Brasil não aceita convite da OEA para discutir hidrelétrica de Belo Monte

http://4.bp.blogspot.com/-Hu7QIOpvfAE/TZuyunk0RDI/AAAAAAAACcM/dBrpZHDeBsY/s400/OEA+manda+parar+belo+monte%2521.jpgONGs classificam decisão do governo como “ruptura de diálogo”

Liana Melo


O governo brasileiro decidiu não aceitar o convite da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA), para participar de reunião sobre a usina hidrelétrica de Belo Monte. O encontro será amanhã em Washington, nos Estados Unidos, e foi convocado para discutir o não cumprimento de medidas cautelares de proteção das populações indígenas do Xingu. A usina começou a ser construída em março no Pará, às margens do Rio Xingu.

Em resposta ao convite, a Missão Permanente do Brasil junto à OEA justificou, em nota, que o “Estado brasileiro não se fará representar na reunião de trabalho” e reiterou que “estão sendo implementadas as medidas de proteção informadas à CIDH”. Em abril último, a comissão da OEA já havia pedido a suspensão da hidrelétrica de Belo Monte.

A reunião vai ocorrer mesmo com a ausência de representantes do governo brasileiro. Pelo lado dos opositores da obra, estarão presentes as advogadas Andressa Caldas, diretora da ONG Justiça Global, e Roberta Manajás, da Sociedade Paranaense de Defesa dos Direitos Humanos. Além de Sheyla Juruna, do Movimento Xingu Vivo para Sempre.

Decisão do Brasil é vista como inédita

– Esta decisão é uma grave ruptura do diálogo e representa uma mudança radical de postura no respeito aos direitos humanos – criticou Andressa, comentando que sua expectativa é de que a OEA reitere as medidas cautelares adotadas em abril último. – Esperamos que o Brasil cumpra as resoluções por respeito moral e jurídico a um organismo internacional.

É a primeira vez, segundo Andressa, que o Brasil se recusa a participar de reunião de trabalho convocada pela CIDH:

– A postura do Brasil tem poucos precedentes na História e pode ser comparada a de Trinidad e Tobago, em 1998, e do Peru, em 1999, durante o então governo Fujimori. O ex-presidente peruano insatisfeito com as decisões da CIDH e da Corte Interamericana, ameaçou sair do sistema interamericano.

A decisão do governo é, na avaliação de Roberta Manajás, “desrespeito ao sistema interamericano de direitos humanos”:

– O Itamaraty está repetindo a forma autoritária que adotou nos processos internos de licenciamento da usina.

Com capacidade instalada de 11,2 mil megawatts de potência e reservatório de 503 quilômetros quadrados, a usina está prevista para entrar em operação em janeiro de 2019. A primeira turbina começará a operar em 2015.

Fonte: O Globo via Resenha

40 Comentários

  1. Devem investigar estas pessoas que levam uma questão discutida por trinta anos no Brasil e já resolvida, há algo mais nesta história, querem o que usar os direitos humanos para OTAN fazer uma zona de exclusão contra o Brasil. Cuidados senhoras, a Constituição preve pena de morte e posso garantir que basta ser guerra, interna ou externa. BASTA QUE SE DECLARE GUERRA. PARA TRAIDORES A ESPADA.

  2. Parabéns Brasil, é essa postura que queremos, autodeterminação e não submissão a qualquer nação ou organismo internacional, me orgulho do atual governo.

  3. Sinceramente! Morte as ONGs! A maioria só serve pra retirar dinheiro do governo. As que prestam não se sustentam com o dinheiro público.

  4. qua vão cuidar de guantanamo, se vierem tirar o que e nosso vão achar o deles bonitinho aqui, vão perceber que comparado com o brasil o vietnamn foi um passeio no parque.
    agora… temos que fazer nosso dever de casa, levar educação saude e cidadania aos nossos indios, se os isolarmos e discrimina-los sua revolta sera um alvo facil para agentes da inteligencia colonizadora disfarçados de ongs boazinhas, vejam o que fizeram noa libia incitando rebeliões nos guetos, DIVIDIR PARA CONQUISTAR SENHORES, SE SEGREGAR-MOS OS INDIOS DA NOSSA AMAZONIA COM IDEIAS PRECONCEITUOSAS DE BEUGUES CRIADO EM CONDOMINIO, ESTAREMOS DANDO O QUE ELES QUEREM, BOI PRA PIRANHA !!http://www.youtube.com/watch?v=ZxjxfBNzzHM&feature=related

  5. agora o que precisamos mesmo e de uma agencia de inteligencia de verdade, por que a ABIN e um lixo, sm falar que alem de um cabidão e vagabundos deve estar cheio de agentes duplos passando informações para a cia

  6. É isso aí pessoal!! Apoio o Governo Federal totalmente neste caso e a todos os que o apoiam tamben!
    Isso é o sinal mais claro da necessidade de se investir em Defesa, tecnologia, inteligencia e educação de cidadania e respeito ao Brasil. Nisso eu digo que foi ótimo ter o nacionalista Celso Amorim na defesa, agora não tem retórica, é Brasil!!!

