Paródia de estudantes de Engenharia da campanha dos atores Globais contra Belo Monte

Sugestão: Iliya Ehrenburg

No caso, uma paródia feita por estudantes de Engenharia, sobre a desinformação dos atores globais.

Sabe… Poucas pessoas sabem, mas os projetos hidroelétricos para a região, feitos nos anos 70/80, eram muito mais faustosos, gigantes, e com capacidade de represamento imensamente superior ao que se vê em Belo Monte. A usina contestada, primeira do tamanho e capacidade a ser construída no conceito de “Fio d’água”, assim foi concebida para se ajustar aos inúmeros óbices ambientais. Por isso, não deixa de ser irônico que esta venha a ser vítima de uma campanha “ambiental”.

Clique na imagem para ver o vídeo ou por este endereço

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gVC_Y9drhGo

Estudantes parodiam artistas globais em vídeo pró-Belo Monte

Alunos de engenharia civil e economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), defensores da construção da usina de Belo Monte no rio Xingu (PA), produziram vídeo em resposta ao projeto “Gota D’Água”, que reúne atores da TV Globo numa campanha contra a instalação da hidrelétrica.
No vídeo, os estudantes usam roteiro semelhante ao utilizado na gravação dos artistas.
O grupo criou ainda o movimento “Tempestade em Copo D’Água”, uma sátira a campanha original.
Os alunos argumentam que a “floresta já vem sendo desmatada ilegalmente na Amazônia a troco de nenhum ganho econômico e social”. Eles defendem ainda o “emprego de recursos gerados pela usina em benefícios para a região”.
Para Sebastião de Amorim, professor da Unicamp que participa do vídeo, “Belo Monte será um belíssimo projeto sobre os aspectos econômico, social e ambiental”.

44 Comentários

  1. Heeheh, boa Carcará!..
    Os índios largados lá desde sempre!.. Aí quando querem trazer condições de desenvolvimento para a região.. acontece isto!.. Acho que eu estou com gen. Heleno quanto a isto, que ficou vários anos na amazônia sentindo na pele a situação, do que com meia dúzia de atores que seguem este script ridículo!.. E agora reparem! A Globo está enchurrando de matérias sobre a amazônia e o índio!..
    “O índio depois que prova sonho de valsa, vai querer sonho de valsa!” Heheh by gen. heleno.

  2. hehehe mais uma vez a rede BOBO tentando convencer os pobres desinformado sobre Belo Monte eu sempre fui a favor aqui na regiao norte ta crescendo e precisa mesmo de energia

  3. não fala isso que é capaz de vira realidade. aquele cara já é um narrador insuportavel, quanto menos ouvirmos a voz dele melhor.

  4. Vejam esse vídeo. É pequeno trecho, de um documentário de 1993 da BBC de Londres chamado ‘Muito alem do Cidadao KANE’ onde mostra como a Rede Globo manipula as informações por interesse próprio.

    Link ==> http://www.youtube.com/watch?v=m0m1rmi-Ooc

    Confio mais nesses universitários, com mentes pensantes,
    do que nos atores da Rede Globo que não leem um jornal sequer, e somente leem os textos prontos fornecidos e ainda não entendem nada do que é lido.
    que nem são de suas autorias

  5. pelo bem do Brasil … Belo Monte tem q ser construido a todo custo …so espero q o gov brasuca n caia nesse tipo de campanha fajuta ..e so mostrar o outro lado pro povo .. Marketing pró Belo Monte

  6. Essa campanha contra belo monte que a mídia tem dado amplo fôlego, é nada mais do que marketing institucional, de emissoras e empresas que querem ter seu nome atrelado á essa nova realidade…. do Desenvolvimento Sustentável.
    Essa dos globais.. ridicula.. um tiro que saiu pela culatra… deu muito mais repercursão a paródia do que o próprio vídeo… sem contar que fica claro que nenhum daqueles atores fazem a menor idéia do que estão falando. Um texto bem escrito, gente bonita e famosa que trabalha numa emissora passando uma mensagem de “vamos salvar o mundo” já faz as donas de casa suspirarem… mas claro! tem que ser uma pessoa muito boa para “doar a sua imagem” para uma campanha tão “louvável”.
    Pra que argumentos técnicos e embasamento científico? Você só precisa de um rostinho bonito, um sorriso “sincero” e um texto bem escrito, bem acessivel, que até uma criança de 5 anos é capaz de entender… Nossa como eu amo marketing político….

  7. .
    .
    Eu também mandei esse vídeo como sugestão pra vocês por e-mail a mais de uma semana…
    .
    Fiz um monte de postagens la na pagina oficial desse vídeo, incrível as respostas, mentalidade praticamente todas fabricadas por ONG’s

  8. Ah galvão bueno não por favor…se ele aparecer pra falar e (falar muito) de belo monte eu vomito,se precisarem de um cara chato contrata o galvão!

