A China toma controlo de vários satélites dos EUA

http://www.estadao.com.brEnquanto alguns teóricos ocidentais discutem se a próxima guerra será ou não um conflito entre a China e o Ocidente, a China toma já as suas primeiras medidas ofensivas precisamente nos terrenos de batalha principais onde se travarão as grandes guerras do futuro: o Espaço e a Ciberesfera.

A NASA revelou ter identificado “interferências” em vários satélites seus em pelo menos quatro ocasiões diferentes em 2007 e em 2008. A origem destas “interferências” esteve algures na China continental, entre as suas forças militares, segundo um relatório elaborado para o Congresso dos EUA.

Segundo a investigação hackers militares chineses teriam conseguido enviar comandos para um dos satélites em pelo menos duas ocasiões distintas. Todos os satélites pirateados tinham em comum o seu objetivo de observação da terra e do clima. Os chineses invadiram os chineses a partir de computadores da Estação de Rastreio de Svalbard, uma estação comercial na Noruega, que está ligada à Internet para receber dados e ficheiros, o que explica como é que os chineses conseguiram entrar.

No primeiro ataque, verificado em outubro de 2007, o Landsat-7 esteve sob ataque durante 12 minutos. Mais tarde, em julho de 2008 outro ataque que também durou 12 minutos. Em junho de 2008, o satélite Terra EOS AM-1, sofreu ataques durante alguns minutos sabendo-se que pelo menos nestes ataques a estes satélites os atacantes de Pequim conseguiram “acesso total ao satélite mas não lhe deram nenhum comando”. O mesmo se repetiria em outubro.

Estes ataques repetidos e bem sucedidos parecem ser apenas ensaios para uma ofensiva mais alargada e a ser lançada contra satélites mais sensíveis em momentos de conflito. O objetivo poderá ser virar as capacidades do satélite tomado contra o seu próprio proprietário ou dar-lhe comandos que o levem à sua destruição.

O relatório aponta também o dedo para a China no que respeita a vários ciber-ataques realizados contra empresas norte-americanas do setor da Defesa, grandes empresas e ONGs, todos oriundos da China.

A Terceira Grande Guerra mundial já começou e de um lado estão as democracias (limitadas ou não) do Ocidente. Do outro, está o regime ditatorial e colonial (Xinjiang e Tibete) de Pequim. A China tece atualmente uma rede mundial de guerra cibernética através da disseminação de vírus e malware em milhões de computadores, que depois torna em “escravos” dos seus hackers de uniforme nos ataques contra as estruturas do Ocidente. Ataques a centrais elétricas e nucleares, aeroportos e governos, fazem parte dos planos a lançar contra o Ocidente e urge tomar medidas protetivas adequadas e confrontar estes ataques sediciosos em tempo de paz com a visibilidade publica que merecem, apesar de todo o temor e dependência da “fábrica do mundo” que hoje se estabeleceu no Ocidente.

Fonte: Defencetalk via Quintus

29 Comentários

  1. Se ésta reportagem for convreta e uma acusação e tanto embora ,só acho que se os americanos tivessem certeza que a china estivesse invadindo ceus satelites a reação seria bem diferente.

  2. Joguinho de sena. Centa que vai começar a novela. Até parecer que EUA não faz isto. Coitadinhos dos Yankes, tão indefesos e sinceros.

  3. Chineses sao as baratas humanas deste planeta. Para os que aman a china e nao a veem como inimigo mundial do bem estar geral deste Planeta deveriam montar uma fabrica de cabo de vassouras e sentir na pele a competicao destas cucarachas. Sao desleais em tudo que fazem e sao os piores piratas deste planeta. Nao respeitam nada e a ninguem.

  4. E voces acham que os Americanos jamais fizeram isso com outros paises?Os Chineses a muito tempo veem dando enfase na cybernetica.O proprio F22 foi hackeado por eles e chegou a vazar uma foto do prototipo bem semelhante e depois fizeram o J20.Quer pais que mais espiona os outros do que os EUA!So que a midia Ocidental é GDA e tende a colocar os EUA como as vitimas e os bonzinhos.O seculo 21 é o seculo da sobrevivencia e slogans humanitarios são apenas argumento de convencimento porque o essencial é capacidade de sobrepor-se e quem não a tiver sucumbira.

  5. Chineses sao as baratas humanas deste planeta. Para os que aman a china e nao a veem como inimigo mundial do bem estar geral deste Planeta deveriam montar uma fabrica de cabo de vassouras e sentir na pele a competicao destas cucarachas. Sao desleais em tudo que fazem e sao os piores piratas deste planeta. Nao respeitam nada e a ninguem.(2)

  6. Osório tem razão !

    O Brasil tem os melhores profissionais nessa área e deveria investir maciçamente nas escolas e cursos técnicos e de graduação superior e arregimentar todos os profissionais na área de TI .

