Exclusivo: Estações Russas recentemente fornecidas ao Irã podem ter sido usadas para Jammear e abater o RQ 170 Sentinel

Informações: Rustam Moscow Rússia

Texto, tradução e adaptação: E.M.Pinto

Segundo especialistas em defesa russos, a aeronave não tripulada Lockheed Martin RQ-170, alegadamente abatida pelos Iranianos teria sido detectada e “jammeada” por um novo sistema de ECM baseado em terra fornecido ao Exército Iraniano pelos Russos.

A informação, também tem sido confirmada pela imprensa ocidental.

“Seis semanas atrás, a Rússia anunciou a entrega ao Irã, de um sistema de inteligência e controle de informações ( Electronics Intelligence ou ELINT) baseado em terra denominado IRTR 1L222″.

A maioria das exportações de armas russas ao Irã é proibida, incluindo mísseis anti-aéreosdos sitemas S-300,  que segundo os especialista torna significativamente mais complicado  um  ataque aéreo a instalações nucleares iranianas. Porém, o fornecimento destas plataformas ELINT passou desapercebido e não foi considerado crítico ao embargo segundo confirmou o site Americano Fightglobal, que considera improvável o seu emprego como sistema de proteção as  instalações nucleares, até mesmo porque interfere nos radares e sistemas de orientação dos mísseis de defesa antiaérea que supostamente comporiam a força iraniana de defesa das tais instalações nucleares.

Os Batallhões equipados com este sistema, pode promover o ” jamming” em movimento, o sistema é projetado para efetuar o reconheciemnto de aeronaves de quaisquer tipos (UAVS ou tripuladas, Stealth ou não) por pulso de radar em 3D e pode ser interligado aos sistemas de defesa anti aérea.

O IRTR 1L222 pode ainda ser empregue na segurança de vôo em modo de radar de baixas altitudes. A FlightGlobal considera que esta  seriaa ferramenta ideal para penetrar nos canais de comunicação que permitem controlar o UAV  através de um computador remoto.

Note-se que o IRTR 1L222 não é necessáriamente um sistema de Jamming, mas sim, parte integrante de um intrincado sistema de guerra eletrônica que  inclue inúmeros outros sistemas e estações de reconhecimento, comando e controle .

Neste domingo, o Exército Iraniano reinvindicou o abate da aeronave sem dar muitas explicações do modo e dos sistemas que foram empregues na operação. Do seu lado, as forças da Coalizão  Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (ISAF) apressaram-se em informar que a aeronave teria perdido o contato com o seu comando sobre o espaço aéreo do Iran, sem igualmente dar informações pormenorizadas do acontecido.

De acordo com o analista militar Russo Vladislav Shurygin:

” O comando e controle de uma aeronave não tripulada UAV é o seu calcanhar aquiles, o que o torna vulnerável. Para se comunicar com os centros de controle, os UAVs necessitam operar em canais de rádio de banda larga, que são protegido. Porém o seu modo de operação permite a incursão de ruídos e sinais interferentes por um agente externo. O Oponente pode saturar o sistema enviando “ruídos” a aeronave o que segundo Shurygin, seria o método mais primitivo de abordagem, outras formas mais elaboradas atuam na tentativa de “raquear” o posto de comando do UAV e assumir o seu controle, para fazer isso, o sistema necessita quebrar o sistema de criptografia e os sinais de controle, abafando o centro de controle de sinal, para assim, assumir o controle do UAV. “

42 Comentários

  1. E.M.Pinto disse:
    05/12/2011 às 14:36 (Editar)

    Pra mim, a melhor possibiidade de abate veio na forma de Electronic War, interferência, distúrbio, saturação e tudo mais.

