Liga Árabe aprova sanções contra a Síria

A Liga Árabe aprovou sanções econômicas drásticas contra a Síria, devido à violenta repressão contra os protestos no país. Mesmo assim, presidente Assad continua a promover ataques contra manifestantes.

Durante uma conferência no Cairo, os ministros do Exterior dos países da Liga Árabe aprovaram, com rara unanimidade, medidas contra o governo sírio, entre elas o congelamento das relações com o país, assim como das contas sírias no exterior, a suspensão de voos e a proibição de viagens de membros do regime sírio.

Verbas suspensas para projetos na Síria

Hamad bin Yassim, ministro do Exterior do Catar, afirmou neste domingo (27/11) que 19 dos 22 países-membros da Liga Árabe aprovaram as sanções, entre elas a suspensão de transações com o Banco Central Sírio e de auxílio financeiro para projetos no país.

Além disso, ficam também interrompidas as ligações aéreas entre os países árabes e a Síria, enquanto autoridades do país são punidas com a proibição de viajar nos países árabes. Com as medidas, a Liga Árabe pretende antecipar eventuais medidas de países ocidentais, como aconteceu em relação à Líbia, afirmou o Sheik Hamad. “Todo o trabalho que estamos fazendo deverá evitar uma intromissão do Ocidente”, disse ele.

Damasco fala de traição

O governo em Damasco chamou as medidas de “traição” à solidariedade árabe. A Liga iniciou sua reunião no sábado, depois que o presidente Bashar al-Assad ignorou um ultimato exigindo o fim da violência e impediu a entrada de observadores da Liga Árabe no país, indo contra um acordo prévio.

As novas sanções intensificam a pressão sobre o governo Assad. A Síria já havia sido excluída da Liga Árabe devido à violência no país. A União Europeia e os EUA também já aplicaram diversas sanções à Síria, entre elas a proibição de importação de petróleo do país.

Mais violência contra a oposição

A pressão internacional, contudo, não parece abalar Damasco. Forças de segurança do regime atacaram oposicionistas com violência no fim de semana. Ativistas relataram, neste domingo, terem ocorrido pesados conflitos em Homs, entre as tropas do governo e desertores.

Naquela cidade, cinco civis foram mortos durante buscas realizadas em residências, afirmou uma organização de defesa dos direitos humanos sediada em Londres. Outra pessoa foi morta com um tiro que partiu do telhado de um prédio em Kusseir, cidade próxima a Homs. Nos arredores de Damasco, dois civis, entre eles um adolescente de 14 anos, teriam sido mortos, e 13 pessoas ficaram feridas, segundo a entidade.

Tiros em funeral

Em Deir Essor, no leste do país, dois outros civis foram mortos e vários foram feridos pelas forças de segurança do governo, que atiraram nos participantes de um funeral.

Segundo informações das Nações Unidas, um total de mais de 3.500 pessoas já morreram na Síria desde março último, em consequência da violência do governo. Aproximadamente 1,5 milhão de pessoas dependem da ajuda internacional, como envio de alimentos, para sobreviver.

Autora: Eleonore Uhlich (sv)
Revisão: Marcio Damasceno

Fonte: DW-WORLD.DE

8 Comentários

  1. O engraçado é que ninguém explica quem são esses rebeldes armados com fuzis que são patrocinados pelos EUA- OTan para enfraquecer o governo Sírios. Preferimos acreditar nas mentiras que a CNN joga no ar.
    A mesma esquema usados na Líbia está sendo usada agora na Síria. Que é : fornecer armas para os rebeldes para lutar conta o governo.

  2. SAUD;A CASA ONDE EMANA O HORROR,CAPITULADA PELA CASA BRANCA,A DO MAL
    .
    .
    As duas casa onde são engendrado as maldades que assolam o OM e corroborado pela a congênere de Tela-vive.
    .
    .
    trechos do original: Pepe Escobar: A estrada pedregosa para Damasco
    .
    .
    A pergunta de um trilhão de dólares no “Inverno Árabe” é quem piscará primeiro no roteiro do Ocidente para esgueirar-se até Teerã via Damasco.

