Rússia exige investigação à operação da OTAN na Líbia

Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia declarou hoje que a operação da OTAN na Líbia, que chegou ao fim, levanta  muitas questões e exige uma análise com vista à retirada de lições para  o futuro.

“No que diz respeito à operação Defensor Unido, há numerosas questões  a colocar à Aliança Atlântica e aos seus membros que participaram nessa  operação, à forma como foram cumpridas as resoluções do Conselho de Segurança  da ONU”, lê-se num comunicado publicado em Moscou.

Segundo a diplomacia russa, “trata-se, antes de tudo, das vítimas entre  a população civil provocadas pelos ataques aéreos, dos fornecimentos de  armamentos violando o embargo, do envio de instrutores e de tropas especiais  para apoiar uma das partes do conflito interno”.

“Tudo isso exige uma análise pormenorizada e imparcial, bem como uma  discussão aberta para tirar lições para o futuro”, conclui o MNE da Rússia.

Fonte: SIC Notícias

13 Comentários

  1. muito bom,é isso aeee,a russia esta se comportando positivamente no mundo,a russia esta exigindo imvetigações sobre o comflito,apesar de não ter comcordado com a peleia na libia,coisa que eua não costuma faser,o costume dos eua é detonar geral,destruir,matar,e depois largar as traças.

  2. KKKK,deram o seu aval para o ataque da Otan,perderam mais do que ganharam com a destruição da Otan,acho que os espertos russos levaram uma pernada da Otan,provavelmente as empresas Russas ficaram de fora da reconstrução da Líbia,é Dona Russia largou um dos maiores compradores de Armas Russas na África na mão,na hora de venderem seus armamentos era só conversa,na hora da cobra fumar largaram o seu cliente na mão,bem feito perderam muito e agora estão chorando,é os velhos dirigentes Sovieticos devem estar se revidando de raiva,depois da amarelada da Otan.Como são inocentes esses Russos,por acaso vcs já entregaram os S-300 QUE OS IRANIANOS PAGARAM.

  3. Esse Conselho de Segurança tem os dias contados. Pois lá os russos nunca conseguirão tirar algo da OTAN, se bem que eles sabem disso mais do que eu. Acho que agora vão juntar tudo o que aconteceu e criar um escudo político contra muitas coisas da OTAN.

  4. Como membro permanente juntamente com a china que se entendem melhor a russia esta muito atrasada neste negocio podiam ter batido o pé no intanto fiseram vistas grossas,e olha que cadaf éra um grande alhado da russia é moreu na praia igual cuba,os caras só vem grandes intereses não são diferentes dos americanos,e olha que até menos confiaveis,mas tem que ter um certo equilibrio e eles se fasem nessesarios mas estão chegando tarde,é só para faser media não vai dar em nada cadaf e russein ja foram e se o irã não se cuidar sera o proximo,digo algo aqui não demora muito e o irã vai pro saco o irã sera atacado pelos EUA E SEUS ALHADOS E NÃO VAI DEMORAR MUITO esttão usando israél só para chamar a atenção,estas tropas que estão no quait não é atoa,eles não vão sair do afeganistão e iraque sem pegar o irã,jamais perderão esta oportunidade estão armando algo serio para o irão escutem o que estou disendo.

  5. Óbvio que a Rússia tá preocupada em salvar o dela, mas já que falou em civis na Líbia, alguém viu as massas lá comemorando nas ruas a morte de Kadaffi? Nem que seja em vídeo!

  6. Acho que Putim está com medo de ser deposto, por isso está defendendo os ditadores do OM. Pessoal, vamos nos afastar dos russos, pois parecem que são forças do mal. Como pode, a Rússia defender os ditadores do OM, Venezuela e Cuba ?

  7. A Rússia não é mais “comunista”, seus líderes aceitam globalmente as práticas capitalista do produto social e econômico, logo não é mais antagônica ideológicamente ao “livre-mercado” sempre defendido pelo ocidente, bem como a sua segurança. Então, nos perguntamos, por quê o ocidente ainda quer cercar e subjulgar os russos? Pode parecer simplório mas tenho um palpite. Os traços revolucionários eslavos de tendências coletivistas dos russos não foram e nem seriam eliminados com a adesão radical ao liberalismo da atula burocracia dirigente. Acredito que, tal como na Uccânia, é governo que governa divorciado do que deseja culturalmente a maioria do povo. É isso realmente o que teme os Eua e europeus sistemicamente falando. O povo russo ainda pode virar o jogo e restabelecer alguns traços da experiência socialista e garantir um contra-ponto a hegemonia dos valores neoliberais, como fora durante cerca de 80 anos, e reforçar sua capacidade de mutua destruição, coisa que os russos atualmente não tem mais, sejamos honestos. Suas armas nucleares táticas e estratégicas são obsoletas face ao poderio acumulado nestas duas últimas décadas pelas potências ocidentais, e não possuem condições econômicas de modernizá-las nem a suas FAs. A diplomacia russa na verdade fala muito e faz pouco, pela razão de que não é mais adversária ideológica do ocidente. O russo fazem é negócios a moda ocidental, portanto, direitos humanos, auto-determinação dos povos, defesa nem de alguns aliados é capaz de fazer.

  8. Ergue a voz mesmo russada…. ninguem fala em china… mas hoje em dia não tem como mais falar de russia e não falar em china… hoje são como unha e carne… eles tem interesses em comum em todas as áreas…. se liguem… brigar com um, é consequentemente brigar com outro, e vice e versa……

  9. descordo completamente do Dandolo.

    eu não escuto noticias do povo sendo masacrado em Cuba e muito menos da Venezuela.

    antes de vc dizer que os cubanos passam fome,a população cubana sofre é por causa dos embargos economicos.

    que infantilidade falar que devemos nos afastar dos russos sendo que os Estados Unidos foi o pais que mais prejudicou o Brasil em todos os aspectos.

    Povo ignorante,vcs acham que o pais que possuir o Socialismo e defender ele sera o pais que ira se torna o inimigo da humanidade,um inferno com povo passando fome e sendo massacrado,isso é que o mundo ocidental quer fazer vcs acreditarem.

  10. o idh de cuba, venezuela e argentina são maiores que os do brasil…. sinal de que o povo la tem muito mais acesso a serviços do estado do que nós…
    O esporte é um bom indicador de bem estar social, olhem os jogos panamericanos…
    claro que a quantidade demografica influencia… mas como uma ilhota que mal deve chegar a 20 milhoes de habitantes consegue ter tantas medalhas…. fruto de uma educação boa, condições que permitam isso… tanto no brasil e até nos estados unidos, uma pessoa tem que fazer das tripas coração para conseguir tempo e dinheiro para se dedicar a um esporte

  11. Foi-se o tempo que uma exigencia da russia era ouvida e levada em consideracao. Quando Russia era parte da Uniao Sovietica. Hoje Russia so pode “desejar” uma investigacao.Ela juntamente com China poderiam ter vetado a resolucao das Nacoes Unidas que permitiram a invasao da Libia. Nao o fizeram, creio que por covardia, agora e tarde, so podem desejar. Transformaram-se num pais de eunucos tanto quanto o nosso.

Comentários não permitidos.