Rapidinhas: Rússia

 

EUA precisam de ajuda da Rússia

Tendo como pano de fundo o fato do Paquistão ter encerrado o corredor de transporte para o abastecimento das forças da OTAN no Afeganistão, a Rússia pode ajudar os EUA a deslocar cargas e unidades militares. A notícia foi divulgada por especialistas do Centro dos Interesses Nacionais num artigo no jornal New York Times. Na sua opinião, os EUA deverão ampliar a cooperação com a Rússia neste campo. A abertura de um corredor para transportar forças armadas através do território russo ajudará os norte-americanos, em particular, a retirar as tropas do Afeganistão.

A 26 de novembro, helicópteros da OTAN atacaram um posto de controle no Paquistão, matando mais de 20 guardas de fronteira. Em resposta, Islamabad ordenou fechar os corredores de transporte pelo seu território para o abastecimento das forças da Aliança no Afeganistão.

Fonte: Diário da Rússia

EUA ignoram pressão russa e mantêm escudo antimísseis

 

  Por Jim Wolf

 O governo Obama pretende completar o escudo antimísseis destinado a proteger aliados europeus contra o Irã, “goste a Rússia ou não”, disse na sexta-feira o embaixador norte-americano junto à Otan.

As objeções de Moscou ao projeto, que conta com a participação de Romênia, Polônia, Turquia e Espanha, “não serão a força motriz no que fazemos”, disse o embaixador Ivo Daalder a jornalistas.

Os EUA estimam que a ameaça representada pelos mísseis balísticos iranianos aumentou desde que, há dois anos, o presidente Barack Obama apresentou um novo projeto de defesa antimísseis, organizado em quatro etapas, com o objetivo de proteger o território norte-americano e seus aliados europeus, segundo Daalder.

A ameaça iraniana, disse o diplomata, “está se acelerando, e se tornando mais severa do que sequer imaginávamos há dois anos”.

“Estamos mobilizando todas as quatro fases, a fim de lidar com essa ameaça, goste a Rússia ou não”, acrescentou ele, insistindo que o sistema não representa uma ameaça para os russos.

O diplomata disse também que, se a ameaça iraniana diminuir, “talvez o sistema seja adaptado para essa menor ameaça”.

Obama agradou o Kremlin em 2009 ao cancelar o plano do seu antecessor, George W. Bush, para um escudo antimísseis que teria radares na República Tcheca e interceptadores de mísseis na Polônia. Moscou se queixava da presença desse aparato nos arredores da sua esfera de influência.

Mas agora Moscou diz que a nova versão, usando interceptadores em terra e em navios, poderia abalar o equilíbrio regional se forem realizadas melhorias que tornem os interceptadores capazes de neutralizar o arsenal nuclear dissuasivo da Rússia.

Washington e a Otan já convidaram a Rússia a participar de alguns aspectos do projeto, incluindo um sistema conjunto de alerta. Antes de aceitar tal cooperação, Moscou exige uma promessa formal dos EUA de que as forças nucleares russas não serão alvo do sistema.

Na quarta-feira, o presidente russo, Dmitry Medvedev, disse que a manutenção do impasse poderá induzir seu país a modernizar um sistema de radares destinado a proteger as instalações de mísseis nucleares do país, a mobilizar armas capazes de superar o escudo antimísseis, e possivelmente a colocar sob seu alvo as instalações de defesa antimísseis que existirem ao sul e a oeste do território russo.

Como a Otan continua ignorando as preocupações russas, o embaixador de Moscou junto à Otan, Dmitry Rogozin, declarou nesta semana que a Rússia pode rever a autorização para que seu território seja usado como parte das rotas de suprimento para as forças ocidentais no Afeganistão.

Fonte: Reuters Brasil

 

17 Comentários

  1. E amigos…. As peças se movem novamente. Os EUA não vão voltar atras…. A russia como sempre tem medo. E Não vaão atingit nossos misseis nucleares…. Que isso Dmitry Ta querendo usar as armas nucleares: Então não devia se preocupar

  2. A Russia Nao deveria se preocupar tanto com o escudo anti-mísseis. Deveriam inclusive participar dele para que tivessem um maior controle sobre os verdadeiros alvos do escudo. Se Nao sao voltados para eles, os EUA Nao recusariam uma maior participação no projeto. Alem do mais, de longe o escudo neutralizaria o poder dissuasivo russo JA que seu arsenal também inclui ICBMs lançados de submarinos que podem estar em qualquer parte do mundo sem ser possível sua previa localização pelo inimigo.

