Em entrevista, Gilad Shalit diz esperar que acordo sobre presos “favoreça a paz” entre israelenses e palestinos

http://sicnoticias.sapo.pt/incoming/2011/10/18/israel_shalit_pm_netanyahu_reuters.jpg/ALTERNATES/w620/Israel_Shalit_PM_Netanyahu_Reuters.jpgSugestão: Gérsio Mutti

Em suas primeiras declarações após ser solto, o soldado israelense Gilad Shalit afirmou que espera que o acordo para a troca de prisioneiros entre Israel e Hamas ajude a buscar a paz entre os povos israelenses e palestinos.

“Espero que este acordo favoreça a paz entre palestinos e israelenses e à cooperação entre os dois povos”, afirmou, em entrevista a uma emissora de televisão egípcia.

O israelense acrescentou que ficaria “muito feliz” se os presos palestinos que continuam nas cadeias israelenses — são cerca de 6.000 — fossem libertados para retornar às suas famílias.

O soldado também disse que está bem de saúde e com saudades da família. “Claro que sinto saudades da minha família e dos meus amigos.”

Ele também declarou que “sabia” que ia ser solto. “Foram longos anos, mas sabia que ia chegar o dia em que fosse libertado.”

Shalit contou que soube da notícia da sua libertação há uma semana. “Não posso descrever meus sentimentos então [quando soube]. Senti que me esperavam momentos muito difíceis.”

Shalit já se encontra em Israel, onde entrou pelo posto de controle de Kerem Shalom, na fronteira com o Egito.

Por outro lado, comboios de ônibus que levam os primeiros presos palestinos soltos já chegaram à Faixa de Gaza e à Cisjordânia, segundo testemunhas reportadas pela agência de notícias “AFP”.

Na Faixa de Gaza, três veículos do Hamas e um da Cruz Vermelha abriram caminho a um comboio composto por oito ônibus. Na Cisjordânia, um comboio de vários ônibus se dirige à cidade de Ramallah, onde deve ser recebido pelo presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Acordo histórico

O soldado Gilad Shalit foi solto na madrugada desta terça-feira (18), no Egito, após o acordo entre Israel e o grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

A libertação de Shalit foi possível após o aval da Suprema Corte israelense, que rejeitou quatro recursos de parentes de vítimas de atentados.

Segundo o acordo, Shalit seria trocado por 1.027 prisioneiros palestinos, dos quais 477 seriam soltos antes de sua libertação. Dentre esses, 280 haviam sido condenados à prisão perpétua pela morte de civis israelenses.

Israel terá agora de cumprir a segunda parte do acordo. Nos próximos dois meses, 550 outros prisioneiros devem ser libertados. Os nomes desses presos ainda não foram definidos.

*Com informações das agências internacionais

Fonte: UOL

18 Comentários

  1. Israel tem que deixar de existir como país. Só assim vai terminar os conflitos na região.
    A criação do estado de israel foi um golpe! claro! da ONU sionista. Não prego o terrorismo, mas que se faça a justiça.
    Israel é um país que representa o poder religioso no mundo! Dominando assim o espírito e simbolos religiosos da região fica mais fácil prosseguir com os objetivos da NOM que é um setor forte ambiental, religoso,politico,bélico, e outros que farão parte da mesma.

  2. Ñ, nada disso, Israel tem de existir como nação, como um povo semita ,será no futuro um povo digno de suas origens biblicas e vivendo lado a lado e em paz com os seus irmãos Palestinos,q são semitas tbm, tem de amar o seu próximo.Lev. 19:18, q afinal são filho de Abraão (Gên.16:4 ), PAX,SHALOM e PAZ.Amém.Amém e Amém.

  3. Amigo Diarum:

    Não diga esse tipo de coisa pois isso é mantra repetido à exaustão por fascistas e seus irmão siameses, os esquerdalhas

  4. Hms Tireless. A mesma faca que serve para cortar uma madeira para cozinhar e prover alimento, para construir e prover casa, serve para matar!.. Não é minha intenção ser facista! Só considero que uma etnia,religião não tem direito por territorio por simples origem cultural. Fosse assim, vamos excluir toda a história de construção territorial mundial, e começar a desmembrar os paises!.. mas quero saber sua opinião.

  5. diarium né!!!! Você é uma pessoa extremamente mal informada, esse espaço deveria ser aberto somente a pessoas com um mínimo de conhecimento para opinar sobre determinado assunto, não dá nem pra ter responder nada, Deus te abençoe e te de esclarecimento!!!

  6. Luiz. Esclarecimento é dado com esclarecimento. Se não quer debater sua posição, por que expos isto então? mas enfim, =/ espero que mude de idéia!..

