Dois anos atrás esta matéria correu o Brasil, General Panarin, estaria correto?

Em entrevista ao jornal Izvestia, Igor Panarin, professor da academia diplomática do Ministério do Exterior Russo, diz que a crise levará os EUA ao colapso e forçará o país a se dividir em seis territórios.

Um professor da academia diplomática do Ministério do Exterior da Rússia está causando polêmica por conta de seus prognósticos sobre o futuro dos Estados Unidos após a atual crise econômica, a mais grave desde a década de 1930. Segundo Igor Panarin, a crise vai levar os EUA ao colapso, e provocará uma divisão do país em seis novas nações.

Panarin, um respeitado analista político da Rússia, fez a previsão em uma entrevista ao jornal Izvestia, de acordo com o blog político americano Drudge Report.

“Nada dá segurança ao dólar. Os débitos externos cresceram como uma avalanche. Em 1998, quando fiz a minha previsão pela primeira vez, já tinham passado de US$ 2 trilhões. Agora, passou de US$ 11 trilhões. Essa é uma pirâmide que só pode ruir”,

disse Panarin, afirmando ter feito essa previsão dez anos atrás, em uma conferência internacional na Austrália.

Segundo ele, várias razões vão quebrar a economia americana, como o fato de que “milhões de cidadãos perderam suas poupanças, os preços e o desemprego estão subindo, a Ford e a General Motors estão à beira da falência e os governadores já começam a pedir dinheiro do governo federal”. No fim desse processo, diz Panarin, haverá uma “mudança no sistema regulatório financeiro em escala global”, e os EUA serão substituídos pela China e pela Rússia no papel de maior regulador da economia.

Panarin completa o raciocínio afirmando que a única coisa que evita a “insatisfação total” nos EUA é a esperança de que Barack Obama fará milagres, e logo “ficará claro que não existem milagres”. Isso tudo se somará ao “cenário político vulnerável, à falta de leis nacionais unificadas e às divisões entre a elite, que ficaram claras”.

A divisão territorial dos EUA, diz Panarin, teria um país na costa do Pacífico (influenciada pela crescente população chinesa), o Sul (com os hispânicos), o Texas (onde já existem movimentos de independência), a costa do Atlântico (onde a população têm uma mentalidade diferente), os estados mais pobres da região central (onde há grande número de nativos) e os estados do Norte (onde vem crescendo a influência do Canadá). Perguntado sobre o Alasca, estado comprado pelos EUA da Rússia no fim do século 19, Panarin disse que seu país “poderia tentar reaver” o território.

Fonte: Global 21

46 Comentários

  1. Isso e’ doido,mas que os EUA do pais dos loiros de olhos azuis estao se tornando o pais dos hispanos/mexicanos e’ fato…os EUA estao se tornando America Latina e o Brasil esta caminhando para nivel social da Europa (ainda tem chao,mas chegamos la’)…

  2. Os EUA podem se dividir ? Sim. O Brasil também. O Canadá quase se dividiu em 1980 e 1995, através de dois plebiscitos. A URSS acabou se dividindo. Se os negros americanos se concentrarem numa região,e os latinos em outra, pode ser que haja a divisão da nação americana. Se os Nordestinos e Nortistas voltarem ao poder no Brasil, pode ser que o Sul do país queira a sua independência. Dilma é mineira e gaucha,ainda bem … Quem manda no Senado são os Nortistas e Nordestinos, mas o povo não sabe disso. Os americanos estão bem financeiramente por um único motivo: Devem em dólar, ou seja,podem emitir moeda e zerar a sua dívida pública. Quem vai se ferrar são todos os credores dos EUA, inclusive o Brasil, pois, se os EUA fizerem isso, o dólar vai virar pó (perder o valor em relação às outras moedas). Depois, os americanos criam uma nova moeda, chamada Dólar Novo. Para o seu povo, eles fazem a equivalência 5 dólares = 1 dólar novo, e para o resto do mundo eles fazer 10 dólares = 1 dólar novo. Pronto. O russo, chinês e brasileiro não entendem de economia, mas os americanos,ingleses, franceses e alemães sabem muito.

  3. Nada disso.
    É mais fácil voltarmos à época da colonização. Aliás, bem típico. Já colonizaram o Iraque, agora a Líbia. Quem mais?

