” A REALIDADE SUPERA A FANTASIA “

http://www.thewashingtonnote.com/twn_up_fls/wesleyclark.jpgEntrevista General Wesley Clark – Legendado Português

Democracy Now é um programa diário de notícias de TV / Rádio, apresentado por Amy Goodman e Juan Gonzalez, distribuido em mais de 900 estações, sendo pioneiro na maior comunidade de colaboração de mídia nos Estados Unidos.

Nessa entrevista de 02 de Março de 2007, o General Wesley Clark, aposentado de 4 estrelas do Exército dos EUA e Comandante Supremo Aliado da OTAN durante a Guerra do Kosovo, relata um encontro com militares do Pentágono e a conversa que se estabeleceu a respeito da guerra no Oriente Médio.

Vídeo:

Para assistir a entrevista na íntegra clique aqui

Wesley Kanne Clark (Chicago, Illinois, 23 de Dezembro de 1944) é um general reformado do Exército dos Estados Unidos da América. Foi Comandante Supremo da Organização do Tratado do Atlântico Norte durante a Guerra do Kosovo, onde dirigiu as acções de paz dos exércitos aliados para permitir o retorno de 1,5 milhões de albaneses. Em 2003 avançou como pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos da América.

O seu pai, Benjamin Kanne, era veterano da Primeira Guerra Mundial e faleceu quando Clark era ainda uma criança. Depois da morte do pai, a sua mãe Veneta levou-o a viver em Little Rock, Arkansas, e aí contraiu segundas núpcias com Victor Clark, um ex-banqueiro que se converteria em padrasto de Wesley e lhe daria o apelido com que actualmente é conhecido. Clark só ficou sabendo que possuía ascendência judaica após se tornar adulto, pois sua mãe omitiu este fato para protegê-lo da Ku Klux Klan.

Em 1962 foi aceite na academia militar de West Point para assim dar início a 38 anos de serviço militar. Durante a estadia na academia conheceu Gertrude Kingston num baile oferecido aos membros de escola naval, e casou com ela. Terminou em primeiro lugar do seu ano e ganhou uma bolsa de estudo para cursar Política, Filosofia e Economia na Universidade de Oxford em Inglaterra. Aos 25 anos e com a patente de capitão comandou uma companhia de infantaria mecanizada na guerra do Vietname, sendo ferido com 4 projécteis em combate. O seu desempenho no sudeste asiático fê-lo ser agraciado com a medalha de prata do exército dos EUA.

Condecorações

  • Medalha Presidencial da Liberdade dos E.U.A.
  • Cavaleiro Honorário do Reino Unido.
  • Cavaleiro Honorário dos Países Baixos.
  • Comandante da Legião de Honra da França.

Durante a sua carreira militar o general Clark comandou batalhões nos Estados Unidos e na Alemanha, especializando-se naqueles batalhões com problemas de disciplina ou péssimas avaliações e convertendo-os em unidades exemplares. Ao iniciar-se a Guerra do Golfo Pérsico Clark já era general e tinha à sua responsabilidade o Centro Nacional de Treino do Exército dos E.U.A. Em 1997 foi nomeado Comandante Supremo da OTAN e dirigiu desse posto as acções militares dos E.U.A. na guerra do Kosovo, a mais sangrenta na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Clark ordenou um ataque aos 200 soldados russos estacionados na região. O general Sir Michael Jackson, então comandante das Forças Armadas Britânicas, se recusou a levar o ataque adiante e disse que não deixaria seus soldados darem início à Terceira Guerra Mundial.

No Inverno de 2003 Wesley Clark avançou como pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos. Entre os que o apoiaram publicamente destaca-se o diretor Michael Moore. Acabou por desistir, sendo o candidato escolhido pelo seu partido John Kerry.

