Amorim diz que não há previsão para compra de caças da FAB

CAROLINA SARRES
DE BRASÍLIA

Ainda não há previsão para a compra de caças para a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira), informou o ministro Celso Amorim (Defesa), durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, na Câmara, nesta quarta-feira, em Brasília.

“Os jatos continuam no radar. Há plena consciência de que são necessários, mas temos que aprofundar a discussão na questão dos custos e da transferência de tecnologia”, disse Amorim.

Os caças que disputam a licitação brasileira são: o francês Rafale; o americano F-18 Super Hornet, da Boeing; e o sueco Gripen, da Saab.

No encontro com os parlamentares, o ministro também falou da participação do Brasil em missões de paz da ONU (Organização das Nações Unidas), especialmente no Haiti. Segundo ele, deve-se encontrar um “meio-termo” para a retirada das tropas do país.

“Na situação atual, não faz sentido manter a mesma presença com o mesmo número de tropas no Haiti. Por isso falamos em redução gradual. Temos que deixar claro para os haitianos que não vamos nos eternizar, mas que também faremos isso de forma responsável”, declarou.

Outro tema abordado pelo ministro na audiência foi a reforma dos manuais de contra-inteligência do Exército –que estabelece a conduta dos militares em operações do tipo.

Em recente publicação da revista “Carta Capital”, tais manuais são citados como instrumento de investigação da população e de desrespeito à Constituição e às instituições civis, que remeteriam à Guerra Fria e ao período da ditadura militar.

Para Amorim, as operações de contra-inteligência são conduzidas de acordo com a lei. Por outro lado, o ministro admitiu que deve haver uma adequação do vocabulário dos manuais à atualidade, pois ainda são usados termos que “evocam memórias dolorosas, em alguns casos, e desconfiança, em outros”.

“Deve haver uma adequação dos manuais à evolução democrática brasileira. Ninguém pode ter dúvidas da necessidade da contra-inteligência e não se deve deslegitimar o conceito”, afirmou o ministro.

Fonte: UOL

45 Comentários

  1. É UM ABSURDO,DESDE QUE ASSUMIO,NÃO FEZ NADA E AINDA VEM COM A CARA DURA DISER QUE AINDA NADA DE NEGOCIO DOS CAÇAS,QUE SABEMOS NÓS QUE 36 É UMA MERECA,ESTÃO DEIXANDO NOSSO PAIS ESPOSTO AOS INIMIGOS,PELO MENOS NÃO ESTA MENTINDO JA QUE NÃO FAZ NADA PELA PATRIA,SÓ RECOLHE.

  2. novos subs para a marinha, novos blindados para o exercito, e para a fab ???? nada, isso e que da o comando de uma força fazer tudo o que não devia, SE PARTIDARIZAR,o comando da fab e tucano e não vai conseguir nada no governo do pt, grças a DEUS o comando militar central vai sair da explanada dos ministerios, antes que o conchavo com politicos inuteis contamine as demais forças !!

  3. e quanto aos caças esqueçam, ja era so não sabem como informar aos lobystas e empresas envolvidas depois de tanta boca livre, quando os atuais caças foram voados ate o osso, vão ser substituidos por outros usados mesmo, so não ve quem não quer !!!

  4. há previsão para compra de caças da FAB ????

    E NO DIA / DO / SO / NUCAAAAAAAAAAAAAAAA

    OU NO ANO DE (( 3.999 )) BRASIL UMA PIADA DE TODOS

  5. Continuo dizendo, os Rafales serão os eleitos, mas só depois das eleições presidenciais da França que acontece em abril, até lá , não sai nada, estão dando o troco no Sarcozy, olho por olho, dente por dente. Abcs.

  6. Os caças?? Calma, os fornecedores estão num situação delicada, crise, etc…
    É possível negociar melhor, mais TT, menos custos, mais co-produção, etc…
    Como disse Amorin, são necessários (e muito, além de ter certa urgência, conforme o próprio ministro já disse) mas talvez se possa fazer um ´negócio´ melhor.
    Ou então, como já disseram, adiós FX 2…mas estão com medo de dizer por conta da credibilidade…
    Acho que a FAB não voa coisa nova tão cedo…Mas isso é culpa dela própria, que não agiu como a MB, quietinha e objetiva.