  4. os eua ja estão se dividindo devido a crise, estão dispensando a europa rsrsrsrs, naõ querem mais que façam parte do seu territorio kkkk

  5. americanos são por natureza, cultural capitalistas selvagens, nunca vão admitir mudar seu estilo de vida,” crise de 2008 ? muito simpres, repassamos para os europeus, crise de 2011 ? dane-se a europa”. E assim mesmo q eles pensam !!!

  6. BEBUM ESTA CERTO!_Rsrs…..
    .
    .
    Se a dez anos atras ele falasse sobre o cenário atual,com certeza muitos diriam que ele bebera!
    .
    Tudo leva a crê que o General Panarin estava certo,no que tange a hegemonia americana no mundo…esta ai a grande enxaqueca nos EUA_Rsr….
    .
    Se o cara fora ou é um pau d’agua,não sei;mais se o general bebeu e que os americanos estão vendo “urso-de-gola” hoje….aaaaah eles estão_Glup..glup……Hahaha….

  7. Dandolo disse:
    08/10/2011 às 00:37
    “”Se os Nordestinos e Nortistas voltarem ao poder no Brasil, pode ser que o Sul do país queira a sua independência.””
    DE ONDE O SENHOR TIROU ESSA IDEIA? BASEADO EM QUE?
    ISSO É PRECONCEITO,NÃO HÁ FUNDAMENTO EM TAL AFIRMAÇÃO !

  8. Ele exagerou…

    .
    .
    Mas caso a crise se agrave(e estão caminhando rápido para isso..) e grande pobreza e desemprego se alastre por todo o EUA; não é difícil surgir fortes movimentos separatistas. Os EUA são uma confederação e os Estados e suas populações já se consideram bastante independentes uns dos outros..POVOS DE PAÍSES RICOS NÃO ACEITAM A POBREZA COMO OS DE PAÍSES POBRES a ex. do Brasil, China, Russia, Índia, Paquistão, Malásia, etc..pois esses SÓ conhecem essa realidade difícil. Então aguentam muito mais sem revoltas grandes. O caso do separatismo é mais forte ainda em países muito grandes como é o caso do EUA. Devido ao MENOR sentimento de comunidade, “tribo”, irmandade..pois pelo grande tamanho e distância dificilmente seus nacionais viajam por todo o país, o conhece de leste a oeste e norte a sul; tem amigos e conhecidos nos 4 cantos do país, etc..
    ——————-
    Vejam o exemplo da Grécia, o país está um caos…brigas nas ruas todos os dias, revolta total do povo, etc. E as estradas, hospitais, saneamento básico, escolas, são bem melhores que as nossas…imagina o povo grego com a infraestrutura do brasileiros??? Eles matariam todos os políticos em uma semana e ainda penduram os corpos pelos postes da rua!!!
    .
    .
    Exageros á parte, acho essa possibilidade descrita pelo General Russo plausível.

  9. A “revolução de Wall Street” é um sopão
    .
    .
    ********

    “(….)O pessoal da Adbusters, apesar disso, não se dá por vencido. “Acho que desta vez a coisa é muito mais séria”, disse Kalle Lasn, que dirige a revista.
    .
    “Estamos numa crise econômica, numa crise ecológica, vivendo numa espécie de mundo apocalíptico, e os jovens perceberam que eles não têm um futuro viável pela frente. Este movimento que está começando agora pode ser a segunda revolução global com a qual estávamos sonhando no último meio século.”(….)”

    ********
    .
    http://blogs.estadao.com.br/marcos-guterman/a-%E2%80%9Crevolucao-de-wall-street%E2%80%9D-e-um-sopao/

  10. Nunca lí tanta bobagem em um espaço tão pequeno…Esse sujeito espalha seus “desejos e rancores” como se fossem possibilidades de fato…

  11. minha gente, como costuma dizer o ilibado político Collor de mello, tai uma ótima idéia que estou captando no trecho abaixo de NOBRURJ:
    “Vejam o exemplo da Grécia, o país está um caos…brigas nas ruas todos os dias, revolta total do povo, etc. E as estradas, hospitais, saneamento básico, escolas, são bem melhores que as nossas…imagina o povo grego com a infraestrutura do brasileiros??? Eles matariam todos os políticos em uma semana e ainda penduram os corpos pelos postes da rua!!!”
    mas fico em dúvida se teríamos postes suficientes para içarmos todos nossos políticos desavergonhados, mas, se não tentarmos nunca o saberemos. Aliás seria uma ótima medida para sanear o país. E aí minha gente, vamos começar?
    .
    .

