FAB, HEROÍSMO E HUMILHAÇÃO EM HOLOCAUSTO

Do Autor para o Plano Brasil

31 de outubro de 1944, “contato companheiros… lancemos o roncar da hélice a girar!” O avião de caça era um P-47/Thunderbolt, para variar de fabricação estrangeira. A nação não produzia como ainda hoje não fabrica as aeronaves de combate para seus aviadores. Mas na cabine, examinando o painel, checando a carga das bombas, vistoriando as metralhadoras, manejando o manche, está um piloto audaz, agressivo, competente, é o seu batismo de fogo nos céus da Itália: esses americanos vão se admirar do que ele pode fazer com suas máquinas aladas de combate!

“Vamos filhos altivos dos ares… vamos nuvens e céus enfrentar!” Foram apenas dez dias, é de admirar, voando integrados `as formações de comando norte-americano. No dia 11 de novembro, o 1º Grupo de Aviação de Caça se supera, passando a voar em esquadrilhas constituídas exclusivamente por pilotos da FAB, batendo alvos próprios. De outubro de 1944 a maio de 1945 foram 445 missões de combate. No efetivo de 350 integrantes estavam inclusos os 49 aviadores/pilotos de combate mandados ao Teatro de Operações do Mediterrâneo que, ao final de pouco mais de seis meses em missões de guerra, estavam reduzidos a apenas 23.  O filme se assemelha com o que estamos vendo agora com a novela da modernização da Força Aérea: o governo da república, como só em ser, não enviou reposições suficientes para os nossos “ases” abatidos na luta.

Todavia, mesmo com a capacidade operacional quase comprometida, nosso aguerrido 1º Grupo de Aviação de Caça continuava a dizer ao que fora, sem diminuir o número de missões diárias, com nossos “falcões” voando em duas e até três missões no mesmo dia. Que os verdadeiros brasileiros se orgulhem, eles verdadeiramente “sentaram a pua”: somente no curto período de 23 dias, de 6 a 29 de abril de 1945, o XXII Comando Aerotático/USA atribuiu oficialmente à nossa Força Aérea Expedicionária nada mais nada menos do que: 15% das viaturas destruídas, 28% das pontes desmanteladas; 36% dos depósitos de combustível danificados e 85% de depósitos de munições atingidos. Sua operacionalidade foi de tal envergadura que o governo americano galardoou o grupo com a “Presidential Unit Citation”, condecoração só concedida às unidades que se distinguiam pelas demonstrações de heroísmo, determinação e espírito de corpo no cumprimento de missões sob extrema dificuldade e condições de perigo.

Estamos agora em outubro de 2011, são passados 67 anos, o espírito de corpo de nossos pilotos da caça continua o mesmo. O mesmo sangue frio, a mesma coragem, a admirada agressividade e a reconhecida noção de cumprimento do dever. E não apenas pilotando os jatos, se bem que já capengas e mesmo remendados que a nação lhes destina. Quem assistiu à demonstração da Esquadrilha da Fumaça que o diga. Todos viram, quem foi à parada do “7 de Setembro” em Brasília, era o enceramento do desfile. Extasiadas as crianças e os jovens, maravilhados os adultos, apressadas algumas autoridades em se retirar do palanque presidencial, entediadas. Todavia, aquele drapejar de perícia e de audácia em aviões, deve ser dito, ainda movidos à hélice como o velho P-47 foi de arrepiar o sentimento de brasilidade. Com certeza, nossos rapazes naquele momento eram os mesmos heróis redivivos do veterano 1º Grupo de Aviação de Caça que desceu o “chicote” nos arrogantes soldados nazistas.

De qualquer forma, não há como não lamentar: aqueles inigualáveis capitães e tenentes, aviadores entusiasmados, é de pasmar, além de ganharem menos do que os ascensoristas do Congresso Nacional, ainda não estão pilotando os caças de última geração prometidos pela politicalha nacional. Nossos governantes e parlamentares, chega-se às raias da mediocridade irresponsável, estão muito mais preocupados em administrar os dividendos do pré-sal do que, primeiro e muito mais importante, assegurar os meios de defesa compatíveis para garantir ao País a posse de tamanho manancial de riquezas.

“Mas se explode o corisco no espaço ou a metralha na guerra a rugir… não nos faz o perigo fugir!” Eles vão estar lá. Nossos pilotos de combate quando chamados, que não se duvide, eles vão estar lá! Assim como aconteceu com os aviadores argentinos nas Malvinas, a maioria deles vai ser sacrificada em seus “caixões voadores”, até que a mesma politicalha infame jogue a toalha colocando a nação de joelhos! Nesta hora, cuidado, eles e seus assemelhados não vão perdoar os maus brasileiros que os traíram!