  7. Bom eu acredito que seja proposital e intencional por parte do governo de esquerda que estais pois não falta dinheiro para copa do mundo nem para investir em paises vizinhos mais para nossas força armadas sempre a penuria de!!mais os militares tem sua culpa pois deveriam exercer uma pressão maior contra este governo e inclusive abrindo um proscesso de lesa patria com os integrantes de governo.

  8. OOOOOÔ povo burro sõ!!!!
    vai chegar a hora que terão de trocar de qq maneira até sem transferência de tecnologia….

  9. Se os políticos erram uma vez é culpa deles.
    Se os políticos erram duas,três, quatro ou mil vezes, a culpa é do POVO !!!

  10. Nem de prateleira poderemos comprar e aproveitar 100% do eventual caça no mostruário porque expertise que temos é do mirage.. a1.. f-5.. xavante.. ST.. mas ter tempo para treinar com o escolhido caça se estourar do nada uma guerra por aqui não teremos… Então, não entendo esta demora. Será que estão a aguardar um novo conflito no oriente médio?..
    Aos srs. estrategistas.. me digam.. porque realmente quero entender.. eu ainda não vi qual vantagem o país vai ter demorando todo este tempo…
    Seria vantagem para o país comprar caças e transferencia de tecnologia quando houver guerra israel-irã?..

  11. juvenildo disse:
    10/11/2011 às 16:11

    OOOOOÔ povo burro sõ!!!!
    vai chegar a hora que terão de trocar de qq maneira até sem transferência de tecnologia….

    Não tem porque Juvenildo,já que tem muitos caças f5 no mercado usados que se colocará na venda este ano ,o que vem,o seguinte,etc…

  12. Juntando os comentários do Roberto, Juvenildo e Caiozin, conclui-se: Logo os três fornecedores farão um acerto, todos aumentam os preços e ninguém transfere nada. Então se o Brasil quiser comprar terá que pagar bastante, se não quiser comprar, eles esquartejam nossas riquezas, pois quintal estará liberado…. Boa Idéia para eles…. Agora eu vou chorar…. Culpa desse povo que reflete sua luz nos políticos.

  13. A preferencia do Brasil continua sendo Pelos Rafale. Sendo otimista, apesar dessa novela Nao acabar nunca, o Brasil pode ter uma grande chance de renegociar os preços. Alem do Brasil o Rafale disputa concorrencias na India e EAU. Se perderem nas 2 outras o Brasil poderá pressionar uma revisão dos valores com a Dassalt já que sera o único possível comprador. E a Dassalt PRECISA fechar pelo menos 1 contrato fora o governo francês para continuar na ativa daqui alguns anos qdo termina as entregas das encomendas francesas.
    Aí quem sabe….

  14. meu eu acho que nao escolhe logo pois o comandante da aeronaltica ta muito de boa alias renovaçao em todas as armas urgente pois esses caras sao muito acochambrados e nasceram na epoca brasil 5 mundo e tem a visao tacanha reforma nas forças armadas com estrelados que acham o brasil primeiro mundo e capas de ser maior do que ja é e nao esses acostumados a pedir penico para gringo

  15. Falta seriedade..my friends. indelizmente

    “Os jatos continuam no radar. Há plena consciência de que são necessários, mas temos que aprofundar a discussão na questão dos custos e da transferência de tecnologia”, disse Amorim.” que discussao e essa Amorin se estamos nessa ladainha faz 10 anos.
    mesma coisa acontece com a copa do mundo..faz 7 anos que o pais ganhou a copa 2014 e esta tudo baguncado. Plano B FIFA..please USA is ready amanha com 30 estadios

  16. Vamos comprar caças obsoletos, que irão ser derrubados em combate,que nem patos sendo alvejados por caçadores com calibre 12.
    Temos condições de fabricar os nossos caças, através da engenharia reversa. E por que não fizemos ainda ? Não sei …