Informações: wikipédia

32 Comentários

  1. Generais desmiolados que gostam de guerras é um perigo,ainda bem que o general ingles se negou,pois os russos simplesmente éram observadores,observando suas fronteiras se não seriam violadas,e o desmiolado ja estava loco por uma terceira guerra ja penraram nisso!E é logico que quelquer governo responsavel iria mandar tropas para zelar de suas fronteiras sabendo que do outro lado estava rolando uma guerra que poderia servir de ponte para uma invasão de seu pais,afinal das contas foram anoa de guerra fria,e todos os inimigos estavam na fronteira e em terras que ja foram dominadas pelo imperio russo união soviética.

  2. falo só o que todo mundo já sabe ,e para um cara que quase começou a terceira guerra mundial farinha do mesmo saco , sobre o petroleo com o pre sal a america latina é a bola da vez depois do oriente medio

  3. O PIOR É QUE ESTÃO FACILITANDO PARA O CAPITAL ESTRANGEIRO,VENDENDO NOSSAS AREAS NÃO DESCOBERTA PARA GRUPOS FINANCEIROS,COM O PRETESTO DE FINANCIAR O PRÉ-SAL,SERA QUE PRECISAMOS DE CAPITAL ESTRANGEIRO!COMO É QUE ESTAMOS FINANCIANDO RODOVIAS PARA OUTROS PAISES,EMPRESTANDO,LULA DEU GRANA PARA UM PAIS AFRICANO,EM QUANTO TEM GENTE NOSSA MORENDO NAS FILAS DO INPS,DILMA ACABOU DE OFERESER AJUDA A PAISES RICOS,PORQUE NÃO AJUDA A PETROBRAS FINANCIA A PETROBRAS,SO PARA ENTREGAR NOSSO PETROLEO AO CAPITAL ESTRANGEIRO?E PORQUE ESTÃO DEIXANDO NOSSAS FORÇAS MILITARES SUCATEAR,FACILITANDO PARA OS ESTRANGEIROS?.

  4. O NOSSO CONGRESSO PRECISA TOMAR MEDIDAS,um grande exemplo é o paraguai que o congresso agiu em defesa do povo enviando o exercito para acabar com grupo paramilitar que agia na fronteira,quando lula anunciou o acordo com a frança eu senti o povo brasileiro vibrante até nosso congresso estava vibrante,pois todos sabem da nessesidade de defesa deste pais,eu creio que acharam que o congrasso e os parlamentares iriam contrariar e seria facil para lula diser um não ao frances sarcozi ,mas entrou agua pelo cano e o eis presidente que na verdade nunca quis comprar caças nem armar o exercito,ficou em mal lenções,achava que poderia colocar a culpa no congresso,até fez algo que pareceu elegante levou ao pareser do congresso,mais uma vez entrou agua pelo cano,e ninguem inchergou isto até hoje,mas o que ele queria era que o congresso reprovasse e a culpa ,ficaria com o congresso e ele sairia por bonzinho,ai jogou nas paletas da presidente dilma,que esta rolando e vai rolar até o proximo presidente que eles querem eleger,e que tambem vai adiar até o bBRASIL SER INVADIDO.

  5. O PIOR É QUE ESTÃO FREANDO O DESENVOLVIMENTO DESTE PAIS,E PARESE QUE É DE PROPOSITO,NÃO CREIO QUE SEJA TANTA INCOPETENCIA,ESTE PAIS É GIGANTE RICO,GENTE!AQUI DENTRO CABE A EUROPA E AINDA SOBRA TERRA,TIRANDO A RUSSIA QUE É GIGANTE TAMBEM,POREM É GELO PARA TODO LADO UM INFERNO GELADO,AQUI TEM MINERIOS DIVERSOS SENDO EXPLORADO,PETROLEO,TERRAS PRODUTIVAS E NA MAIORIA DOS ESTADOS SOL O ANO TODO UM PAIS QUE PODE PRODUZIR DUAS ATÉ TRES VESES AO ANO EM MUITOS ESTADOS POIS É SOL O ANO TODO,COMO PODEMOS PERDER PARA UMA EUROPA GELADA DE PAISES PEQUENOS(GENTE)TEM ALGO MUITO ERRADO OU É EU QUE ESTOU RASIOCINANDO ERRADO?.

