Reino Unido corta relações financeiras com bancos do Irã

Medida é tomada após relatório de agência nuclear da ONU apontar objetivos militares de programa nuclear de país.

Em uma nova medida de punição contra o Irã, o Reino Unido decidiu que cortará todos os laços financeiros com bancos iranianos. A decisão foi tomada depois de um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) reafirmar as suspeitas de que o programa nuclear de Teerã tem objetivos militares.

A partir desta segunda-feira, todas as instituições financeiras e de crédito britânicas estão requisitadas a cortar todas as transações com as instituições bancárias, incluindo o Banco Central do Irã. De acordo com o ministro das Finanças britânico, George Osborne, há evidências de que os bancos iranianos financiam o programa de armas atômicas do país.

“O governo britânico acaba de anunciar novas sanções contra o Irã. Cessamos com todos os contatos entre o sistema financeiro britânico e o sistema bancário iraniano”, declarou. Essa é a primeira vez que o Reino Unido usa poderes criados sob a Lei de Contraterrorismo de 2008 para isolar o sistema bancário de um país dessa forma.

“Acreditamos que as ações do regime iraniano representam uma ameaça importante para a segurança nacional do Reino Unido e da comunidade internacional”, disse Osborne. O Irã negou em reiteradas ocasiões que queira fabricar armas atômicas, afirmando que seu programa nuclear tem fins civis.

Em uma declaração, o Tesouro britânico afirmou que os bancos iranianos “desempenham um papel crucial em fornecer serviços financeiros a indivíduos e entidades envolvidas nos programas nuclear e de mísseis balísticos do Irã, já que companhias que realizam atividades de proliferação precisam de serviços bancários”.

A nota acrescentou: “Essa medida protegerá o setor financeiro britânico de ser usado sem saber pelos bancos iranianos para transações relacionadas à proliferação.”

Seguindo a tendência do Reino Unido, o Canadá também anunciou mais sanções ao Irã . De acordo com o ministro de Relações Exteriores John Baird, a nova rodada de medidas contra o país persa proíbe quase todas as transações financeiras com o governo iraniano.

Eles também aumentaram a lista de nomes e entidades cujas movimentações financeiras com o país estão bloqueadas além do número de produtos proibidos.

Baird afirmou que o Canadá está profundamente perturbado com as informações do relatório da AIEA e que o regime de Teerã representa a mais significante ameaça à paz e à segurança globais.

Há expectativa de que os EUA também anunciem sanções adicionais contra o Irã nesta segunda-feira. Segundo a imprensa americana, as novas sanções dos EUA serão dirigidas aos setores financeiro, petroleiro e petroquímico.

Segundo funcionários citados pelo The Wall Street Journal e o canal ABC, Washington declarará sua preocupação pela lavagem de dinheiro por parte do setor financeiro iraniano. Isso ativará a aplicação do Ato Patriótico, o que implica em uma advertência a empresas latino-americanas, europeias e asiáticas para que evitem intercâmbios com o Irã se quiserem continuar fazendo negócios com os Estados Unidos.

Apesar do relatório da AIEA, o caso iraniano não foi levado para o Conselho de Segurança da ONU para mais sanções porque a Rússia e a China se opõem à medida. Juntamento com EUA, Reino Unido e França, Rússia e China são membros permanentes do órgão, com direito a veto.

Irã rejeita participar de encontro

Em meio ao aumento das tensões por seu programa nuclear, o Irã se absteve nesta segunda-feira de participar em uma reunião sobre uma zona sem armas nucleares no Oriente Médio promovida pela AIEA.

A não participação do Irã na conferência, programada há vários meses pelo diretor geral da agência nuclear da ONU, Yukiya Amano, constitui “nossa primeira reação depois de sua ação inadequada e falhas cometidas no relatório sobre o Irã”, declarou o embaixador iraniano na AIEA, Ali Asghar Soltanieh, ao canal iraniano Al-Alam.

Em seu relatório mais severo sobre o programa nuclear do país, a AIEA apresentou uma série de elementos que indicam que o Irã tem trabalhado para produzir armas atômicas. As conclusões têm como base oito anos de investigação.

Nesse contexto, o conselho de ministros da AIEA adotou na sexta-feira uma resolução na qual pede a cooperação plena da República Islâmica com a agência, mas sem fixar prazos e sem recorrer ao Conselho de Segurança da ONU. As potências ocidentais, favoráveis a novas sanções, tiveram que acomodar as posições de Rússia e China.

*Com BBC e AFP

Fonte: Último Segundo


12 Comentários

  1. Os britânicos não precisam mais de bombas atômicas, mas possuem centenas e não abrem mãos delas. Porque o Irã, que é um país ameaçado por Israel -outra potência nuclear -, não pode ter?

  2. “o Irã se absteve nesta segunda-feira de participar em uma reunião sobre uma zona sem armas nucleares no Oriente Médio promovida pela AIEA.”

    .
    .
    Além do Irã que não quis participar desta circo montado pelo pau-mandado dos EUA,o AIEA;o Israel foi convidado?

  3. AIEA.. ONU.. alguém ainda acredita nisto? depois das ‘armas químicas’ do iraque.. EUA invadir iraque sem consentimento da ONU.. afeganistão sendo retomado pela Al-qaeda.. Líbia.. idh alto pra caramba.. confiou no ocidente.. tirou suas pesquisas nucleares.. nao comprou defesa.. sabotadores criaram banco central clandestino no pais financiado por grandes corporações financeiras internacionais.. resultado? já sabem… Não sei como existe tanto cinismo e hipocrisia nisto tudo. Só podem tomar algum tipo de vacina.. remedio.. pra ficarem ‘chapados’ diante de toda esta palhaçada.

  4. Essa é uma notícia muito estranha.
    Se isso já tivesse ocorrido, e em maior escala do que só um país, o Irã já tinha sentido muito mais.
    Bota pano quente, como Chamberlain fez com Hitler, para ver no que dá.

  5. “O Iran representa uma ameaça a paz e segurança GLOBAIS”???
    Acho que devo estar meio desatualizado. Nao sabia que o Iran tinha se tornado uma potência Tao grande e ainda com intenções de conquistar o mundo…
    Já encontraram tantas provas que o Iran quer a Bomba Atômica que já to quase acreditando nisso. Só estou esperando eles acharem também as “Armas de Destruição em Massa” do Saddam.

  6. Rsrsrs…o Irã deve está “chorando litros de lágrimas” com essa notícia. A Inglaterra está caminhando para a falência igual a Espanha e Itália. Os bancos iranianos seguidores da sharia( sem Juros) estão é preocupados com os bancos Chineses, Russos, Indianos, Paquistaneses, Dubai, Qatar, Brasil, África, etc… Que vão muito bem obrigado, e não tem nenhuma restrição submissa aos EUA contra o Irã e seus 68 milhões de consumidores banhados em petróleo hehehehehe…
    .
    Não adianta Inglaterra = O sistema econômico do Irã está livre da escravidão dos juros! Vocês não podem fazer nada contra ele. Apenas gritar e esperniar…

  7. Me surpreende a AIEA, eles são os que menos deveriam ter medo de um Irã armado com NUKS.
    Muitos deles acham ótimo israel ter aquele gigantesco arsenal… seria bacana ver o desenvolvimento tecnológico-militar e científico dos paises africanos e do oriente médio… ou não?
    Acho que é melhor deixar aquele monte de gente faminta, morrendo de fome mesmo… logo logo eles ficão tao fracos que não conseguirão nem segurar uma pesada AK-47 carregada.

Comentários não permitidos.