  17. capa preta disse:
    10/11/2011 às 14:09
    novos subs para a marinha, novos blindados para o exercito, e para a fab ???? nada, isso e que da o comando de uma força fazer tudo o que não devia, SE PARTIDARIZAR,o comando da fab e tucano e não vai conseguir nada no governo do pt, grças a DEUS o comando militar central vai sair da explanada dos ministerios, antes que o conchavo com politicos inuteis contamine as demais forças !!
    ==
    ==
    Peguei o seu comentário por ter ido mais afundo e envolvido as relações entre a FAB e o governo.
    A FAB é a única responsável pelo que está acontecendo com os caças. O lobby foi tão grande que conseguiram acabar até com as chances da SAAB. Viram tanto dinheiro que se empolgaram e não chegaram a um consenso. Não há outra resposta para tudo que está acontecendo. Lula chegou a anunciar o RAFALE e teve que voltar atrás.
    Ao que parece a FAB é das forças a que mais está enraizada com a indústria aeronáutica e essa indústria parece circular no meio militar como se o meio fosse uma seccional da indústria.
    A hora que a FAB olhar apenas com os olhos da força e sem o comprometimento com a indústria, estaremos bem.
    Basta ver o projeto do KC. O governo vai gastar uma nota para a responsável pelo projeto ir gerar empregos lá na Europa. Essa era uma ótima oportunidade para se desenvolver tudo no Brasil, mas não, tinha que se mandar o dinheiro para fora.
    Até as telas LCD´s que serão usadas serão feitas fora, e o governo para conduzir uma indústria local para displays LCD´s teve que fazer parceria com a indústria de Tablets.
    Para finalizar, torço para a Odebrecht entrar no segmento aeronáutico. Esta sim vem conduzindo de forma formidável o PROSUB.

  18. caiozin disse:10/11/2011 às 16:23… “Se os políticos erram uma vez é culpa deles. Se os políticos erram duas,três, quatro ou mil vezes, a culpa é do POVO !!!” pela 1ª vez tenho que concordar PLENAMENTE com o amigo… a culpa é nossa… tem culpa eu… tem culpa tu… rsrsrsrsr… é o BRASILLLLLL!!!!!!!…

  19. UM VELHO DITADO MAIS VALE UM PASSARINHO NA MÃO DO QUE DOIS VOANDO,EM TUDO NA VIDA TEM QUE TER MEDIA,EQUILIBRIO,E É JUSTAMENTE O QUE ESTA FALTANDO AO GOVERNO,ESTÃO COM MEDO DE SER FELIZ,POIS É NA CRISE DOS OUTROS QUE SE CRECE,FOI NA TRISTEZA DAS DUAS GRANDES GUERRAS QUE OS AMERICANOS EXPLODIRAM E CRESERAM COMO POTENCIA,E É ISTO QUE O BRASIL PRECISA,DE PESSOAS CORAJOSAS QUE SAIBAM EXPLORAR A CRISE,INVESTINDO NO NOSSO PAIS,OS AMERICANOS ENVESTIRAM COM FORÇA NO TRABALHO DE PRODUZIR,ARMAS,AVIÕES,E DE TUDO QUE FOI UTENCILIO,PARA A GUERRA,INVESTIO AONDE?EM SEU PAIS E O QUE ACONTECEU?CRECEU GRANDEMENTE,E É ISSO QUE O BRASIL PRESISA INVESTIR AQUI,SEM MEDO.

  20. Sei lá essa demora toda. Das duas uma, ou estamos desenvolvendo um caça secretamente com alguém. Ou estamos fazendo isso sozinhos. Caso contrario estamos lascados.

  21. O Brasil é o país com mais de 50 milhões de habitantes mais indefeso que existe no globo.(não contando África). NÃO RESISTIMOS NEM 10 MIN. de ataque…
    ——-

    Tomei a decisão de não comentar mais sobre FX, pois lugar de palhaço é no circo.

