo de grãos e líquidos, como o etanol, que precisam de um transporte competitivo, no caso específico, a hidrovia”, salientou.

O Major General Todd Semonite, representante do USACE, ressaltou as expectativas em relação a essa parceria entre Brasil e Estados Unidos. “Hoje é uma data histórica para o USACE e a Codevasf, sobretudo se tivermos a ideia de que esse acordo não é apenas uma cooperação técnica, mas representa a união entre as duas nações”, disse.

Outras ações – A Hidrovia do São Francisco foi contemplada com recursos do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba, com objetivo de manutenção e recuperação de margens de 595 quilômetros de leito navegável.

A Codevasf já vem realizando algumas ações para viabilização do empreendimento como: revitalização e recuperação de margens no campo de provas em Barra (BA), em parceria com o Exército Brasileiro; monitoramento desse campo de provas pelo USACE; desenvolvimento de novo modelo de gestão colaborativa de hidrovia pelo Banco Mundial e proteção de barrancas pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (CERB).

Fonte: codevasf

31 Comentários

  1. Vem cá, para que estes gringos, e os nossos engenheiros? Desconfio que foi bola fora, o nosso exercito sabe fazer tudo isso, eu vi bem a barragem de contenção em Nova Orleans no que deu.

  2. eu acho uma boa iniciativa, know how e sempre importante para se adquirir conhecimento, desde que sejam respeitados limites de soberania

    _
    não precisamos ver toda iniciativa estadunidense como uma ação da cia, senão ninguem mais joga playsteition, usa windols, e asiste two and a raf men rsrs

  3. eu acho uma boa iniciativa, know how e sempre importante para se adquirir conhecimento, desde que sejam respeitados limites de soberania

    _
    não precisamos ver toda iniciativa estadunidense como uma ação da cia, senão ninguem mais joga playsteition, usa windols, e asiste two and a raf men rsrs !!

  4. Aiás, pq tem se ser os ianks? Pq o Rio Frisco tem de lançar suas águas noa Atlantico? Pq ñ represar td ele e usar as suas águas p irrigar as partes secas do país, e + pq ñ inter ligar o mesmo a bacia do Tocantis…Seria uam gigantesca hidrovia, só teriamos a ganhar. Sds.

  5. O nosso poblema é corrupção,nossos engenheiros gostam de atrasar obras subfaturar,utilizar materiais de terceira e por ai vai,corrupção,é muito melhor gente de fora que pelo menos sabe gerir e faser bem feito.

  6. Os gdes lideres fazem questão de mostrar pro nosso povo que são mesmo incompetentes!Será que precisamos mesmo dessa gente aqui metendo o bedelho em nossos interesses!Isso é vocação pra subserviencia!

  7. Ai eles mandam os 2 engenheiros que estão estrovando eles lá, os piores, que eles não sabem onde enfiar. Mandam para o Brasil, eu ja vi esse filme antes…

  8. Isso é para a opinião pública ir contra ou um Padre fazer greve de fome de novo… aí a turma do Mollusco cancela tudo, adia 10 anos e sobrevaloriza a obra em 10000000000000000000000000000000000000%

  9. Oh povinho analfa… cheios de melindres… xenofobos até o pescoço… ta certo… dois engenheiros yankes irão interferir na nossa tão propalada soberania… rsrsrsr… com essa cabecinha é que estão afundando o país… acordem cambadade de manés… creio que, na visão caquetica de vcs melhor seriam dois engenheiros chineses ou russos… pateticos…

  10. capa preta disse:
    16/12/2011 às 02:01
    eu acho uma boa iniciativa, know how e sempre importante para se adquirir conhecimento, desde que sejam respeitados limites de soberania
    _
    não precisamos ver toda iniciativa estadunidense como uma ação da cia, senão ninguem mais joga playsteition, usa windols, e asiste two and a raf men rsrs !!

    Os argumentos foram sensacionais……rsss

  11. Eu acho que tem alguma coisa errada, onde está a batalhão de engenharia do exercito ? Odebrecht, Camargo Correia e outras construtora com expertise neste tipo de obras, pra mim é estranho.

  12. Com todo respeito Blue Eyes, não é nacionalidade, é a estranheza do fato, é a mesma coisa que mandar eles os Yankes fazer um edificio, entendeu ? e outra coisa americano é tão confiável quanto a freio de bicicleta com chuva.

  13. blu eyes..again congratulations..
    Over..eta ingles lascado tche..windols,two and a raf men..kkk..acho ate criativo na invencao de uma nova lingua..

  14. porque não, vamos conversar-tentar, acredito sempre nas boas relações, aprender como fazer uma obra nos moldes da engenharia hídrica americana, significa aprender mais, serve como parâmetro para comparar em que nível estamos em relação a eles, é positivo, não vejo como discordar, isso não muda minha opinião sobre a conduta do estado yanque, é maliciosa!

