Brasil defende envolvimento da ONU na democratização da Líbia

http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_agenciabrasil/files/gallery_assist/25/gallery_assist671309/prev/26.05.2011EF19257.jpgRio de Janeiro, 21 out (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, defendeu nesta sexta-feira o envolvimento da ONU e da comunidade internacional na elaboração de um calendário para realizar um processo democrático na Líbia, que inclua a realização de eleições e a redação de uma nova Constituição.

“O importante agora é olhar para o futuro. É muito importante trabalharmos no âmbito das Nações Unidas”, declarou o ministro, citado pela “Agência Brasil”.

Ele afirmou que a ONU deve estabelecer um cronograma, que conte com o acompanhamento da comunidade internacional, focado na democratização líbia, “com eleições, com o estabelecimento de uma Constituição e com a estabilização política do país, quanto em relação à reconstrução”.

Patriota, que participou da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), destacou que, durante os meses de conflito entre os revolucionários líbios e as tropas leais ao ex-líder Muammar Kadafi, morto nesta quinta-feira em Sirte, “houve muita destruição” e, por isso, “há necessidades e carências de todo tipo”.

O chanceler disse ainda que o objetivo é contribuir “para que a Líbia possa, de fato, ter um futuro de estabilidade, de progresso, de desenvolvimento e democracia” e expressou a disposição do Governo brasileiro em ajudar o país em trabalhos como, por exemplo, a retirada de minas terrestres.

Além disso, Patriota pediu às empresas brasileiras que atuavam na Líbia antes do início do conflito que retornem e contribuam para fortalecer a economia líbia. EFE

Fonte EFE via Yahoo

11 Comentários

  1. Os eunucos que ocupam o poder federal no Brasil parece nao so arrependidos como amedrontados por nao terem votados no Conselho de Seguranca da ONU para dar uma faxada de cobertura legal para a invasao do territorio libio e o assassinato do seu chefe de governo. Estao apreendidos que o Brasil agora sera excluido de participar da divisao do espolio roubado. Esses eunucos podem ficar tranquilos pelos menos em um aspectos. Nao estao so. Tambem ha eunucos na Russia, China, Alemanha etc. Gostaria de saber, como se comportara esses eunucos, quando a OTAN passar a depor governos nos paises fronteiricoa, como Venuzuela e Bolivia. E cuidado eles, essa conversa de Brasil militarmente forte pode enfurecer gente no norte. Esqueceram do Primeiro de Abril de 1964?

  2. hahaha.. The spoils of war are for the winners. Sempre foi assim. OUtra vez o itamaraty esta a ver navios. Nao vao dividir contratos, petroleo etc etc com um grupo de desajustados como a ONU. Sao todos uns bundoes. Quem esta armado e gastou grana serao recompensados. Os restos ficarao com as migalhas.
    Nossa posicao de Gerentes do Muro nao muda. Somos o Chief executive Officer do Muro. O muro e nosso e nao descemos por nada.

    Essa aqui e a melhor:

    “Além disso, Patriota pediu às empresas brasileiras que atuavam na Líbia antes do início do conflito que retornem e contribuam para fortalecer a economia líbia.” perguntamos ao Patriota se nossa companhias tem feito muitas coisas no Iraq.

  3. Jojo,
    Venezuela e Bolivia ja passou da hora. Como somos residentes em cima do muro, e medrosos em decisoes dificeis, estaremos reclamando na ONU, ONU, ONU enquanto a OTAN derruban os Macacos Latino Americanos.

  4. o Eunuco dai de cima bem que poderia ser o primeiro a ser atingido por uma bala norte americana pra deixar de ser babão….

  5. Sabias palavras nelore… os bundões, como sempre, falando bobagens e tomando atitudes de covardes… nos armar que é bom, necas… só gogo… Rafael, queta menino… vai lamber sabão, muleque… deixa o jojo em paz…

  6. E bom q a ONU entre logo, no projeto de democratização, caso contrario, a “Irmandade” vai ocupar o “vazio” democraticamente.Qto as armas p o BRASIL? Vamos esperar , td, mt tempo.Sds.

