WikiLeaks: governos fazem espionagem em massa de celulares e computadores

Sugestão: Gérsio Mutti
O site WikiLeaks divulgou na data de ontem, 1º de dezembro de 2011, quinta-feira, um sistema de espionagem em massa realizado por governos de diversos países em telefones celulares, computadores e também nos perfis de redes sociais de seus cidadãos. A prática, diz o documento, é adotada por ao menos 25 nações (entre elas o Brasil) por intermédio de 160 empresas de inteligência.

“Na prática, essa indústria [de espionagem] não é regulamentada. Agências de inteligências, forças militares e autoridades policiais podem, de forma silenciosa, em massa e secretamente, interceptar ligações e controlar computadores sem a ajuda ou conhecimento de empresas de telecomunicações. A localização física do usuário pode ser traçada se ele tiver um telefone celular, mesmo que o aparelho esteja em stand by”, afirma o documento do WikiLeaks.

Esse vazamento foi chamado de projeto Spy Files (arquivos espiões) e, segundo o WikiLeaks, mais informações serão publicadas sobre esse tipo de espionagem ainda nesta semana e também no próximo ano. O projeto fala ainda sobre a existência de muitas empresas que vendem equipamentos de espionagem em massa para agências de inteligência.

“Nos últimos dez anos, sistemas para espionagem indiscriminada em massa tornaram-se a regra. Empresas de inteligência como a VasTech vendem secretamente equipamentos que registram de forma permanente chamadas telefônicas de nações inteiras. Outras gravam a localização de cada telefone celular em uma cidade (…). Sistemas para infectar cada usuário do Facebook ou de smartphone de um grupo inteiro de pessoas estão no mercado de inteligência”, diz o documento do WikiLeaks.

Brasil
O UOL Tecnologia entrou em contato com a Suntech, única empresa brasileira listada pelo site, que negou fazer interceptação de dados em massa – algo ilegal no país. Em seu site, a companhia baseada em Florianópolis define ser uma “empresa global que fornece inteligência em comunicações e soluções líderes de mercado para interceptação legal, retenção de dados e gerenciamento de rede para importantes fornecedores de serviços de comunicação e governos”.

Segundo a equipe de marketing da Suntech, só são interceptados dados de indivíduos mediante autorização judicial e isso nunca é feito em massa. A empresa brasileira acredita ter parado na lista porque – assim como as outras companhias que aparecem no mapa divulgado pelo WikiLeaks – participa regularmente de um evento do setor chamado ISS (Intelligent Support Systems).

“Ditadores”
Para exemplificar como esse mercado funciona, o documento afirma que quartos com equipamentos de escuta foram encontrados neste ano, quando os ditadores do Egito e Líbia caíram – esses sistemas seriam responsáveis por monitorar os cidadãos no telefone e também na internet.

Outras companhias internacionais são citadas como desenvolvedoras de softwares que se instalam em computadores e smartphones (iPhones, Blackberries e modelos com plataformas Android) para registrar todo tipo de uso desses dispositivos, movimentos feitos por seus usuários e até mesmo os sons nos ambientes onde os aparelhos se encontram.

10 Comentários

  1. Nossa, Ao Ler Essa Materia Me Lembrei de um òtimo filme ” Inimigo do Estado ” detalha a vida de um advogado que teve sua vida privada totalmente quebrada tanto em celular, computador e cartão .. Quem já assistiu vai ver que foi um grande filme estrelado por Will Smith

  2. Depois ainda aparece uns imbecis dizendo q naum existe esse negocio de Nova Ordem Mundial. Existe sim!! Só naum vê os ignorantes(literalmente). O que me deixa de cabelo em pé, eh a
    falta de informação sobre nanotecnologia, ai sim eh q tem coisa nefasta!! Tem pessoas q nem sabe o q eh microscopio eletronico qto mais nanotecnologia, eles aprenderam a contar soh ateh 10 e naum sabem o q significa 10 elevando a -9, agora pergunta com quem vai ficar o protagonista da novela da globo!!!

  3. Ora, ora senhores, que notícia fajuta essa (pretencioso furo de reportagem com conotações de estouro da boiada, rsrsrs!!) da wikileaks.
    #
    E desde quando as operadoras têm posse das ondas de rádio?
    Varredura com a devida sintonização da frequência dos sinais é feita desde a 2ºGuerra Mundial. Com o sintonizador apropriado vc escuta e grava a conversa e os dados de qualquer usuário dos famosos celulares. E não tem como a operadora sequer saber disso. Até os grampos, que coisa velha hem? Ainda rolam por aí – que o diga Brasília e seus gabinetes da pilantragem.
    #
    Quanto a ordem judicial é em relação ao tipo de uso que será dado a essa informação, de resto elas são coletadas por qualquer um que possa fazê-lo.
    Wikileaks, por favor, conta uma novidade de verdade da próxima vez!!!!!!!!!!
    Tipo: Provas de que o cinema americano tem um envolvimento absurdo com as Drogas – que ajuda a fazer dos USA uma mina de ouro para esse mercado etc.
    #
    Por essas e outras que não uso sistema de rádio em meu computador – o conhecido wireless – uso um enorme cabo pela casa toda. E por essas e outras, também, que o Brasil está empenhado no anel de cabo de fibra ótica para nossa América do Sul. Pois um certo controle no envio de dados não faz mal a ninguém.
    #
    Porém há um fato positivo nessa história de espionagem caudalosa – o volume de informações acaba sendo prejudicado pelo volume de deinformações que ao mesmo tempo surge e se cria.
    #
    Portanto não há motivos para faniquitos.
    #
    A não ser que vc seja um ingênuo nesse mundo tecnológico. Tipo nosso governo e Exército com Aeronáutica para os quais o Brasil está bem defendido… contra as powerful atiradeirasparaguaias.
    #
    PS: atiradeiras paraguaias sem espaço não pode ser traduzida pelos americanos – uma simples e eficaz criptografia. rsrsrsr!!!!! Isso é um exemplo de como os computadores ainda são burros – façam o teste: tentem traduzir para o inglês cavaloazul usando os tradutores do computador.
    #
    PS2: Wikileaks estarei esperando pela próxima erupção de seu vulcão sensacionalista.

  4. Nessa o Wikileaqs não revelou nada de surpreendente ou novo rsrs rsrs e não faltarão indignados de plantão de todos os tipos esperneando rsrs rsrs QUER ANDAR NA PRIVACIDADE ALUGA UM HELICOPTERO rsrs rsrs Nenhuma forma de comunicação é 100 privada e não so governos fazem monitoramentos,setores privados tambem e por diversas formas e diversos motivos SORRIA VOCE ESTA SENDO MONITORADO rsrs rsrs Reclamem com o PROCON rsrs rsrs Reclamem com o MP rsrs rsrs Quem não deve não teme rsrs rsrs É simples n~]ao cometam e não acessem nada ilicito rsrs rsrs

  5. Wonderful goods from you, man. PLANO BRASIL – defesa geopolítica soberania (defense geopolitics strategy intelligence security) – WikiLeaks: governos fazem espionagem em massa de celulares e computadores I’ve understand your stuff previous to and you are just extremely excellent. I actually like what you’ve acquired here, really like what you’re stating and the way in which you say it. You make it entertaining and you still care for to keep it sensible. I cant wait to read much more from you. This is actually a terrific PLANO BRASIL – defesa geopolítica soberania (defense geopolitics strategy intelligence security) – WikiLeaks: governos fazem espionagem em massa de celulares e computadores informations.

Comentários não permitidos.