Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1ºGAVCA) comemora 68 anos

No próximo dia 19 de dezembro, a Base Aérea de Santa Cruz celebrará no Campo Nero Moura o 68º Aniversário do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA).

Criado do Decreto nº 6.123, de 18 de dezembro de 1943, a unidade lutou na Itália na Segunda Guerra. Nos dias atuais, o 1º GAVCA trabalha para a manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro.

Por oportuno, ocorrerá após a solenidade o lançamento da reedição do livro “Senta a Pua!” do Major Brigadeiro do Ar Rui Moreira Lima, veterano de guerra e partícipe do início da brilhante história da Aviação de Caça no Brasil.

Fonte: 1ºGAVCA

12 Comentários

  1. Temos alguma coisa para comemorar ?
    um pais dependente de tecnologia estrangeira , sem capacidade para projetar e fabricar seus próprios caças ,
    com pouca capacidade de fabricar sistemas de armas para um caça nacional , nem propulção .
    Com grande parte de suas empresas de defesa nas mãos de estrangeiros, com a 3 maior MONTADORA de aviões do mundo.
    Usando um caça projetado na década de 60 .
    Meus pêsames , não vejo motivos para comemorações , nem parabenizações !!

  2. Parabéns a todos os guerreiros (mais em terra que no ar)que compõem o 1º GAVCA em seu 68º aniversário.
    Entretando eu preciso da luz, do esclarecimento histórico, de uma boa alma participante destes comentários… A foto aí em cima é de quê? Olhei, olhei e olhei e me parece ser de um carrinho de mão, é isso mesmo???
    .
    .
    .
    A pergunta que não quer calar: “Até quando Brigadeiro Brincalhão Saito vais enrolar o Brasil com vetores, de linha de frente, do tempo do “E o Vento Levou”??”

  3. Parabens!!! Os guerreiros não escolhemas armas, eles lutam por um ideal( O nosso é toda populção do Brasil inclusive os politicos que só pensam em abastecer seus bolsos, quando a coisa ficar feia eles vão embora e os guerreiros ficam). E morrem com honra, seja como for. Parabens.

  4. Parabens herois! Como presente de aniversario não so eles mas toda a FAB poderia receber os novos caças ou quem sabe uma projeto de caça de 5° geração 100% nacional….

  5. HAAAAAAAAAAAA EU pensei que fosse ,QUE O Primeiro Grupo
    .
    de Aviação de Caça (1ºGAVCA) comemora 268 anos COM ESTE
    .
    CAÇAS F5
    .
    HAAAAAAAAAAAAAAAA NÃO E NÃO NE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  6. O Lendario Senta a Puá é a unidade direta de defesa das nossas plataformas petrolifera.Esta unidade é considerada por especialistas de todo o mundo como dentre os melhores pilotos de caça do mundo.Os proprios Americanos por algumas vezes em eventos de simulações nos EUA ja disseram diretamente a nossos pilotos do GAC que os consideram melhores pilotos do que eles.Seria um sonho ver na Base Aerea de Santa Cruz baseados para nossa defesa esquadrões de SU35BM/S e F15…….A alguns anos atraz um oficial com comando de Controle confidenciou-me que existiam 36 F16 em Santa Cruz,eu me surpreendi não duvidando do que ouvia e ele mesmo reiterou “Eu que os libero para voos noturnos”.Isso foi quase no final do Gov.FHC.Sei que no Gov.Figueiredo tinhamos alguns hangares em Santa Cruz que eram de acesso restritissimo e quase ninguem sabia o que realmente tinha dentro deles.Uns supunham serem MIGs adiquiridos secretamente usando o Peru como ponte.O propri Itamar Franco quando quebrou patentes de remédios gerou acusação da chancelaria Americana que acusou o Brasil de estar comprando muitos armamentos em segredo ao invés de aplicar em pesquisas.As mesmas afirmações os Americanos fizeram a FHC.Não foi so Falcões,Blacks,SP,Exocets e material de comunicações via satelite criptografados MAS OUTROS ARMAMENTOS NÃO DECLARADOS FORAM ADIQUIRIDOS SIM e quanto aos F16 eu particularmente jamais os vi decolar,não posso afirmar se existiam e nem se foram repassados mas aqule que me confidenciou é confiavel,integro e dedicado……CAÇADORES do 1GAC ja a 3 anos lhes profetizo PREPAREM VOSSAS PISTOLAS DE TINTA PARA PINTAREM VOSSOS LENDARIO COQAR NA FUZELAGEM DO SU35BM/S

Comentários não permitidos.