Presidente uruguaio diz que brasileiros não devem ‘colonizar’ vizinhos

Presidente do Uruguai, José Mujica e a Presidente do Brasil Dilma Rousseff

FELIPE BÄCHTOLD

Em seu segundo dia de visita ao Brasil, o presidente uruguaio, José Mujica, disse que o empresariado brasileiro tem o dever não de “colonizar” os países vizinhos, mas de criar um sistema de alianças que fortaleça a região.

Se isso não for feito, falou Mujica, “vêm os chineses, entra a Índia e fazem o que nós não fizemos”.

O uruguaio chefiou uma comitiva de seu país que se reuniu na manhã desta quarta-feira com empresários na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Mujica defendeu a integração de seu país com o Brasil no setor de energia elétrica e disse que o Uruguai oferece benefícios a quem quiser investir em regiões “deprimidas” da fronteira.

“Para ser forte, há que se juntar. Mas isso custa, é difícil porque nossa mentalidade não é feita para isso. Mas a necessidade do futuro se impõe”, disse, em discurso.

Questionado sobre reclamações de produtores brasileiros relacionadas à entrada de arroz e leite importados do Uruguai, o presidente respondeu que seu país é “muito pequeno”.

“Pode ser que o Uruguai cause algum resfriado, alguma coisa. Mas nunca vai causar uma gripe.”

Fonte: Folha http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1004055-presidente-uruguaio-diz-que-brasileiros-nao-devem-colonizar-vizinhos.shtml

Mujica pede que Brasil e Uruguai enfrentem juntos concorrência asiática

O presidente do Uruguai, José Mujica, pediu nesta quarta-feira, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que o Brasil e o país vizinho enfrentem juntos a concorrência asiática, especialmente da China e da Índia.

“O Brasil é o maior e mais importante país da América Latina, mas se não estamos integrados ou atuamos em conjunto, não faz sentido querer competir com os gigantes asiáticos”, afirmou o líder uruguaio ao fim de um encontro com empresários na Federação de Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Cerca de 100 executivos dos dois países participaram da reunião. “Apesar da economia brasileira ser forte, um posicionamento isolado não será suficiente para fazer frente à concorrência de nações imensas como China e Índia. A união é o melhor caminho”, disse o presidente do Uruguai.

O chefe de estado comentou ainda sobre a crise econômica e disse que os países sul-americanos não estão imunes a ela e que a palavra chave para enfrentar o atual momento é “aliança”.

Durante o encontro, o ministro da Indústria, Mineração e Energia do Uruguai, Roberto Kreimerman, incentivou uma ampliação das trocas comerciais entre o Rio Grande do Sul e seu país.

Na terça, José Mujica foi recebido e condecorado pelo governador do estado, Tarso Genro, e visitou a Assembleia Legislativa local. A agenda do presidente do presidente incluiu um encontro com a comunidade uruguaia de Porto Alegre e uma visita à exposição “Beira sul”, que reúne obras de artistas do seu país.

Fonte: Folha

35 Comentários

  1. .
    .
    ((“A união é o melhor caminho”, disse o presidente do Uruguai.))
    .
    Realmente a colonização não, melhor a unificação total e de fato… Uruguai, Bolívia, Paraguai, Peru, Guiana Inglesa, Suriname, Equador… virar tudo Brasil, novos estados da Federação!!
    .
    Valeu!!

  2. Claro que o Brasil se quiser ser potência tem que contar com o auxílio de seus vizinhos, não porque eles são fortes, mas porque tem recursos naturais que poderá nos ser util no futuro, soma-se a isso a importancia do conjunto da população desses paises, por uma questão de mercado, se não há mercado não há comércio e na ausência disso não é possivel se tornar potencia, vez que você precisa agregar valor que possa ser quantificado monetariamente ao seu patrimonio legal para ter efetivo Poder local e global;agora é preciso saber o que ele retrata como colonização, ter supremacia economica necessáriamente pode ser qualificado como colonizador!

  3. Ta doido Francoop?

    Seremos uma URSS da América do Sul?
    Não não, nada disso.

    Cada macaco no seu galho, ou cada um no seu quadrado mãs tendo respeito mútuo, integração de interesses comuns e nada além disso.