    Aproveito para falar sobre o causo com o Tal Minutman, que creio não tenha sido o tal Minutman, mas sim o míssil hipersônico que falhou no primeiro teste e foi dado como perdido.
    Não acho improvável a “sabotagem”dos russos naquele caso, pois dispositivos ambos tem, quem viu a sonda Russa Fobus ser desorientada por uam provável irradiação de radares americanos, pode imaginar como isto seria possível.
    Não foi uma PEM, ou EMP ( que não é Edilson M. Pinto este que vos escreve).
    Acho provável que radares, lasers e sistema de interferência possam cortar as comunicações ainda que por frações de segundos, lembro que estas armas são orientadas por GPS e poucos segundos de sombra podem ser catastróficos especialemnte para as mais velozes, deslocando-as de suas rotas.
    Mas aposto que no caso do sentinel, pode ter sido intereferência contínua, saturação, coisa que a USAF jamais irá admitir.
    Quem poderia ter feito? o Irã ou outro parceiro que dispõe desta tecnologia que por sinal já foi usada em guerra, lembram do Tomohawk que desviou 40 km e acertou a embaixada da China?
    Partindo do princípio de que o irã realmente abateu o avião, eu diria que a Aeronave é furtiva, mas como já disse aqui em outra oportunidade, cerca de 10 países dispõe de sistemas capazes de acompanhar aeronaves furtivas e isto não é ficção, é fato, a posição da aeronave pode ter sido fornecida por alguém se o abate foi por mísseis, a coisa se complica, pois achoq ue ninguém suspeita ou defende que o irã domine estas tecnologias.
    aposto mais na guerra eletrônica.
    Na outra hipótese, algum nerd derramou café no controle da aeronave, ou digitou Teerã capital do afeganistão e a aeronave caiu sem combustível, ou ainda, os Iranianos são os caras mais sem noção deste planeta.
    Abraços
    E.M.Pinto

  2. eu acredito que o pais deve procurar desenvolver as mais avançadas tecnologias. se caso for, nao se pode ir guerra com tacapes.
    mas, algumas maravilhas tecnologicas de alguns paises soam como marketing da industria belica, que com o natural distanciamento do tempo e analise fria dos numeros se mostram um pouco “inflados”.
    por exemplo, na guerra do golfo 1 alardeou-se a incrivel precisao das armas guiadas, o que passado algum tempo mostrou-se que os acertos nao eram tao expressivos assim. exemplo: o sistema patriot.
    a crença no mito de que alguns exercitos e tecnologias sao infaliveis, podem levar a constrangimentos como, o abate de aeronave stealth nos balcas; ainda me lembro da velhinha com um cartaz sobre o destroços, que dizia: “desculpe-nos; nao sabiamos que era invisivel…”.
    os drones estao na crista da onda; as atuais vedetes; e portanto infaliveis, justificando os investimentos nestes sistemas. com a saturaçao do modelo, podem aparecer as fragilidades, dando motivos a gastos publicos em novas tecnologias infaliveis.
    e logico que exercitos melhor equipados vencem mais guerras. nao ha duvida. mas, parece que os norte americanos deverao ainda rolar a pedra da industria de defesa ate o alto do monte, para que na proxima decada percebam que ela esta no pe do monte nova mente.

  3. Duas lições foram ensinadas nesse episodio do abate/captura do Sentinel:
    1ª A tão propalada superioridade da furtividade caiu como uma jaca.
    2ª A tão defendida capacidade futura dos caças não tripulados , também,caiu como uma jaca.

  4. Estão me dizendo que o que tem dentro deste caminhão da década de 40 derrubou aquele vant super-moderno? =0 Heueheh
    brincadeiras a parte..
    “outras formas mais elaboradas atuam na tentativa de “raquear” o posto de comando do UAV e assumir o seu controle, para fazer isso, o sistema necessita quebrar o sistema de criptografia e os sinais de controle, abafando o centro de controle de sinal, para assim, assumir o controle do UAV.” ABAFARAM O SISTEMA DE CONTROLE!.. heueheh

  5. CARO FRANCOORP
    .
    A FONTE AGORA FlightGlobal
    .
    PRESTE ATENCAO .
    .
    E ainda tinha um Individuo aqui no blog dizendo qe Russia
    .
    era um mito
    .
    sujeito e um classico exemplo de quem VIVE NA DISNEY DA INLUSAO,
    .
    🙂
    .

  6. a industria de defesa iraniana comecou a se construida de verdade em 1988,e de la para ca os iranianos se preparam para lutar uma guerra contra os eua e seus lacaios,e ao contrario de nos brasileiros que dormimos em berco esplendido,os iranianos trabalharam muito duro e conseguiram criar uma solida base industrial de defesa,alem de uma sofisticada industria civil e um avancado programa espacial e com o apoio de chineses e russos esta conseguindo construir um sistema de defesa realmente poderoso e eficaz.