    .
    .
    *************(segue os trechos)
    .

    A Casa de Saud, a Jordânia e o ascendente Qatar estão mais do que confortabilíssimos, fazendo o jogo de EUA e Israel.
    .
    A Casa de Saud – cão alfa do CCG – invadiu o Bahrain com 1.500 soldados para esmagar protestos pró-democracia em tudo semelhantes aos do Egito e Síria.
    .
    A Casa de Saud ajudou a dinastia sunita al-Khalifa, que reina no Bahrain, a disseminar a tortura contra os xiitas, que são 70% da população; os bahrainis confirmam que todos os torturados sempre eram forçados a confessar laços diretos com Teerã, “o mal”.
    .
    No Egito, a Casa de Saud apoiou Mubarak até depois de deposto. Hoje apoia – até agora com mais de US$4 bilhões de dólares – uma junta militar que, basicamente, quer manter o poder, sem qualquer tipo de fiscalização ou transparência, sob fachada “democrática”.
    .

    A Casa de Saud de modo algum poderia conviver com qualquer tipo de democracia egípcia bem sucedida. Quem acredite que a Casa de Saud algum dia defendeu ou defenderá direitos humanos e democracia no Oriente Médio deve autointernar-se no manicômio mais próximo.
    .
    A Liga Árabe – também uma extensão da Casa de Saud – deu carta branca à OTAN para bombardear estado-membro. Suspendeu a Síria dia 12 de novembro – o mesmo que fez com a Líbia, dia 22 de fevereiro –, porque, diferente do que aconteceu no caso da Líbia, as ordens que EUA e países europeus deram ao Conselho de Segurança da ONU foram devidamente vetadas por Rússia e China.
    ********

    .
    (*)Por:Pepe Escobar, em Asia Times Online
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=169580&id_secao=9
    .
    .
    agradecimentos!
    .
    .
    Sr.HMS TIRELESS ,obrigado pela sugestão a tal fonte de pesquisa(http://www.vermelho.org.br),tão rica de informação,vejo que o senhor lê assuntos “esquerdopáticos” é sinal que não tens,aparentemente,preconceitos as informações.
    .
    Graças ao senhor tenho mais uma valiosa fonte de pesquisa que com certeza entrará na minha listas de boas leitura,aliás sugiro aos demais tal valosa contribuição do momento pelo senhor HMS TIRELESS .
    .
    Obrogadoooooo!

  3. Lucena:
    Quem tem preconceito com informação condena a si próprio à ignorância. Ademais o Vermelho, portal do PC do B, é um excelente portal, com muitas matérias interessantes e uma equipe de articulistas muito boa. Tenho certeza que o amigo vai achar muita coisa valiosa por lá!
    .
    Abraços!

  4. HMS TIRELESS disse:
    “….Adolfinejad….”
    .
    A gente não pode mais falar JudeuS com um S a mais….
    Acho esse negócio de Adolfinejad muito preconceituoso e tão errado quanto se escrever JudeuS com mais um S.
    Essa comparação creio que se apóia no velho argumenho altamente utilizado e magnitudizado como foi o holocauso(massacre de 90 e poucos mil pessoas que a mídia multiplicou até dar alguns milhoes), que vem sendo um verdadeiro prato cheio para a midia propagandista… que subliminarmente deixa claro o posicionamento ideológico-comercial de seus financiadores(acreditem muitos deles judeus).
    Comparar Adolf Hitler ao Ahmadinejad? muita ingenuidade além de muita maldade me perdoe…
    Tá com dó das mulheres que morrem apedrejadas? dos pequenos grupos de manifestantes efetivamente reprimidos no irã e na síria?
    Se informe e busque saber quantos morreram no Bahrem, no Yemem e ná arábia saudita, seja por apedrejamento ou por repressão policial. Procure saber também como os direitos humanos são encarados nesses países forte aliados dos EUA e de Israel.
    .
    Ahmadinejad é o capeta?Um megalomaníaco como Adolf Hitler? bom se a mídia, o nethanyahu e o seu avô judeu falam né… melhor acreditar neles… Vocês não pensam com as “bolas” como esses persas insignificantes né… Extermine-os e vinguem o que os alemães fizeram com vocês…
    .
    A forma como a mídia mostra as ameaças de eua e israel ao iran e seus aliados, e o espaço aberto para a contra-resposta iraniana(sempre vista como outra ameaça e nao como uma contra-resposta), deixa clara o posicionamento que a nossa telona quer que tenhamos.