  12. A China ja é uma realidade e querendo ou não é a maior economia e que Europeus e americanos cometam Harakiri Baiano por causa disso.Mas achar que a Russia formara com a China como potencias reguladoras economicas é achar que o Banco Central Russo é o Bulava rsrs Vai gostar de beiçar Vodka assim em um iglu Siberiano rsrs A muito tempo venho dizendo que o aprofundamento da divida Americana e consequentemente o prolongamento da crise economica que ja gera dificuldade de aplicações sensiveis nos EUA gerara insatisfação no contribuinte Americano e consequentemente deflagrara disturbios internos.Atentados politicos,golpes,contra-golpes,insubordinações,insurreições,TODAS AS OPÇÕES ESTARÃO SOBRE A MESA rsrs Para ser divulgado na midia GDA o numero de 46 milhões de Americanos vivendo abaixo da pobreza ou seja na linha da miseria doeu no soberbo orgulho e frustou as ESCRAVINHAS SADOMASOQUISTAS DO VAMPIRO rsrs A cada minuto que passa fica cada vez mais dificultoso e impossivel mantener logisticamente e nutrir sensiveis a maior infraestrutura diversificada e extensiva belica.Hitler perdeu a segunda guerra mundial justamente por isto.Não conseguiriam resistirem a uma prolongada guerra convencional e nem tampouco a um ataque em massa surpresa de misseis onde sempre tive minhas duvidas na capacidade de rapida mobilização logistica deles.Quanto maior é o tamanho do gigante mais dificuldade tem de locomover-se,torna-se mais vulneravel devido a massa exposta e o tombo é inevitavel e extrondoso rsrs A REDE GLOBO VAI IMPLODIR DENTRO DE SI MESMA rsrs rsrs O PUMA BEBERA AGUA NO MISSISSIPI rsrs A REDE GLOBO JAMAIS MOSTROU CIDADÕES AMERICANOS ESMOLANDO NOS SINAIS LUMINOSOS DE TRANSITO EM WASHINGTON DC

  13. Realmente é uma coisa do tipo roteiro de filme…surreal e que foge da realidade mesmo com uma crise dessas,já a Russia querer reaver o Alasca só se for com base numa guerra nuclear,más será que sobraria algo com vida na Russia e nos EUA pra ocupar o Alasca?!.

  14. César Pereira, já vi muitas vezes os sulistas afirmarem na Internet isso … Se não houver equilíbrio na federação brasileira, poderá haver o separatismo. Temos que mudar urgentemente o Senado Federal,ou extingui-lo. Como pode, SP,que tem 41 milhões de habitantes (mais do que a Argentina), indicar o mesmo número de senadores de Roraima,que tem 500 mil habitantes ? Quer dizer, que o voto do povo roraimense vale 82 x mais que o voto do povo paulista ?
    Vamos fechar o Senado Federal, que não serve para nada. O que vocês acham ?

  15. DANDOLO, vc se supera cada vez mais, LULA governou por oito anos, é nordestino e ninguém falou em separatismo, não duvido que ele volte daqui a 3 anos.
    O brasileiro, seja do sudeste ou do sul, não é louco de querer uma separação destas, vão perder mais da metade do território atual? Vão perder todas as riquezas existentes lá? Que existe alguns idiotas separatistas a gente sabe,mas a maioria do povo brasileiro é inteligente e pensa.Abcs.

  16. Outra coisa, nos EUA são 2 Senadores por Estado. No Brasil são 3. Por quê ? Nos EUA existe a Federação de fato. Cada Estado tem as suas leis próprias. Alguns têm pena de morte, outros não. Cada Estado tem a sua Guarda Nacional, com tanques, mísseis, etc, seu Sistema de Ensino. No Brasil, o Governo Federal centraliza quase tudo. Não se respeita a individualidade do povo de cada Estado, e isso é perigoso, pois estimula o separatismo. RS e SP já quiseram se separar do resto do país. Eu acho que tem que equilibrar mais o Senado Federal: A cada 2 milhões de habitantes, indica 1 vaga de Senador. SP indicaria 20 e Roraima 2. O mínimo seria de 2. RJ e MG, indicariam 15,etc.