  9. O que mudou nos ultimos anos no Brasil,felizmente é que a globo junto com a folha e revista veja,não tem mais o poder de formador de opinião. Ou seja não influenciam mais nas decisões das pessoas em geral,o que não significa que eles não continuem tentando,como nessa “novelinha” da globo. Esse tempo já passou…

  10. povo trabalha na Globo nao me asusto ao ver ese povo
    .
    .fazendo isso.
    .
    Globo sempre trabalho afovor dos intereses YANKES ai no Brasil
    .
    UM BANDO DE LACAIOS

  11. Globo, sempre a Globo, outro dia foi a vez do Globo Repórter, mostrando um passarinho construindo seu ninhozinho, e uma pintada passeando na transamazônica, “pesquisadores”, financiados por ONGs internacionais estudando os parasitas dos peixes; que maravilha, até parece que a Amazônia é uma ilhazinha do tamanho de Niterói; se fizermos 10 hidrelétricas na Amazônia, não vai inundar nem uma área do tamanho do Estado de Sergipe, e se inundar, o que é um Sergipe dentro da Amazônia?
    Por que estes rostinhos bonitos não falam sobre os parasitas intestinais e extra- intestinais dessa população, causados pela falta de saneamento básico, educação, infraestrutura e que a energia possibilitará a criação de indústrias, dará empregos e assim, melhorará as condições de vida dessa população?
    Por que não falam que as maiores reservas minerais do planeta estão localizados na calha norte? Por que não falam que os arrozeiros de Roraima tiveram a sede de suas fazendas invadidas sem autorização judicia? Por que não falam que o exercito não quis participar dessa barbárie e que em muitas partes da Amazônia, nós brasileiros não podemos sequer botar os pés, enquanto americanos, ingleses e franceses tem passe livre? Por que não falam que 80% da Amazônia brasileira já está demarcada por terras “indígenas” e “reservas ecológicas”?
    A ordem é: enganar, enganar e enganar, o povo brasileiro com esse romantismo pseudoecológico.
    É de graça? Evidentemente que não, tem muitos milhões por trás disso.
    Estamos fazendo a nossa parte, mas o povo não sabe disso, a mídia e as escolas não informam porque não é do interesse dos vendidos, eles sabem que os jovens preferem os jogos, as redes sociais os sites pornôs e outras baboseiras. Quando acordarem do sono da ignorância, já será tarde demais.

  12. espetacular o video, ai ai, sao varios neste pais que em base de filminho americano(james cameron, o indiana jones, rsrsrsrs), ou atorzinho global, se deixam levar por pensamentos estupidos(nao estudam, sao preguiçosos), eu como estou cursando engenharia sei que os numeros(matematica) dizem tudo.
    sds a todos.

  13. Se não povoarmos e desenvolvermos a Amazônia, os países imperialistas irão tirá-la dos Sul-americanos. E eles estão errados ? Claro que não … Se estamos abrindo mão dessas riquezas, então vamos deixar essa região intocada para os russos, chineses, americanos,europeus, japoneses, indianos, paquistaneses, islâmicos, etc.
    Dilma congelou o soldo dos militares das Forças Armadas, e o desânimo é total. Ela (e nossos atuais políticos) não tem a mínima condição de administrar a Segurança Nacional (Fato). Demorou demais para demitir um simples ministro corrupto (Lupi). Para salvarmos a Amazônia, creio que tenhamos que retornar à época do Regime Militar de 64, Ditadura de Getúlio Vargas, ou adotar o Regime da China com tiro na nuca. Não estou vendo outra solução. Fiquei estarrecido com a propaganda da TV Globo contra os interesses nacionais. A Amazônia precisa urgentemente ter os seus rios represados, para que a floresta não perca a sua umidade, para que não pegue fogo espontaneamente. Se o Brasil não fizer essas represas, a ONU deve intervir na Amazônia, pois se essa floresta vier a incendiar-se, a humanidade perecerá, pois a atmosfera ficará irrespirável e super-aquecida. Estou aqui ajudando o Brasil e a humanidade.

  14. Para quem adora qualificar alguns comentaristas, deste espaço, como viralatas. Essa campanha Gota D’agua deixa bem claro alguns dos verdadeiors viralatas atuando dentro de nosso amado Brasil, com a ajuda de setores importantes e vendidos da mídia nacional.

  15. Se tivessemos meios de evitar seria bem melhor,porem deixar aqule povo na marginalidade sem luz sem desenvolvimento é querer um brasil na éra do gelo,o interesante é que se faltar energia todos reclamam do governo,mas se o governo toma medidas para providenciar energia é isso dai,se não tem trabalho,todos reclamam,mas quando tem ai é greve em cima de greve,isto é democracia ou estão a trabalho do capital estrangeiro para bloquear o nosso desenvolvimento para que fiquemos sempre dependentes,podem crer a algo por traz.

