EUA desmontam a última bomba nuclear da era da Guerra Fria

Sugestão: Gérsio Mutti

A última das superbombas nucleares dos Estados Unidos – uma arma centenas de vezes mais forte que a bomba jogada em Hiroshima em 1945 – tem sua desmontagem final em conclusão nesta terça-feira, 25, quase meio século após começar a ser produzida no auge da Guerra Fria.

Os  componentes finais da bomba termonuclear B53 foram desativados na fábrica Pantex perto de Amarillo, no Estado do Texas, a única fábrica de montagem e desmontagem de bombas atômicas dos EUA.

Segundo a Administração de Segurança Nuclear (NNSA, na sigla em inglês), do Departamento de Energia do governo americano, o programa de desmontagem está um ano adiantado e alinhado ao objetivo do presidente dos EUA, Barack Obama, de reduzir o arsenal nuclear americano.

Thomas D’Agostino, chefe da administração nuclear, disse que a eliminação da B53 é um “marco significativo”.

Colocada em serviço em 1962, quando as tensões na Guerra Fria chegaram ao auge com a crise dos mísseis soviéticos em Cuba, a B53 tinha o tamanho de uma mini van. De acordo com a Federação Americana dos Cientistas, a B53 é 600 vezes mais potente que a bomba atômica lançada em 1945 em Hiroshima, no Japão, no final da Segunda Guerra Mundial.

A B53 era capaz de produzir uma explosão de 9 megatons e incinerar tudo em um raio de 4 a 5 quilômetros, e o calor da sua radiação seria capaz de matar rapidamente qualquer pessoa desprotegida em um raio de 28,7 quilômetros.

Segurança

A B53 foi desenhada para aniquilar instalações subterrâneas e era transportada por bombardeiros B-52. Como foi desenhada por engenheiros que já morreram ou se aposentaram faz tempo, a desmontagem das bombas restantes levou alguns anos. Engenheiros tiveram que desenvolver ferramentas complexas e novos procedimentos para garantir a segurança.

“Sabíamos que esse projeto de desmontagem seria um desafio e montamos uma equipe de primeira para executar tudo com eficiência e segurança”, disse John Woolery, diretor geral da fábrica Pantex.

Muitas das bombas B53 foram desmontadas na década de 1980, mas um número significativo permaneceu nos arsenais dos EUA até 1997, quando foram retiradas do estoque. O porta-voz da Pantex, Greg Cunningham, disse que não comentaria quantas foram desmontadas na fábrica texana. Especula-se que foram algumas dezenas. Cunningham disse que o urânio retirado das bombas desmanteladas será armazenado temporariamente dentro da planta.

A arma é considerada desmantelada quando os explosivos são separados do material especial termonuclear, apelidado de “caroço”. As informações são da Associated Press.

Fonte: Estadão

15 Comentários

  1. joguinho de sena, tão desmontando sucata dos anos 60, essa bomba precisa que um bombardeiro enorme adentre o teritorio inimigo para despeja-la,um meio obsoleto diante de misseis intercontinenteis nucleares.
    mas de qualquer forma e valido, pois e um lixo a menos para ameaçar o fim da raça humana na terra !!!

  2. Manda pra cá desmontada mesmo, estamos precisando de umas oito dessas e olhe lá.
    Isso pára qualquer esquadra, só de ver o cogumelo de longe.

  3. Como já falaram, desmontaram por que já é obsoleta.
    Contra paises como Russia, China, não tem serventia alguma.. até parece que esses paises vão deixar um bombardeiro americano entrar no espaço aereo deles e “fazer a entrega”…

  4. Um procedimento normal já que manter um dispositivo desses alem de ser caro se torna perigoso inclusive aos americanos devido aos perigos de vazamento de material radioativo ou outros possíveis acidentes já que sao artefatos já bem antigos. Acredito também que a tendência e Nao só os americanos mas outras grandes potências cumprirem a promessa de diminuírem seus arsenais nucleares. Paranóia de quem acha que eles querem mais bombas pra impor respeito. Manter um arsenal nuclear e caríssimo e no caso dos EUA por exemplo, nem que desfizessem de metade de seu atual estoque Nao mudaria em nada seu poder de dissuasão.



  5. cada comentario ..antas-ilogicas..rsrsrsrsrs

    com as armas de precisão.. uma mega bomba atomica é disperdicio… de uma da para fazer 10 .. Fato !

    e a bomba russa “Tsar Bomb” com seus 100 Megatons.
    – foi detonada a 4km de altura
    – todas as edificações em um raio de 55km viraram pó
    – o calor gerado poderia ocasionar queimaduras de 3º grau num raio de 100km
    – quebrou vidraças num raio de 900km
    – produziu 7.1 na escala Richter (a 4km do solo)

    em suma a bomba do juizo final … Fato !!!

  6. Heueheh!
    “chefe da administração nuclear, disse que a eliminação da B53 é um “marco significativo””
    Aproveita e desmonta também os milhares de artefatos nucleares restantes. ^^
    A B-53 é mais eficiente que as atuais? Faz o que as atuais fazem? Ah! Então é por isto que estão desmontando!.. Também pelo o risco de algo acontecer com ela né. Já que é tão antiga. Parece um mockup de tão nova. Aliás parece uma propaganda! bem feita.. Aproveita e prega na parede isto:
    “O idealizador da bomba atômica, Einstein, tendo visto a tragédia provocada pela bomba, disse a seguinte frase: “Tudo havia mudado…menos o espirito humano”.”

  7. conversa…eles sempre vem com essa mascara de pacificadores da humanidade! esse bomba vai ser remontada em caso de guerra!

  8. As antas ilogicas esperneiam e não sabem o que querem… se não desmontam gritam… se desmontam gritam também… vai entender essa gentalha… “ah, mais com o material da pra construir mais tantas”… e ae inteligencia… vai se fazer o que com o material… isso não é lenha para queimar, nem metal para reciclar, nem vidro para fazer janelas… então genios, o que deveria ser feito?… o R22 teve uma resposta coerente… parabens…

  9. Essa bomba é 630 vezes mais potente que a bomba de Hiroshima!

    Pergunto: Será que os americanos realmente construíram isso pensando em usa-lo?

  10. Essa bomba está sendo desmontada agora mas já não está operacional há pelo menos 20 anos.
    Faz tempo que as únicas armas nucleares americanas são as bombas B-61 (até 340 Kt) e B-83 (1,2 Mt), o míssil balístico ALCM AGM-86 (170 Kt) e os mísseis balísticos Minuteman IIIA (335 Kt) e Trident II (475 Kt ou 100 Kt).
    A B-53 de 9 Mt só não foi maior nas forças armadas americanas que a B-41, que tinha 25 Mt.

Comentários não permitidos.