  17. Acho improvavel secessão nos EUA por razões economicas, pode haver um colapso do Poder americano no mundo, mas a divisão segmentada como ele fala seria impensavel, os americanos são sensiveis a divisão da União territorial americana!Da mesma forma que somos com a Amazonia!



  18. gostei do Panarin…

    oras o Dandolo fala um monte de besteira e ninguem diz que ele ta bebado…rsrsrsrs

  19. O nosso país precisava ser todo reformulado. Pouca coisa está funcionando bem por aqui. Temos que acabar com o propinoduto nacional, punindo severamente todos os corruptos. Esse é o início … Depois vamos mudar o nosso Sistema Político, implantando o Parlamentarismo. Não precisamos de partidos políticos, pois eles acabam se transformando em oligarquias corruptas. Cada sindicato profissional indicaria 2 representantes, em um parlamento unicameral. Nos Estados, seria a mesma coisa. Acaba-se de vez com o voto populista (do ignorante e corrupto). Eu penso dessa maneira …

  20. Se o socialismo empregnar-se mais na elite norte-americana, pode ser que, assim como no Brasil, venhamos a ver uma nação mais dividida que nunca… os socialistas estão planejando isso a muito tempo, dai as “previsões” do Russo parvo… não duvido… aqui já ta tudo dominado, mas lá tem o Tea Party… não vão aceitar ver sua nação tomada por canalhas… eles tem sangue na veia, ao contrario de nós… por isso nos tratam com tanto desprezo… DANDOLO, VC É UM GENIO, adversamente do que pensam alguns superficialistas… o plano Real foi exatamente o que vc descreveu…

  21. Nunca existiu outra bandeira na história americana, ou seja, alguma outra república naquele território.

    Quando diferentes repúblicas são unidas a força, em alguma ocasião qualquer, é provável que num futuro elas voltem a se separar. Ex: URSS, Roma etc.

    O que não é o caso americano. Por toda essa nação há só uma bandeira na sua história e uma só república.

    Essa idéia russa de separatismo americano soa como uma tremenda asneira.

    O próprio Canadá, apesar da idéia de separação, no fim o que se sobressaiu foi a bandeira canadense comum a todos.

    PS: Mas não podemos nos esquecer que houve a guerra sangrenta da Secessão (dos fazendeiros do sul com os manufatureiros do norte), contudo, no fim acho que selou mais os laços de união da república.

  22. “GLOBO JAMAIS MOSTROU CIDADÕES AMERICANOS ESMOLANDO NOS SINAIS LUMINOSOS DE TRANSITO EM WASHINGTON DC”

    obvio que nao,quem manda na globo e o governo dos eua e a elite brasileira(lacaia dos eua).

  23. Eu não quero que haja separatismo no Brasil, por isso estou fazendo esses comentários. Na época do Império, houve no Brasil inúmeras guerras separatistas, com grandes massacres, de ambos os lados. O separatismo começa a ser veiculado na internet, devido a grande insatisfação com os políticos nortistas e nordestinos que controlam o Senado Federal, e isso irrita demais o pessoal das regiões Sul e Sudeste, que detém a grande maioria da população e da economia nacional.O Brasil tem 27 Estados e 81 Senadores. Os Estados da Região Sul e Sudeste são apenas 7, ou seja, possui 21 Senadores. São 21 X 60. Na prática, o Norte e Nordeste mandam no país, por causa do Senado. Se o Presidente da República for Nordestino, pior ainda. Eu acredito que esse desequilíbrio terrível,injusto e irracional, poderá provocar uma onda separatista, caso o país entre em grave crise econômica. Fica como alerta.

  24. Sobre os EUA. Cada Estado Americano é um país. Para as Forças Amadas Federais entrarem em um Estado americano, tem que pedir autorização ao Governador. Cada Estado possui a sua Guarda Nacional, para se defender do Governo Federal. Tem Estado americano que o racismo é muito forte, e outros sem problemas. Tenho uma prima casada com um americano,e ela disse que na cidade que está, há os nazistas de carteirinha, que odeiam negros e imigrantes, e o racismo realmente é muito forte. A Constituição dos EUA dá direito aos americanos de se armarem para a sua defesa pessoal e coletiva, e permite forças para-militares para enfrentar o Governo Federal, caso eles achem necessário. Se um Ditador se apossar do Governo, os Estados poderão se unir para retirá-lo. Eles possuem essa consciência. Quando o situação interna fica preta, o Governo Federal arranja uma guerra externa para unir o seu povo, caso contrário eles brigam entre si, pois é u povo neurótico de guerra. Eles nunca tiveram um momento de paz em toda a sua existência. A revolta dos negros americanos que se espalhou por 3 Estados, morreu muita gente, mas eles abafaram. Os americanos têm muito trauma da Guerra Civil, que deve ter morrido 1 milhão de pessoas (daí pra frente …).

