Alta tecnologia militar vira novo foco da Embraer

http://f.i.uol.com.br/folha/mercado/images/11305681.jpegSistema de controle aéreo nacional desenvolvido pela Atech sócia da Embraer. Foto: Lucas Lacaz Ruiz

Nem só de aviões vive a Embraer. A Embraer Defesa e Segurança, unidade empresarial da fabricante de aeronaves que em dezembro completa um ano de vida, está abrindo um novo campo de atuação: o desenvolvimento de sistemas e softwares de alta tecnologia para fins militares e de segurança.

Com 1.436 funcionários, dos quais 450 engenheiros e projetistas, a EDS hoje representa 13% das receitas da Embraer. Serão US$ 850 milhões (R$ 1,5 bilhão) em 2011.

A maior parte está relacionada a aviões militares, como o projeto de desenvolvimento do KC-390 e a modernização dos caças F-5 para a FAB (Força Aérea Brasileira).

No entanto, de acordo com Luiz Carlos Aguiar, a parte dos “bits” concentra as maiores oportunidades de crescimento, além de complementar a venda do “hardware”. “Queremos deixar de ser uma empresa exclusiva de produtos para ser uma empresa que entrega a solução completa para o cliente”, diz Aguiar.

Para impulsionar a atuação no novo segmento, a EDS fez três aquisições ou associações no primeiro semestre. Comprou 50% do capital da Atech, empresa que desenvolveu o novo sistema de controle de tráfego aéreo que está sendo instalado no país e que tem contratos com Marinha, Exército e Aeronáutica.

Adquiriu o controle da OrbiSat, fabricante de radares e sistemas de monitoramento e de defesa antiaérea.

E criou uma empresa, a Harpia, em sociedade com a AEL Sistemas, subsidiária brasileira da israelense Elbit, para atuar no mercado de veículos aéreos não tripulados.

O grande foco da EDS são os programas de proteção e monitoramento do governo, como o Sisgaaz (sistema da Marinha que permitirá monitorar as águas jurisdicionais brasileiras, a chamada Amazônia Azul) e o Sisfron (sistema do Exército para monitorar fronteiras terrestres).

Os dois sistemas estão em desenvolvimento pela Atech, que também tem contratos com a Aeronáutica na área de controle de tráfego aéreo.

“Queremos nos colocar como uma empresa líder na integração desse tipo de sistema, atuando no desenvolvimento e na gestão de projetos”, diz Aguiar.

SATÉLITE

Outra área de interesse da EDS é a do desenvolvimento de um satélite nacional.

“Se for desejo do governo brasileiro, havendo programa de transferência de tecnologia, queremos entrar no programa de desenvolvimento de satélite”, diz Aguiar.

Ao expandir os negócios na área de defesa para além da fabricação de aeronaves, a Embraer segue caminho já trilhado por Boeing e Airbus, que têm forte atuação na área e fornecem serviços para clientes governamentais em todo o mundo. Hoje, metade da receita da Boeing vem da área de defesa e segurança.

“Estamos reproduzindo um modelo que faz todo sentido”, diz Aguiar, que tem por meta fazer a divisão crescer para atingir de 20% a 25% das receitas totais da Embraer.

“Essa diversificação dá mais segurança à companhia, pois a aviação comercial é muito cíclica.” Ele lembra que, mesmo com cortes na área de Defesa, os EUA mantiveram investimentos em proteção e monitoramento.

Fonte: Folha de S. Paulo

27 Comentários

  1. No Brasil ainda faltam projetos ousados como o KC-390, não só na area da aviação, mas também em outras areas. Coisas como KC-390 e submarino nuclear são raras no Brasil.
    Deveriamos ter por exemplo um VANT de ataque nacional, até mesmo com capacidade de atacar alvos que estão a milhares de quilometros de nosso país (infelizmente pra isso faltam investimentos em satélites e foguetes nacionais). Torço muito pelo sucesso dos nossos pesquisadores do nosso programa espacial. Muito coisa não vai pra frente por falta de um programa espacial completo.
    Temos que ter a capacidade de se defender de qualquer país do mundo, e além disso, devemos manter nossa mentalidade de paz. Ter alta capacidade pra guerra, mas ter em mente um mundo pacífico, ao contrário do que ocorre com muitos países que usam de forma absurdamente terrível suas capacidades militares.
    Já na area civil, a quantidade de bons projetos aumenta a cada dia, como o Tiriba 2, mostrado aqui no Plano Brasil.