  22. Bolivarianinhas descabeladas de Cochabamba,saudosas viuvinhas do Rafale,novinhas abandonadas na porta da igreja pela Boeing e euforicas engravidadas do bebe Gripen que ainda não nasceu acalmem-se.O governo Brasileiro esta certo aproveitando a indecisão economica e o desespero por contratos para fincar o pé e exigir o que nos proporemos pagarmos que é a TT completa que na realidade é o que nos interessa e o que realmente precisamos.Nesse jogo deixando os fornecedores sobrassaltados ainda sobra espaços para outros fornecedores nos bastidores nos oferecerem melhores vantagens.Estamos no caminho certo e porque todo esse desespero como se alguma nação ou coalisão fosse cair sobre nós a qualquer momento para nos exterminarem.Estão com medinho é rsrs Com 36 caças,120 caças ou 300 caças o que nos garante?O Brasil não quer comprar aviões e sim a tecnologia que precisamos para desenvolvimentos e aprimoramentos para suprir-nos e ainda nos dar vantagem no mercado.Então descabeladinhas acalmem vossas hemorróidas e uma boa forma é por um caqui gelado sobre uma cadeira e sentar encima rsrs

  23. Ninguém responsavel na area fala nada. sempre diz que é por causa disto e daquilo, mas explicar tim-tim por tim-tim nadica de nada!.. Não tem respeito pelo o povo brasileiro, ja tem quase 20 anos que ta rodando este fx. isto aqui está longe de ser uma democracia. Só dizem que não é hora ainda. Palhaçada. Justamente pelo o ar que vem as maiores ameaças atuais… Deste jeito daqui a uns anos um teco-teco vai poder lançar ‘estalinho’ à vontade no país.
    Cadê o principio da transparencia e prestação de contas que tem no direito administrativo mas que no executivo não se vê?.. O povo não faz pressão porque acha que não serve pra nada.. cambada de ignorante. Também pra quê dar informação de qualidade à população né? São gado que so servem pra eleger os gados que deixam outros gados taxarem os gados para continuar rendendo o ecossistema!.. E por aí vai. Enfim…

  24. 1maluquinho disse:
    10/11/2011 às 22:37
    O governo Brasileiro esta certo aproveitando a indecisão economica e o desespero por contratos para fincar o pé e exigir o que nos proporemos pagarmos que é a TT completa que na realidade é o que nos interessa e o que realmente precisamos.Nesse jogo deixando os fornecedores sobrassaltados ainda sobra espaços para outros fornecedores nos bastidores nos oferecerem melhores vantagens.Estamos no caminho certo e porque todo esse desespero como se alguma nação ou coalisão fosse cair sobre nós a qualquer momento para nos exterminarem.
    ==
    ==
    Eu já começo a achar que os 3 dançaram. No final, vem o tão sonhado PAK-FA ou o SU-35. Ou 50/50%. Aí seria show.

  25. Eu gostaria de ver, se os mísseis terra-ar e ar-ar, derrubam facilmente os caças que desejam nos vender. Caso positivo,eu tenho a solução.

  26. Vamos logo de Gripen que e o mais barato dos 3 já que reclamam tanto de dinheiro. Transferência de tecnologia? Tanto faz… Qdo decidirem esse FX-2 qualquer um dos 3 vai estar defasado mesmo…