  16. Vejam esse outro vídeo. Também é um trecho, de um documentário de 1993 da BBC de Londres chamado ‘Muito alem do Cidadao KANE’ onde mostra como a Rede Globo manipula as informações por interesse próprio.
    Link ==> http://www.youtube.com/watch?v=pAfAkTFs7wI

    Este parte do documentário é mais interessante que o outro que eu coloquei… Mas ta valendo igual.

  17. O vídeo mostra… alternativas sustentáveis como eolica e solar não valem a pena ainda…
    MInha única preocupação era com o fluxo migratório dos peixes e a possivel redução da biodiversidade… para quem nunca pescou naquela região… meu deus… não sabe o que está perdendo..
    Mas como mostra, vai ter uma calha de escoamento, na verdade a volta do rio continuará, o que possibilita a migração de espécies como o pintado e o jaú entre a foz e a nascente….

  18. Lucas, concordo! Acho que o ideal mesmo é a nuclear! Esta sim é mais limpa ainda. Pois o video dos estudantes de engenharia não citou a acidificação da água.. devido à o deterioramento da área a ser inundada. E não comparou com a eficiência que uma nuclear tem em comparação com a hidrelétrica. E os 40 anos de expertise do país nesta área. Aqueceria o mercado nuclear no Brasil, teríamos produtos de ponta que usam a engenharia nuclear.. é na saúde.. na indústria..
    Mas o governo não quis!.. e entre ter nada e ter hidrelétrica, melhor a hidrelétrica!

  19. E também custa centenas de vezes mais. E o governo vai produzir usinas nucleares, mas quando falaram isso também ficaram todo ourissados falando que é insegura e tudo mais. Usinas nucleares são como um paleativo, mais como um poder dissuasorio do tipo eu controlo energia nuclear, se mecher comigo vou começar a fazer biribinhas radiotivas.

  20. tem uma gringa la,ela esta chamando o brasil de pais subdesenvolvido,etc,para aqueles que querem saber o que eu respondi pra essa gringuinha,meu condinome no youtube e the patriota.

    obs:minhas respostas para gringos desgracados sao sempre poeticas.

  21. estamos construindo sim nossas usinas nucleares e mais virão no futuro, concerteza…. mas tá tudo na surdina.. sem muito alarde….
    exportaremos energia para a america latina…

  22. Não poderia deixar de comentar, vi o video do movimento gota d’agua, e pra mim essa foi a gota d’agua da intomissão estrangeira nos interesses nacionais, ta na cara que esse bando de artistas maconheiros da globo receberam muita grana pra fazer esse video junto com essa maldita emissora que so faz desgraçar a familia brasileira com as porcaria das novelas, que so falam de traição e outras coisas torpes que não quero comentar, é trite saber que tem muita gente que assinou o abaixo assinado deles, espero que as autoridades estejam investigando pra ver de onde saiu dinheiro pra esses caras, sabe temos que colocar a integência brasileira pra trabalhar(ABIN) o povo brasileiro precisa saber quem esta por tras disso, todo esse movimento contra belo monte no mundo não e atoa, acho muito interessante que se quisermos fazer um hidreletrica todo mundo é contra, até ator da globo, mais não vi ninguem fazer movimento nem mesmo filminho pra falar sobre a decisão americana de não assinar os protocolos de não emissão de gazes, nem a OEA, NEM A GLOBO, NEM ESSES ATORES QUE NO FIM DE SEMANA DEVEM COMPRAR MACONHA AI NO RIO E DIZER QUE TEM CONCIÊNCIA ALBIENTEAL E SOCIAL.Se vc é brasileiro não deixe isso por menos vamos falar para nossos amigos sobre a nossa opinião esse site tem um grande papel de reunir pessoas que tem uma real preocupação com o nosso pais, não vamos ficar so aqui vamos ser ativistas pro brasil!vamos comentar expressar a opinião, vamos fazer a diferença, nosso pais esta precisando de bons homens e mulheres que façam, que mostrem sua opinião, vejam esse grupo deestudantes, mostraram a cara, foram pra briga, e surtiu efeito, não vamos deixar a luta so com eles, vamos mostrar a globo que a epoca dela dominar ja as mentes e corações ja terminou, existe uma parte da sociedade que pensa de verdade. A TODOS AQUELES QUE AMAM ESSE PAIS MINHAS SAUDAÇÕES.
    FORÇA E HONRA!