  2. Deveriam começar a trabalhar em dois sistemas de monitoramento:
    1.Um sistema de LIDAR, que é um escaner laser,mas que escaneia o espaço aereo, em grande distancias(ja esistem versões de curta distancia para mira).
    2.Sistema de sensores oticos (cameras) , com software de reconhecimento de padrões,visaõ termica, sensilidade a movimentos, que poderiam reconhecer um mosquito voando no horizonte, e que deveriam ser portateis e espalhados a distancia para compesar a curvaturada terra.

  3. FALANDO EM SISTEMA DE MONITORAMENTO… MAIS UMA PÉROLA DO PARTIDÃO…
    *********************************************************
    PT vai montar “patrulha virtual” nas redes sociais como Twitter e Facebook.
    *********************************************************

    O PT vai montar uma “patrulha virtual” e treinar militantes para fazer propaganda e criticar a imprensa em sites de notícias e redes sociais como Twitter e Facebook.

    O partido quer promover cursos e editar um “manual do tuiteiro petista”, com táticas para a guerrilha na internet. A ideia é recrutar a tropa a tempo de atuar nas eleições municipais de 2012.

    “Vamos espalhar núcleos de militantes virtuais por todo o país”, promete o petista Adolfo Pinheiro, 36, encarregado de apresentar um plano de ação amanhã ao presidente da legenda, Rui Falcão.
    Adolfo Pinheiro é coordenador do MAV (Núcleos de Militância em Ambientes Virtuais), nucleo que o PT esta criando para fazer propaganda politica na internet.
    Os filiados serão treinados para repetir palavras de ordem e usar as janelas de comentários de blogs e portais noticiosos para contestar notícias “negativas” contra o PT.

    “Quando sai algo contra um governo petista, a mídia faz escândalo, dá página inteira no jornal. Temos que ir para cima”, diz Pinheiro.

    “Nossa única recomendação é não partir para a baixaria e manter o nível do debate político”, afirma ele.

    A criação dos chamados MAVs (Núcleos de Militância em Ambientes Virtuais) foi decidida no 4º congresso do partido, em setembro.

    O encontro foi marcado por ataques à imprensa e pela defesa da “regulamentação dos meios de comunicação”.

    O militante à frente do projeto atuou na campanha de Aloizio Mercadante ao governo paulista em 2010.

    No mês passado, tentou articular um ato contra a revista “Veja” após a publicação de reportagem sobre o ex-ministro José Dirceu.

    Os petistas dizem que a nova ferramenta também poderá ajudar seus candidatos a enfrentar boatos na rede com maior rapidez.

    “No ano passado, demoramos demais a rebater calúnias contra Dilma [Rousseff] sobre aborto e luta armada”, afirma Pinheiro.
    *********************************************************
    Só brasileiro para permitir que um partido se encastele no poder e vigie a população que não poderá mais se manifestar contrariamente ao arroubos do partido… É O LEVIATÃ TOTALITARISTA… o estado dragão que a todos traga… não se surpreendam se daqui algum tempo tivermos censura no PB… É O FIM… o FRANCOOOORP/LUCENA e cia devem tar contentes… ta do jeito que eles gostam… sera que não participam do tal MAV?… com a resposta, os proprios…

  4. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    02/11/2011 às 20:14
    FALANDO EM SISTEMA DE MONITORAMENTO… MAIS UMA PÉROLA DO PARTIDÃO…
    *********************************************************
    PT vai montar “patrulha virtual” nas redes sociais como Twitter e Facebook.
    *********************************************************