  4. .
    .
    ADF:
    .
    FRACOOP…. achou que falava sério??? Não camarada, era mais pra descontrair mesmo, e o nick melhor FRANCOORP… e tem nada de real ou de realizável nisso que eu disse não, era so pra zuar um pouco mesmo!!
    .
    Todos independentes e com seu problemas é muito melhor do que trazer problemas dos outros para o Brasil… mas cooperação intima entre as nações é a melhor estrada!
    .
    Não leva a sério não camarada… melhor cada um com o que tem e boa noite !!!
    .
    Valeu!!

  5. tudo que não devemos ser e puuutencia colonizadora, mas sim um exemplo de estabilização na america do sul, o presidente uruguaio tem toda razão, agora.., que ele não faça como seu antecesor, que trasformou o uruguay numa lavanderia de dinheiro, e no primeira crise diplomatica, que deveria ser discutida com seus parceiros para que se legitima-se, saiu correndo e gritando, ” TIOOOO SAAAN, A ARGENTINA TOMOU MINHAS BOLINHA DE GUDE BUAAAA “

  6. O sr Mujica pediu que o Brasil nao colonizasse o Uruguai, no entanto quer investimento brasileiro, parcerias, alinças, dizendo que se o Brasil nao fizer, vem a china, a india e fazem-Em síntese ele praticamente admite que o Uruguai será colonizado por estes países. Melhor seria que o Uruguai se aliasse ao Brasil e se tornasse um estado da federaçao; aí sim, pederia ter acesso ao BNDES, receber recursos, ter mais poder de açao em nível internacional, etc. Um país pequeno não é muito respeitado e nem sequer ouvido.Fica entranhado na sua propria pequenez. E ela é permanente. Com a palavra os uruguaios.

  7. Poderíamos propor um plebescito no uruguai , vc quer ser brasileiro? dependendo da resposta o uruguai viraria um estado brasileiro, só teriam a ganhar.

  8. “Mujica pede que Brasil e Uruguai enfrentem juntos concorrência asiática”
    .
    minha nossa, que cara de pau, eles querem ser a entrada de todos os carros chineses no Brasil.
    .
    “Enfrentar a concorrencia chinesa”, o cara tá brincando, eles já tem várias marcas chinesas que o único que fazem é exportar para o Brasil, e provavelmente nem fique dinheiro no Uruguai, porque o dono é Macri um argentino que entrou com 49% com os chineses, mas o cara já tinha perdido a franquia pra produzir Fiat na Argentina por contrabando de carros já montados via justamente Uruguai.
    .
    Os urús tão de brincadeira, entram milhares de containers de contrabando chinês, passam todo isso pela fronteira uruguaia e paraguaia.
    Até passavam armas ilegais para o Brasil por Jaguarão, que parece acabou com a intervenção do exército brasuca nessa cidade, além disso são paraíso financeiro e já faz 5 anos ponta de lança dos carros chineses.
    .
    Pera aí cara pálida, uma coisa é exportar arroz e outra é ser quinta coluna no Mercosul, antes dos ianques e agora dos chineses.
    .
    Entanto seja paraíso fiscal financeiro e peão da política chinesa de acabar com a indústria brasileira, o Uruguai deveria ser afastado do Mercosul.
    .
    Enquanto à indústria, a Dilma e o PT (amigos do gov uruguaio) cometem tamanho erro, agora os caras começam exportar carros blindados e já planejam enfiar caminhões chineses no BR, supostamente fabricados no Uruguai.
    .
    Guerra Comercial
    Se deve acordar para o fato que o mundo vive uma guerra comercial, e guerra é guerra, a China pode ser eventual aliado, mas ela por enquanto é concorrente, e o pior concorrente, porque ela quer a desindustrialização de todos os demais países.
    .
    A China iniciou uma guerra comercial mundial, seu alvo são os setores industriais dos demais países.
    Acordem petistas!
    .
    Enquanto a integrar países vizinhos como estados brasileiros, isso é muito difícil, são culturas muito diferentes, não vamos dizer que são ratazanas como diz 1maluquinho, mas eles são herdeiros da cultura espanhola, todo descendente de espanhol na América se sente duma raça superior, isso não vai mudar.
    Entanto em Portugal todos trabalhavam, século 12 13 14, e conquistavam o mar e o mundo no s15, na Espanha eram todos filhos dalgo, todos se sentiam aristócratas, isso foi exportado para as colônias.
    .
    É muito importante entender a diferença entre Espanha e Portugal, isso é muuuuito importante porque os anglo sempre tentaram falar de ibéricos e pôr Espanha e Portugal como se fossem o mesmo. Em 1492 os espanhois não tinham nem um navio só usavam cavalos, entanto os portugas tinham navegado durante quase um século. Os portugas foram quem introduziram o escravo negro(Deus perdoe), em 1500 o 30% da população portuga era negra.
    .
    Além de africanos, Portugal foi sempre cosmopolita permitindo até judeus e árabes, entanto Espanha criou uma sociedade muito homogênea etnicamente, daí o racismo da Espanha atual. Toda sociedade de unidade racial acaba virando racista.
    .
    Acho o Brasil, o único país do mundo onde o europeu se integrou realmente, e onde o japa até que também.
    Falam que os japas só casam entre eles, eu lembro e já publiquei aqui, até o Lula tinha uma namorada japa antes de conhecer quem foi a primeira esposa. Mas é normal as coletividades ter certa endogamia.
    .
    hispânicos
    Os países espanhóis precisam mudar muito para se integrar ao Brasil, MUITO, eu vou ser direto, o problema do hispânico é que se acha esperto, e acha que pode trabalhar menos que os demais devido a essa origem europeia, e tudo mundo sabe que isso no Brasil não cola.
    .
    Se a gente integra um povo que mantém conflitos étnicos, está comprando um problema, sejam os uruguaios (maioritariamente europeus) em conflito com os peronistas (de origem indígena), ou os cruzenhos em conflito com os andinos cocaleiros, estariamos importando os conflitos gerados por séculos de bagunça feita pelos espanhóis quando gerenciavam essas colônias.
    .
    Os espanhóis semearam a desunião nesses povos, as vezes dentro dum mesmo país e outras entre países.
    .
    Os ingleses balcanizaram, mas foi fácil porque os espanhóis primeiro produto do medo nunca deixaram crescer algúm polo de poder americano, entanto a coroa portuguesa foi omisa em reprimir sua colônia. (por isso se deu um fenómeno anárquico como foram os bandeirantes).
    .
    Antes da participação inglesa foram os espanhóis que não deixaram crescer um poder importante na américa, mediante a sucessiva divisão em vice-reinos, e gerando concorrência entre eles e outras capitanias e portos que tinham trato direto com a Espanha.

