Colombianos tomam as ruas pelo fim da violência das Farc

Colombianos de dezenas de cidades no mundo marcharam pela libertação dos civis sequestrados; presidente também aderiu ao protesto

Foto: AP Ampliar

Mulher segura camiseta contra as Farc durante marcha contra os sequestros na cidade de Cali, Colômbia

Indignados com a execução de quatro reféns pela guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc), os colombianos tomaram nesta terça-feira as ruas de várias cidades do país e do mundo para pedir liberdade aos 11 civis sequestrados e exigir o fim da violência praticada pelos grupos armados ilegais.

Conforme o cofundador da Organização Colombia Soy Yo, Carlos Andrés Santiago, espera-se que a manifestação incentive dez milhões de colombianos a participar do movimento. “Além dos pontos oficiais de concentração nas principais cidades, chamamos os cidadãos de todos os municípios para que saiam às praças, que se concentrem nas ruas”, disse.

Leia também: Colombianos preparam marcha contra as Farc

O representante da organização explicou que a iniciativa se consolidou “no dia em que as Farc assassinaram de maneira covarde quatro membros da polícia e foram seus familiares que se mobilizaram para organizar essas passeatas”.

Para Santiago, “a sociedade colombiana não pode deixar de cobrar os atos das Farc” do dia 26 de novembro, quando os policiais Edgar Yesid Duarte Valero, Elkin Hernández Rivas e Álvaro Moreno, assim como o sargento do Exército José Líbio Martínez, sequestrados a mais de dez anos, foram assassinados por seus sequestradores no meio de uma operação militar.

No site do grupo que organizou o megaprotesto, estão estabelecidos os pontos de encontro das cidades colombianas de Bogotá, Cartagena, Medellín, Barranquilla, Santa Marta, Valledupar, Bucaramanga, Cúcuta, Yopal, Tunja, Villavicencio, Cali, Ibagué, Florença, Pasto, Armenia, Pereira e Manizales.

Além disso, estão convocados os colombianos e demais simpatizantes com a mobilização que residam nas cidades americanas de Washington, Nova York, Miami e Boston, assim como nas capitais do México, Canadá, Panamá, Peru, Argentina, Irlanda e Espanha. “A mensagem dessas organizações está centrada na exigência da liberdade imediata e incondicional de policiais, militares e civis” em poder das Farc, declarou.

‘Há desejo de paz’

O presidente colombiano, Juán Manuel Santos, se juntou aos manifestantes na tarde desta terça-feira. Ele aderiu à passeata do município colombiano de Villeta, onde caminhou junto aos manifestantes para protestar contra o conflito armado de quase meio século vivido pelo país.

“Exigimos já a libertação desses 11 heróis da pátria que continuam sequestrados nas mãos das Farc. Essa (passeata) é uma forma de expressar nosso sentimento no dia de hoje, de dizer: ‘libertem-nos já’, incondicional, como uma demonstração de que realmente há desejo de paz”, disse o presidente.

Em resposta às especulações de que o Estado está interessado em estender essa guerra, Santos disse que nem o governo nem as Forças Armadas têm o desejo de manter esta dinâmica. “Quero dizer que todos unidos, como cidadãos colombianos, estamos comprometidos com a paz neste país. E queremos nos expressar a favor desta paz, contra o sequestro, para que libertem os reféns e possamos nos voltar para o futuro com mais otimismo e esperança”, concluiu o presidente.

O presidente enfrenta uma crescente pressão dos colombianos para dar fim ao conflito que já matou dezenas de milhares de pessoas nas últimas décadas. Responsável por alguns dos mais duros golpes sofridos pelas Farc ao longo da sua história, incluindo a morte do dirigente Alfonso Cano no mês passado, Santos manifesta a disposição de negociar a paz caso os rebeldes marxistas entreguem suas armas e parem de cometer atentados e sequestros.

As Farc rejeitam a exigência, mas Cano sugeriu, antes de ser morto, que o diálogo era a única solução.

