Suspeitas, investigação, a ONU e a CNT

Otan diz que não sabia que Kadafi estava em comboio atacado

A Otan afirmou nesta sexta-feira que seus comandantes não sabiam que Muammar Kadafi viajava no comboio bombardeado quando fugia da cidade de Sirte, operação que permitiu a captura do ex-líder líbio. Segundo a Otan, por volta de 6h30 (horário de Brasília), aviões da organização avistaram um grupo de 75 veículos armados que “abandonava Sirte a grande velocidade e abria caminho nos arredores da cidade”.

“Estes veículos transportavam uma quantidade substancial de armas e munição e por isso eram uma ameaça significativa para a população civil local”, disse a Otan em comunicado. Os aviões aliados lançaram um primeiro ataque, que destruiu um veículo e dispersou o comboio em várias direções.

Um conjunto de aproximadamente 20 deles “continuou a grande velocidade em direção ao sul” e foi alvejado. De acordo com a Aliança, cerca de 10 veículos foram destruídos ou danificados. “No momento do ataque, a Otan não sabia que Kadafi estava no comboio”, explica o comunicado, que ressalta que a intervenção aconteceu “unicamente para reduzir a ameaça contra a população civil, de acordo com resoluções da ONU”.

A Aliança sublinhou que não dirige ataques contra indivíduos isolados. “Depois soubemos que Kadafi estava no comboio e que o ataque contribuiu para sua captura”, concluiu a nota.

Fonte: Terra

OTAN nega ter bombardeado comboio para matar Kadafi

A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) informou hoje em um comunicado que ignorava o fato de Muammar Kadafi estar num comboio bombardeado ontem, em Sirte, por aviões da organização. Hoje, o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos defendeu a realização de uma investigação sobre as circustâncias exatas da morte do ex-ditador. Há suspeita de execução sumária, o que poderia caracterizar crime de guerra.

De acordo com o texto do comunicado, a aviação da OTAN bombardeou 11 carros de forças pró-kadafistas integrantes de um comboio fortemente armado, que tentava sair de Sirte, na manhã de quinta-feira, em alta velocidade. A OTAN afirma que não sabia que Kadafi estava num dos carros atingidos. Ainda de acordo com a versão da OTAN, os veículos, carregados de armas e munições, representavam uma ameaça à população local. O comunicado afirma que a intervenção da OTAN ocorreu com o único objetivo de reduzir a ameaça contra a população civil, como prevê a resolução 1973 da ONU, que autorizou a intervenção na Líbia. “A OTAN não mira indivíduos”, afirma o texto.

Hoje, o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos defendeu a realização de uma investigação sobre as circustâncias exatas da morte do ex-ditador. Kadhafi estava vivo quando foi capturado e morreu depois. Há suspeita de execução sumária, o que poderia caracterizar crime de guerra. O médico Ibrahim Tika, que examinou o corpo do ex-ditador, afirmou que ele morreu com um tiro no abdome que perfurou seu intestino. O médico acrescentou que depois Kadafi ainda levou um tiro na cabeça.

As declarações do médico, à rede de televisão Al Arabia, aumentam a controvérsia sobre as circunstâncias da morte do ex-ditador. O primeiro-ministro do Conselho Nacional de Transição, Mahmoud Jibril, tinha afirmado, na noite de quinta-feira, que Kadafi morreu após receber um tiro na cabeça durante um confronto com rebeldes em Sirte. O dirigente negou que o ex-ditador tenha sido executado e insistiu que não havia ordens para matá-lo.

O emissário do CNT na França, Mansour Saif al-Nasr, não acredita que Kadafi tenha sido linchado. Ele anunciou que uma comissão de investigação será criada para determinar as condições nas quais o ex-ditador morreu.