  23. eu era afavor de belo monte mas hoje sou contra,os corruptos desviaram 12 bilhoes de reais ate agora pois essa conta pode subir +

    sera que os 12 bilhoes forao parar na conta do pt…

  24. Trabalharam fortemente as cabeças dos BRASUCAS p agirem, tomar uma posição contra essas Usinas , tão necessárias ao BRASIL p os próximos 20/30 anos, p criar meios de melhorias nas vidas dos ribeirinhos, IDH/GINI e de td o BRASIL …trágico.

  25. A maior parte do dinheiro da globo vem de outros países e, não é do interesse destes países que o Brasil se torne mais forte… O que mata neste país são os políticos corruptos, fracos, sem personalidade e sem amor ao país que temos por aqui. Sem falar dos vários sanguessugas que estão nas repartições públicas…

  26. A usina de Belo Monte sera usada para a construção da primeira fábrica de Aluminio do Brasil, transformar minério em alumínio consome muita energia elétrica. Todo alumínio usado no Brasil é importado, principalmente da Alcoa dos USA, por isso o grande interesse ambiental dessas ONGs e dos artistas da Rede Globo. A Globo é controlada pelo grupo Time-Life de midia e comunicações dos EUA.
    Se for construida a Usina de Belo Monte, a Alcoa e os EUA perderão Bilhões de dolares por ano. Pois o Brasil deixaria de ser mero exportador de mineiro de aluminio (bauxita) e passaria a ser exportador de Ligas de Aluminio e concorreria com os USA (ALCOA) que detem o monopolio do aluminio no mundo.
    A Rede Globo e seus artistas estão defendendo os interesses de seu patrão EUA (Time-life). São traidores do Brasil e de seu povo.

  27. Existe um grande interesse, que não se construa hidroeletricas na Amazonia.
    Com minerais estrategicos como aluminio, ferro, uranio e bauxita na região.
    Poderia se instalar siderurgicas na região, oque baratiaria o custo de produção. O Brasil detem 90% do NIOBIO do mundo, outros 10% estão no Canada. O interesse das ONGs internacionais e nacionais patrocinadas por governos e grandes empresas é o de inviabilizar a exploração dos recursos, para que o Brasil não seja concorrente no mercado.

  28. A mediocridade dessa gente me enoja, como vc`s podem observar não são intelectuais, como mostra em suas entrevistas são meramente um bando de atores se achando experte`s no assunto, querendo passar credibilidade com o cumulo da burrice, não dominam o que dizem é tenta passar uma farsa como se fosse verdade, parabéns aos jovens univesitários há única claser pensante que ainda resta nesse país os academicos da Unicampi tão de parabéns agora eu digo um ator afirma que precisar de luz para ver novelas me poupe, so ele mesmo não viu a merda que falou é isso provar que eles estão a décadas só lendo rotéiros que se abtuaram a isso é não raciocinam mais antes de falar é por isso só sair merda dessa TV olha essa frase, Globo é vc`s tudo a ver, é como os velhos profetas falavam um guia cego levando a população ao abismo, por isso eu digo estudem, estudem, é leiam bastente jornais mais analizem é inteprete tudo pois nada daquilo que eles dizem é a verdade, só um meio de ludibriar, é fazer propraganda é vender sensacionalismo isso é a verdade é o comercial é para ganhar dinheiro dos troxas, o verdadeiro conhecimento mora nas instituições que tem credibilidade é a sua capacidade de saber oque é certo ou errado permanecer no erro é burrice, quebre logo sua TV, é vá se diverti é estudar é conhecer gente nova pois essa ta da TV, so fala merda é asneiras. até +.

  29. O negócio com essa gente da Globo é fácil.Nenhum deles sabem onde é o Pará , muito menos como funciona uma hidroelétrica.Eles tão preocupados por que acham que vai acabar com espaço para plantar “erva”.

  30. POWER NORDESTE disse:
    05/12/2011 às 18:09
    assino embaixo tudo o que diseste companheiro, nosso problema, e que a abin tambem ta no bolso dos caras

  31. Todos os meus professores desde o Ensino Médio até a faculdade sempre disseram que a energia nuclear é mais vantajosa e limpa que todas essas outras, sem contar a capacidade instalada que muito maior.
    Muita gente pensa q a fonte hidroelétrica é limpa e tudo mais, mas se vcs pararem para pensar, a matéria orgânica como restos de árvores e vegetação que fica submersa e que não é pouca, a medida que vai se decompondo gera oq mesmo???
    Metano…
    Mas BELO MONTE vem como uma contestação de nossa soberania, e é pra frente que se anda BRASIL!!!

  32. Concordo com o Dandolo e o POWER NORDESTE que “Estamos morando na lagoa e perdendo ponto para sapo” o território é nosso e tá lá entregue, a quem quiser invadir, quando acordarmos ou melhor dizendo, poderemos nem acordar se alguém nos invadir um dia, se é que vcs me entendem…

Comentários não permitidos.