Israel recusa compromisso com EUA de não atacar Irã, diz jornal

Primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, deixou Israel no mês passado sem um compromisso de que o Estado judaico não fará um ataque contra o Irã sem a coordenação de Washington, informa neste domingo o jornal Haaretz, que cita fontes oficiais americanas.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa do país, Ehud Barak, responderam apenas de forma vaga e genérica às perguntas de Panetta sobre as intenções de Tel Aviv a respeito do Irã. Netanyahu e Barak lideram a campanha no seio do Executivo em favor de um bombardeio relâmpago contra instalações nucleares iranianas, com ou sem o aval dos Estados Unidos, segundo a imprensa local.

Panetta enfatizou a importância de coordenar qualquer resposta ao programa nuclear de Teerã e insinuou que a Casa Branca não quer ser surpreendida por Israel em um assunto tão delicado. O secretário de Defesa americano viajou ao Estado judaico no início de outubro, quando o Governo do presidente Barack Obama chegou à conclusão de que já não entendia mais a posição de Israel em relação ao programa nuclear iraniano.

Esta incerteza derivava de uma considerável redução dos pronunciamentos de Israel sobre o tema, tanto públicos como através dos canais diplomáticos e de defesa.

A informação deste domingo surge em meio a um intenso debate sobre a iminência de um ataque ao Irã. As especulações aumentaram nesta semana após Israel testar com sucesso o lançamento de um míssil balístico de 6 mil quilômetros de alcance e possibilidade de abrigar uma ogiva nuclear.

Uma pesquisa publicada nesta semana pelo Haaretz revela uma notável divisão na opinião pública israelense sobre a conveniência de um ataque que poderia despertar tensões em todo o Oriente Médio. Segundo a pesquisa, 41% dos entrevistados apoiam a ideia, enquanto 39% se opõem e 20% se mostraram indecisos.

Fonte: Terra

18 Comentários

  1. a luta de israel não e por petoleo ou ganancia, mas sim por sobrevivencia, muçumanos são em sua grande maioria intolerantes por uma questão cultural infelismente, os moderados são poucos, se algum muçulmano se converter ao cristianismo ele e caçado e morto automaticamente, assim sendo querem exterminar todos os judeus de sua região, não expulsar, MATAR TODOS MESMO, homens mulheres e crianças, e quando a guerra e para sobreviver, ideologias sejam quais forem não querem dizer nada !!1

  2. Acredito que os Turcos vão ver os dois se destruirem de camarote e depois vão fazer a faxina do que restar, tornando-se a nação mais forte e influente da região.

  3. Israel não é nenhum coitado como quer se mostrar,criaram uma fantasia dizendo que são o povo de Deus,e muitos ainda hoje no século 21 acreditam nessa balela!
    Vivem falando do holocausto da 2ªguerra,e todos se esquecem do holocausto dos negros africano,do povo armênio,dos ucranianos dos peles vermelhas e etc!
    Israel age igual aqueles que foram seus algozes com o povo palestino, e ainda faz colônias em terras palestinas,quer reconhecimento mas se nega a reconhecer o ESTADO PALESTINO!
    Se Netanyahu atacar o Irã ele estará talvez decretando o fim de Israel,se ocorrer uma intifada em todo o oriente médio nem os EUA poderão socorrer os semitas israelenses,e além do mais não é só jogar um artefato nuclear e fim de papo,como vocês acham que agirão os países vizinhos do Irã que também sofrerão com os males da radiação?

  4. Como é lindo ver este teatrinho USA/Israel….

    RECEITA PARA SE FAZER UMA GUERRA….