  9. LOL, o brasileiro tem que acorda que todas as potencias foram um dia colonizadoras,e nao sera diferente com nos se começarmos agir como uma

  10. Otávio,
    Essa “colonização” que ele Nao quer que aconteça se deve só ao fato de as empresas brasileiras entrarem e “dominarem” o mercado sozinhas sufocando a industria uruguaia por isso a necessidade que se formem parcerias para que tanto o lado brasileiro quanto o uruguaio possam lucrar preservando o capital nacional. Qto aos chineses e indianos há uma certa verdade Nao só em relação ao Uruguai mas também ao Brasil. Os produtos chineses e indianos entram com preços baixíssimos tornando ate desleal uma concorrência podendo ate quebrar algumas indústrias, isso devido a mão de obra muito barata desses paises. Realmente sem uma boa política econômica para frear ou pelo menos moderar a concorrência chinesa e indiana ficamos todos sujeitos mesmo a essa “colonização”

  11. Aqui tem muitas mentes como os dos Estado unidos e despois reclamamos deles,muitas ideas de imperialismo,por exempro:Regivaldo e Informante,eu sou daqueles que cada um cuida do seu.

  12. O Brasil,primeiramente, tem que limpar o seu rabo, que está muito sujo. Raramente um político corrupto vai para a cadeia. A nossa economia vai mal, pois estamos com uma Div Pública Federal beirando 2 trilhões de reais, e gastando anualmente 180 bilhões de reais para rolá-la, ou seja, 5% do PIB. A Itália, que afirma-se que está mal economicamente, gasta 4,5% de seu PIB para rolar a sua dívida. Não temos nada o que comemorar. Que moral nós temos, para aconselhar os outros países ? Vamos primeiramente arrumar a nossa casa, acabando com os criminosos da nação. No Uruguai, não tem crimes como aqui. Eles é que estão dando um bom exemplo para nós.