  6. TENHO A FE EM DEUS DE QUE UM PESSOA DESSAS,NAO VAI SUBIR AO PODER DESSA NAÇAO FALIDA E ARMADA ATE OS DENTES,ESTADUNIDENSES TEM MEGALOMANIA E SE ACHAM OS DONOS DO MUNDO JA FORAM MAS HOJE ESTAO MURINBUNDUS SO FALTA UM LOUCO POR GUERRA DESSES VIR AO PODER ,SE BUCH ERA LOUCO ESSE TERMO NAO SE APLICA NESTE POR SER POUCO.BRASIL ACIMA DE TUDO SO ABAIXO DE DEUS.

  7. NAO e isso que canso de dizer aqui no BLOG?
    .
    VEJA como schedule da coisa ta em dia ja foi Libia.
    .
    Canso de Dizer que E pelo OIL,
    .
    Mais o Povo da Disney da Inlusao Diz que e pela DEMOCRACIA,,
    .
    E pelo visto o povo la ta acordando do BRAIN WASH. mais pra alguns ai na AMERICA DO SUL ainda nao
    .
    Bem foi um Yanke que repetiu o que cansei de falar aqui.
    .
    MUITO BEM QUANDO FALO DA AFRICA . ELES NAO MERCEN DEMOCRACIA, ELES NAO TEM OIL KKKKKKKKKKKKKK
    .
    Vamos ver se a FICHA CAI PRO PATO DONALD EO PATETA
    .
    🙂
    .

  8. Muito interessante ele ainda diz na continuação que este documento é sigiloso que Rumsfeld não deveria ter dito a ele! Como a entrevista é de 2007, e agora está se comprovando uma verdade podemos esperar problemas vindo do Irã!

  9. Parabéns a este militar por sua coragem de expor a verdade que temos dito aqui neste blog a tempos.
    Tá provado que não precisamos de super computadores e nem mãe Diná pra prever os acontecimentos futuros. Segue o script.

  10. Quem se faz de mel as abelhas comem… ficar com medinho não resolve… cade os investimentos em defesa dona Dilma?… em P&D, em educação basica, em saude?… grana aos bicos para ongs picaretas tu arrumas não madame?… tão com medinho dos yankes? então se armem e tenham competencia em resolver problemas… eles tem… e nós?… samba, suor e cerveja?…

  11. O pior eh que ainda aparece os lambe botas pra dizer que tudo isso ae ta certo, que tem que arrebentar mesmo. Tem gente que a qualquer movimento ja eh capaz de arriar as calças pra grande potência. Coitados desses tontos metidos a sábios!!!

  12. PARA ENTENDER BEM A COISA ,TEM QUE ASSISTIR O VIDIO,EUN CREIO QUE A MAIORIA DO PESSOAS QUE ESTUDA UM POUCO DE POLITICA MUNDIAL,MOTIVOS DE GUERRAS ,CAUSAS DAS GUERRAS JA SABE QUE QUE O MAIOR INTERESE MUNDIAL É O PETROLEO ENERGIA E COMERCIO MUNDIAL INFLUENCIA A MAIORIA DAS GUERRAS FOI MOVIDA PELO COMERCIO MARITIMO INTERESSES,E NÃO É DIFERENTE HOJE,O SADÃN CAIO POR CAUSA DO PETROLEO,E ASSIM COM TODOS OS REINOS DO ORIENTE MEDIO,HOJE ,SE ELES HOJE QUISEREM SE UNIR TERÃO A FORÇA MUNDIAL PETROLEO,POREM CADAF CAIO PORQUE ESTAVA PLANEJANDO UMA UNIÃO AFRICANA,E TODOS OS ENVOLVIDOS CAIRAM,NÃO COLOCO OS AMERICANOS COMO INIMIGO DO BRASIL NEM DO MUNDO ,NÃO SOU ANTIAMERICANO,POREM NÃO PODEMOS SER IDIOTAS,OS AMERICANOS SÃO UM MAL NESSESARIO AO MUNDO INFELIZMENTE,AMERICANOS E RUSSOS DÃO O EQUILIBRIO QUE O MUNDO PRECISA,SE NÃO OUVER EQUILIBRIO UM VAI QUERER DOMINAR E ESCRAVISAR AI É PIOR.