  7. Como alguns amigos já disseram aqui; esses “índios” querem andar de Hilux, assistir TV a cabo e usar Smartphones. Passou da hora de, inteligentemente, integra-los a civilização e sujeitando-os a constituição. São apenas “meia duzia” e fazem um estardalhaço destes, não há como negar a influência gringa no meio deles! Temos que ser mais duros com os traidores da pátria e varrer qualquer tipo de visita estrangeira nas áreas indígenas do Brasil.

  8. Sem dúvida Ferreira Junior, basta o Brasil declarar estado de guerra pra fazer presunto de entreguistas traidores.
    E parabéns a Dilma e ao MRE pela posição firme, e se eles continuarem a encher nosso saco, que então o Brasil saia dessa merd” de OEA, que só serve para os EUA manter sobre cabresto os países latino-americanos.

  9. Deveria, além disso, investigar seriamente essa quantidade de ONG’s ‘cuidando’a amazônia.
    E toca em frente a usina, pois precisaremos de energia. Tem milhões de brasileiros vivendo no norte.

  10. E’ por ai mesmo ,ve se os EUA estao preocupados um pouquinho com esses organismos.
    Que vao sabotar o desenvolvimento nos paises de origem dessas ONGs picaretas .como o General Heleno costuma dizer..

  11. 1) NÃO foi a OEA quem convidou o BraSil, foi a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA); 2) Está bem claro que isso é INGERÊNCIA dos GENOCIDAS MALDITOS IANQUES; 3) O UNASUL e o PARLASUL são s ORGÃO que atualmente valem na América do Sul; 4) Alguém viu a OEA em HONDURAS, na COLÔMBIA, em GUANTANAMO ou no MÉXICO???

  12. Olho vivo, vamos cumprir c as n leis, e manter resoeito as n minorias, + sem deixar de çlevar p eles , q são amnipulados por espertalhões, uma vida melhor, essa energia e necessária até p eles assistirem TV em suas aldeia/casas,etc, etc, etc,E q seja a usina na sua forma Original.Mandem n FAs p lá , mt e mt bem equipados e p guerra. Cadê os novos caças?Pq ñ discutem e acabam c o embargo a Cuba? P Ontem.

  13. Quanto mais abaixa mais aparece a calcinha.
    NÃO senta pra conversar com ninguém qualquer coisa que envolva nossa soberania e os problemas do ESTADO BRASILEIRO. Encara de frente, diga não.A Otan ca— e andou pra Onu, os royal não conversam com a Argentina; e nós vamos baixar a cabeça pra resolver problemas nossos, dentro do nosso território(?).
    NÃO, NÃO,NÃO,NÃO…
    Deixa os cara invadirem e vamo vê no que dá. Fod–se.
    Vamo morrer lutando e a luta inicial é diplomática depois é nós, aí vai valer tudo ; tá sabendo né???
    Vão pensando que vocês vão vir aqui matar nossos filhos e voltar pra casa tomar wysky nos pubs pagando de herói e não dá nada, vai pensando.

  14. Essas ONGS deveriam é fazer os EUA respeitarem a Assembleia Geral da ONU que condenou de novo o embargo a Cuba!
    Agora o BRASIL esta certo,esse é um assunto interno,mas o Estado precisa estar presente em algumas áreas mais remotas do país,para poder evitar o terrorismo de algumas ONGs!

  15. Essas ONGs são um lixo para o Brasil, elas precisam parar de exercerem intromissão nos assuntos do país. FIM AS ONGs.

  16. >”- Esta decisão é uma grave ruptura do diálogo e representa uma mudança radical de postura no respeito aos direitos humanos – criticou Andressa”<
    ===============
    Andressa – Vai procurar Direitos Humanos em Guantánamo, Tibet, Geórgia, Palestina, Síria, etc..e não enche o nosso saco!! Parabéns ao governo brasileiro e a presidente Dilma. Essas ONGs malditas tem que ter as asinhas cortadas o mais rápido possível.

  17. É isso ai não podemos nos curvar a essas ONG’S que de bom não fazem quase nada,dá pra contar nos dedos as ONG’s que realmente fazem algo de bom e de forma despretenciosa….o Brasil tem de dizer não e deixar as bombas de prontidão caso sejam necessárias!…e punir esses pulhas traidores!

  18. “(…) Pelo lado dos opositores da obra, estarão presentes as advogadas Andressa Caldas, diretora da ONG Justiça Global, e Roberta Manajás, da Sociedade Paranaense de Defesa dos Direitos Humanos. Além de Sheyla Juruna, do Movimento Xingu Vivo para Sempre.(…)”

    .
    .
    Distintas senhoras,já que querem ver a coisa séria como deveria ser,então porque não começar falando quem paga os honorários e o patrocino de vocês para terem tamanha preocupação e esse trabalho na OEA, para com os pobres e desvalidos índios e a floresta brasileira.
    .
    .
    A OEA parece que virou uma sucursal da CS nas Américas….um balcão de vendas e de corrupção.