    Vamos construir e desenvolver vírus que paralisem os EUA !

    Disso eu sou a favor !

  7. alta tecnologia em conflitos modernos e de suma importancia, mas a dependencia cega e total dela pode se tornar um calcanhar de aquiles,para tudo se cria uma contramedida, a peça militar mais importante ainda e a que puxa o gatilho!!

  8. e quando a bombas e misses de tecnologia PEM,puso eletromagnetico, se tornarem uma realidade ? armas com essa capacidade podem inutilizar veiculos equipamentos eletronicos e toda a comunicação nos campos de betalha,http://www.youtube.com/watch?v=lonfDdU4HVQ&feature=related
    isso se for plenamente difundido jogaria os soldados no campo de batalha nivel de guerra de trincheira corpo a corpo como no inicio do seculo passado, um pesadelo para nosso amigo DANDOLO não? KKKK

  9. GUERRA É GUERRA,
    .
    Os chineses estão mostrando aquilo que eles sabem muito bem,além de copiar e piratear;afinal quem não já fizera ou que fará um dia?
    .
    E falando em guerra,e de teste bem auspiciosos e sucedidos;os russos não deixam por menos.
    .
    .
    ********(trechos do texto principal)
    .

    Rússia derruba míssil americano ‘Minuteman’.
    .
    .
    No relatório da GRU (inteligência militar russa), mais parecido com os relatórios da Guerra Fria do que com as notícias da atualidade, se falou sobre o impacto do ICBM “Sinevá” (SS-N-23 Skiff pela classificação da OTAN) lançado com sucesso do submarino nuclear “Ekaterinburg” da Frota do Norte da Rússia, a partir do Mar de Barents, atravessando o Pólo Norte na atmosfera sobre o Oceano Pacífico, onde com o auxílio de um “dispositivo” de pulso eletromagnético (EMP) conseguiu destruir o míssil balístico intercontinental “Minuteman III” lançado da Base Aérea de Vandenberg na Califórnia.
    .

    SS-N-23 “Skiff,” um SLBM míssil balístico intercontinental lançado por
    submarino, armado de quatro ogivas nucleares de 100 kT cada uma.
    .
    O representante da U. S. Air Force coronel Matthew Carroll, em comunicado à mídia dos EUA, disse:
    “A destruição do míssil balístico intercontinental “Minuteman III” foi devido a inexplicáveis “anomalias”.
    .
    Ele não mencionou as relações se deteriorando rapidamente entre os EUA e a Rússia, que, de fato, foram a causa do incidente.

    A destruição do ICBM americano foi “o ato de retaliação,” aos Estados Unidos pelas ações não provocadas de colocar restrições às viagens internacionais de mais de 60 altos funcionários russos, que segundo Obama, implicaram no assassinato de um preso em 2009.

    ********
    .
    .
    http://dinamicaglobal.blogspot.com/2011/11/russia-derruba-missil-americano.html

  10. Ingenuidade! Em caso de conflito os EUA conseguem até mesmo “ligar e desligar” a internet. Ou vocês acham que eles criaram a internet de graça.
    Sem contar que nehum satélite militar foi atingido. A estrutara de rede da China é centralizada logo ela pode ser neutralizada muito facilmente. É o preço da censura. A China no fundo morre de medo dos EUA pois sabem que eles são doentes por guerras e tudo que querem é um motivo. Nem mesmo a Rússia gosta da China. Nem mesmo a China gosta da China! Trocar a China pelos EUA ou o contrário é como 6 por meia-dúzia.

  11. ‘Mais de cem países criam tecnologia de ataque cibernético’
    .
    Britânico diz que tratados internacionais ignoram arsenal digital de países e liga aumento de crimes à expansão dos BRICS
    .
    .

    ” O jornalista e escritor britânico Misha Glenny, estudioso de crimes cibernéticos, descreve com poucas palavras a segurança dos sistemas de computadores no Brasil.
    .
    “Uma porcaria”, afirma, referindo-se às indústrias e aos órgãos do governo.”

    *********
    .
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,mais-de-cem-paises-criam-tecnologia-de-ataque-cibernetico,804196,0.htm

  12. Não falem mal da China, pois eles são éticos – eliminam eficazmente os assassinos, políticos e empresários corruptos, e os omissos em punir. Os Omissos em Punir são os piores de todos, na minha opinião. Depois que o Brasil entrou na onda de impunidade, populismo, corruptocracia e apoio aos banqueiros e especuladores financeiros, passei a ser chinês, politicamente falando. A China tem um problema sério: Apoia regimes islâmicos corruptos, ditatoriais e teocráticos. É uma pena …
    ” Quem apoia o mal, faz parte das forças do mal “.
    Os chineses estão certos que atacar os satélites espiões americanos.