  13. “Apesar da economia brasileira ser forte, um posicionamento isolado não será suficiente para fazer frente à concorrência de nações imensas como China e Índia”
    ————————————————
    Esse Mijuca fala como se o Brasil fosse uma argentina da vida, talvez ele não saiba que a economia brasileira é maior que a da Indía! E nos Brics só perdemos para a China.

  14. “por isso a necessidade que se formem parcerias”
    não dá, com os chineses não existe possibilidade de parcerias, só aceitam eles alugar um galpão para receber o produto deles, e talvez apertar um parafuso.
    .
    Parcerias com os vizinhos tá ótimo, mas no caso do Uruguai eles partiram para o ataque ao Mercosul com essa esperteza de passar carros chineses como se fossem uruguaios.
    .
    Acho que tinham que ser 60% uruguaios e a Dilma, infelizmente quer baixar ou já baixou para 40%.
    Ainda assim ninguém pode ser tão ingénuo de pensar que um carro pode ser feito nem num 40% no Uruguai. São carros chineses. Imagina um carro blindado, poucos países produzem, o Brasil um deles, mas é claro para os chineses é um doce, porque o mercado dos carros blindados brasuca é grande.
    Integração, parcerias, é uma coisa, esperteza espanhola, é outra.

  15. Eu sou a favor de uma ”união”,mas que seja justa e traga lucros para todas as partes envolvidas.
    Mas que observo é uma má vontade dos demais países do cone sul para com o BRASIL,é o Equador rompendo contratos com o nosso país,é a Bolívia,o Paraguai e etc.
    Sera que temos que arcar com os gastos dos vizinhos porque nossa economia cresceu, entregar os seus mercados para EUA,Europa,China e Índia não é colonização mas para o BRASIL é?
    Com o perdão da má palavra, esses países fazem jogo duro com o BRASIL e abrem as pernas para os outros países !
    Se continuar assim teremos que nos fechar e ficar só com o nosso mercado interno e mercados fora do cone sul!
    Dinheiro do BNDES esses países querem e o BRASIL fornece a troco de que? O BRASIL NÃO É POTÊNCIA,NÃO AGE COMO SE FOSSE E SE FICAR NESSA DE SÓ FICAR COM OS ÔNUS DESSAS PARCERIA,IRÁ SACRIFICAR AINDA MAIS O SEU POVO EM TROCA DE NADA!



  16. esse presidente Uruguaio sabe que serão colonizados….economicamente.. pelo Brasil..

    como tambem fecharemos nossas fronteiras em algum momento a partir de 2030 … a horda de esfaimados ..sub-empregados…sub-qualificados..querendo viver no Brasil.. dos paises da america do sul..forçara a isso .. para nao explodirmos com nossos servicos publicos de saúde..educação…

    em breve sentiremos na pele…tudo aquilo que ja falamos sobre os EUA..Europa (na epoca que estavam ricos)… FATO !!!

  17. Ñ gosto desse sentimento, e olha q sempre agimos como potencia benigna…nunca intevimos nesses países por causa de n cidadões e sacanagens q fazem c os mesmos….isso e mt chato.sds.

  18. Dandolo disse: 10/11/2011 às 17:10… novamente o dandolo fez um comentario genial… não vou dizer que foi a altura de sua genialidade por motivos obvios… mas desta vez foi PADRÃO… valeu dandolo…

  19. Presidente Mujica, não quer um suquinho de laranja e um chocolate também não??
    .
    Vai te catar cara!…” se aliar contra Índia e China.” sei…sei… o que você ta querendo é privilégios para o Uruguai, ta querendo uma esmolinha, mamar nas tetas do Brasil. (Comuna e ex-comuna é sempre assim. Adora uma tetinha.)

  20. Eu ia falar mas o NobruRJ já disse…ahaha, só adiciono que, com certeza ele irá mamar, todos sociopatas comunas cocaleiros sul americanos mamam na nossa teta graças ao ParTido e seu “caixa2” integração (BNDES)

  21. O Uruguai e Chile foram o que melhor posição e pragmatismo teve conosco até agora, pois o resto só falam e dizem bobagens…

  22. Uruguai é uma país pequeno, talvez a adminstração de alguns estados (como SP, RIO, RS…) do Brasil seja mais complexa que todo a instituição governamental uruguaia, mas ele está certo. Usar a ideia de “colonias” não vai dar mais certo, até por que a America Latina já está cansada de ser colonizada, cansada dos outros falaram “é isso, isso, isso e aquilo e acabou”.
    Eles (outros paises) querem fazer PARTE do todo, de uma forma que os beneficie também… se não será como o Mujica disse “Se não vem a China, India…”, concorrente é o que não falta.

