Origem de explosão em base militar iraniana permanece um mistério

Foto: AP

Reprodução de vídeo amador mostra fumaça subindo de local de explosão em depósito de munição a oeste de Teerã, Irã (12/11)

Chefe de gabinete iraniano afirmou que produto de pesquisa realizada no local seria ‘soco na boca de Israel e de seu regime’.

A explosão que matou 17 membros das forças armadas no Irã na semana passada, incluindo um dos fundadores do programa de mísseis do país, ocorreu quando os pesquisadores trabalhavam em armas capazes de dar um “forte soco na boca” de Israel e interrompeu seu projeto por alguns dias, disse o chefe da liderança militar iraniana.

As observações feitas pelo chefe de gabinete, Hassan Firouzabadi, representam a primeira vez em que um oficial do Irã oferece detalhes sobre a natureza do trabalho realizado na base militar onde a explosão ocorreu. Observações do comandante também fora além de descrições anteriores sobre o impacto dos danos.

O efeito pareceu aprofundar, ao invés de esclarecer, as questões por trás da explosão na base de Bidganeh, a cerca de 45 km de Teerã, que as autoridades do Irã têm insistido que foi um acidente. A força da explosão foi tão grande que sacudiu as janelas em muitas cidades vizinhas, de acordo com sites de notícias iranianos e testemunhas.

O general Hassan Tehrani Moghaddam, considerado uma figura importante nos esforços do Irã para construir mísseis de longo alcance, foi morto na explosão, assim como outros 16 membros da Guarda Revolucionária Islâmica.

A explosão aconteceu em um cenário de crescente tensão com adversários do Irã, especialmente Israel e os Estados Unidos, sobre o programa nuclear iraniano, que as nações ocidentais suspeitam que serve para uso militar, apesar das negativas iranianas.

Houve especulações imediatas que sabotadores israelenses foram responsáveis, algo que as autoridades israelenses não negaram de imediato. Pelo contrário, alguns líderes de Israel consideraram a explosão como uma boa notícia. O ministro da Defesa Ehud Barak disse que “seria desejável que (as explosões) se multiplicassem”, embora ele também tenha dito não saber quem ou o quê foi responsável pelo acontecido.

“Esse evento recente e explosão não teve nenhuma relação com Israel ou os Estados Unidos”, afirmou o chefe da equipe iraniana, citado pela Agência de Notícias dos Estudantes do Irã. “Exceto pelo fato de que o produto da pesquisa feita no local teria entregue um forte soco na boca de Israel e seu regime de ocupação.”

Ele também foi citado como tendo dito “que a pesquisa terá um atraso de curto prazo de alguns dias, mas definitivamente as forças e os compatriotas do mártir Hassan Tehrani Moghaddam irão continuar nesse caminho e o produto dos esforços de sua vida será um soco na no boca de Israel.”

Moghaddam era pessoalmente próximo ao aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, que presidiu o funeral de Estado para as vítimas na segunda-feira. Khamenei emitiu condolências em que parecia refletir sua própria dor com a perda.

“O martírio sangrento do honrosa comandante e despretensioso cientista Tehrani Moghaddam foi um evento amargo para nós”, afirmou o líder, segundo a Agência de Notícias da República Islâmica.

Por Rick Gladstone

Fonte: Último Segundo

22 Comentários

  1. Mossad (Servico Secreto Israelense), Cia (Serviço secreto Americano), SIS (Serviço Secreto Ingles…. tenho certeza que foi um dos três… Bem que eu poderia ter citado a ABIN ai neh… (Serviço Secreto Brasileiro)

  2. Rafael, essa “raiva” entre os dois países vem de muito antes de serem países.

    Não sou cheerleader, mas é difícil achar algo que o Irã tenha feito de bom para nós, terceiromundistas.

    Se o Irã é bom, vai pra lá. Se for casado não esqueça a Burka para sua mulher.

  3. O brasileiro é famoso por sua memória curta,mas isso não é uma característica apenas nossa,em 1953 Inglaterra e EUA financiaram um golpe contra o Irã, até então denominado Pérsia,o golpe depôs o primeiro-ministro Mohammad Mossadegh,líder nacionalista que estatizara as empresas petrolíferas estrangeiras que atuavam no país.
    Para defender os interesses de Inglaterra e EUA foi implantado um regime de terror capitaneado pelo Xá Reza Pahlevi que só viria a ser deposto pela REVOLUÇÃO ISLÂMICA DE 1979 tendo como líder o Aiatolá Kohmeini !
    COMO O GOVERNO DE TEERÃ AFIRMA O IRÃ TEM SIDO VÍTIMA DO TERRORISMO DE ESTADO PROMOVIDO POR INGLATERRA,EUA E ISRAEL A MUITO TEMPO !
    Mas a mídia mundial só mostra a visão contrária ao Irã,que na maioria das vezes foi mais vítima que algoz!