    1- Demoniza-se o Irã e plantam-se mentiras (vide Iraq)…
    2- Provoca-se o Irã sempre, até que eles, nervosos, começam a entrar no jogo, e começam a falar besteiras…
    3- Demoniza-se o Irã mais e mais (uma mentira dita mil vezes se torna uma verdade) e traz-se a opinião pública a seu favor.
    4- O Irã vendo que a guerra será feita contra si, quer queira ou não, sem saída, procura desesperadamente armar-se para defender-se (podendo inclusive comprar “A BOMBA”), e isso só piora a situação.
    5- O USA dá um jeitinho de “A BOMBA” chegar em mãos Iranianas. (FACA DE DOIS GUMES PARA O IRÃ)
    6- O circo está armado, agora os USA tem o motivo, empurrando Israel contra o Irã.
    7- Israel ataca bases Iranianas…
    8- Irã revida…(quem não revidaria???)…
    9- O cowboi texano, já sem as esporas e calças, vem em socorro de Israel e ataca o Irã..
    10- Bingo….movimento na economia estadunidense e de quebra…..MAIS PETRÓLEO….

    (ISSO DARIA TEMA PARA MUITO MAIS COISAS, POIS SÃO MUITOS OS INTERESSES,,,SÓ FIZ UM RESUMO DOS ACONTECIMENTOS)

    A saída que vejo para o Irã: Baixar a crista, permitir a entrada de inspetores da ONU para energia atômica…só assim se quebrará esta espiral da morte….

  5. EUA e Europa (Inglaterra e França), com a ajuda de Israel. Ja tem a solução para sua a crise econômica. Mais uma guerra.
    O Brasil eterno gigante adormecido, talvez um dia acorde. E perceba que EUA e Europa podem fazer o mesmo com o Brasil.

  6. Esse tapado como são todos 1º ministros que Israel teve e terá, será responsável por tirar Israel do mapa, quem garante que o tio san não irã abandonar Israel caso esse ataque sem sua permissão?? é difícil mas há chances, principalmente se o OM se unir pra atacar Israel, Siria, Egito e Turquia estão com “sangue no zoio” pra isso, e o Tio San talvez não queira se comprometer……

  7. Mndou muito bem capa preta! Falou a verdade como ela é, longe da fábula esquerdalha segundo a qual os absurdos e atrocidades praticados por muçulmanos devem ser tolerados e até respeitados em nome de “aspectos culturais”

  8. Aposto minha coleçao de maquetes que isto nao vai dar em nada.Acaba de surgir algo mais interessante e lucrativo para a OTAN ,leia: INDIOS EXIGEM DIREITO DE EXPLORAR SEUS MINERIOS. Isto sim vai ser um bom negocio para a OTAN!

  9. como sera que reagiriamos se fosemos uma pequena nação cercada de iimigos por todos os lados ???
    eu discordo de muitas das atitudes do governo de israel, principalmente da palhaçada que fazem em gaza, mas o povo de israel tem todo o direito de se defender. todo mundo quer ser a pedra, o dificil e ser a vidraça não?

  10. Como diria alguen num putero: Os EUA e Israel tem um tesao danado pelo Ira. Ja fizeram um cata de piranhas no oriente medio, o que falta e a madonna da casa, o cafetao.
    Como ponderou Khann esse cafetao e melhor deixar os inspetores entrar na casa e certificar-se que os alvaras de funcionamento estao em dia.
    O que se difunde aqui nos EUA sobre Ira nao e brincadeira. O problema do Ira nao e o pais per se mas o lider que tem; Alhmanidejad. O cara nao para de falar besteira.

  11. AO NELORE:
    Não entendi o que quis dizer neste ponto:
    *
    *
    “”Como ponderou Khann esse cafetao e melhor deixar os inspetores entrar na casa e certificar-se que os alvaras de funcionamento estao em dia.
    O que se difunde aqui nos EUA sobre Ira nao e brincadeira. O problema do Ira nao e o pais per se mas o lider que tem; Alhmanidejad. O cara nao para de falar besteira.””
    *
    *
    **Você usa a palavra “cafetão”,,, refere-se a mim ou ao Irã????….

Comentários não permitidos.