Paulo Ricardo da Rocha Paiva

Coronel de Infantaria e Estado-Maior

21 Comentários

  1. É cada um por sí! Nestes congressos… E também tem muito traíra nas FA’s também. Tem jeito não.. é muita mutreta. Pelo menos os verdadeiros brasileiros morrerão com a consciência tranquila que fizeram seus deveres! Coisa que a pilantragem não consegue compreender.

  2. Excelente texto e o uso do hino da força foi de uma escolha tão genial que simplesmente não posso comentar sobre uma vírgula sequer.

    Cel. Paiva, espero profundamente que suas palavras que aqui se encontram possam se expandir e alcançar a muitos!

  3. Como dizia o velho Tupynambá a carne holandesa é doce e suculenta,a carne francesa é agradavel e nutritiva mas a carne portuguesa é ensoça rsrs rsrs O aperitivo do grande banquete serão os vendilhões entreguistas Comeremos a todos crus……Embora estejamos sucateados e muitos ate desestimulados dado a todos os descasos em todas as esferas deste pais temos excelentes guerreiros bem treinados e patriotas e não pensem que o Brasileiro é medroso.O Indio não [é chamado de preguiçoso,de indolente?Mas mexe com ele pra voce ver o que é bom.Nosso povo ama a liberdade e apenas quer viver em paz ganhando pelo que produz mas com serviços basicos operantes e a certesa de um futuro para as gerações que de nós surgirão.O mundo sabe que o Brasileiro quando irado é sanguinario e sadico,eles se borram de medo so de verem a agressividade da violencia cotidiana de nossas cidades no dia a dia…Para podermos implementarmos serviços e desenvolvimento se não se tem segurança não se tem meios de garantir os mesmos.Infelizmente não existe forma alguma a não ser um milagre sobrenatural ou um contundente evento apocaliptico para erradicar o banditismo instalado em nosso sistema social.Ja se fez filosofia secular a forma de aliciar ou burlar O JEITINHO E então Chapolim quem podera nos ajudar?As mudanças teriam de serem radicais e profundas a começar pelo sistema e regras do mesmo ou então seremos uma eterna REPUBLICA DE RATAZANAS e serviçais de oportunistas,especuladores,elites e grupos aristocratizados.Ou sera que ainda não aprendemos que sempre vemos uma quadrilha descer a rampa e uma outra quadrilha subir.Na atual conjuctura todos sem exceção APENAS VISAM O PODER DE MAMAR NA CABRITINHA……Homens como Osorio sem rabo preso e com incondicional fidelidade aos propositos da Nação são raros e quando surgem sabotam tornando inelegivel.O espirito de Cunhãmbebe que conseguiu unir etnias rivais seculares em um unico ideal A LIBERDADE preferindo lutar ate a morte do que se subjugar deveria ser exemplo de soberania e liberdade…COMO TEM CARAVELEIROS,ARARIBÓIAS OU MELHOR TRAIRABÓIAS…….O Povo Paul móóóréu mas tem a versão generica Tupyniquim a Saracura do Brejo que afirma que o Esquadrão Senta Pua tera SU35BM/S e Gripen NG.

  4. Polvo Paul hahahahahahah muito bom..
    Por favor senhor polvo vidente… nos ajude a adivinhar qual caça compraremos, quando compraremos ou se compraremos..

  5. Parabens magnifica reportagem,que mostra que nossa força aérea faz parte da historia com orgulho,mas pensando bem sinto angustia,pois vejo que dificelmente chegaremos a 2030 com uma força aérea capaz com aeronaves suficientes para garantir uma defesa competente,o mundo corre a se armarem e algo esta no ar,india,china,EUA,russia,europa, oriente medio asia apesar da crise mundial mas se armam ecada vez mais,tempo para desenvolver contruir aqui não sei se tem,pois leva anos para se desenvolver um bom projeto,e prateleira não resolve nosso poblema mas parece cer a solução para não ficarmos completamente sem poder aéreo.

  6. Triste…Triste…
    Eu sei que um dia a politica no Brasil sera algo serio, havera investimentos reias na area da defesa, teremos caças de 5° geraçao com tecnologia 100% nacional, não seremos mais sucateados e eu sei que vopu esatr vivo e ainda jovem quando esse dia chegar…( nao ousem falar que meu sonho beira o impossivel)

  7. Uma grande parte da população não ama nem seus familiares,o amor esta esfriando quanto mais sua propia patria,a estrema corrupção humana esta afetando não só o brasil mais o mundo,e este é o principal entrave para o desenvolvimento e o bem comum.

  8. É dhou! Dou-lhe toda razão.
    A maior arma que poderiamos ter seria a dignidade, a vontade e a confiança. Todo o resto é consequência.
    Saudações.

