EMBRAER realiza promeiro voo da plataforma EMB 145 AEW&C desenvolvida para o GOVERNO INDIANO

Fotos: Lucas Lacaz Ruiz / Especial para o Terra

EMB 145 AEW&C (Airborne Early Warning & Control ou Alerta Aéreo Antecipado e Controle)

Entrega da aeronave está prevista para o primeiro semestre de 2012.

A Embraer realizou voo inaugural da primeira aeronave EMB 145 AEW&C (Airborne Early Warning & Control ou Alerta Aéreo Antecipado e Controle), de um total de três encomendadas do governo indiano. O voo, que ocorreu na sede da Embraer, em São José dos Campos, transcorreu normalmente e todos os testes planejados foram executados com sucesso.

(*) Click aqui para – ver o vídeo – do primeiro voo do EMB-145 AEW&C da Índia

Este voo conclui mais uma fase importante desse programa e inicia a campanha de testes em voo”, disse Eduardo Bonini Santos Pinto, Vice-Presidente Sênior de Operações & COO – Embraer Defesa e Segurança. “Estamos caminhando para entregar a primeira aeronave durante o primeiro semestre de 2012.”

Baseado no comprovado jato regional ERJ 145, a aeronave tem sistema de reabastecimento em voo, comunicação por satélite, aumento significativo na capacidade de geração elétrica e refrigeração, e um amplo conjunto de modificações aerodinâmicas e estruturais. Essas melhorias permitirão a instalação de sistemas eletrônicos avançados atualmente em desenvolvimento pela Organização de Desenvolvimento e Pesquisa em Defesa (DRDO) da Índia sob coordenação da agência aeronáutica CABS (Centro de Sistemas Aero-Embarcados).

Atualmente, há quatro aviões Embraer Legacy 600 sendo utilizados pela Força Aérea da Índia (IAF) para o transporte de autoridades indianas e estrangeiras. Um quinto Legacy 600 é operado pela Força de Segurança de Fronteiras (BSF), subordinada ao Ministério do Interior da Índia.

A Embraer na Índia

A Embraer tem uma forte presença no mercado indiano e tem como clientes de uma variedade de produtos tanto o governo nacional quanto organizações privadas. Além da IAF e da BSF, a Empresa tem obtido sucesso na venda de jatos executivos a companhias privadas na Índia, como Aviators Pvt. Ltd. – o primeiro cliente de jatos executivos Phenom na região – e Invision Pvt. Ltd., que atualmente possui a maior encomenda de jatos Phenom 300 e Phenom 100 na Índia. Para apoiar as operações do crescente número de clientes e operadores de jatos executivos da Embraer no país, a Empresa nomeou a Indamer. Pvt Ltd. e a Air Works  Pvt. Ltd. como centros de serviços autorizados.

Fonte: EMBRAER

16 Comentários

  1. Parabéns a EMBRAER, essas compras mostram a determinação da Potencia ìndia em ter no seu invetário o melhor , espero q o GF do BRASIL imite-os equipando n FAs c a máxima urgência, pois estamos nos encaminhando, o planeta?!?! p uma situação em q seremos obrigados a pegar em armas, vide as ordens de Putin aos seus Gen. assim como a mesma coisa aos oficiais superiores Chineses…P ontem senhores, p ontem, enquanto temos tempo. sds.

  2. O avião foi projetado no need for speed underground??
    Tem tanto cacareco!

    Tomara que seja bom pois bonito não é(mas isso não importa).

  3. O Brasil deve se tocar que o investimento em poder belico para exportacao da muito dinheiro. Tomem por conta a russia. Nao e so Vender Carne nao!!!!

  4. Xtreme,
    A Embraer tem uma parceria com a Ericsson que fornece o radar (Eryeye) do R-99. Infelizmente acho que ainda não dominamos esse tipo de tecnologia.
    Quanto ao “DOMO” tambem não sei o que é. Aparentemente a versão usada pela FAB não tem. Provavelmente é para algum sistema que os próprios indianos virão a instalar.(Acho eu)
    No mais uma ótima aeronave; parabéns a Embraer pelo também reconhecimento internacional de seus produtos.