  7. Jakson Almeida
    Sabe outra coisa que está caindo!?
    É a ideia de caça stealth, basta ver que já existem radares que conseguem detecta-los, além de serem mais caros, perderam sua maior vantagem.

  8. .
    .
    Amigo KLM, muitos precisam acreditar na supremacia para se sentir mais fortes… e além desse SISTEMA ai que ja demonstrou seu valor, ainda tem outros em terras russas que fazem o trabalho ainda mais difícil, com Jamming, seguem ICBM’s e rastreiam alvos com RCS de 0.1 a 2.5 sq.m a vários KM de distancia e altitude… mas na Disney esse desenho não passa!! hehe
    .
    Todos esses radares que passo agora estão oficialmente no catalogo da Rosboroexport, e todos funcionam com datalink digital em 3D, e ainda tem sistema de Jamming,podem ser usados contra Misseis de Cruzeiro, ICBM, SLBM, Drones e todo tipo de aeronave, além de possuir e outros dados secretos… notar que são todos para exportação e estão de-potenciados em relação aos que os Russos Usam:
    .
    —————
    55Zh6UE NEBO-UE
    Waveband metric
    Fighter-type target (RCS = 2.5 sq.m)
    detection range, km, not less than:
    at 500 m 65
    at 10,000 m 310
    at 20,000 m 400
    Hypersonic cruise missile (RCS – 0.9 sq.m)
    detection range, km, not less than:
    at 10,000 m 250
    at 20,000 m 300
    Top boundary of operational coverage
    and coordinates measurement area:
    altitude, km 65
    elevation, deg 16
    Coordinates measurement accuracy:
    range, m 60
    azimuth, ang. min 10
    altitude, m:
    at 2-16° elevation 400
    at 0.8-2° elevation 600
    Number of target tracks processed not less than 100
    Mean time between failures, hrs not less than 250
    ——————–
    NEBO-SVU
    Basic specifications
    Waveband metric
    Detection range (fighter-type target
    RCS = 2.5 sq.m), km, not less than:
    at 500 m 50
    at 10,000 m 250
    at 20,000 m 350
    Top boundary of coverage area:
    in regular circular scan mode, not less than:
    altitude, km 100
    elevation, ang. deg 25
    in tracking mode:
    altitude, km 180
    elevation, ang. deg 45-50
    Coordinates measurement accuracy:
    range, m 400
    azimuth, ang. min 30
    elevation (for angles exceeding 5 deg), ang. deg 1.5
    Jamming immunity, dB:
    clutter 45
    passive interference 30
    active noise jamming 28
    Number of tracked targets not less than 100
    Mean time between failures, hrs not less than 250
    Deployment/out-of-action time, min 25
    ——————
    1L117M – Mobile 3D Radar
    Basic specifications
    Waveband centimetric
    Coverage area:
    range, km 350
    elevation, deg 28
    azimuth, deg 360
    Detection range
    (target RCS = 1 sq.m, jam-free environment),
    km, not less than:
    at 500 m 70
    at 3,000 m 140
    at 5,000 – 15,000 m 180
    Detection range
    (target RCS = 10 sq.m, jam-free environment),
    km, not less than:
    at 500 m 70
    at 3,000 m 160
    at 8,000 m 280
    at 10,000 – 25,000 m 320
    Coordinates measurement accuracy
    (target RCS = 10 sq.m):
    range, m 150
    azimuth, ang.min 7
    altitude, m 400
    Number of target tracks not less than 200
    Clutter rejection ratio, dB not less than 45
    Mean time between failures, hrs not less than 350
    Deployment/out-of-action time, hrs not more than 8
    ———————
    PROTIVNIK-GE – Track Data Processing Radar
    Basic specifications
    Waveband decimetric
    Surveillance zone:
    range, km 10 – 400
    azimuth, deg 360
    altitude, km 200
    elevation, deg 45
    target speed, km/h 60-8,000
    Target detection range (RCS = 1.5 sq.m), km:
    at 100 m 40
    at 1,000 m 100
    at 5,000 m 240
    at 12,000 – 80,000 m 340
    Coordinates measurement accuracy:
    range, m 100
    azimuth, ang. min 12
    elevation, ang. min 10
    Number of target tracks 150
    Natural clutter rejection ratio, dB 50
    Mean time between failures, hrs not less than 600
    Deployment time, min 40
    —————-
    67N6E GAMMA-DE ESSE é ANTI-STEALTH, detecta um alvo com RCS 0.1 a 240 KM…
    Basic specifications
    Waveband decimetric
    Coverage area:
    range, km 10 – 400
    elevation, deg -2…+60
    azimuth, deg 360
    altitude, km 120
    Target acquisition range, km:
    RCS = 1 sq.m up to 400
    RCS = 0.1 sq.m up to 240
    Coordinates measurement accuracy:
    range, m 60 – 100
    azimuth, ang. min 10 – 11
    elevation, ang. min 15 – 18
    Number of tracked targets not less than 200
    Natural clutter rejection ratio, dB 50
    Mean time between failures, hrs 1,000
    Deployment time, min 20
    Continuous operation time, hrs 72
    ——————–
    64L6E GAMMA-S1E
    Basic specifications
    Waveband centimetric
    Radar coverage:
    range/special mode, km 10-300/400
    elevation, deg -2…+30
    azimuth, deg 360
    altitude, km not less than 30
    Coordinates measurement accuracy:
    range, m 50
    altitude, m 400
    azimuth, ang. min 15
    elevation, ang. min 10 – 15
    Number of tracked targets not less than 100
    Natural clutter rejection ratio, dB not less than 45
    Mean time between failures, hrs 500
    Standard/emergency turn-on time, min 5/3
    Deployment/out-of-action time, min 40
    —————–
    .
    Tem outros mas é para baixa altitude ou partes de sistemas existentes em conjunto como o do S-300, ou reconhecimento e acompanhamento de alvos, no fim tudo funciona em sistemas integrados de vigilância!
    .
    Valeu!!

