A Índia vai começar a construir um Reator Nuclear a Tório

A Índia está a trabalhar numa central nuclear que usa um combustível mais seguro que o Urânio: o Tório. Atualmente, decorre o processo de identificação do local onde a central será construída até 2020.

Já foram feitos vários estudos sobre centrais a Tório nos EUA e na antiga União Soviética, mas sempre sem que se produzisse um reator viável. O facto do Urânio ser uma das matérias primas para bombas nucleares fez também preferir os reatores a Urânio sobre todas as outras alternativas, como o Tório. O conceito é uma espécie de “santo graal” da física nuclear moderna, quer pela maior segurança, quer pela abundância relativa do mineral.

Os trabalhos estão a ser conduzidos pelo “Bhabha Atomic Research Centre” (BARC) de Bombaim, que  terminou com sucesso uma serie de testes ao conceito de um reator a Tório e que ultima agora a conceptiva de um reator comercial, sobretudo na questão tecnicamente mais difícil: a da ignição do reator, que deverá ser realizada através do uso de Urânio. Este primeiro gerador deverá ser capaz de produzir 300 MW de eletricidade, ou seja, cerca de metade de um reator convencional.

Os reatores a Tório, além de serem mais baratos, da sua matéria-prima ser mais abundante e da sua operação ser mais simples, apresentam ainda duas outras vantagens: o seu subproduto não pode ser usado para construir armas nucleares e, sobretudo, não cria os resíduos radioativos com a duração de milhares de anos, mas resíduos de vida muito mais curta. É assim uma tecnologia muito interessante que seguiremos com especial atenção aqui no Quintus.

Fonte: Quintus

10 Comentários

  1. O Brasil devia fazer uma parceria com a India sobre esse reator a torio. Nos não estavamos planejando fazer usinas nucleares? Boa oportunidade, o IBAS existe pra isso.

  2. Isto sim é um grade passo em beneficio da humanidade da sua existencia,prabens a india,e porque os EUA NÃO PROPOEM UM PROJETO ASSIM PARA O IRÃ.

  3. A ciência indiana avança a cada dia,se a Índia resolver os ou (amenizar muito) os seus problemas sociais,o país em breve poderá sonhar em ser uma das potência mundiais!

  4. 10% da índia é formada por intelectuais e cinentistas formidáveis…
    já os outros 90%…. bom voces ja sabem porque a india ta tão a frente do brasil na questao bélica

  5. Na verdade o Brasil já pesquisou o uso do Torio na produção de energia mas as pesquisas foram abandonadas devido ao acordo nuclear com a Alemanha da qual deveriam ser construídas 8 usinas nucleares, mas só Angra 2 saiu do papel. Mas boa parte da tecnologia nuclear brasileira foi adquirida dos alemães.
    Carlos, os resíduos nucleares continuarao a existir. O Torio somente tem um tempo menor para “sumir” ( 300 anos aproximadamente contra milhares de anos do urânio ou plutonio)
    Bom Gustavo, acho que estão a frente na questão bélica simplesmente porque precisam. Eles mantém uma “guerra fria” com o Paquistao.

  6. exatamente Gustavo G, a india hj apresenta o maior crescimento na area da ciencia , tem indianos muito inteligentes por ai.

Comentários não permitidos.