Corea do Norte ameaça sede do governo de Seul com “mar de fogo”

A Coreia do Norte denunciou nesta quinta-feira as manobras militares executadas na véspera pelo Exército da Coreia do Sul, perto de uma ilha fronteiriça bombardeada por Pyongyang ano passado, e ameaçou o vizinho com “um mar de fogo capaz de engolir a residência presidencial em Seul”

O comando militar do regime comunista considerou que o exercício conjunto de quarta-feira nas proximidades da ilha de Yeonpyeong, na fronteira marítima entre as duas Coreias, foi um novo desafio. “Os militares de guerra devem recordar a lição do mar de fogo na ilha de Yeonpyeong”, afirma um comunicado citado pela agência de notícias oficial da Coreia do Norte.

Em 23 de novembro de 2010, as forças norte-coreanas dispararam 170 projéteis ou foguetes contra Yeonpyeong, cenário de confrontos violentos no passado entre os dois países. O ataque, o primeiro contra uma zona habitada por civis desde a Guerra da Coreia (1950-53), matou quatro pessoas, dois soldados e dois civis, e destruiu vários imóveis.

Pyongyang alegou que o ataque foi uma resposta aos exercícios de artilharia sul-coreanos executados um pouco antes na área em disputa, durante os quais alguns disparos atingiram o espaço marítimo da Coreia do Norte.

“Se (a Coreia do Sul) se atrever a violar outra vez nossa honra e se o nosso mar, nosso espaço e nossa terra forem violados por apenas uma bala ou projétil, o mar de fogo de Yeonpyeong aumentará e engolirá a ‘Casa Azul'”, adverte o comunicado militar, em referência à residência oficial do presidente sul-coreano.

Criticado por sua passividade ante o ataque da Coreia do Norte em 2010, o Exército sul-coreano advertiu que responderá de forma contundente a qualquer agressão.

Fonte: Terra

20 Comentários

  1. Se (a Coreia do Sul) se atrever a violar outra vez nossa honra e se o nosso mar, nosso espaço e nossa terra forem violados por apenas uma bala ou projétil, o mar de fogo de Yeonpyeong aumentará e engolirá a ‘Casa Azul’”, adverte o comunicado militar, em referência à residência oficial do presidente sul-coreano.

    Caramba isso sim é uma advertencia!!

    Eles devem ensaiar muito para dizerem coisas tão imponentes!!

    hahahaha…..

  2. se cair uma nuclear em seul o ocidente entra em colapso.
    o memso pode acontecer em telaviv ou tokio.
    detesto os eua mas esse caras da coreia ou do irã pode jogar o ocidente na miseria derrubando a bolsa …

    logo agora que estou tao bem empregado
    srrsrs

  3. Cara, se eu fosse gaucho e o uruguai tivesse a nuke eu não jogaria nem um traque lá, daqui que os EUA venham em socorro deles a coréia do sul não existe mais. Aquele ditadorzinho do norte é meio doido, não é bom ficar provocando, ele manda a bomba e corre pra a China para se safar do contra ataque americano.

  4. se o “mar de fogo” vier mesmo,o tio sam “vaza” de la na hora(nao sao tao burros,eles tem quase 30 mil homens na mira de misseis com ogivas nucleares bem ao lado da fronteira) e deixa os coreanos sem matarem,alias,a propria inteligencia sul coreana ja comentou que o interesse dos eua e japao e exatamente esse,guerra sim,mas somente entre as coreias,ai,em um segundo momento(quando tudo tiver sido varrido do mapa) uma “intervencao humanitaria” seria enviada a penisula coreana para “estabilizar”(leia-se colonizar/explorar) os coreanos,o sul completamente destruido por armas nucleares,e o norte pior que o haiti depois daquele terremoto seriam presas faceis pras potencias falidas do ocidente,mas…mas….a historia demonstra que a russia e a china nao sao passivas como o Brasil sempre foi,e essas potencias iriam entrar na “festa” e ai,so deus sabe.

  5. A córeia do norte tem o paio da china que já até manejou caças J-11 para perto da península da coréia para apoiar a coreia do norte.

  6. OS CARAS GOSTAM DE CONVERSAR,porque não fazem as pazes de uma vez,ou se engalfinham,parecem guapeca,cahorro guapeca é que gosta de ficar latindo e provocando faz os grandes brigarem.

