Morte de paquistaneses estremece relação com EUA

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, informou hoje que escreveu ao primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Raza Gilani, para expressar seus sentimentos pelas mortes “trágicas e não intencionais” de 24 soldados do Paquistão em um ataque aéreo.

“Eu escrevi ao primeiro-ministro do Paquistão para deixar claro que a morte de paquistaneses é inaceitáveis e deplorável, assim como a de afegãos e soldados internacionais”, disse ele em um comunicado. “Este foi um trágico acidente não intencional”.

O ataque realizado ontem pelas tropas da Otan estremeceu a problemática relação entre os Estados Unidos e o Paquistão e dificultou os esforços para avançar com as negociações de paz com o Taleban. A Embaixada dos EUA em Islamabad está convocando os funcionários que ficam nas províncias para irem à capital, como uma medida de precaução depois do incidente e pediu atenção dos cidadãos norte-americanos para a sua segurança pessoal.

De acordo com exército paquistanês, que chamou a ação de “ato irresponsável”, os helicópteros e as aeronaves de combate da Otan bombardearam os postos de fronteira na região tribal Mohmand, na divisa com o Afeganistão. “A soberania do Paquistão foi atacada, disse o primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Raza Gilani. “Este é o nosso Paquistão e temos que defendê-lo”.

Em retaliação, o governo paquistanês fechou as rotas usadas pela Otan para levar carregamentos ao Afeganistão e pediu que militares americanos desocupem em até 15 dias a base de Shamsi, na província do Baluchistão.Vietor said. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

Fonte: Estadão

14 Comentários

  1. E creio que os americanos tambem não estão olhando o paquistão com o carinho de antes,depois de acharem o inimigo numero um binladen guarnecido por uma base paquistanesa.

  2. Estadunidense só olha para a própria cola, não respeitam nada nem os aliados. Primeiro entram no paquistão sem permissão invadindo a casa do bin, depois isso.Só trouxa para ser aliado deles.Desse jeito é derrota certa.

  3. Pois é dandolo.. e eu quero ta bem longe disso viu… assistindo pela tv, praticamente tres ou quatro países se explodirem por completo.

  4. Dandolo disse:
    28/11/2011 às 00:18

    Dandolo : Se isso acontecer vai ser um fato inédito em toda a história da humanidade!! – * Dois países com mísseis balísticos (ICBM) e armamento nuclear(Paquistão e Irã – “bomba suja”),
    .
    * com a economia normal e infraestrutura intacta,
    .
    * com governo nacional unificado, com grande população,
    .
    * os dois vizinhos de vasta fronteira,
    .
    * os dois localizados a pouca distância/facílimo ataque da capital dos EUA( Israel!),
    .
    * sendo grandes parceiros comerciais do país que mais cresce no mundo(China).
    .
    * no caso do Irã com muito petróleo
    .
    .
    Os dois sendo atacados simultaneamente justamente durante a mais grave crise econômica que Europa/ EUA estão passando nos últimos 80 anos…HA! Quer apostar comigo que não vai acontecer?? Aposto meu salário do mÊs contigo..rsrsrs . Abraço.

  5. Putim tinha razão, prepare-se para o Armagedon, o mundo esta vendo que a cada dia que passa, as cagadas dos americanos ficam mais evidente, suas ações egoístas estão sendo vistas como uma ameaça para o mundo hoje em dia, que a justiça seja feita.

  6. Paises cujos lideres, em função do dinheiro e do poder, capitulam ante os interesses de outra nação estrangeira deveria merecer o desprezo e repudio do povo de seu país.
    No Paquistão, seus lideres em sua luta para acompanhar seu vizinho e rival a India, abdicaram da soberania de seu povo permitindo aberrações como estrangeiros vitimarem cidadãos civis em troca de ajuda virtual, sequer souberam avaliar a extensão da parceria de seu rival India com seu parceiro os States. O que agora ocorre é o que acontece com os covardes que se entregam aos poderosos, primeiro vão-se os aneis, depois os dedos depois a cabeça. Será que eles tem tempo ainda?

  7. Interessante ,porem mais uma vez nao vai dar em nada,a nao ser que tenhamos memoria de peixe,o fogo amigo(MUY AMIGO)e´algo comum em operaçoes militares delicadas como estas,tropas inglesas ja foram vitimas deste tipo de erro,um pedido de perdao publico demostrando humildade e tambem lembrando incidentes tambem ocorridos entre tropas da OTAN ira colocar as coisas no eixo,o problama sera o sentimento da populaçao,mas ensisto ,um pedido de desculpas ,demostraçao de fatos desta natureza tambem ocorridos entre aliados e uma boa gratificaçao financeira aos parentes dos mortos resolve eata bagaça,o governo paquistanes faz seu papel,afinal mataram os caras em terreno paquistanes.O resto e´delirio de esquerdistas cegos e tapados por um anti-americanismo doente e sem fundamento solido,sapiencia senhores,sapiencia .E por favor sem ofensas pessoais!

  8. Oa EUA e o resto da OTAN são grandes potências mas não são onipotentes e nunca foram, mesmo que as mídias dizem o contrário e mintam mil vezes, e eles sabem disso.
    Se fosse um ataque desses aqui no Brasil, o que estariamos gritando agora?? GUERRA!!! É assim que o Pakistão se sente e eles vão demorar muito para ajustar-se novamente com a OTAN. E a aliança deles com o Irã esta consolidada agora.

Comentários não permitidos.