  7. a ONU não tem mais moral para determinar nada no mundo, revoluções de paises devem ser tocadas pelo seu povo, para que tenham legitimidade, a otan pos guerra fria se tornou um grupo de piratas saqueadores !!!

  8. “tomara que os estados unidos, russia, otan ou sei la mais quem me salvem com sua incrivel e maravilhosa força militar hi-thec, eles são lindos e cheios de butõezinhos, meus herois” PATETICO!!!

  9. Pessoal…

    ¨Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes PRINCIPIOS:


    VI – defesa da paz;


    VII – solução pacífica dos conflitos;

    IX – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;¨

    E a propria Constituicao que obriga a tomar posicoes como foram tomadas no caso Libio (posicoes de ESTADO e nao de governo, como alguns pensam)…

    O que fazer entao, trair principios constitucionais?

  10. Nelore parece estar dizendo com a frase “ja passou da hora” que o que o que aconteceu com Kaddafi de ha muito ja devia ter acontecido com Chaves e Moraes. Isto e ja deviam ter sido assassinados pelas tropas da OTAN ha muito tempo. Isto e Nelore apoia a invasao da America Latina por tropas dos paises de Europa e dos Estados Unidos e isso eu creio inclui o Brasil. Nelore adotou o pseudonimo de uma raca bovina passo a duvidar se realmente se trata de uma pessoa ou um daqueles fenomenos da natureza, quando um boi da raca Nelore desenvolveu a capacidade de escrever no Net. Porque pensar que tropas estrangeiras de paises com uma historia de 500 anos massacrando povos dos paises perifericos, inclusive o Brasil,- pergunte aos Indios e aos descendentes de africanos – vao vir aqui para impor democracia, quando eles estao destruindo a democracia em seus proprio paises,- os paises europeus, os Estados Unidos, Inglaterra a cada dia que passa introduzem novas leis de seguranca nacional para poder melhor estarem preparados para enfrentarem E massacrarem suas proprias pupulacoes que comecam revoltar contras as medidas draconianas de contencao de despesas publica que os bancos forcam os governos adotarem para retira-los da bancarrotA – esperar isso para mim e tolice tao grande que como diria o famoso Doctor Johnson nao pode estar na natureza humana. Blue Eyes esperar que outros nos armem, seja os bundoes ou nao e atitude de quem espera que outros lutem nossa luta por nos. o que a historia moderna tem revelado e que mesmo naqueles pouquissimo exewmplos historicos, quando num processo revolucionario que se agudiza o exercito se racha e soldados junta a populacao e distribuem armas aos civis, o primeiro passo que dao os lideres dessa revolucao, quando as intencoes deles e trairem as massas e uma vez tomado o poder desarmar a populacao civil. Foi assim em Portugal em 1974 e no Iran em 1979. Enquanto o povo esperar que outros lutem por ele serao sempre tratados como escravos e com desprezo. Calma Capa Preta, a ONU sempre foi impotente. Os Estados Unidos a controlam, Quando existia a Uniao Sovietica, tambem com armas nucleares, havia um certo limite no que os Estados Unidos podiam forcar a ONU fazer, agora esse limite acabou.Carlos Argus espera que a ONU seja democratizada. Alguem ima vez taxou a predecessora da ONU, a chamada Liga das Nacoes, como Covil de Ladroes. eu creio que nada mudou. Fernando B constituicao muda. Quantas constituicoes teve o Brasil desde 1822? E quem as formulam/elaboram/escrevem/votam senao os politicos? A questao e politica nao juridica.

  11. Jojo, nã sejamos simplistas… não podemos e não devemos ficar no romantismo decadente dos selvagens abusados pelos homens da metropole… entre nações não há outro modo de relacionar-se senão com armas em punhos e dinheiro… não há irmandade, boa vontade, alinhamentos ideologicos e outros afunilamentos entre paises… o que há, já sabemos, são INTERESSES e os interessados se dividem em dois: os que podem e os que não podem defender seus interesses, seja de que modo for…

Comentários não permitidos.