  27. Eu to cantando essa pedra ja vai pra quase 3 anos caro OVER e os esperts de plantão,as escravinhas sadomasoquistas do vampiro e as anciãnzinhas indignadas de sião se descabelam e algumas ate afirmam estarem por dentro da linguiça.Ate do MMRCA eu ja tinha dito.Tanto aqui como na India é um blefe de estrategia.Parece que muitos ainda não se conscientizaram que o Brasil não busca apenas comprar caças mas sim adiquirir a tecnologia total dos mesmos.Não faz sentido a India adiquirir tecnologia 4.5 tendo ela sociedade no PAK-FA T-50 e estar desenvolvendo em seu territorio um caça proprio 5.0 com assessoria Russa a mesma oferta que os Russos a nós fizeram em 2010 na FIDAE2010.A Boeing não nos repassara tudo pois o congresso de la embarga e mesmo que eles permitissem a qualquer momento poderiam mudarem de ideia,então porque fechar com eles?A Saab não tem 100% da intelectualidade do Gripen NG embora este projeto seje entre os 3 da short list o que provalvelmente oferece a maior gama de possiveis modificações.A Dessault ate poderia nos repassar tudo mas nem tudo a eles pertencem e teriam de enfrentarem ações judiciais e retaliações.Sera que se arriscariam a isso?Pode ate ser ja que o laço lhes penduram pelo saco.Para adiquirirmos a total tecnologia do SIPAM-SIVAM tivemos praticamente uma decada de conversações e o Gov.Americano tentou de todas as formas barrarem a TT completa.Muitos foram os que foram contra essas negociações e hoje elas dão frutos ao Brasil no desenvolvimento de tecnologias de monitoramento,sensoramento,segurança e defesa.A propria EMBRAER disso se beneficiou e ate criou a EMBRAER Segurança e Defesa,outras empresas nacionais tambem estão se beneficiando disso.O fornecedor responde ate hoje ações judiciais impetradas pelo Gov.Americano.No dia seguinte a inauguração do primeiro modulo todos os codigos fonte ja tinham sido modificados e hoje o Brasil desenvolve e produz propria tecnologia e isso custou muito caro ao contribuinte Brasileiro.É possivel termos o Rafale completo desde que enchamos a burra da Dessault de dinheiro.É possivel termos o PAK-FA T-50 e tambem desenvolvermos um 5.0 nacional com assessoria Russa do zero aqui desde que paguemos por isso.Essas negociações deveriam estarem a cargo de especialistas que as levassem com incondicional patriotismo com foram as negociações atomicas e a do SIPAM-SIVAM e não de estarem nas mãos de PECHINCHEIROS que abraçam a primeira porcaria que oferecerem em troca de favores e dinheiro.Todo mundo sabia que Jobim comia muito dinheiro da Dessault para influenciar Lula favorecendo o Rafale.Todos viram depois o mesmo Jobim e ainda acompanhado de Saito trajados com jaquetas da USAF sorridentes mudarem o jogo a favor da Boeing.O que realmente esta em jogo,favorecimentos de VENDIDOS ou a AUTOSUFICIENCIA E INDEPENDENCIA TECNOLOGICA BRASILEIRA???Chega de trairagens e banditismos CPI DO FX JA E PRA ANTEONTEM.Precisamos pressionarmos nossos congressistas neste sentido ANTES QUE OS BANDIDOS VENDIDOS EMPURREM UM BAITA SUPUSITORIO BICHADO NAS NADEGAS DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO…BRASIL ACIMA DE TUDO LIBERDADE…Bordunada neles todos minha Cobrada,larga o aço…MORALIZAÇÃO JA GERAL E IRRESTRITA.

  28. NOBRURJ meu amigo o que os GDAs querem é justamente isto nos manipularem e nos desanimarem.Tem muita imundice,entreguismo a ate alta espionagem por traz do FX.Agora mais que nunca meu amigo é que devemos pressionarmos porque quem paga as contas DA FESTANÇA DAS RATAZANAS TRAIRAS somos nós os Brasileiros e não FDP politico,banqueiro,empresario nenhum.

  29. O mais viavel seria o SU 35 e 34 consecionados e feitos aqui.Alem de suprirmos a FAB e a MB com dois caças de superioridade aerea e avantajada capacidade belica e operacional ainda estariamos aprendendo e nos especializando e pagarmos os serviços dos Russos mais ou nemos parecido como fizemos com Alemães na area atomica e agora fazemos com Franceses na area de submergiveis e projetarmos,desenvolvermos e fabricarmos um caça 5.9 aqui totalmente nacionalizado.Essa foi a proposta que a Sukhoi nos fez endossada pelo governo Russo.Aquele que pensa que eles sairam do jogo quando o SU30 foi desclassificado no FX1 esta completamente equivocado porque eles vinham mantendo conversções nos bastidores inclusive do SU35 embora OS TRAIRAS YANKEES QUE HABITAM O ALVORADA viessem fazendo de tudo para barra-los.Hoje estas negociações estão diretamente sendo feitas em segredo e a incubencia é da vice-presidencia e setores designados.O que queremos é propria tecnologia.A Russia cria e aperfeiçoa mas tem dificuldades de investimentos e assim abriram o PAK-FA T-50 a India e tambem ao Brasil que na epoca rejeitou.Tudo o que eles criam la o primeiro pais que eles oferecem pra sociedade ou comercio é o Brasil.O Glonass no foi oferecido sociedade.Muitas coisas não são divulgadas.Ate a maioria militar que ainda rejeitava tecnologia Russa hoje VEM EXPERIMENTANDO-A.O EB ja a uns dois anos experimenta ALGUMAS COISINHAS DE ORIGEM RUSSA que não são divulgadas.Hoje o Brasil é uma ascendente potencia economica e então porque nos associarmos a aqueles que invejam nossa ascenção e a outros que são contra ela?Tem de ser muito otario para jogar o Brasil na subjugação eterna ao invez de permitir-lhe autosuficiencia tecnologica.Ja cansei de dizer OLHEM PARA A CHINA E OLHEM PARA A INDIA,hoje eles são a potencia que são GRAÇAS A TECNOLOGIA RUSSA e não a tecnolgia bichada de Lobos.