  3. Russos cagões… “Mas agora Moscou diz que a nova versão, usando interceptadores em terra e em navios, poderia abalar o equilíbrio regional se forem realizadas melhorias que tornem os interceptadores capazes de neutralizar o arsenal nuclear dissuasivo da Rússia.”… e burros… só perdem para nosotros…

  4. eles querem é querer falir a russia em uma corrida armamentista so que desta vez eles na morderão o osso eles tem que se preocupar com os chineses,os russos tão dando um grande salto para o futuro sinceramente adimiro os russos, nao e puchação de saco eles nao são de impor sua força e invadir paises por ai os EUA estao atirando pra tudo quanto é lado ao fina eles etarão falidos!!,eu espero que venha um temor muito grande de uma guerra so asim veremos seo brasil toma vergonha na cara

  5. >>””Washington e a Otan já convidaram a Rússia a participar de alguns aspectos do projeto, incluindo um sistema conjunto de alerta. Antes de aceitar tal cooperação, Moscou exige uma promessa formal dos EUA de que as forças nucleares russas não serão alvo do sistema.””<<
    —-
    Porque não aceitam fazer uma "promessa formal"??? Ora, porque o objetivo é cercar a Rússia!! Não há mais o que argumentar sobre isso. Estão provocando, provocando…depois se fazem de chocadinhos e indignados.
    ===================================================
    É semelhante ao caso das 7 Bases dos EUA na Colômbia. Se é para lutar contra as Farcs porque então irão operar bombardeiros de longo alcance???? Para que? Vão procurar guerrilheiros em Belo Horizonte/MG ???? Ahhh não à m**** acham que todo mundo é trouxa?

  6. henrique disse:
    03/12/2011 às 01:52

    eles querem é querer falir a russia em uma corrida armamentista so que desta vez eles na morderão o osso eles tem que se preocupar com os chineses,os russos tão dando um grande salto para o futuro sinceramente adimiro os russos, nao e puchação de saco eles nao são de impor sua força e invadir paises por ai os EUA estao atirando pra tudo quanto é lado ao fina eles etarão falidos!!,eu espero que venha um temor muito grande de uma guerra so asim veremos seo brasil toma vergonha na cara

    Se vier uma guerra o brasil tera o mesmo comportamento da segunda guerra mundial rabinho entre as pernas

  7. Essa história de cercar o iran é bobagem…. o iran está muito mais ao sul(e é a unica peça que falta para o domínio yank na eurásia)…
    Esse escudo anti-misseis tem o único e exclusivo sentido de abafar a russia sim… o iran? nao nao tenho certeza… a bola da vez para os EUA é cercar russia e china…
    Agora é dificil dizer quem tem mais medo…. os lobistas da industria armamentista americana não estão nem um pouco receosos…

  8. Os EUA não querem perder o dominio,que na realidade eles dominam,ECONOMICAMENTE,eles ditam quem deve comprar e de quem,o maior EXEMPLO helicopteros russos para o afeganistão aviões russos para o iraque,muitos estão enganados mas ECONOMICAMENTE hoje eles dominam praticamente todos os paises,eles quem?G-7+1 RUSSIA corendo por forra sem direto a voto e nem participando das principais reuniões importantes do grupo,tudo isto comandados pelos americanos,a melhor saida para a europa éra desistir do euro cada pais com sua moéda,NOTEM BEM não tenho pedra de cristal,porem a logica esta apontando,com este tremendo arroxo das pequenas naçoes europeias,o povo não vai aceitar e poode gerar um desequlibrio, na verdadejá está gerando um caos e lever a auropa inclusive a uma tremenda guerra,a lenha já esta seca os gravetos amontoados,muitas faiscas ,mas o momento que uma faica atingir os gravetos explode a guerra,infelizn=mente,é isto que acontece quando as oligarquias os banqueteiros não querem perder nada ,ai aroxam a sociedade os trabalhadores e simplismente acontece o caos.

  9. Para mim, a Russia deveria fazer seu próprio escudo anti-misseis, semelhante aos dos EUA nos paises aliados. O problema é ter um desses ao nosso lado (Venezuela, Bolívia e Equador). Apesar que trazer esse problema para a América do Sul… Pensando bem, hehehe melhor deixar quieto

  10. Rafael disse:
    03/12/2011 às 13:34
    Para mim, a Russia deveria fazer seu próprio escudo anti-misseis, semelhante aos dos EUA nos paises aliados. O problema é ter um desses ao nosso lado (Venezuela, Bolívia e Equador). Apesar que trazer esse problema para a América do Sul… Pensando bem, hehehe melhor deixar quieto
    ======================================
    E para que Amigo? Não temos mísseis por aqui…só se atirarmos pedras e bananas uns nos outros…Essa é nossa triste realidade.

  11. Agora pergunta-se se esse escudo fosse ao redor do Brasil teríamos como responder à altura? e os tucanos queriam vender o CLA pros americanos o FHC assinou o TNP baniu as minas anti pessoas mísseis com limites de até 300 KM em um país de 8.000 KM

  12. Rússia derruba míssil americano Minuteman

    EUA precisam de ajuda da Rússia

    Mais que situação!!! Será que eu to ficando maluco? Num mesmo dia, duas notícias completamente contrarias uma da outra entre duas super potências! Acho que vou capotar na minha cama! Espero acordar com um pouco mais de lucidez.

  13. Situação esta ficando feia.Muitos estão duvidando do poder militar da Russia, eles so estão avisando, quando atacar e destruir navios, bases da Otan e bases do sistema anti missil e enfrentar os EUA ai vai ter muita gente que não duvidará da RUSSIA.

Comentários não permitidos.