  9. MATHEUS, esses caças stealth são mais caros e levam menos armamentos, sou mais um SU 35 que tem baixa detecção e leva muito armamento. Os gringos estão numa sinuca de bico, quebrados financeiramente e suas duas apostas para superioridade aérea, f22 e 35 estão com os dias contados, resta retrofitar os F15 e usar os F16 e 18 como segunda linha de defesa . Os russos estão bem na foto com os SU 30 e 35, fora o pakfa.

  10. E.M.Pinto

    Partindo do princípio de que o irã realmente abateu o avião, eu diria que a Aeronave é furtiva, mas como já disse aqui em outra oportunidade, cerca de 10 países dispõe de sistemas capazes de acompanhar aeronaves.

    só curiosidade. o Brasil é detentor dessa tecnologia ?

    agradeço

    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
    Salve Osório, infelizmente não…
    Sds
    E.M.Pinto

  11. Cara, eu vivo dizendo, só vou acreditar nos benefícios da tecnologia Stealth quando um F35 ou F22 voar tranquilo sob espaço aéreo russo ou chinês, do mais é simulação de computador, não estou dizendo que a tec. Stealth não serve pra nada, apenas dizendo que ela NÃO FAZ MILAGRE!!

  12. Eu não diria isto, acho que a vulnerabilidade no caso está na ECM e não na furtividade.
    As comunicações da aeronave e o centro de comando, podem, repito, podem ter sido o ponto fraco.
    como disse em outra oportunidade, são poucos os países que possuem sistemas capazes de detectar os Stealth e mesmo asism duvido que muitos deles consigam sustentar esta capacidade por mais de 1 mês frente a um confronto com uma super potência. Os radares e satélites seriam os primeiros alvos antes do ataque final.
    Sds
    E.M.Pinto

