EUA começam a deixar base aérea do Paquistão após ataque da Otan

Os Estados Unidos se retira nesta segunda-feira de uma base aérea no Paquistão usada pelos drones americanos (aviões não tripulados) que tinham como alvo principal militantes talebans e da rede terrorista Al Qaeda, anunciou o embaixador dos EUA.

A ação cumpre uma ordem dada por Islamabad em represália ao ataque da Otan, a aliança militar do Ocidente, que causou a morte de mais de 25 soldados paquistaneses.

Aviões e helicópteros da Otan atacaram no dia 26 de novembro dois postos fronteiriços paquistaneses na região tribal de Mohmand, em um dos locais mais conflituosos da zona limítrofe com o Afeganistão.

O Paquistão anunciou quase imediatamente o fechamento de suas fronteiras às provisões para as forças da Otan e deu 15 dias de prazo aos EUA para retirar seus soldados da base de Shamsi, no sudoeste paquistanês.

A retirada americana da base aérea não deve prejudicar as operações orquestradas pelos drones uma vez que, segundo oficiais, ela é usada apenas para aviões algum defeito. A decisão, porém, dá indícios de como o ataque do mês passado deteriorou as relações bilaterais com o Paquistão.

O embaixador americano no país, Cameron Munter, afirmou que Washington estava se esforçando para se retirar da base paquistanesa antes do prazo, que termina no dia 11 deste mês.

Ontem, o presidente americano, Barack Obama, reiterou ao presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, que o ataque aéreo da Otan “não foi intencional”.

Obama expressou condolências a Zardari pela trágica perda, em uma ligação telefônica, e disse que os Estados Unidos se comprometem com uma completa investigação, depois que o ataque de 26 de novembro provocou uma crise diplomática.

Fonte: Folha de S.Paulo

14 Comentários

  1. Foi sem querer querendo!
    Nosso piloto apenas mirou no meio e apertou o botãozinho….

    Será que algum dia alguém vai lançar um missil nuclear por engano?

  2. fico imaginando o que aconteceria se o mexico na sua guerra contra o trafico encontrasse um grupo de soldados americanos na fronteira patrulhando, e confudi-se com traficantes e os matasse. Acho que é capaz de começar uma guerra nuclear.

  3. .
    .
    A esse ponto da Guerra o Terrorismo pouco importa, no fim perderam no Afeganistão mesmo, e o retorno a casa ja está começando… so que um pouco mais rápido, ja que o Paquistão usou esse caso politicamente, sabendo da derrota para os Taliban, e no fim os dois países ficarão como vizinhos, melhor dar uma de Imparcial dizendo que a OTAN deve partir, pura politica isso ai… o que acontecerá depois so alguns gurus podem dizer, mas acertar é outra coisa!
    .
    Valeu!!

  4. Tá certo!
    Aprendi no EB, que só devo atirar se tiver certeza que é meu alvo, caso contrário não atire, ou americano é burro ou atira de propósito, eu acho que é de propósito!

  5. OQUE? O paquistão não aceitou mais um pedido de “desculpa” da OTAN? nem ao menos levou em consideração que os operadores dos drones prestaram condolência ás familias das vítimas?
    .
    Oque foi paquistão? oque aconteceu com você? ACORDOU?

  6. è né GALILEU em uma guerra de verdade se esta do lado de la eu prego fogo primeiro e vou ver a cara do presunto depois e se não for adverso I FOI MAL ERREI O BURACO mas não se aplica a esse caso do Paquistão que foi pura burrada mesmo.Mas Washington ja sabe quo o Paquistão ja se bandeou para a China e num pensamento idiota acha que isso podera facilitar uma aproximação para atrair a India que é bem mais estrategica em muitos sentido so que os Indianos apesar de se relacionarem bem com eles jamais serão lacaios da OTAN.

Comentários não permitidos.