  7. É PRA MATAR O BAM KI MONN que apoia os crimes de guerra dos EUA em troca de apoio militar que de nada valeram o “mar de fogo” ano passado provou isso como os militares dos EUA são fichim o Vietnã é outra prova países com Nukes eles não metem o bico não é a toa que ninguém pode ter e eles sim e agora que a China controla seus Vants e satélites militares então a melhor saída pra CS É A PAZ

  8. Na verdade acredito que os EUA se envolveriam diretamente no conflito sim. Num possivel conflito certamente a CN tambem atacaria alvos militares americanos já que são aliados Sul-coreanos.Provavelmente a única coisa que ainda impede uma ofensiva seria a possibilidade de a CN ter armas nucleares em operação (Apesar de muitos colegas afirmarem que eles já tem, isso ainda é uma incognita já que o problema não é o desenvolvimento da bomba mas sim diminuir seu tamanho e peso a fim de coloca-la dentro do missil). Os misseis usados pela CN (IRBM Musudan) provavelmente na sua maioria estejam armados com ogivas convencionais. Claro que no caso dessa dúvida o melhor a fazer é pensar no pior e considerar a possibilidade de alguns misseis estarem armados com ogivas nucleares.
    Mas sem o uso dessas armas, em uma ofensiva conjunta entre a CS e EUA, provavelmente a CN não duraria 1 semana.
    E um ataque nuclear por parte da CN provavelmente resultaria numa resposta a altura pelos EUA já que com certeza terão na região alguns submarinos estrategicos, esses sim com capacidade comprovada.
    Alias a unica vantagem da CN é justamente a dúvida sobre seus sistemas militares. É como num jogo de poquer onde existe a possibilidade de tambem estarem blefando.
    Tambem acredito que a China não se envolveria diretamente no conflito. Eles sabem que se a guerra vier a acontecer a CN certamente perderá e não se arriscariam a entrar nela com a possibilidade de cair tambem. A China passa atualmente uma fase muito boa na sua economia e tambem um grande crescimento militar, ou seja, tem tudo a perder num conflito com os EUA.

  9. Um fantoche chines,latem, soltam uns puns mas quero ver o Dragao deixar este fantoche fazer uma cagada destas,tem doidoes nos EUA torcendo para que isto ocorra,a china nao vai arriscar uma cartada destas !

  10. Se observarem, o canal televisivo PentagonChannel, desde à um ano mostra frequentemente uma publicidade convidando os seus militares a fazerem comissões na coreia do sul (com desculpas como: vem conhecer uma nova cultura, vem viajar, etc)

    Os USA precisam de encher a Corea do Sul com militares para no estalar duma guerra limpar o cebo ao norte. Os do norte são loucos, mas milhares de misseis cruzeiro a limpar o terreno antes das tropas dão uma grande ajuda aos USA.

    Os Estados Unidos ainda não quiseram atacar, pois não tem nada de interessante, nem sabem se os seus antimisseis altamente tecnológicos conseguem detectar antigas frequencias de radar como as que tem os obsoletos SA-3 norte koreanos.

  11. Essa ditadura norte coreana eh mesmo uma grande de uma fanfarrona! Vivem de ameaças! Um dia o fogo do inferno chegara bem debaixo do rabo desse facínora ditatorial.

  12. Esse site só tem comentários contras os vilões do planeta,e q as Coreias parem de sewrem os cães de guerra dos seus > inimigos “ocultos” q está puxando os cordões de seus marionetes. sds.

  13. Eu acredito,que a China em caso de guerra,apoiará a CN.Ela não vai querer em caso de derrota da CN,tropas americanas em sua fronteira.

  14. A China irá lavar as mãos em caso de uma guerra.
    Algum tempo atrás o Wikileaks soltou uma nota onde comentava que a China via com bons olhos a reunificação da Coreia sob o comando do sul. A princípio parece estranho, mas se analisarmos bem não tem nada de anormal. Entre os grandes investidores na China, que também utilizam a mão de obra chinesa estão grandes corporações do rival histórico Japão, da Coreia do Sul e até mesmo da “província rebelde” de Taiwan. Em contrapartida a Coreia do Norte é um país comunista e miserável, onde inexistem grandes corporações para investir na China e mercado para consumir os produtos manufaturados por lá. É muito mais interessante para os chineses um vizinho logo ao lado que seja próspero, rico, que invista e consuma os produtos da China, que não sobreviva das esmolas do vizinho e principalmente que não tenha nukes não mão de um ditador maluco.

Comentários não permitidos.