  13. dhou: vc esta enganado, os EUA é covarde e nao tomaria nenhuma decisao precipitada contra a China, aposto que nem decisão nenhuma eles tomariam!
    Duvido muito que tenham coragem tomar atitudes contra isso!
    EUA só sao corajosos contra páises que nem mesmo exercito possui!

  14. Chineses sao as baratas humanas deste planeta. Para os que aman a china e nao a veem como inimigo mundial do bem estar geral deste Planeta deveriam montar uma fabrica de cabo de vassouras e sentir na pele a competicao destas cucarachas. Sao desleais em tudo que fazem e sao os piores piratas deste planeta. Nao respeitam nada e a ninguem.(3)

    Quer apostar que a da qui 20 anos vai ter 90% de brasileiros chorando as magoas contra chineses.
    Se eles usam isto contra o Eua porque não faria contra o Brasil?
    Ah contra o Brasil nem precisa fazer isto é só subornar os corruptos.Rss

  15. ahahahahahahahah é amigos eu particularmente achei que a cyber defesa americana fosse mais eficaz, se não é imagina a do resto do mundo….
    .
    Se os Xing-Ling conseguem acesso total a um satélite do tio san, então teoricamente podem invadir qualquer sistema não é não?!
    .
    A cyber guerra teve inicio na guerra da geórgia, e vimos como ela é eficaz.

  16. Mestres na propaganda. Quando tens interesse apoderar-se de algo de seu vizinho comece por acusá-lo de alguma coisa, para que, no seu ataque, tenhas todas as opiniões a teu favor. Os Chineses não são santos, mas seus acusadores são diabolicos.

  17. Seus discursos são nazistas Srs HMS TIRELESS e nelore “28/11/2011 às 23:27 Chineses sao as baratas humanas deste planeta”. Lamentável ter que ler uma nojeira dessas..

  18. Discordo dos colegas. Os EUA Nao estão se fazen de vitimas. Seria mais um aviso para a China do tipo ” Nos sabemos o que estão fazendo e como.” Se eles Nao tivessem como se defender dos ataques chineses, esse tipo de noticia jamais cairia na mídia. Qto aos chineses eles realmente Nao respeitam ninguém. Pirateiam armamentos russos europeus e qualquer outro que lhes convém. Inclusive se o Brasil vier a construir algo de inovador com certeza teremos nossa idéia roubada também. Por isso eles tem tantos projetos militares em andamento, seus gastos sao muito menores que os paises que fazem tudo do zero.
    A turma do “anti-EUA” também Nao deve bater bem da cabeça. Pra que enfrentar a ainda Nação mais poderosa do planeta?? Mesmo que “ciberneticamente” estaremos sujeitos a represálias. E muito mais vantagem termos os EUA como aliados de que como inimigos, disso podem ter certeza.

  19. Esse jogo de guerra já vem ocorrendo a mt anos entre eles, incluindo aêh os Rússos , Franceses, indianos,judeus(sem oSS 2 êSSeSS maiSSculoSS) e Uk..o Brasil ñ tem essa capacidade , eu acho. Sds.

  20. Jogar uma raça humana contra a outra é o que pretendem as anti-raças… O homem não é vítima de sí mesmo. Só fazem acreditar que sim.
    O Brasil é um dos que mais produz cybervírus no mundo. Outro potencial nacional a ser aproveitado!

  21. isso se chama ascensão tenológica e econômica! Vai ser cada vez pior no futuro com a China crescendo e os EUA encolhendo…Os EUA, Rússia e Europeus sempre fizeram essas “gracinhas” no passado. Principalmente na época da guerra fria. Viviam se cutucando.

  22. Ok, mas a guerra fria acabou, acho que ninguém gostaria de ver uma nova guerra fria.
    Doidos com o dedo coçando no botam não ajuda em nada.

  23. Vi, algumas reportagens atrás, um chines sendo apresentado aos nossos atuais sistemas de ‘gerenciamento’ da amazônia… me lembrei de que os babilônios, alguns anos antes visitaram a ‘terra’ dos hebreus e em seguida invadiram e destruíram tudo…(cresceram o olho em cima) como um professor meu de faculdade falava: ‘onde tem ser humano tem problema’… o Brasil tem sim que ficar de olho ‘em todos’… não se envolver demais e buscar se precaver contra ‘todos’. Afinal de contas, mesmo que não quiséssemos já atraímos a atenção dos lobos… quem sabe o que eles pensam?
    Riquezas atraem bandidos e homens de pouco escrúpulo desde que o mundo é mundo… nosso país é rico, muito rico. E me parece ser também um pouco ‘ingênio’ (me parece… espero estar errado).

    []s

Comentários não permitidos.