  19. Quria muito saber porque a OEA não chama os EUA pra discutir a legalidade da prisão de GUantanamo…. ou o Golpe no Governo Zelaia

  20. A simples tentativa de desintegração nacional é crime?
    Se tiver algum advogado que possa responder a questão; por favor fique a vontade.
    E se for crime ,quem da União está encarregado de defender as questões jurídicas do caso ?

  21. Não querem Belo Monte, não querem as usinas de Angra, não querem tantas outras, esses povo do contra acha que agua quente no chuveiro e tantos outros equipamentos a energia vem do alem.

  22. Gostaríamos de saber se essas ONGs que estão ajuizando causas contra os interesses soberanos do povo e do governo democrático brasileiro estão recebendo alguma subvenção, a qualquer título, que seja oriundo dos recursos do Tesouro Nacional.

  23. SINÔNIMOS: ONG – Organizações com interesses; MERCADOR – querem lucro; PIRATA – planeja, saqueia e rouba; ESPIÕES – Agentes que se misturam aos alheios para obter informações. Pois bem precisa dizer mais?
    A OEA não vai questionar com quem estão as terras retirados por Bufallo Bill? Onde estão os Cheyenne? Os Sioux?
    Vão cachimbar formiga…



  24. estamos virando a potencia hegemonica do continente…

    assim como os EUA .. vamos ser acusados por N motivos.. com ou sem fundamentos… Fato !!!

  25. o BRASIL DEVERIA IR, VC IR NAO QUER DIZER QUE VAI ACEITAR,TEMOS QUE TENTAR VER O LADO DE TODOS NESSA QUESTAO,
    EU SOU AFAVOR DA USINA.

  26. Parabéns Brasil,ponto para o Governo.Agora,é necessário uma presença mais forte do Estado Brasileiro, nessas áreas mais remotas do nosso território.

  27. Porque a OEA não vai ver oque acontece na SOMALIA onde empresas americanas, francesas e espanholas destroem toda a cadeia produtiva pesqueira, eles sim pirateando o pescado que seria de DIREITO do povo SOMALI, e pior ainda, é o fato de empresas MULTINACIONAIS estarem jogando lixo toxico de todo tipo , biológico, quimico e NUCLEAR, a costa da SOMALIA esta virando um verdadeiro lixo infelizmente causado por empresas na sua maioria americanas e europeias, e agora vem essas ONGS de …*#!!@*+*5, entenderam né … perjudicar a nação BRASILEIRA

  28. um representante brasileiro não pode ir uma reunião CIDH-OEA onde estão essas m3rdas de ONG.

    Porque essas pessoas não representam NINGUÉM, só representam o interesse dos inimigos do nosso desenvolvimento.

    pergunto, por que um representante de 190 milhões de brasileiros tem que dividir a mesa (e ser desrepeitado e xingado) com essas Ong que não representam ninguém???
    .
    Nunca dividir uma mesa ou participar dum programa de televisão onde estejam de igual para igual esses trairas.
    .
    A Globo etc chamam um ministro e o fazem dividir a entrevista com agentes de outras potências fantasiados de ambientalistas etc. num dá, é claro que não se pode aceitar, o mesmo na OEA um representante dum governo o máximo que pode fazer é falar com representantes de outros governos(se corresponde) NUNCA com trairas joãoninguém dessas ongs.

  29. PARABÉNS A NOSSA PRESIDENTE E AO MRE – SOBERANIA BRASILEIRA DEVE SER RESPEITADA

    o Brasil deve pensar seriamente em acabar com estas ONG´s de fachada e desligar-se desta farsa chamada OEA.
    Observamos claramente que estas ONG´s de interesses obscuros trabalham contra o desenvolvimento de nossa nação, procurando dividir-nos e procurando nos tornar submissos a organismos internacionais contrarios as anseios do povo brasileiro.
    Esses que se dizem representantes dos direitos humanos
    (CIDH) deveriam realmente investigar os abusos noticiados nestas guerras fraudulentamente forjadas e outros absurdos cometidos pelo mundo, ao inves de vir dar palpites nas decisões que dizem respeito a nossa politica interna, até porque, já foram realizadas enormes concessões em relação ao projeto inicial da usina que seria a 3º maior do mundo, apenas para atender a pressões absurdas destes organismos internacionais, que na verdade não estão nem um pouco preocupados com os indios e, sim, apenas em impedir o desenvolvimento do Brasil.
    Parabéns a posição até agora adota pelo governo brasileiro e, podem contar com o apoio de nossa nação enquanto mantiverem esta postura de soberania.
    Acorda Brasil, vamos desmascarar a farsa daa demarcações de terras indigenas em nosso territorio, até porque, são inconstitucionais e devem ser assim declaradas pelo congresso, impedindo estes absurdos que vem acontecendo.
    Os indios, os quilombolas, ou qualquer outra denominação que se de a pessoas nascidas neste país, são apenas com o intutio de criar divisões internas e, não podemos aceitar estes absurdos, pois somos todos brasileiros e, portanto somos uma só nação. Somos todos Brasileiros.
    Acorda Brasil.

Comentários não permitidos.