Helicópteros sobrevoaram Bogotá e houve um buzinaço nas ruas, enquanto colombianos vestidos de branco faziam uma passeata até a principal praça da cidade, segurando fotos dos homens assassinados e gritando: “Basta de guerra! Sim à vida, sim à paz.”

“Já toleramos bastante as Farc”, disse o engenheiro Ruben Castano, que tirou um dia de folga para participar do protesto. “Santos, é hora de acabar com isso.”

Fonte: Último Segundo

17 Comentários

  1. Cadê os defensores da esquerda vendida da AL?… não são vcs os primeiros a acusarem os gringos de genocidas, a otan de massacrar indefesos mundo afora?… AGORA SE CALAM… COVARDES!!!

  2. Por mim tiramos todos os Soldados do Haiti e damos um Treinamento Digno aos nossos Soldados….

    Acabemos com as FARC …. O EB Pode facilmente com eles!

  3. Alem de mostrarmos a Todos nossa atividade na região e que estaremos de pronto atendimento para defender Nosso territorio de uma possivel Invasão

  4. Esse é um trabalho bem elaborado pelos socialistas da Am. Latina, o próprio pres. da Colômbia já disse que não precisa de ajuda para acabar com as Farc, seus líderes estão sendo mortos um após o outro, as Farc vão acabar sendo dizimadas.
    O que sobrou então foi uma chance de anistia AMPLA, GERAL E IRRESTRITA (lembra disso?), aí eles não dirão que foi recuo , mas que tiveram a chance de se transformarem em PARTICOS POLÍTICOS.
    Aliás uma sugestão do Lula amigo do Chaves amigo da Dilma.

    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,lula-sugere-as-farc-criar-partido-para-chegar-ao-poder,362096,0.htm

    Mas o problema não é lá é aqui. Veja isso.
    http://www.youtube.com/watch?v=KztmO-_EqhQ&feature=related

  5. Eles o povo,que são vítimas costumasses do descaso da segurança pública e da incompetência dos governantes bem como da politicagem barata que se vê a té por aqui,realmente deve ir as ruas e protestar exigindo respeito por parte das autoridades constituídas….estão de parabéns….. é isso mesmo!

  6. O Governo (PT + PMDB), e seus aliados, não podem mais apoiar as FARCs.
    Se a FARC não acabar, sou a favor da intervenção da OTAN na Colômbia, Peru, Bolívia e Venezuela, e quiçá no Brasil.

  7. Por que as Forças Armadas do Brasil não invade a Colômbia para ajudar o governo a pacificar o país ?
    Então, que venha a OTAN para fazer esse serviço.

  8. Juam manuel santos é de qual alinhamento político?
    Porque A esquerda deve se calar? a extrema direita não conseguiu resolver o assunto colocando as 5 bases americanas lá…. que só servem pra treinamento de soldados americanos e dissuazão regional… essas bases não deram certo? ou o combate ao narcotrafico era só um pretexto pra colocar as bases?
    No afeganistão ocorreu o mesmo, o proposito americano não conseguiu se firmar, logo a população teve de apelar para a negociação com os talebans… e agora os colombianos tem de apelar para um diálogo contra as FARC, que abastece todo o mercado americano de viciados