  15. ce vai me perdoar caro capa… mas esse ingles a la seu creysson é da xurupita… rsrsrsr… mas o que importa é o que se quiz dizer… mora?… rsrsrsrsr… perdoar é preciso nelore… ja pensou se eu fosse pegar no pé do KLM?… não dá né?… garanto que o capa preta faz assim só para encher… ele sabe… saudações…

  16. Achei de uma estupidez e burrice total essa vinda dos dois engenheiros do exército americano… eram prá ser duas oficiais engenheiras isso sim… já pensaram que auê lá nas barrancas do velho chico, com as americaninhas vestidas de farda camuflada??!!!. heheheh!!!!!

  17. isso ta me cheirando manobra do ministerio das relacoes exteriores so pra agradar o tio sam…nao quero nem pensar na ideia de que alguem recebeu propina para dar um contrato pros eua.

  18. Francamente hem, os nossos colonizados fazem de tudo para manter uma ligação, qualquer ligação, com esses yankes.
    O amorzinho duradouro, só espero que esse amor todo não vire uma base americana no futuro.

  19. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    16/12/2011 às 20:36
    olhos azuis, vc tem que me ver bebado discutindo politica com o dono do bar kkkkk,
    _

    mas vcs tam razão, preciso perder essa mania de digitar rapido, e me policiar mais,o blog merece mais qualidade nos comentarios, saudações a todos !!

  20. Armando Rozario
    L I K E ?! The American general really liked the US-Brazilian project : O Major General Todd Semonite, representante do USACE, ressaltou as expectativas em relação a essa parceria entre Brasil e Estados Unidos. “Hoje é uma data histórica p…See More
    20 hours ago ·
    Armando Rozario
    THE US BOOTS ARE IN THE SÃO FRANCISCO RIVER BASIN – 21 comments on this issue: 21 Comentários

    Wavatar Ferreira Junior disse:
    15/12/2011 às 23:20

    …See More
    Mega Consertos | Desobstruindo o Mississipi | Temporada 1 | Ep. 10 (47:18)
    http://www.mundofox.com.br
    O majestoso Mississippi… o segundo rio mais extenso dos Estados Unidos e indis…See More
    20 hours ago · ·
    Alberto H F Machado Que isso Exercito estrageiro no São Frasico ?
    20 hours ago ·
    Claudia Lello Machado isto está me confundindo as ideias…
    6 hours ago ·
    Armando Rozario U.S. Military Nautical Charts – BRAZIL (Rio São Francisco) – http://www.cartographic.com/xq/asp/rid.50/tid.2/sid.777/cid.2000029/cmd.ZOOMTOPRODUCT/INDEXTABLE.NGA_CHARTS_5000_49999_1/ZOOMOBJECTID.456/SCALE.27000/qx/hub/index.asp
    EVC Online! 24132 – ENTRANCE TO THE RIO SAO FRANCISCO DO SUL – U.S. Military (NGA) Nautical Charts (
    http://www.cartographic.com
    East View Cartographic is proud to offer 24132 – U.S. Military (NGA) Nautical Ch…See More
    6 hours ago · ·
    Armando Rozario PORTAL BRASIL (Brasília) confirma tudo! – http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/12/14/exercito-americano-vai-cooperar-com-estruturacao-da-hidrovia-do-sao-francisco
    Exército americano vai cooperar com estruturação da hidrovia do São Francisco – Portal Brasil
    http://www.brasil.gov.br
    O Ministério da Integração Nacional, e o Corpo de Engenheiros do Exército Americ…See More
    6 hours ago · · 1 ·
    Claudia Lello Machado pelo q entendi não é o “exercito de guerra” mas um grupo de engenheiros militares. quero acompanhar os comentarios para entender melhor esse assunto.
    5 hours ago · · 1
    Armando Rozario
    BRIEF CAREER HISTORY of Antonio Ioris: Brief Career History
    • Lecturer in Human Geography, Aberdeen University, since June 2007.
    • Post-Doctoral Research Assistant, Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), Brazil, 2007.
    • Senior Pol…See More
    5 hours ago ·
    Armando Rozario CONFLICTS over the use of Rio São Francisco – By Ana Maria Suárez Franco – http://www.alliancesud.ch/it/politica/acqua/downloads/conflitti-ams.pdf

    ·

  21. Será que o Brasil não tem gente com conhecimento para impedir a erosão de uma hidrovia?
    Mas é como expos o texto, experiencia na área quem tem são os americanos e os europeus. No caso dos EUA, os estados centrais de lá continuariam desertos e inabitáveis se nao fossem as barragens, corregos, hidrovias, e rios artificiais.

Comentários não permitidos.