  7. Diarum,
    Credite ao Hitler e aos nazistas a existência do Estado de Israel.
    Alguns podem até achar que Hitler também foi invenção dos sionistas já que nesse blog é comum achar quem defenda que o Osama Bin Laden é invenção dos republicanos, mas fato é que a comunidade que teve sua causa atendida após a SGM foi o povo judeu exatamente por terem sido as vítimas preferenciais dos derrotados nazistas, e claro, esse fato foi computado em prol dos chamados “judeus”.
    Muitos outros também anseiam por direitos que se acham merecedores, inclusive os Yanomames, mas um dos maiores eventos do século passado em relação à configuração geográfica do mundo foi a SGM (junto com a criação e a queda da URSS) e deixando teorias conspiratórias de lado e nos atendo unicamente ao que é considerado a “história oficial”, as potências aliadas, que por coincidência tinham antes sido as potências colonizadoras na região do OM, definiram pela criação do Estado de Israel atendendo a demanda dos judeus.
    Isso é história e já é página virada.
    Jamais Israel vai sumir do mapa como por mágica e qualquer esforço no sentido de se conseguir uma paz permanente no oriente médio deve ter em vista esse fato incontestável, assim como é incontestável o direito do povo palestino a ter seu próprio estado soberano na região.
    O resto é folclore.

  8. Bosco, não foi algo implantado de forma harmoniosa.
    ” é que a comunidade que teve sua causa atendida após a SGM foi o povo judeu exatamente por terem sido as vítimas preferenciais dos derrotados nazista” E se os judeus foram vítimas dos judeus sionistas que tinham propósitos facistas?..
    “pela criação do Estado de Israel atendendo a demanda dos judeus.
    Isso é história e já é página virada” E quanto aos outros povos que viviam na região?..

  9. Caro Diarum voce esta dizendo que é a favor do completo exterminio dos israelenses não arabes, esta explicito quando sugeri a não existencia de Israel.
    Sabe muito bem voce qual é realidade das minorias judias, cristãs, e mesmo islamitas nos paises arabes, ou mesmo de minorias que detem o poder com no caso na Siria de Assad muçulmano alauita.
    Israel foi criada devido a vergonha dos campos de concentrações e dos fornos criados por gente que prega a intolerancia.
    A ONU voce diz ser sionista, mais essa banca meu caro pertence aos anglosaxões, infelizmente Israel se preparou para querra e esqueceu a paz, o preço vai ser caro para todos. A criação do Estado Palestino é uma realidade que não da para negar.
    SDS

  10. Sds Nilo. Mas veja.. ‘Israel tem que deixar de existir como país’ Foi o que quis dizer. Israel O PAÍS! Não o povo que lá reside.
    “Sabe muito bem voce qual é realidade das minorias judias, cristãs, e mesmo islamitas nos paises arabes, ou mesmo de minorias que detem o poder com no caso na Siria de Assad muçulmano alauita” Faz parte da cultura da região tomar poder! A cultura ocidental não deve meter ‘bedelho nisto’!..
    Só estou colocando minha opinião.
    A ONU foi criada assim como as demais organizações “internacionais”. Os judeus tem de serem contra! estas organizações pois na realidade os sionistas estão nem aí! Para as etnias, e sim para a casta que perpetua por gerações e gerações via codigos de conduta secretos afim de exterminarem qualquer cultura estranha à deles assim enfocando a casta herdada geneticamente. E reger a Nova Ordem Mundial.
    Tá, loucura falar nestas coisas. Claro! Nenhuma mídia ‘séria’ fala sobre.. nenhuma organização ‘séria’ fala sobre.

  11. Diarium, amigo,eu ñ lhe fiz um contraponto, afirmei minha posição.E os Ianomamis são ,alguns Brasileiros e outros, Venezuelanos, colombianos…que adotem o país q + elea gostarem…Abçsss amigão.

  12. Os Ianomani são uma nação indigena, integrantes da grande nação brasileira, e porque não dizer da grande nação Latino-Americana, pois somos todos descendentes dos negros, dos indios e dos branco de Portugal, Espanha e menor escala outros povos que vieram para este hemisfério, e não um país, vivem numa reserva que é do Brasil, não vamos misturar as coisas. Bem diferente de Israelitas que tem origem na tribo de Israel que integram do grande exodo (diaspora) ocorrido ao tempo do Império Romano, alguns historiadores dizem que os Judeus que lá ficaram (na Palestina) vieram a integrar outros povos, daí que os Palestinos não tem uma designação de povo Arabe, assim sendo é tudo primo mesmo, basta que sejam vejam os filhos de Abrão, ou seja, briga de familia é lasca, e como Israel não aceita um país onde os palestinos possam votar, pois perderiam a eleição por razões demograficas, preferem este apartheid, tentando tomar os territórios, para ter a grande Israel dos tempos de Davi e Salomão, tudo inútil. Pena que não se possa levantar terras no Mar Mediterraneo e ai acaba logo essa cachorrada e o mundo poderia viver em paz.