  5. ..Rússia envia navios de guerra para base na Síria, diz jornal
    .
    .

    Rússia está enviando uma frota de navios de guerra para sua base naval na Síria, em uma demonstração de força que sugere que o governo russo está disposto a defender seus interesses no país, à medida que cresce a pressão internacional sobre o presidente Bashar al-Assad.

    O jornal Izvestia divulgou nesta segunda-feira, citando o almirante russo aposentado Viktor Kravchenko, que a Rússia planeja enviar seu porta-aviões “Almirante Kuznetsov” e um navio patrulha, uma embarcação antisubmarino e outros navios. “Ter qualquer força militar além da Otan é muito benéfico para a região, uma vez que impede a eclosão de conflitos armados”, disse Kravchenko, que foi chefe da equipe da Marinha de 1998-2005, segundo o Izvestia.

    Um porta-voz da Marinha, citado pelo jornal, confirmou que os navios de guerra russos seriam deslocados para a base de manutenção que a Rússia mantém na costa síria perto de Tartus, mas disse que a viagem não tem nada a ver com a revolta contra Assad. O jornal disse que o porta-aviões Almirante Kuznetsov seria armado com pelo menos oito caças Sukhoi-33, vários caças MiG-29K e dois helicópteros.

    Sanções da Liga Árabe e pedidos da França para a criação de zonas humanitárias na Síria aumentaram a pressão internacional sobre Assad para acabar com a repressão, que segundo as Nações Unidas já causou a morte de 3.500 pessoas durante nove meses de protestos contra seu governo. A Rússia, que tem uma base de manutenção naval na Síria e cujo comércio de armas com o país rende milhões de dólares por ano, juntou-se à China no mês passado para vetar uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, apoiada pelo Ocidente, condenando o governo de Assad.

  6. Gustavo:
    Chamar o presidente do Irã, cuja reeleição foi escandalosamente fraudada, de Adolfinejad não se trata de ingenuidade muito menos maldade ou preconceito meu caro mas apenas o reconhecimento das inúmeras semelhanças entre o líder nazista e o celerado persa. Simples assim. Quanto ao holocausto, ainda que houvessem sido “apenas”90 mil pessoas conforme prega o revisionismo criminoso, já seria uma atrocidade. Mas não foram “apenas” 90 mil e sim seis milhões de judeus que pereceram sob a máquina de extermínio nazista, tudo isso tendo sido documentado e fartamente exposto nos julgamentos de Nuremberg e também no julgamento de Adolf Eichmannn.
    .
    Você fala da Arábia Saudita, do Yemen e do Bahrein? tudo bem, são países que realmente reprimem os opositores. Contudo, até hoje ninguém viu algum membro da família real saudita ou algum ministro da defesa desses países pregando a destruição de outras nações, algo que o presidente iraniano faz com frequencia.
    .
    Netanyahu é um santo? claro que não! pelo contrário: vem fazendo uma péssima administração, basta ver os protestos. Contudo, para os israelenses se livrarem dele basta exercer o direito ao voto nas eleições, coisa que não é possível no Irã tendo em vista o perverso sistema eleitoral que permitiu a reeleição fraudada de Adolfinejad.
    .
    Por fim, vir com esse papo de “mídia corporativa internacional a serviço dos judeus”, “mídia golpista” é apenas uma desculpa ruim para tentar desqualificar determinadas informações que não são veiculadas pela mídia aparelhada a serviço do DIP do ParTido.

Comentários não permitidos.