  13. Ou seja a guerra fria já recomeçou,aquela velha história de um sabotando os equipamentos e planos do outro (EUA X Rússia,ou seria Spy vs Spy rsrsrs)
    Vai começar o sabota daqui e sabota de lá sem fim.Acho que a situação no oriente médio pode esfriar por enquanto devido a este baque,ou então vão para o pau de vez e seja o que Deus quiser.
    Mesmo sem o F-22 e F-35 os EUA tem os F-15,F-16 e F-18 que ossos duros de roer,não bastando isso eles os possuem em quantidade muito grande.Vale lembrar que a Arábia Saudita fez uma compra assombrosa de peças de reposição para seus caças.Não é difícil de supor que servirá de apoio logístico aos EUA Se e somente se o Tio Sam resolver puxar as barbas do Aiatolá.O Irã deve se orgulhar e ao mesmo tempo botar as barbas de molho está perda não ficará sem resposta.Se houver alguma sabotagem, como aconteceu da última vez, podem ter certeza que foi vingança pelo Drone perdido.

  14. Jakson Almeida disse:
    06/12/2011 às 17:29
    Duas lições foram ensinadas nesse episodio do abate/captura do Sentinel:
    1ª A tão propalada superioridade da furtividade caiu como uma jaca.
    2ª A tão defendida capacidade futura dos caças não tripulados , também,caiu como uma jaca.

    Caro amigo Jackson Almeida, que saudade dos tempos de dogfight entre Me-109 e Spitfire ou entre Me-262 e P-51 Mustang aquilo sim é que era combate leal, onde valia a habilidade do piloto e ponto final, ou seja “voar para viver” sem contar que o que mandava mesmo era os rústicos sistemas hidráulicos e a grande quantidade de instrumentos analógicos. Sem a tecnologia para fazer tudo. Aquilo é que era voar!!!

  15. Sinceramente eu acho que eles abateram da mesma forma como abateram os 3 anteriores que ate hoje os EUA se calaram.Eles abateram os 3 anteriores com MISSEIS.A forma de detecção e bla bla bla podem terem sido muitas inclusive armas eletronicas mas não se esqueçam que com certesa o Irã conta com acessoria de satelites e rastreadores Russos.Agora o que vai surgir de possibilidades Ns e possiveis parafernalhas rsrs rsrs Um prto cheio para aficcionados rsrs rsrs E daqui a pouco ja vão começarem a quererem se destruirem por comentarios e raciocineos e ate troca de gracinhas rsrs rsrs GALERINHA A UNS MESES ATRAZ A GUARDA REVOLUCIONARIA IRANIANA JA HAVIA ABATIDO A MISSEIS 3 DRONES AMERICANOS E INCLUSIVE UMA EQUIPE ESPECIALISTA RUSSA FOI A DAMASCO VER OS BICHANOS E DEPOIS DISSO TANTO RUSSIA QUANTO IRÃ COMEÇARAM A DESENVOLVEREM UAVs MAIS SOFISTICADOS OBRIGADO TIO SAM rsrs rsrs

  16. Eu falei em outro tópico e volto a falar….
    A TECNOLOGIA STEALTH SERÁ INVIÁVEL FUTURAMENTE.
    .
    Os sistemas de radares, satélites e etc anda a passos muitos mais largos do que a tecnologia stealth….
    .
    Esses problemas todos no F-22 e no F-35 são todos causados pelo grand desgaste que os compostos hoje utilizados na tecnologia stealth sofrem….
    .
    Um F-22, a arma mais avançada dos EUA ficaria no chão por causa de um tubo de oxigênio ineficiente? conta outra…
    O projeto do f-35 está atrasando cada vez mais seu programa porque apesar de sistemas e tudo estarem já praticamente finalizado, algumas partes do revestimento ainda insistem em se degradar em apenas alguns voos testes…
    .
    Não tenho fatos táteis pra mostrar o que disse, já vi citacões isoladas sobre esses fatos e os juntei… e não me sinto um idiota falando isso… eu acho que tem muito sentido….

  17. Mas é obvio que a comunicação de comando foi e é o ponto fraco n~~ao so nesse episodio como em qualquer outro seja missel,foguete,caça ou drone.Gera frequencia e tudo o que gera frequencia é captavel.Quanto a STEALTH o unico que conheço que é eficaz é a Ratazana que corroe os cofres publicos Brasileiros este sim é indetectavel.