  9. .
    .
    Sim Blue Eyes, sim, sim… vai perguntar pro governo Colombiano o nome dos cadáveres encontrados nas valas comuns mortos pela policia ou milicia de direita como falsos positivos… já passam de 20 mil até agora segundo alguns organismos da ONU!!
    .
    Pra mim covarde é quem não questiona sobre os dois lados, fica ai se escondendo atras de Jargões e Clichês!!
    .
    O que vejo lendo essa matéria é que a população quer o fim dos conflitos, e que as FARC’s deixem de combater com armas e passe a se expressar na politica, normal para um povo que está em guerra civil a 50 anos!
    .
    .
    .
    Agora você quer falar sobre politica de direita ou esquerda como sempre em suas postagens… vamos la!
    .
    Você deve estar muito feliz por abolirem o 13° Salario(Partido Socialista Inglês- no Brasil Goulart 62) e as férias pagas pelo patrão(Partido Comunista Francês 1939)em Portugal né Blue Eyes, e quando acabarem com a Pensão Social na Itália, (um minimo para quem não contribuiu e passou dos 65 anos- Socialistas da Alemanha – Gov. Bismarck) você vai entrar em extasie né, assim essas três vitorias da esquerda europeia que viraram ponto de referencia e modelo para o mundo inteiro acabam né, e o patrão vai poder ficar mais rico com dinheiro economizado com os “Custos Sociais” mais concentrado!!
    .
    Ou seja na crise eles fazem os ricos ficarem mais ricos tirando direitos trabalhistas e sociais dos trabalhadores… daqui a pouco vão tirar o limite de trabalho de 8 horas por dia, uma vitoria do socialismo francês na virada do 800-900, deixando o rico patrão escolher quantas horas o empregado tem que trabalhar por dia, e assim acabando com o bônu$ da hora extra-trabalhada fora do horário legal de trabalho…
    .
    Sem duvida o senhor vai rir de orelha a orelha ja que possivelmente acabarão com o Salario Minimo Sindical por Categoria de Trabalho na Itália, que existe na Europa em substituição ao nosso Salario Minimo Geral da era Vargas, que foi uma vitoria do idealizador da proposta, o Marxista Palmiro Togliatti!
    .
    E creio que ficará feliz também com o fim do Estado de Bem Estar Social que nasceu na Inglaterra da Revolução industrial mas teve verdadeiro impulso virando até modelo sob a monarquia Alemã de Guilherme II em governo do primeiro ministro Bismarck, onde nota-se que o Rei e o Chanceler Bismarck vendo o que acontecia na Suécia entenderam que essas não eram despesas do estado, mas investimentos no futuro do próprio país, pois com educação grátis a mão de obra fica melhor qualificada, e com saúde grátis o operário especializado pode voltar ao trabalho e continuar produtivo gerando riquezas…
    .
    Mas creio que pra você a visão da direita de Harvard deve ser mais avançada e mais propicia para a evolução da especie, onde a educação pré universitária deve sim ser publica, pois o cidadão deve aprender a ler para entender a propaganda do sistema, mas a educação de especialização deve ser privada, pois assim o estudante aprende que a verdadeira razão se seu viver é para o acumulo de riquezas e não para causas sociais ou igualdade de posição… e tem também nesta filosofia a questão da saúde publica que deve por questão de Propaganda existir, mas somente para os idosos, já que para os trabalhadores essa deve ser paga, pois assim dão valor ao trabalho e a concorrência, onde o outro que não pode pagar as curar médicas privadas sai do mercado de trabalho abrindo assim mais oportunidades para os que nele estão entrando ou querem se manter… realmente o direitismo é muito avançado em ciências sociais né??
    .
    Pecado que esse modelo Americano existe só por la, já que no resto do ocidente o Estado de Bem estar Social continua… e se a maioria esmagadora (99%) dos povos ocidentais escolheram este modelo de vida em suas sociedades é porque funciona sendo o melhor para seus povos e para seu futuro!
    .
    Valeu… e seria bom se passasse a colocar dados em suas postagens, como fiz acima, senão vira somente pregação gratuita de ódio politico para dividir o povo sem demonstrar que não existem demônios, mas fatores… e sei que essa pregação ai e somente para poder dominar os fracos sem opinião própria mais facilmente!!