    Esta informação deve ser quente mesmo. Já sabemos que há muita gente com contatos na inteligência de outros países menos totalitários???
    http://www.conversaafiada.com.br/pig/2011/10/27/wikileaks-waack-tres-vezes-informante-dos-estados-unidos/

  5. é isso ai Odenir. Precisamos de um plano estrategico militar de defesa e ataque , nipe 2o12 – 2022 , com investimento garantido , sem a possibilidade cortes por causa do orçamento. Em 10 anos é possível por a casa em ordem e na decada seguinte andar com as próprias pernas como uma verdadeira potênçia com a sexta maior econômia do mundo.

  6. Sobre a Tecnologia Militar Nacional, e única pessoa que tem ideias futuristas sou eu,e estou alijado do processo tecnológico brasileiro e das Forças Armadas.Esse é o Brasil.

  7. Obama atualmente, é um dos Profetas do Bem. No mundo atualmente, há 6 grandes profetas: Eu, Joana Yoko, Obama, 4, 5, 6.
    Acredito, que o Grande Satã esteja no Brasil, com a sua legião de demônios.

  8. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    02/11/2011 às 23:42
    Só a branca de neve para acreditar no anão do R7…
    ===
    Uai sô.
    Achei que você estava contando uma piada e resolvi contar a minha também.
    kkkkk

  9. AGUIAR DISSE A FOLHA DE SÃO PAULO : “Se for desejo do governo brasileiro, havendo programa de transferência de tecnologia, queremos entrar no programa de desenvolvimento de satélite”

    Quando eu critico a EMBRAER o faço porque para mim ela é ingrata ao contribuinte Brasileiro e a FAB.Ele foi criada como Estatal concebida unicamente para suprir a FAB.Não supriu em nada e muito se beneficiou da FAB e do Governo mBrasileiro.Tornou-se Empresa de Capital Aberto.Ate mesmo seu unico caça tatico tido como o melhor do mundo no segmento entregou de mão beijada aos Americanos que sob concessão o produzirão com propria configuração em um modelo so disponibilizado a eles e a quem eles quiserem que seja vendido.Nem ao menos neste acordo de conseção a EMBRAER olhou pelo Brasil,poderia ter condicionado que O SURPER T fosse disponibilizado a FAB mesmo condicionado e não podendo ser comercializado apartir do Brasil.Era o minimo que a EMBRAER poderia fazer pelo Brasil e pela FAB.Agora criaram a Embraer Defesa e Segurança e se beneficiaram da tecnologia adiquirida na compra do SIPAM-SIVAM paga pelo contribuinte Brasileiro para começarem a desenvolverem sistemas de monitoramento entre outras coisas.Agora esperam se beneficiarem do Brasil para assimilarem tecnologias que vierem a serem adiquiridas na area de satelites.A Embraer ainda lembra que o Brasil tem maior controle acionario na hora de se beneficiar do Brasil,fora isso pensa somente em contratos e serviços e nada mais.Este é o reflexo de como nossas industrias militares estão.Nós as fazemos para elas tornarem autonomas vendendo produtos e serviços aos quatro cantos inclusive a nós tambem.Hoje no Brasil na area publica e privada todos apenas querem se beneficiarem de tudo o que venha a ser adiquirido com o dinheiro do contribuiente Brasileiro.Enquanto nós não tivermos o controle de tudo o que é essencial e sensivel jamais obteremos autosuficiencia e independencia tecnologica,seremos meros montadores e recheadores do que criarmos preenchendo com o que não dominamos como ja fazemos a tempo.A EMBRAER estando entre p seleto grupo de maiores exportadores aeronauticos,com laboratorio tecnico e pessoal capacitado jamais teve a iniciativa de criar ao menos um caça leve mesmo que complementado com sensiveis extrangeiros para suprir o Brasil.Vive esperando o Brasil adiquirir alguma coisa para ela se beneficiar.Por mim EMBRAER mudesse de vez para a Florida e Portugal pois eu não sentirei a falta de voces.Ingratidão voces tem de sobra.