  18. A REALIDADE PSICODÉLICA
    .
    .
    .

    Eu me lembro bem,uma figuraça que adora deslizar na maionese,afirmara que o invisível e super upaupa de um F-22 voasse sobre a Russia,seria uma festa,aprontavam o sete no espaço aéreo russo e que até radinho de pilhas aqui no Brasil iria chiar….Hahahah..!
    .
    Que coisa heinnnn…esse mundo prega cada peça…..é muita ilusão para poucos neurônios.
    .
    Só falta testá-lo no espaço aéreo Russo,caso se não estiver acabado pelas teias de aranhas e pela empoeira do chão!

  19. Pelo que podemos observar neste contexto internacional o Brasil é um país sui generis, é o unico que trata as questões de segurança interna com desdém. Dotado de riquezas e territorio incomum, parece que vivemos na terra do principe feliz, tratando e conversando com andorinhas e outros bichos na linguagem dos patos.

  20. Olha, não tenho intenção de defender ninguém, mas gostaria de fazer uma observação: no tempo em que tenho trabalhado com TI tive oportunidade de conhecer gente de todo lugar do mundo. ‘Se’ os russos permitirem que certas ‘afirmações’ feitas pelos americanos ocorram é porque algum vírus está derretendo a capacidade de raciocínio deles e, duvido muito, que tal coisa esteja ocorrendo. Eles criaram tecnologia no mesmo ritmo que os americanos. Tenho certeza que, apesar do investimento provavelmente ser muito menor hoje, a capacidade de desenvolvimento deles ainda é a mesma. Gostaria também de lembrar que ‘marketing’ é uma das especialidades dos americanos.

  21. STEALTH ?? Isso é mais mito do que realidade, só funciona contra países pobres e mal armados. Lembro que na Guerra da Bósnia!! Quando derrubaram o F-117 A Russia disse : “Aviões furtivos não voam sobre o céu de Moscou! ” – ali foi jogado por terra o mito dos super aviões invisíveis.

  22. Mas devemos admitir que o design dessas máquinas é fantástico, junto com as cores diferenciadas do f22(preto fosco) e do f35(cor de burro quando foge, cheio de ziguezagues e transições de diferentes materiais bem visíveis mesmo com a pintura)… a simples presença deles estacionados, parcialmente ineficientes, devo admitir que já causa certo receio em seus inimigos..

  23. E.M.Pinto disse:
    06/12/2011 às 16:44
    E.M.Pinto disse:
    05/12/2011 às 14:36 (Editar)
    Pra mim, a melhor possibiidade de abate veio na forma de Electronic War, interferência, distúrbio, saturação e tudo mais.
    ———————————–
    Está correto.
    Só há uma arma capaz de não ser interceptada por armas avançadas:
    O míssil do Dandolo.
    Motivo: É muito rápido e os sistemas de rastreamento não terão como acompanhá-lo.
    Que país no mundo gostaria de tê-lo ?
    O Brasil eu sei que não é, pois me consideram louco.
    EUA, China, Rússia ou Israel ?

  24. Eu tenho muita simpatia pelos chineses, pois eles eliminam o mal de seu país (tiro na nuca). O Grande Anjo, com a sua espada branca mora na China, e o Grande Satã com a sua espada vermelha mora no Brasil. O Brasil não executa os seus políticos corruptos e assassinos contumazes e em série. Aliás, não vi nenhum político corrupto ser preso no Brasil até hoje. O Grande Satã realmente é brasileiro. Um assassino no Brasil, fica entre 4 a 8 anos preso, depois sai limpinho. Isso é coisa do mal.

  25. Isso é bom pro americanos e israelenses pensarem duas vezes antes de se aventurarem em atacar o Irã!Não vai ser mamão como açucar não!