Versão do CNT

Conforme o relato de Jibril, Kadafi estava a bordo de um jipe em meio a um comboio que foi reparado pelos rebeldes, iniciando um tiroteio. “Ele saiu do carro e tentou fugir, se refugiou em um esgoto. Os rebeldes abriram fogo novamente e ele saiu, portando uma kalachnikov em uma mão e uma pistola na outra”, contou Jibril, em coletiva de imprensa em Trípoli, ao mesmo tempo em que lia um relatório médico sobre a morte do ex-ditador. “Ele olhou para a esquerda e para a direita e perguntou ‘o que está acontecendo?’. Os rebeldes abriram fogo mais uma vez, ferindo-o no ombro e na perna.”

De acordo com o presidente do CNT, depois disso o ex-ditador não apresentou mais resistência e foi levado para uma caminhonete dos insurgentes. “Quando o veículo começou a andar, iniciou-se mais um tiroteio entre os revolucionários e os guarda-costas de Kadafi, que o atingiu com uma bala na cabeça”, relatou, informando que o médico legista que examinou o corpo não determinou se a bala que o matou vinha dos insurgentes ou dos kadafistas. O presidente do CNT acrescentou que Kadafi morreu pouco antes de chegar ao hospital.

Os corpos do ex-presidente e de um de seus filhos, Muatassim, encontram-se em uma casa em Misrata, uma das cidades-símbolo da revolução líbia. A agência AFP realizou fotos do ditador, em que ele aparece sem camisa e com marcas de sangue no abdome e na cabeça.

Nas ruas das principais cidades da Líbia, a população festejou a morte de Kadafi com comemorações nas ruas, tiros para o alto, fogos de artifício, buzinadas e bandeiras do novo regime.

OTAN se reúne para definir estratégia de retirada da Líbia

O desengajamento progressivo da coalizão ocidental deverá ser anunciado durante a reunião do conselho de embaixadores dos 28 países membros da OTAN, que acontece na tarde desta sexta-feira, em Bruxelas. Segundo um porta-voz da OTAN, a retirada completa do dispositivo militar deve estar concluída em duas semanas. Algumas operações aéreas de vigilância seriam mantidas nesse período. A aliança militar vai levar em conta a capacidade do CNT de garantir a segurança do país.

A OTAN assumiu o comando das operações de apoio aos rebeldes líbios em março passado, oficialmente para aplicar uma zona de exclusão aérea prevista na resolução 1973 das Nações Unidas, visando proteger a população civil da violência das forças kadafistas.

Fonte: RFI

13 Comentários

  1. Mais um CRIME de GUERRA que ficará sem PUNIÇÃO. Essa ONU é uma PIADA. Esse Tribunal Penal de HAIA é uma instituição MAFIOSA.

  2. vale lembrar que este elemento mandou caças bombardearem a população civil, e que muitos pilotos num ato de humanismo desertaram para não ter que cumprir tal ordem absurda contra seu proprio povo !
    teve o que mereceu, fica ate uma sugestão de como devemos tratar nossos parlamentares rsrsrs, agora acreditar que o navio pirata da otan esta la cheio de boas intenções para com o povo libio ja e pedir demais !!!

  3. Os líbios (CNT) conseguiram se livrar de Kadafi. Agora quero ver eles se livrarem dos Imperialistas ocidentais!
    Quem sabe depois que a grana e o petróleo acabar…

  4. E QUANDO TROCAR O “C” PELO “T” ?
    .
    .
    .

    Encontraram o Kadaf no boeiro,as ratazanas hein…..mais um novo no pedaço-Hahaha….
    .
    CNT….guardem bem esse nome….CNT….os caras terão muito o que falar no futuro……CNT será uma TNT…mais uma cria da união euro/americana com as bençãos da ONU.

  5. Ridiculo essa ONU, mata o cara e depois vem discursar civilidade!Tão em duvidas sobre a circunstancia da morte do ditador, ridiculo!

  6. Queima de arquivo, crime de guerra… Por acaso isso é mentira? Não. A mídia golpista só mostra o lado que lhe interessa. É dever de todo cidadão pensante (e que não gosta de ser feito de bobo) ver os dois lados da moeda e só assim, tirar as suas conclusões. A coisa é tão simples, que é impressionante notar que há pessoas que ainda não entenderam o motivo das críticas feitas.

Comentários não permitidos.