  10. ERRADO Diego… “conservador patriota” seria o correto… é que a esquerda pegou para si o monopolio do nacionalismo na AL para poder aplicar taticas populistas… é o discurso facil e garantido perante as massas incautas com fins eleitoreiros…

  11. Over… esse site barrela que vc linkou é tão parcial que não publicou um comentario meu… será que foi porque falei alguma verdade?…

  12. Bem pontual seu comentário “1maluquinho”. Você foi muito feliz no comentário, pura realidade. Mas também temos que ser coerente, com um governo como nosso, seja direita como esquerda, ambos são ruins para nosso país em matéria de Defesa. De repente, a esquerda esta sendo um pouco mais patriota e não tão entreguista, como foi quando assinou inúmeros tratados, tipo: não fabricar minas, não produzir missíl de alcance superios a 300Km, quebrar com a Educação e assim vai… Ja estou me convencendo que precisamos escolher uma terceira via: jamais retornar para direita, mas pensar numa esquerda nova, mas quem? Do jeito que esta indo, não esta bom.

  13. 1maluquinho disse:
    03/11/2011 às 13:19
    AGUIAR DISSE A FOLHA DE SÃO PAULO : “Se for desejo do governo brasileiro, havendo programa de transferência de tecnologia, queremos entrar no programa de desenvolvimento de satélite”
    Quando eu critico a EMBRAER o faço porque para mim ela é ingrata ao contribuinte Brasileiro e a FAB.Ele foi criada como Estatal concebida unicamente para suprir a FAB.Não supriu em nada e muito se beneficiou da FAB e do Governo mBrasileiro.Tornou-se Empresa de Capital Aberto.Ate mesmo seu unico caça tatico tido como o melhor do mundo no segmento entregou de mão beijada aos Americanos que sob concessão o produzirão com propria configuração em um modelo so disponibilizado a eles e a quem eles quiserem que seja vendido….
    ===
    Perfeito!!!
    Só vale À penas se o governo bancar tudo. E depois ainda vem os “conservadores” dizerem que quem mama nas tetas do governo são os funcionários públicos, os pobres do bolsa famílias, etc.
    Somados todos os programas sociais do Brasil, é mixaria perto de tudo que os governos já transferiram para empresários e em não recebeu nada em troca.
    ==
    ==
    Blue Eyes, Na Resistência disse:
    03/11/2011 às 14:00
    ERRADO Diego… “conservador patriota” seria o correto…

    Não existe conservador patriota no Brasil. Todos os conservadores vem da época do regime militar, e neste, os programas eram orientados sob uma ótica colonialista. Isto é história, com fatos e dados comprovados. Este colonialismo se aplicou a todas as nações que passaram pelo regime militar na mesma época. E hoje, os conservadores apenas tentam burlar através da própria justiça, que se faça justiça usando nossas próprias leis. São os torturadores tentando fugir de seu passado.
    Talvez, Blue Eyes, o que talvez possa definir melhor a sua posição política seja a de centro-direita. Nem conservador, nem esquerda (reacionária, conforme alguns -rsss).
    ==
    ==
    Blue Eyes, Na Resistência disse:
    03/11/2011 às 14:08
    Over… esse site barrela que vc linkou é tão parcial que não publicou um comentario meu… será que foi porque falei alguma verdade?…

    Eu acredito, caro colega. Mas penso que se você quer ser oposição, o caminho é buscar os blog´s limpos, uma vez que este é um conhecido blog sujo, segundo a grande imprensa do Brasil.
    Ademais, não vamos ser ingênuos em acreditar que o atual governo seja inocente. Ainda mais em um país onde todo mundo que tem a oportunidade tenta se aproveitar usando a lei de Gerson.
    Mas ainda acredito que estamos no caminho certo, uma vez que nossas políticas são nacionalistas (melhora roubar e deixar o dinheiro aqui do que roubar e mandar para fora), nossas políticas de desenvolvimento são de trazer o conhecimento e não de transferir as nossas riquezas, e o pobre está cada vez mais rico.
    Não acha que tem alguma coisa que não se encaixa naquilo que os grandes meios publicam???

