Interpol usará manual brasileiro de investigação de foragidos

A bem-sucedida experiência brasileira na prisão de criminosos internacionais motivou a Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) a adotar o Manual Brasileiro de Investigações de Fugitivos como modelo a ser seguido pelos 190 países que a integram. Até hoje, a entidade não tinha um documento que servisse de orientação para todos os países-membros.

A versão adaptada do manual brasileiro será lançada hoje, durante a Assembleia Geral da Interpol, que será realizada em Hanói, capital do Vietnã. Inicialmente, a publicação será traduzida para o inglês e para o espanhol. Versões em outros idiomas deverão ser publicadas em seguida.

Elaborado e adotado pela Polícia Federal brasileira desde 2002, o documento brasileiro contém técnicas de investigação, como a identificação biométrica, análise de perfis criminológicos e psicológicos e o rastreamento de criminosos por meio da chamada “difusão vermelha”, relação na qual as autoridades judiciais dos países-membros da Interpol inscrevem os nomes, as fotos e informações que possam levar à prisão e à extradição de foragidos internacionais.

Segundo a PF, a edição do manual, com a compilação dos principais procedimentos policiais, ajudou o Brasil a promover importantes capturas, como as do israelense condenado à prisão perpétua por torturar crianças, Elior Noam Hem (preso em junho deste ano, em São Paulo), do norte-americano Shalon Weiss, considerado o maior estelionatário do mundo e dos traficantes colombianos Juan Carlos Abadía e Mery Valencia.

Ainda de acordo com a PF, o número de criminosos foragidos presos em território brasileiro aumentou nos últimos anos, registrando uma média aproximada de 50 prisões/ano desde 2008. Só nos dez primeiros meses deste ano foram capturados 44 estrangeiros procurados pela Justiça. Durante todo o ano passado foram 51 e, em 2009, 58. Segundo a PF, o Brasil está entre os dez países que mais prendem pessoas procuradas pela Interpol. Não há, contudo, dados oficiais que permitam concluir que o País passou a ser mais ou menos procurado por foragidos nos últimos anos.

Fonte: Terra

9 Comentários

  1. A INTELIGENCIA DA POLÍCIA BRASILEIRA ESTA ENTRE AS MELHORES DO MUNDO,MAS OQUE EU ENSISTO EM DIZER,OQUE ADIANTA NÓS BRASILEIROS TERMOS UM SISTEMMA DE INVESTIGAÇÃO EXCELENTE,SE A JUSTIÇA BRASILEIRA É PECIMA,MUITO RUIN.



  2. me lembra a piada da melhor policia do mundo.. GENTE É PIADA…..NOSSA PF É SHOW

    então reuniram as melhores policias do mundo…

    EUA- FBI
    Inglaterra- Scotland Yard
    Brasil- PM do RJ.

    soltaram coelhos no mato e as equipes tinham q. achar no menor tempo possível…

    FBI – 7 minutos
    Scotland Yard – 5 minutos
    PM – 1 minuto

    ai o pessoal dos EUA e Inglaterra reclamaram…

    mais como isso não é um coelho é um porco…. e o porco.. gritava:

    eu sou um coelho .. eu sou um coelho… rsrsrsrsrsrs

  3. Hahahah…parece que este manual que fora criado aqui não funciona muito bem….aqui……“espeto em casa de ferreiro é de pau mesmo….pau-brasil”-Hahahah…….
    .
    Onde traficantes fogem andando pela porta da frente nas delegacias,só falta um manual como se deve fechar a porta ou um para a corrupção…si é que já não tenha_Rsrsrs…

  4. O sucesso se deve ao fato de que o Brasil virou paraiso dos bandidos internacionais e não é de hoje!Ou seja, com tantos bandidos nas ruas se esticar as mãos vem muitos, tá igual rede de pescador lançada ao mar!

  5. Obrigado xtreme fazia tempo que tinha lido essa piada, muito boa por sinal.

    A respeito do post é muito bom ter reconhecimento fora do pais de origem, e como disse o gelson a justiça brasileira é o problema, porque quem pune no final das contas não é o policial mas sim eles.

  6. Tá prendendo bem os estrangeiros más tá cheio de bandido(brasileiro mesmo) nas cidades aterrorizando e prejudicando muito mais as pessoas de boa fé,leis frouxas,brechas e mais brechas e tantos outros problemas que to até com preguiça de lembrar agora,más tbm com os ratos que governam nosso Brasil que muitas vezes são bandidos tbm não vão querer engrossar pro lado deles mesmos né?!…não não!

Comentários não permitidos.