  5. alguem da fab deveria explicar porque os nosso R99 não possuem sonda de rabastecimento, sera que acham o espaço aereo brasileiro pequeno ?
    no mais fantastica noticia, linda aeronave, espero que sejam adquiridas mais unidades para nosa força aerea

  6. R22 e XTREME
    O EMB 145 AEW&C para a Índia irá juntar-se à bem-sucedida família de aeronaves de vigilância da Embraer. Ele será equipado com um conjunto completo de sistemas de missão, composto por um potente radar de vigilância aérea e sistema de comando e controle, além de um conjunto completo de sistemas de apoio à missão, tais como avançados sistemas de comunicação e apoio eletrônico, link de dados, e dispositivos de auto-proteção. Os sistemas de missão estão atualmente sendo desenvolvidos pelo CABS e pela DRDO, da Índia, e serão integrados com a plataforma do EMB 145, sob a coordenação do CABS. A Embraer também está instalando, de acordo com os requisitos da DRDO, um sistema de reabastecimento ar-ar, uma fonte adicional de energia elétrica e uma unidade extra de refrigeração sobre a plataforma anterior do EMB 145 AEW&C.
    http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/3869/EMBRAER—Primeiro-Voo-do-EMB-145-AEW&C-Desenvolvido-para-a-India

  7. Capa Preta
    È porque, nosso oficiais generais , tem a visão ” MÍOPE ” e desfoca sobre estratégia de guerra moderna.
    Ainda guardam os resquícios da segunda grande guerra , e acreditam , que em caso de guerra , enfrentaremos o inimigo em nosso território.
    O resultado disso , é equipamentos desenvolvidos & fabricados para nosso TO ( Teatro de Operações ), desconhecem ou ignoram , que o Brasil almeja uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU , e caso isso aconteça , teremos que ter forças armadas e equipamentos , para qualquer TO do mundo, coisa que acontece com as FAA,s Americanas.
    Xtreme
    O radar da versão Indiana do R-99 , se não me engano , é de fabricação Indiana , inclusive , foi oferecido ao Brasil, participação no desenvolvimento desse radar.
    Mas como adoramos ” Beijar na boca de Europeus e Americanos ” , sei lá porque cargas d’água , não aceitamos, assim como também não aceitamos parceria no desenvolvimento do míssil BRAHMOS , PAK-FA etc..
    Será pressão de forças alienigenas ?? vai saber rs.
    Há boatos que esse radar Indiano , é tão bom ou até melhor que o ERYEYE , assim como fomos convidados a participar do desenvolvimento de outros sistemas para o R-99 Indiano .
    Agora , quanto a aquisição pela FAB , de novos R-99 , sou a favor de uma nova ” plataforma ” . Que caiba, mais sistemas eletrônicos, capacidade de geração de energia, sonda pra REVO etc..
    Quem sabe uma versão do frankenstein KC-390 ?ou até mesmo uma versão do EMB-190.
    Há boatos , que a FAB+ MONTAER ( Embraer ) , estariam estudando uma nova versão dessa aeronave ( R-99 ).
    Agora , vejam o exemplo indiano , ao invés de adquirirem todo os sistemas e montarem numa aeronave montada no pais , como fez um certo pais dos bric,s , e que agora se orgulha de exportar aviões made in Brasil .
    Os indianos fizeram completamente ao contrario , adquiriam a célula , e estão ” recheando ” com sistemas eletrônicos realmente feitos e desenvolvidos in house.
    Mesmo passo seguido por Israel , e que se diga de passagem, hoje é uma das maiores exportadoras de tecnologia bélica .
    Temos muito que aprender !!!

  8. Fica difícil de acreditar que um país que produz essa sofisticada, eficiente, comprovada em trabalho, e uma das mais elegantes das aeronaves militares do mundo, não tenha produção de ICBMs e sondas espaciais.
    #
    Para um estrangeiro deve ser imcompreensível, mas como sou brasileiro bem sei o motivo dessas lacunas… Club Mensalinho Mensalão Brasília.

  9. Caro FOXTROT,

    a antena indiana vem sendo desenvolvida pelo DRDO há muitos anos sem sucesso, dificilmente será melhor que a ERIEYE. Isso é boato de internet. A EMBRAER foi contratada pela India, pois em uma tentativa indiana de fabricar uma antena e pendurar em um avião russo, eles derrubaram o avião, pois a antena se desprendeu em vôo. Eles são tão espertos, que no vôo estavam os principais cientistas responsáveis pelo desenvolvimento da antena o que atrasou mais ainda o seu desenvolvimento já lento. Pois é, parece que a MONTAER tem mais competência em cálculo de cargas aerodinâmicas que os amigos indianos. Sobre sonda REVO, a época do desenv. do R-99 a FAB não quis bancar com os custos e riscos de desenv. Agora que a tecnologia foi desenvolvida para INDIA, muito provavelmente podem ser aplicados boletins de serviço nas aeronaves FAB e incluir a modificação no R-99, sem custos absurdos. Lembrar que graças a tecnologia desenvolvida para FAB pela MONTAER, aeronaves AEW foram exportadas para Mexico, Grecia e India.

    XTREME e R22, o DOMO é uma antena SATCOM(Sattelite Communications). Os FAB não possuem, pois como sabem, não possuímos satélite militar dedicado a comunicações.

    Abs.

  10. Me parece um ótimo negócio, os indianos devem ter bancado essas melhorias e no futuro vamos poder aplicar isso em nossas versões.

Comentários não permitidos.