EUA deixarão o Iraque

http://tr.toonpool.com/user/1631/files/us_withdrawal_from_iraq_1009165.jpg

Os Estados Unidos devem retirar todas os seus contigentes do país até o final deste ano. Apenas 150 soldados ficarão para auxiliar na venda de armas.

O presidente Barack Obama fez o anúncio logo depois de uma video-conferência com o Primeiro-Ministro iraquiano Nouri al-Maliki.

Obama já havia anunciado uma retirada gradual do exército americano no país. Em 2010, o presidente havia estabelecido o fim da guerra. Mas, segundo o portal CNN, um acordo com o governo local para garantir a imunidade das tropas remanescentes falhou, forçando a saída antecipada. O governo iraquiano queria a permanência de 5000 soldados para auxiliar no treinamento, mas o Pentágono descartou a hipótese.

Cerca de 39 mil soldados ainda estão no país, uma redução expressiva em relação aos anos anteriores – em 2008, o país contava com 165 mil soldados.

O anuncio foi feito um dia após a captura e morte de Muamar Kaddafi na Líbia, país apontado como um possível “novo Iraque”, numa referência aos prejuízos (humanos e financeiros) que os americanos sofreram após a queda do antigo regime no país. Ao comentar a morte do ditador líbio, Obama lembrou “todos esses americanos perdidos para as mãos do terror de Kaddafi “ e fez referências, inclusive, à situação de suas tropas nos países árabes. “Vemos a força da liderança americana pelo mundo”, proclamou, dizendo ter posto a Al-Qaeda no “caminho da derrota” e que a guerra no Iraquue estava“acabando”. O presidente americano também falou sobre o início da “transição” no Afeganistão, outro país invadido na esteira do 11 de Setembro.

Fonte: CartaCapital

12 Comentários

  1. Quanta inocência, e as bases? Duas no norte, uma em Bagda, outra em Bashra, ninguém mencionou isso. Ah e os mercenários (seguranças contratados para enganar os trouxas), estes também ficam. Acordem.

  2. Mas, vão pagar a conta da devastação que fizeram??? E as mortes de civis inocentes, como fica??? E, pra onde irão 39 mil vagabundos????

  3. saldo da guerra inventada,centenas de filhos de pobres americanos mortos, milhares de civis assasinados, deficit nas contas publicas a niveis extratosfericos, o terrorismo vai triplicar( a al-quaeda e uma ideia, uma ideia retardada, mas uma ideia, e ideias não se mata so com balas) desestabilização total do oriente medio, perda total da envergadura moral da ate então maior potencia do globo entre outros !
    e os americanos vão sair e porque a verba acabou, essa e que e a verdade !!!

  4. uma sugestão; na proxima guerra que inventarem, poderiam reclutar os filhos dos magnatas de wall steet para ir matar e morrer sem motivo do outro lado do mundo, ao inves de recruta-los em guetos e escolas publicas !!!

  5. EUA deixarão o Iraque….a própria sorte!
    .
    Turquia,Irã,al’caeda,…..tudo gente boa…ótimos vizinhos.
    (vizinho-não estou falando da al’caeda)-Rsrs…

  6. E sairam derrotados,talvez não militarmente más moralmente…arrebentaram o país para tirar o Saddan e não o reconstruiram novamente,uma vergonha!

  7. N, eles ñ vão atacar o Irã, ñ nesse momento, até poderá ser + tarde no futuro, entre 2 à 3 anos, + aíh o Irã terá mt + meios p contra atacar e c mt + violência…E q Deus nos ajude, a td o planeta, poderá ser o n fim como especíe.Pensem. sds.

Comentários não permitidos.