  4. ABIN…rsrsrs

    eles mesmos cometeram um erro e foram ver ala…

    quanto a quem é vilão e vitima…”Homo homini lupus” (o homem é o lobo do homem) – THOMAS HOBBES

  5. Tem gente que ta dizendo que obra da CIa , MOssad e mais…..

    EU acredito que apenas foi um erro ao manipular um míssil de grande magnitude. Qualquer erro manipulação de míssil acontece isso. As 17 pessoal que morreram deveriam estar mexendo nesse explosivo também.

  6. Pelo tom jocoso do lado de Israel há 99% de que haja o dedo do mossad nessa empreitada.
    Parabéns ao mossad, mais um feito para sua lista.Que o Aiatolá ponha suas barbas de molho.

  7. Claro que tem dedo dos terroristas americanos e israelenses nessa historia!Esse paises se tornaram tão ameaçadores qto foi a alemanha nazista no passado!Tá na hora do mundo perceber isso e varrer esses dois paises do mapa!

  8. Que falta de respeito com a cultura dos povos, não existe maus e bons (EUA soltou duas boma atomicas no Japão, são bonzinhos?? o Japão matou milhares de chineses e ai vai)Sorte que moramos em um pais que a mais de 180 anos não entra em guerra no seu território, mas , devemos preparar para guerra, vai que ela chega em nossas casas, é puro jogo de poder, mas ainda acho que a China e Russia vai dar uma mão para os Iranianos, tipo guerra fria, mesmo depois da russia ter cancelado a entrega dos S-300 ao Ira

  9. Já pensaram na possibilidade de ser apenas um acidente? Agencias de inteligência não tem super poderes… 007 só existe no cinema.

  10. Cesar pereira.. bato palmas a você….
    Não argumentou asneiras como “vai usar burca” ou “nunca vi beneficio algum na existencia do IRAN”
    EU também não comentarei essa total falta de respeito á cultura e um etnocentrismo típico dos conquistadores portugueses e espanhois para com os indios americanos.
    .
    ninguém comenta isso: MAS ISRAEL É NÃO É UM ESTADO LAICO, É UM ESTADO GOVERNADO E ADMINISTRADO POR INDIVIDUOS EXTREMISTAS, NAO ISLAMITAS, MAS SIONITAS. A JUSTIFICATIVA QUE OS “HOJE” ISRAELENSES DAO AO FATO DE TER TOMADO AS TERRAS DOS PALESTINOS EH QUE ELAS ERAM DESTINADAS A ELES MUITO ANTES DOS PALESTINOS AS OCUPAREM.
    .
    Judaismo é uma religião, uma crença e não deve ditar a forma de um Estado agir diante das pessoas e de seus vizinhos.
    .
    OS JUDEUS QUE HOJEM VIVEM LA E SE DIZEM ISRAELENSES NAO TEM ORIGEM HEBRAICA OU ALGO ASSIM.. SA TODOS ALEMAES, POLONESES, AMERICANOS, QUE TEM OS PAIS E AVOS TAMBEM DA MESMA ORIGEM(MISCIGENAÇAO SIM A MILENIOS ATRAS QUANDO COMECARAM A SE ESPALHAR).
    .
    Mas por causa de sua religião todos se sentiram no direito de dizer que tinham suas raizes no hoje estado de israel e para lá foram, expulsando e subjulgando os que ali viviam a séculos…… E QUEM É O ESTADO EXTREMISTA RELIGIOSO?

  11. Discordo Falken, recentemente o mossad matou um ou dois cientistas do programa nuclear do Irã, e o irã não atacou israel, na verdade acho que eles estão realmente se armando até os dentes para fazer esse ataque, inclusive com nukes, do contrário serão trucidados.

  12. Tem três possibilidades
    1-Um ataque secreto de Israel e EUA.
    2-Uma arma secreta iraniana que deu errado.
    3-Ou só foi um acidente no depósito de munições.

  13. acidentes;só acidente de percurso que vai atrasar um pouco mais,o rearmamento unilateral e total dos ayatolas.isso ainda vai dar me….sds

  14. Realmente para conjecturar que a explosao da Base Militar dos “Guardas Revolucionarios” de Bid Ganeh possa ter sido obra de sabotagem, temos tambem de admitir que possa ter sido ate mesmo um falha operacional.
    No primeiro caso, a explosao teria possivelmente duas opcoes de suspeitos: sabotagem interna ao regime ou acao do competent Moussad. E’ assim que devemos considerar neste momento.

  15. Realmente para conjecturar que a explosao da Base Militar dos “Guardas Revolucionarios” de Bid Ganeh possa ter sido obra de sabotagem, temos tambem de admitir que possa ter sido ate mesmo uma falha operacional.
    No primeiro caso, a explosao teria possivelmente duas opcoes de suspeitos: sabotagem interna ao regime ou acao do competente Moussad. E’ assim que devemos considerar neste momento.

Comentários não permitidos.