EADS estuda aeronave menor do que o A400M

KC-390 e C-130J, devem competir num acirrado mercado de aviação de transporte militar.

A  Airbus Military está estudando a viabilidade de lançar um projeto de uma aeronave de transporte militar que cubra o segmento intermediário existente entre o A400M, com capacidade de carga superior a 40 toneladas, e o C295, que atende ao nicho de mercado para 10 toneladas. Segundo fontes bem informadas, a companhia já trabalha em uma concepção que poderá estar definida no prazo máximo de dois anos. Caso o projeto chegue ao estágio de produção, a nova aeronave da Airbus Military será um competidor direto do KC-390 da Embraer e do C-130J super Hercules da estadunidense Lockheed Martin.

Fontes do consórcio europeu afirmam que neste momento a organização está trabalhando com toda a energia para lograr êxito na produção seriada do A400M. A Airbus Military possui em carteira de 170 unidades do A400M encomendadas por oito países. A primeira entrega deverá acontecer no início de 2013 para a França, depois de sofrer sobrecustos e um atraso de três anos com relação ao cronograma originalmente previsto. A empresa quer alcançar uma carteira de pedidos adicionais entre 400 e 500 unidades, sendo que para isto esforça-se para promovê-lo principalmente nos mercados asiático, árabe e latinoamericano.

Ao mesmo tempo, a Airbus Military deverá aproveitar a experiência adquirida com o A400M no desenvolvimento dessa aeronave da classe de carga útil de 20 toneladas, a qual esta sendo vista com maiores chances de aceitação no mercado internacional. No entanto, a companhia enfatiza que por enquanto isso é apenas um projeto.

Fonte: Tecnologia & Defesas

14 Comentários

  1. .
    .
    E Valeria a pena um transportador para somente 20 Toneladas??
    .
    Pra mim melhor pular logo para as >40Ton mesmo, sendo que pode executar um maior numero de missões!
    .
    .

  2. Verdade MEU CARO FRANCOORP
    .
    doe ver eses projetos ai no Brasil tudo limitado ao minimo , eses

    novos carros que IVECO ta trabalahndo peo exercito e outro caso,
    .
    um pais Continental com ese projetos limitados ao minimo .
    .

  3. e bom a embraer correr, ja tão crecendo o zoião no seu fulturo nincho de mercado, e fiquem espertos com tanto de chamados “parceiros”, para não sofrer boicotes depois !!!

  4. A EADS realmetne cresceu o olho no nicho em que estão/estarão o Hércules C130-J e o Embraer KC-390.
    A faixa de capacidade de carga é a mais interessante – 23 a 28t.
    A faixa do A400M – 40t – é elevada, própria para forças de deslocamento rápido ou grandes cargas, mas sem atingir os limites dos Antonov 124 e 224 ou grandes cargueiros americanos – C117 e C5.
    No meio do caminho dos grandes de verdade, o A400M pode até micar.
    Mas nós estamos 4 ou 5 anos na frente.

  5. Um produto entre o C-295 e A-400M bate de frente com o C-130J e o KC-390. Não seria interessante nem para a Lockheed, e nem para a Embraer.

    []’s

  6. Dica para a Embraer. Estudem os pontos fracos do 130 e e posicionem o 390 pra cumprir todas as regras. os 130 ja estao prontos mas os 390 aida ha tempo de corrigir o que for preciso.

  7. Vamos fabricar um com os suecos de 60 ton. Militarmente seria muito melhor, pois teria condições de transportar 4 blindados de 15 ton, 2 de 30 ton, ou 1 de 60 ton.

  8. Dandolo, o Kawasaki XC-2 é um avião de maior porte, na faixa de 27 a 37 toneladas de carga, com custo entre US$80 e 120 mio.
    Não, realmente não queremos plagiar ou copiar.
    Corremos na nossa raia própria.
    Agora, só prá contrariar, os cornos da EADS estão de olho no nosso nicho.
    Afinal, no tamanho, tem o C130-J, mas a jato só o KC-390.
    Aquelas coisas russas não dão para comparar.

  9. Aerodinamica vale para todos, aí a semelhança entre o avião japonês e o brasileiro. Mesma motorização e função semelhante, não tem mistério

  10. Desculpe mas a impressão que dá é que o avião da Airbus, se lançado, vai Micar. O mercado na faixa das 20-23 tons vai ter o KC-390 como coadjuvante o C-130 ainda vai continuar reinando.

Comentários não permitidos.