  30. Se a FAB tem elementos q ñ sabem separ as coisa, o GF dá asordensa e separe, e o caça vai ser esse e ponto final, + até isso p deixar o BRASIL sem uma armas extremanente necessária a segurança do país…E isso q o GF tem de fazer: !50 caças Su 35BM p a FAB e 71 caças rafales p n MB e p ontem…

  31. Eita cabecinhas duras e teimosinhos rsrs rsrs Esqueçam caças.Nós não estamos desesperados para comprarmos caças e sim PARA COMPRAMOS SUAS TECNOLOGIAS mas não a necessaria e sim a tecnologia com transferencia total ou seja aquela que venha a nos dar a intelectualidade do que viermos a produzirmos.Entenderam agora como é complexo ou ainda esta dificil?Uma negociação com essa profundidade é longa e vasta em pormenores.Voces so olham a parte tecnica.Ate antes deste atual governo MANGUACEIRO sempre foi filosofia nossa pagarmos os serviços e encima disso desenvolvermos propria tecnologia.Assim galgamos degrais e prosseguimos.Assim tambem fizeram com os Scorpenes.Veremos agora qual é a visão estrategica industrial de defesa que estes MANGUACEIROS tem ou se aprofundarão O ENTREGUISMO E A FESTANÇA.

  32. 1maluquinho disse:
    11/11/2011 às 21:46
    Ate antes deste atual governo MANGUACEIRO sempre foi filosofia nossa pagarmos os serviços e encima disso desenvolvermos propria tecnologia.Assim galgamos degrais e prosseguimos.Assim tambem fizeram com os Scorpenes.Veremos agora qual é a visão estrategica industrial de defesa que estes MANGUACEIROS tem ou se aprofundarão O ENTREGUISMO E A FESTANÇA.
    ==
    ==
    Discordo.
    A única obra que teve transferência de tecnologia foi o AMX. E o que aconteceu no final? Uma vergonha. Nem metralhadora o nosso AMX tinha ao final do projeto.

  33. OVER meu caro acho que não me compreendeu.Eu não disse que houve TT a unica TT que houve antes foi no SIMPAM-SIVAM.Eu disse que antes pagavamos os serviços para os caras montarem as infraestruturas e os sistemas basicos e encima disso nós aprendiamos,nos aperfeiçoavamos,nos capacitavamos,desenvolviamos e aprimoravamos.De uma unica montagem basica de uma usina criamos um programa e o desenvolvemos e aperfeiçoamos.Ja no caso do SIMPAM-SIVAM pagamos os serviços do primeiro modulo e compramos a tecnologia inclusive no dia seguinte ja tinhamos reescrevido todos os codigos fontes e hoje essa tecnologia adiquirida vem dando frutos em muitas areas.A EMBRAER se beneficiou dela para entrar em segurança e defesa.A propria AVIBRAS tambem no aperfeiçoamento de orientação e monitoramento.São coisas que não são disponibilizadas a conhecimento publico.Ja no caso do AMX que voce citou te confesso que desconheço as bases e ate não compreendo porque não o desenvolvemos e porque não o aperfeiçoamos ja que ele foi testado e aprovado em combate e tem muitos pontos excelentes….A TECNOLOGIA ADIQUIRIDA NO SIPAM-SIVAM vão bem mais alem do que aquilo que inicialmente pensamos ser.Seus aperfeiçoamentos nos troxerão uma gama incalculavel não so em monitoração e sensoramento e orientação mas adentram a area aeroespacial e tambem belica de desenvolvimento de armamentos letais e assombroso.melhoe eu ficar quietinho rsrs Hoje apareceu um limitado GPSzinho privado e a euforia contagiou,voces não sabem mas ja a dois anos um sistema independente de navegação que se orienta por si mesmo ja estava em faze final.É ultra-secreto e alto segredo.