  13. Diarum:

    Minha opinião é a de dois Estados ou seja, a obediência estrita à resolução da ONU que criou o Estado de Israel.

  14. UMA SUAVE VOZ LÚCIDA NO MEIO DOS GRITOS DOS LOUCOS
    .
    ELE NÃO PEDIU JUSTIÇA,NEM VINGANÇA,ELE PEDIU SIMPLESMENTE….PAZ!
    .
    .
    .

    ““Espero que este acordo favoreça a paz entre palestinos e israelenses e à cooperação entre os dois povos””

    *******
    (**)
    soldado israelense Gilad Shalit afirmando com isso que espera de Israel e Hamas se ajudem na busca da paz entre os povos israelenses e palestinos.
    .
    .
    O Gilad Shalit tinha todos os motivos para pedir vingança e aumentar ainda mais o ódio entre os dois povos,más ele preferiu o melhor para o seu povo,a PAZ e assim deixou enfurecendo aqueles que ganham com a guerra,os barões do ódio da industria das armas que se enraizaram por lá.
    .
    Os povos palestinos e israelenses já perceberam que a paz é um bem supremo e uma riqueza sem preço,porém os loucos por sangue se alvoroçam e espezinham o desejo popular de ambos os lados.
    .
    As pessoas que estão com a força em suas mãos(“os líderes”),ganham com o sangue das vítimas;palestinas e israelenses,e com isso encharcam o solo palestino e israelense com sangues de inocentes.
    .
    O mundo está em perigo,há por toda a parte facínoras que estão no poder(quer seja pró ou anti-americano),os despotadas nunca tiveram tão em evidência e atuante como agora,e o pior de tudo;sempre se vê que há pessoas desatinadas que os admira simplesmente por motivo ideológico(facínoras e assassinos não tem bandeira política,tudo é bandido sanguinário);más não percebem que ele ou alguém próximo a ele,pode ser vítima direta ou indireta desses patifes;quer seja nazistas, fascistas ou sionista;más todos bebem da mesma água….a do ódio contra a paz,a liberdade e da civilização dos homens.
    .
    Todos devem fazer como o soldado israelense Gilad Shalit fez,quebrar esse maldito cilo do ódio entre eles!

  15. O gesto político demonstrado pelos líderes dos dois países em litígio está longe de ser uma jogada de mestre em busca da paz naquele território, como deseja a maioria dos povos ocidentais e os que desconhecem os verdadeiros motivos pelos quais esses povos vivem cultuando a guerra.

    Ora se apenas um soldado israelense é trocado por mais de mil adversários ou esse soldado é a personificação de Rambo ao quadrado ou a vida das centenas de adversários não vale nada, é matemática elementar.

    Na verdade, o que houve foi uma jogada política de apoio aos interesses político-pessoais tanto do representante do Hamas quanto do Benjamim Netanyahou que saíram fortalecidos, um frente ao Fatah e o outro frente a crise que está afetando o seu governo e prejudicando a manutenção do seu partido no poder.

    Nenhum dos mais de mil indivíduos postos em liberdade era terrorista, apenas militantes políticos (atiradores de pedras) que jamais deveriam ter sido presos por tanto tempo e sem sentença condenatória transitada em julgado, mas que Israel insiste em classificar unilateralmente como terroristas.

    Por outro lado, as lideranças do Hamas conseguem dar um cheque-mate nas lideranças do Fatah, libertando de uma só ver centenas de presos de ambas as facções e até os não alinhados e como se pode perceber isso tem um enorme e favorável peso político para os articuladores do plano. Ao que se vislumbra, a PAZ e a VIDA são apenas mercadorias de pouco ou nenhum valor para esses indivíduos.

  16. Entendido HMS_Tireless. Mas infelizmente tanto prezam os islamicos à os tempos de não intervenção jurídica e militar da ONU(=/Ocidente) como também tanto querem os israelenses manterem seu país soberano!
    A Nação Ianomami. A ONU está fazendo seus joguetes pra conseguir também!.. Via Ong’s.. Institutos internacionais de ‘fiscalização cultural’.. ‘atendendo’ aos necessitados. O Brasil que se prepare! Porque tem muito capital sendo investido pra isto. Muitos especialistas em defesa sabem disto. Cel.Gelio Fregapani que o diga.

Comentários não permitidos.