  9. Caro Coronel Paiva sabemos que os aproveitadores, ladrões, os pilhadores, sempre existiram e irão continuar a existir, a nação como sempre dependera de poucos que defendam sua soberania cabera a esses mais uma vez tanto na paz como na guerra fazer a diferença.
    A esses homens não esta destinado em final de carreira ganhar 500 mil por palestra, não esta destinados a eles o de serem reconhecidos pelas multidões de novas gerações de brasileiros.
    As esses heróis cabe fazer parte de um pequeno grupo de homens com espírito audaz na defesa no nossos território, nossa gente e nossa cultura.
    SDS

  10. kkkkk…Pô, Gustavo! Num entendeu a piada da foto não, maluco? Cara, eu me lembro de um tenente Rocha Paiva na minha época do GAC…era um @#%$@#*& que fazia a gente voltar pra engraxar o coturno se estivesse opaco na hora do rancho! kkkkk…bons tempos! Tinha uma revista comemorativa dos 85 anos do Grupo de Artilharia com excelentes textos feito pelos oficiais mesmo do 14 GAC…será que é o cara?

  11. Dizer que o povo não ama a Patria não é sensato.O povo em sua maioria são cidadões simples que desconhecem tais assuntos e a maquina viciosa lhes doutrinam com terapia enfabulada ou com formação de opiniões verdejantes fora da realidade do momento.O povo em si importasse com o essencial SE TIVER PÃO VINHO E MUSICA TEM ALEGRIA Ate mesmo quando reivindicamos algo mais parece uma parada gay ou desfile de escola de samba com trio eletricos,batucada e cerveja rsrs rsrs A consciencia geral sobre todos os descasos e deficiencias so mudara e so deixara de existir a especulação do oportunismo e do ilicito se houver um desses dois eventos Uma guerra por nossa soberania ou uma terrivel e encarniçada guerra civil depuradora.

  12. Nós não devemos viver de ilusões. O passado muitas vezes atrapalha o presente e o futuro. Nada a comemorar, por enquanto (pensando no presente e no futuro). Politicamente, nós regredimos 100 anos. Isso é muito triste. Cortam os salários dos militares para darem altíssimos salários para os políticos e membros da justiça. Um tenente hoje, está ganhando líquido R$ 5.000,00 / mês e um coronel R$ 8.000,00. Não se sente prazer nas promoções, pois os salários são quase os mesmos. Esse é o governo do PT + PMDB + PDT (do Lupi). Não quero ser governado por essa gente. Temos que reformular totalmente o IME, ITA e Univ Naval. A União investe milhões na formação desses engenheiros, pagando cursos no exterior, e aos 50 anos de idade (ou menos), eles se aposentam, sem quase nada produzirem para as Forças Armadas. O PT + PMDB não conseguem ver isso, devido a incompetência dos nossos homens públicos. Estamos indo de mal a pior. Temos tudo para afundar, mas como essa nação é potencialmente muito rica, está crescendo 3%aa (segundo o PT + PMDB). Eu não acredito nesse crescimento (enfim …).

  13. Como dizia meu falecido pai. O exemplo vem de cima. Quais exemplos nós recebemos e quais, os jovens recebem hoje? O que a mídia larga na sala das famílias, sem pedir licença, todos os dias com as novelas e telejornais? Qual é a comunicação? Audiência só é alcançada com sangue, crimes e traições. O bom não se alastra, mas o ruim é como rastilho de pólvora. Essa é a nossa sociedade, queiram aceitar ou não. Nos meios de comunicação o ruim se sobressai, bem porque acredito que assim eles defendem o lado deles, pois alguns sabem como construíram estes impérios da comunicação. O que fazer para melhorar? Nossos políticos são reflexo do povo. Novas eleições estão por vir e faço uma sugestão. Cuidem se algum político vai bater na sua casa para te subornar, acredito que não, mas na casa do político milhares irão pedir algo em troca do voto, ou seja, primeiro (antes da eleição) o povo é que é o corrupto, depois o político que se torna corrupto. Quem faz todo o sistema? Resposta: o político. Então você acha que Judiciário, Executivo, Legislativo, Comunicações, Defesa serão bons? Se tudo tem sua origem no político. Pobre do coitado que carrega o piano.

  14. O que dizer de um governo que pede desculpas para um guerrilheiro. Carlos Marighella da “Ação Libertadora Nacional” (ALN), foi homenageado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Declarou, então, a conselheira Ana Maria Guedes: “A Comissão da Anistia, em nome do Estado Brasileiro”.
    O próprio povo é culpado, pois só vota em quem promete vantagens.
    Brasil acima de Tudo,Brasil.

  15. Hahaha… alexandre eu não havia visto todo o contexto da matéria…. so agora pra reler meu comentário que eu vi direito, o caça sobre o qual o polvo paul está….
    hahaha… mas de qualquer forma, só o polvo paul sabe do futuro das nossas FAS… hahaha

Comentários não permitidos.