  34. Uma pena que o GF tenha tirado do Fx2 o Typhoon
    no sábado, 12 de novembro, o consórcio Eurofighter divulgou nota sobre a participação de dois caças Typhoon no Dubai Air Show 2011, em que o consórcio vai demostrar uma seleção das capacidades do caça, o que inclui o radar AESA (varredura eletrônica ativa) e as vantagens associadas à sua instalação num nariz mais volumoso e à sua inovadora capacidade de reposicionamento para ampliar o ângulo de aquisição em mais de 200 graus. Também serão apresentados o HMSS (Helmet Mounted Symbology System – sistema de simbologia montado no capacete), o míssil ar-ar Meteor, o míssil ar-mar Marte, assim como os bocais de vetorização de empuxo (Thrust Vectoring Nozzle – TVN) dos motores EJ200. O consórcio também divulgou a sequência de manobras que serão apresentadas pelo Typhoon em suas exibições aéreas (programadas para todos os dias do evento):

    Leia mais (Read More): Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

  35. Ora Sr. ministro os únicos jatos que continuam no radar são os F5 da FAB, pois quase todos os demais são Stealth,rsrs quanto a essa estória de aprofundar as discussões sobre preço e transferência de tecnologia, não passa de “colóquio flácido para acalentar bovino”. Sujeito inoperante, sem o perfil necessário a um verdadeiro ministro da defesa de um país como o Brasil.

    Esse ministro talvez seja bom para negociar acordos de paz, mas é muito fraco para preparar um país para o combate. Uma coisa é lidar com as palavras, outra é lidar com as armas e os guerreiros. Falta-lhe punjança, habilidade e representatividade moral. Esse jogo só vai mudar de fato quando as poderosas corporações do ramo da indústria nacionais e internacionais entrarem realmente no jogo político para definir o próximo presidente da república.

    Este segmento da indústria esteve por muito tempo afastado do poder, mas os tempos estão mudando e as oportunidades começam a surgir essa catálise será inevitável, pois não tem outra saída para o país. Não temos um inimigo declarado, graças a Deus!, o nosso povo não tem coragem de promover as mudanças que o país necessita´, os políticos menos ainda então só nos resta o poder empresarial, movido pela ganância dos lucros que essa área possibilita.

  36. Amigos, boa tarde.

    http://www.aviationweek.com/aw/blogs/defense/index.jsp?plckController=Blog&plckBlogPage=BlogViewPost&newspaperUserId=27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7&plckPostId=Blog%3A27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7Post%3Abfe8128a-48cd-4aaa-93ec-2ba82417d731&plckScript=blogScript&plckElementId=blogDest

    “Two Key Dates for Brazil’s F-X2

    Posted by Robert Wall at 11/13/2011 10:36 PM CST

    A decision in Brazil’s F-X2 fighter competition has slid into 2012, with Lt. Gen. Gilberto Antonio Saboya Burnier, Commander-General of Air Operations for the Brazilian air force now projecting a contract award in the first quarter of next year.

    Importantly, he says, there is not much more slack in the schedule, which has already seen repeated slips in making a decisions. The commander warns that the Brazilian air force needs to see the new aircraft enter service in 2017 and if the decision is delayed further, that could be at risk.

    The 2017 date is critical because that is when the first remanufactured and modernized F-5s will need to be retired. Embraer is still in the process of upgrading some of the air force’s F-5s.

    One of the new nuances in the competition appears to be a Brazilian interest in making sure the fighter it acquires will provide proper interoperability when operating with coalition forces, according to an industry official. That could reflect Brazil watching what happened with the NATO-led air campaign in Libya, where non-NATO states contributed.

    In the fight for F-X2 are the Boeing F/A-18E/F, Dassault Rafale, and Saab Gripen.

    TAMPAX nunca mais!
    Abraços,

    Justin

  37. JUSTIN assim como voce eu tambem estou torcendo por uma aeronave nova e no estado da arte, mas infelismente o que tudo indica e que serão voados os mirrage e f5 ate o osso e depois serão adquiridos outros ussados mesmo,diferente da marinha e exercito a fab não tem moral nenhuma com o atual governo federal, lamentvel

Comentários não permitidos.