  14. “Não existe conservador patriota no Brasil.”… muito prazer… acabou de conhecer um… quem te disse que uma ideologia tem que ser passada de pai para filho?… acreditas mesmo nisso?… se fosse verdade o movimento revolucionario não existiria… “Talvez, Blue Eyes, o que talvez possa definir melhor a sua posição política seja a de centro-direita. Nem conservador, nem esquerda”… não vou dizer que estejas errado… seria burrice supor que uma ideologia politica esteja absolutamente certa e outra crivada de imperfeições… o grande segredo, suponho, seja o fato de que o conservador aceita a convivencia com o revolucionario, enquanto que a reciproca não é verdadeira… o revolucionario odeia o conservador… é uma questão de psicopatica… teriamos que nos socorrer em Freud e outros estudiosos do comportamento humano… advem disso a impossibilidade de convivencia em meio-termo o que seria, com certeza, saudavel… o revolucionario não conhece a compaixão ideologica… tudo vale para alcançar o que pretende… esqueceram da existencia da etica transpartidaria… só existe amor no cumpanheirismo… mas não se engane… é um amor de auto-promoção e auto-defesa… o estudo do comportamento das formigas poderia explicar tal fato…

  15. VAIQUEDÁ meu amigo direita ou esquerda todos são e fazem as mesmas coisas associam-se a privados gananciosos e a especuladores economicos que são quem lhes dão governabilidade e fazem o jogo nos iludindo que são contra a subjugação.D.Pedro II perdeu a coroa porque era contra a subjugação e tinha seu governo gerido pela aristocracia latifundiaria que lhe dava governabilidade.Se antes como hoje romperem com as forças ocultas perdem o poder e esta QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS buscam a qualquer custo obter perpetuação.Não se iludam fazem o jogo do Senhor do Engenho.A verdadeira Independencia do Brasil custara o sangue e a vida de nosso povo.

  16. Blue Eyes não é conservador e nem patriota … ele é apenas doente e com esse pessoal a gente tem que ter compreensão….

  17. Over, eu não contesto o site pelo site… ele não é somente sujo sob o apecto manipulador… ele é venal mesmo… tente postar uma critica ao anao do R7 ou ao PT… não publicam… e tem otario que os acham o maximo da informação livre… rsrsrsr… depois criticam a Globo… duas colunas dos interesses diversos…

  18. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    05/11/2011 às 12:34
    Over, eu não contesto o site pelo site… ele não é somente sujo sob o apecto manipulador… ele é venal mesmo… tente postar uma critica ao anao do R7 ou ao PT… não publicam… e tem otario que os acham o maximo da informação livre… rsrsrsr… depois criticam a Globo… duas colunas dos interesses diversos…
    ==
    ==
    Meu camarada, vc quer cuspir na cara do cara, na casa dele e quer que publiquem?
    Quanto às críticas sobre o PT, não duvido que o responsável tenha a sua posição política, principalmente porque no passado já defendeu muito o outro lado.

  19. O PB publica as criticas feitas aos editores e por isso é considerado um site de qualidade, sem partidarismos e democratico na medida que aceita criticas, sejam elas honestas ou não… não estou respondendo pelo site, apenas exemplificando que um meio de comunicação que se preze tem, ao menos, que publicar o outro lado da moeda, mesmo que depois tenha que contestar… senão não é imprensa… é site de propaganda partidaria ideologica, assim como é o site “Conversa Afiada” do Paulo Henrique Amorim… que alias, só mudou seu pensamento do mundo devido aos zeros colocados após algum valor no cheque que recebe mensalmente de alguma fonte interessada…

Comentários não permitidos.