  23. Em algumas coisas estão certos, mas esses vizinhos castelhanos querem muito é que o Brasil praticamente dê comida na boca deles, quer que façamos tudo por eles e depois não dão nada em troca. Eles querem crescer às nossas custas, acham que o Brasil tem que carregá-los nas costas e quanto o Brasil crescer e se desenvolver, deve ajudá-los a conseguirem o mesmo. Ou então o Brasil está querendo se aproveitar deles, colonizá-los, etc, etc, etc. É sempre o mesmo papo…

  24. Aproveitem RATAZANAS pois o jogo vai mudar assim que A QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS sairem e sairão por impeachment ou derrota nas urnas AI A COBRA VAI FUMAR.

  25. Sobre o domínio econômico chinês e indiano. Há 20 anos, o PIB brasileiro era maior do que o chinês,e atualmente a China possui o segundo do mundo. Daqui a 3 ou 4 anos, vão ultrapassar o PIB dos EUA. Qual foi o milagre da China ? Bons políticos e eles sabem eliminar o que não presta de sua sociedade.No Brasil, é exatamente ao contrário. As nossas leis foram feitas para beneficiar corruptos, assassinos e indolentes. A nossa justiça é cara e ineficiente. O populismo político impera. Outra coisa que nos atrapalha o desenvolvimento é a má divisão territorial por Estados. Não deveria existir nenhum estado maior do que o RS, e menor do que o Amapá. E o que vemos ? PA, AM, BA, MG,MT estados-países,e RJ, ES, AL, SE, PB estados micros. Isso demostra a falta de visão dos nossos políticos.
    O Chile e o Uruguai são dois países classificados como um dos menos corruptos do mundo, e o Brasil deve estar entre os piores. O Uruguai tem 3.200.000 hab, praticamente nenhum minério e petróleo, mas é um povo altamente evoluído em termos educacionais. Em 1950, o Uruguai já tinha um padrão europeu.
    Guerra econômica é coisa séria, pois destrói uma nação. Foi o motivo da I GM. Não se brinca com a economia.

  26. Ou nós botamos logo ordem nessa baiuca ou estaremos rodeados de Americanos,Russos e Chineses.Eae Manguaceiros de plantão voces preferem o que?Que tenhamos Americanos,Chineses e Russos a nossa volta cheirando nossos cangotes porque todos os que nos rodeiam são vendidos,falsos e invejosos e nutrilos é a maior idiotice.Alimente demasiado o gato e logo ele cresce e vira um Puma e te come.O ser humano é um animal que embora raciocine so respeita a força.Se voce tem riquesas e potenciais e esta cercado de povos menos favorecidos não sera destribuindo o que tem que os tornarão bonzinhos e comportados pois ja desenvolveram toda uma filosofia e metodologia de identifica-lo como alvo a nutri-lo.Devemos negociarmos com todos que demonstrarem interesse e se portarem como póvos do nosso interesse mas devemos jogarmos com austeridade e demonstrarmos e termos forças para acondiciona-los e seus devidos lugares.O Brasil é a setima economia e caminha ja direto para a quarta,tem o mercado mais promissor do momento e o mais viavel a aplicações,se não tivermos condições de garantirmos nossa soberania,de policiarmos nossas fronteiras,pórtos e aeroportos e não jogarmos duro em todos os sentidos sempre seremos territorio de evassões e mercado de consumo de ilicitos.Ou tomamos atitude de controle e ate mesmo botemos ordem regional ou embreve a vaquinha vai pro brejo e a marréca pro visgueiro.Hoje quem faz aliança ainda mais com quem nem se garante é otario e acreditar nisso é perder tempo e jogar dinheiro fora alem de brincarmos com a propria sorte…CUIDE DA GALINHA DOS ÓVOS DE OURO ANTES QUE UM JOÃO DO PÉ DE FEIJÃO A LEVE EMBORA.

Comentários não permitidos.