  25. Quantos pessonagens historiicos diziam que estavão loucos,e despois de muito tempo se demonstro que não estavam,só que não queriamos aceitar os fatos,Einsten,Leonardo da vinci,etc.. e porque não pode passar issocom os EUA,já passo com outros paises como la URSS,Iguslavia,Korea,Vietña,alemanha,etc…,ningem ou ningum pais é inmune a nada.

  26. Dandolo conseguiu tirar o foco do separatismo nos EUA para o Brasil. Muito bem é mais facil o mundo acabar em 2012 que o Brasil se separar, sabe porque, porque os brasileiros não querem, isso de norte a sul, de leste a oeste. Quanto aos EUA a propria formação histórica deles pode contribuir para o separatismo, cada Estado, vive como um país, e sua forma de republica não é de uma federação e sim um União Imperial. E imperios caem como Roma já demonstrou.

  27. Não torço, não quero, não é o ideal.
    EQUILIBRIO DE PODER no mundo é o correto, os EUA tropeçaram na verdade, esse foi o problema.
    Durante o longo CAMINHO de sua VIDA, os EUA fugiu, rejeitou e esqueceu a VERDADE.
    Mas nem pense em Rússia e China nem ninguém como substituto. Ideologicamente incopatíveis ; isso para conversar tecnicamente, pois a conversa aí é outra.
    Lamento dizer : pode ser pior.
    ———————————-
    http://www.youtube.com/watch?v=ZR3SJgQhKfs

  28. Há uma pequena confusão a respeito de senadores e deputados federais…a votação deve ser proporcional à população no caso dos deputados; os senadores representam a unidade federativa, ou seja, o estado, por isso são em mesmo número para cada estado.
    O que é desproporcional é a quantidade de deputados federais, os senadores devem mesmo ser em número igualitário (3 por estado, independente da população), pois os estados são (ou deveriam ser…)iguais perante a federação.
    Quanto ao separatismo, é uma estupidez (aqui e lá), e infelizmente existem os estúpidos em todos lugares.
    Se houver aqui algum movimento explicito de separação, serei contra e lutarei pela união.

  29. Conversa pra boi dormir. Mais um Russo falando besteira.
    Moro no Southeast USA.hahaha, pelo ao menos as praias sao boas. Hoje mesmo estou no Northeast(Virginia) e caramba esqueci o passaporte. Amanha volto ao Southeast,via Philadelphia,no NE.
    Merda mesmo e o Southwest com o estado do Arizona como a ovelha negra do SW.

    Querem ver um filme sobre o assunto muito interessante. se chama The Postman com kevin Costner

  30. papinho furado de separatista e ainda poem palavras na boca da rapaziada do sudeste tira nois fora dessa chegado aqui em sao paulo a maioria é tudo filho de nordestino sai do armario separatista !ve se alguem te quer.

  31. Piada, muito mais fácil a Rússia ou a China se transformarem em uma porção de republiquetas do que ver regiões dos Estados Unidos formando novas nações.

  32. Eduardo Carvalho disse:
    08/10/2011 às 22:08

    Quanto ao separatismo, é uma estupidez (aqui e lá), e infelizmente existem os estúpidos em todos lugares.
    Se houver aqui algum movimento explicito de separação, serei contra e lutarei pela união.
    —————
    Integração Nacional é o INVERSO DE DESINTEGRAÇÃO NACIONAL.
    Tem político movido a vaidade, populismo , poder e dinheiro querendo aparecer?
    Começa a mexer em vespeiro depois não tem onde se esconder.
    ———————-
    http://www.integracao.gov.br/
    ———————-
    http://www.youtube.com/watch?v=tK06f6U3fFw

Comentários não permitidos.