  13. Peru nuclear no natal !!
    Esperem passar a época das chuvas em Israel, lá por fevereiro…
    Apertem os cintos Doroty, Kansas is gone bye bye !

  14. Sabendo disso oque fara´nossos politicos para garantir nossa integridade territorial ?Ao inves de investir na industria de defesa nacional,nas forças armadas,estao gastando bilhoes com ONGs fajutas,errado esta quem se deixa dominar,quem se vende,a regra diz:manda quem pode,obedece quem e´corrupto,tem preguiça e e´FRACO !Medinho e odiozinho nao resolve,a turma canhota deve ao inves de criticar os EUA ,cobrar dos seus populiticus corruptus que estao atualmente parasitando este pais,nao adianta se esbravejar contra possiveis exoparasitas e esquecer que o que desgraça o brasil, sao os endoparasitas.

  15. Meus caros amigos eu já disse em outros posts sobre o Irã que a Revolução que ocorreu naquele país foi fruto da ação dos E.U.A no Regine Parlev,a suposta capacidade nuclear iraniana se deve tb a neura deles serem atacados pelos E.U.A,que agora mostra-se verdadeira,os loucos iranianos são mais uma vez produto da sujeira e da ganancia americana,agora temos que ficar espertos,por enquanto acho díficil uma invasão da Otan,pois acarretaria uma campanha colossal,paises como Irã,Líbia são pequenos,há divisões etnicas,religiosas,aqui só temos o Pig que não tem esse poder de dividir a nação e preparar o terreno,há tb os nossos vizinhos,um ataque ao brasil acarretaria um peso político enorme para os dirigentes dessas nações,e tb uniria os nossos vizinhos,fora que as tropas da Otan teria que lutar nos mais variados terrenos,claro isso pode mudar de um dia para o outro,mas temos que fazer o nosso dever,já que o trairá do FHC assinou o lixo do tratado temos hoje pelo menos a capacidade de fazer uma bomba suja,temos que correr contra o Tempo,para o bem ou para o mal temos que admirar a garra dos iranianos.

    Se demonstras força, todos
    querem ser teus aliados.

    Ao contrário, se mostras fraqueza,
    ninguém te dará importância.

    E, se tendo riquezas, não demonstras
    força, atrairás sobre tua cabeça
    todas as ambições do mundo.
    (Ciro, Rei da Pérsia)

  16. “A primeira condição da paz é a respeitabilidade, e a
    da respeitabilidade a força. A fragilidade dos meios
    de resistência de um povo acorda nos vizinhos mais
    benévolos veleidades inopinadas, converte, contra
    ele, os desinteressados em ambiciosos, os fracos
    em fortes, os mansos em agressivos”.
    Rui Barbosa (1946)

  17. Tem cada LOUCO nos EUA!! Mandar atacar soldados russos e de lambuja fazer uma guerra núclear por causa do Kosovo!!
    As tais autoridades estadunidenses só tem bosta na cabeça mesmo!!
    Esse negócio de que era judeu encubado é mentira, ele é da Ku Klus Klan… vai ver até o Obama tamben é!!

  18. Não é de agora os EUA temerem os Russos na Ossétia não meteram o bico e agora tem a China que faz o mesmo com os EUA se fosse o Iraque o Gen. teria invadido mesmo com todo o poder eles não se metem a besta com quem tá de igual com eles, os únicos que não tinham o poder que eles tem e deram um tapa na cara deles foi o Vietnã

  19. E outra os militares dos EUA não tem experiência em combate quem “vence” e vai pra guerra é a TECNOLOGIA e não os soldados propriamente ditos, quando foram viu o que aconteceu no Vietnã, Eles tem os melhores e mais avançados equipamentos mais tem PÉSSIMOS militares mesmo com toda a tecnologia nada substituirá o fator humano,RAMBO já dizia a melhor tecnologia é a cabeça

Comentários não permitidos.