  10. as farc são um lixo, usam os mesmos metodos que guerrilhas nojeta na africa central, masacram e pilham vilarejos, sequestram as crianças e fazem lavagem cerebral para que sirvam seus intereces escusos, a ideologia e so uma fachada( para variar) não passam de um cartel de drogas como qualquer outro

  11. Dandolo disse:
    07/12/2011 às 09:43
    enquanto eu e meus irmãoS patriotas estivermos vivos, a OTAN não poe a bunda branca aqui sem achar o inferno na terra, nada me enoja mais do que gente que prefere que outros lutem suas batalhas para elas, tecnologia e coisa para maricas criados pela vó, na hora que o bicho pega e puxar o ferrolho soltar o retem, e ferro nas bunecas rsrsrs, e para traidores entreguistas, nada alem do que manda o art. 88 da nossa contituição… O FUZILAMENTO

  12. É Francoorp… cansei de gastar meu latim com protozoarios… até porque “e sei que essa pregação ai e somente para poder dominar os fracos sem opinião própria mais facilmente!!” não corresponde a sua realidade… logo vc que se guia por mentes tão honestas como Pepe Escobar, PHA, um tal de Mauro Santa alguma coisa, entre outros tão bem ilustrados como vc… tá em boa companhia… para descer aos calabouços de Dante (Alighieri, se sabes quem se trata)… saudações caro torneiro de ideias…
    Em tempo: não pode me acusar de SEMPRE ir contra suas pregações… já houve momentos seus de lucidez em que te apoei… raros… mas não pouco importantes…

  13. .
    .
    “Pepe Escobar, PHA, um tal de Mauro Santa”
    .
    Não sei por que dizes que estou com eles se não procuro formar opinião mas somente demonstrar fatos históricos da esquerda pra iluminar a todos que não existe um mundo preto ou branco como muitos pegam por ai, mas existe sim um mundo cinza… tanto direita como esquerda tiveram sua importância, e agora a Globalização Bancaria está tirando o bom que os dois lados trouxeram para a humanidade, tentando trazer somente o lucro individual a substituir o bem coletivo!
    .
    No mais não estou te acusando de ir contra minhas ideias, coisa normal em democracia, até já te apoiei em alguns casos lúcidos também, mas digo que fazer proselitismo cego indo contra os fatos históricos das conquistas da esquerda no mundo que tanto trouxeram para nossa sociedade moderna é radicalismo demais, pois sem elas vemos considerados grandes retrocessos no caminho da evolução da nossa especie!
    .
    Era somente pra constatar posições baseadas em fatos históricos… exite o gelo do calabouço 9…
    e seus seguidores estão sempre ativos por ai.
    .
    VALEU!!

  14. Ih…
    .
    .
    Se tem uma coisa que não consigo entender, é a existência de “valentões de coluna de comentários”, que ficam ofendendo os demais com termos chulos e agressivos, demonstrando uma risível apelação e descontrole emocional.
    .
    .
    Alguém poderia me dizer o motivo pelo qual se faz necessário desqualificar o outro?
    .
    .
    Sobre as FARC: Elas surgiram em um contexto de opressão e massacre no meio rural colombiano, ainda que as lideranças tenham provindo das cidades…
    .
    .
    E as guerrilhas colombianas só serão extintas quando a sociedade colombiana tiver a coragem de enfrentar os “Paramilitares”…
    .
    .
    Os Paramilitares, conhecidos pela sigla AUC, hoje, possuem mais armas, efetivo e poder, que as guerrilhas sobreviventes, ELN e FARC.
    .
    .
    Os Paramilitares matam mais, sequestram mais e protegem com maior presteza os traficantes do país.
    .
    .
    Paramilitares que foram protegidos por Uribe, diga-se, e não estão sendo ameaçados por Santos…
    .
    .
    Os Paramilitares, hoje, não só fornecem proteção aos cartéis sobreviventes, como também atuam diretamente na distribuição e produção da pasta de coca…
    .
    .
    Os Paramilitares cometem crimes politicos, em favor de Uribe. Mataram vários ativistas e sindicalistas que se opunham ao governo…
    .
    .
    Como se vê, o conflito interno colombiano e bem mais complexo do que parece, principalmente, para quem precisa chamar os demais de “protozoários”…

  15. Francoorp é um poço sem fim de informação… parabens rapaz…
    Sou péssimo em lembrar nomes, datas e personagens.. Já encontrei fundamentação tátil para meus pensamentos em vários de seus comentários… Contra fatos concretos não há argumentos suficientes para os derrubar…
    thanks

Comentários não permitidos.