  26. Corre grinlada que os Iranianos tão malucos, essa vai entra com certaza no best seller dos yankes o tiro pela culatra. kkkkkkkkkkkkkk

  27. DANDOLO meu caro voce anda comendo polenta demais rsrs rsrs.Rastreadores e armas de interferencia são boas opções para paises teoricamente mais fragilizados belicamente.Padrões de potencia para quem ainda tenta levantar-se para tentar aprender a engatinhar é a filosofia do tolo estrategico.A filosofia estrategica militar de uma nação se molda nas necessidades da mesma.Quando a estrategia de defesa esta a cargo de leigos politicos e pequena elite aristocratizada militar o que temos é a filosofia Brasileira de estrategia de defesa.O Irã é um bom exemplo de estrategia de defesa adequada encima de uma filosofia pratica.Brasileiros e suas teorias fundamentadas no padrão OTAN rsrs rsrs Mas como especialistas,estrategistas e psicodélicos com as cucas cheias de Stasy andam dizendo ate que a China vai quebrar primeiro que os EUA rsrs rsrs Todos os prognosticos Ocidentais deram com os burros nagua rsrs.Lembram de quando o J20 voaria,de quando o NAe Chines sairia ao mar rsrs rsrs E o F22 projeto acabado 5.0 não sai para voar rsrs rsrs sem falarmos do F35 inacabado que sempre é recolhido para revisão de projeto rsrs rsrs Então os Senhores da guerra tem o que para fazerem frente ao avanço Russo e Chines?F18,F15,F16,Minuthemams rsrs rsrs Canhão Flash e as terriveis e timidas plataformas atiradoras de Hot-Dogs com ovos podres rsrs rsrs Causam alem de indigestão alta produção de gazes metano na tropa adversa rsrs rsrs Os Lobos banguélas e falidos se desesperam os magrelinhos Iranianos com panos de chão encardidos na cabeça JA DERRUBARAM 4 DRONES DE ALTA TECNOLOGIA DE ULTIMA GERAÇÃO rsrs Os primeiros 3 uma equipe tecnocientifica Russa foi a Teerã para avalia-los rsrs e com esse ultimo não deve ter sido diferente.Iranianos repassam aos Russos,aos Chineses não rsrs rsrsJa estão fazendo drone de alta-altitude e de decolagem vertical OBRIGADO TIO SAM OBRIGADO BARAC OBAMA OPS OBAMA BIN LADEN rsrs rsrs

  28. Caro 1maluquinho na I Guerra o Japão estava muito bem armado derrotando inclusive de maneira humilhante uma potência Européia que era a Rússia,mas aí venho a II Guerra e o Japão tomou uma sova dos EUA,depois da II o Japão largou as armas e tentou economicamente vencer os EUA e deu com os Burros n’água de novo.Hoje os Yanks estão inegavelmente mais debilitados mas,infelismente possuem uma máquina militar mostruosa que se puserem em movimento aí prepare-se por que será o final dos tempos.
    É claro que é preciso consenso tanto interno como externo para invadir o Irã por exemplo, uma vez consquistado o consenso e se os EUA partirem com Full power o Irã seria pulverizado e os EUA seriam mais odiados do que já são.
    O que os persas conseguiram foi um grande feito seja lá de que forma e os EUA e seus asseclas terão seu ímpeto freado por um certo período,até eles avaliarem qual é a melhor atitude a tomar em relação ao Irã.Notei (se por coincidência ou não)que as notícias sobre o Irã sumiram da mídia nacional depois da perda do precioso brinquedo Yank.
    Só pra terminar os Chupa-cabras são covardes eles só atacam países extremamente indefesos que não tenham como revidar a covardia,como foi o caso da Líbia,se o magrinho do Irã mostrar um pouquinho de muque aí os chupa-cabras ficarão com receio.Não sei se com a situção economica atual do dito primeiro mundo haverá consenso para um eventual ataque ao Irã.O mundo hoje mudou e há pessoas que não acreditam mais em mentiras mal contados e por ilusões da televisão.

  29. Mais já rárárárárárárárárárá o tão endeusado RQ-170 Sentinel mal saio de protótipo para operacional e já foi ao chão ? kkkkk imaginem o que vai ser dos F-35 e F-22, quem mandou espionar o irã ? agora vão passar vergonha para os resto dos seculos e medo total de entrarem com seus cacinhas stealths, aposto que os persas vão se apoderar dos restos de sua estrutura estuda-la e criar seu próprio caça stealth yankes e suas propagandas enganosas tão enganosas quantos os produtos asiáticos de fundo de quintal.

  30. A saída é fazer essas aeronaves nao tripuladas guardarem em memoria sua tragetória, de forma que ja ficam programadas, nao possuindo portanto um link a ser quebrado…

Comentários não permitidos.