Lançadores: Itália quer cooperar com o Brasil

http://twarda.planetaclix.pt/projecto/img/foguetao_vega.jpgSegundo informações recebidas pelo blog Panorama Espacial, Brasil e Itália podem cooperar no desenvolvimento conjunto de um novo lançador baseado no foguete VEGA (Vettore Europeo di Generazione Avanzata).

A possibilidade foi um dos assuntos discutidos por Marco Raupp, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), e por Enrico Faggese, presidente da Agência Espacial Italiana (ASI), em reunião realizada ontem (05) na Cidade do Cabo, África do Sul, por ocasião do 62º Congresso Internacional de Astronáutica. Da reunião, participaram também os chefes de cooperação internacional da AEB e ASI, José Monserrat Filho e Augusto Cramarossa, respectivamente.

O VEGA representa o mais importante passo dado pela Itália na área de lançadores, responsável por cerca de 65% de todo o projeto, iniciado em 1998 pela ASI e Agência Espacial Europeia. Trata-se de um lançador de quatro estágios (os três primeiros de combustível sólido e o último líquido), com capacidade de inserir cargas úteis de até 1.500 kg em órbitas circulares a 700 quilômetros de altitude. Seu desenvolvimento tem como prime contractor a ELV (European Launch Vehicle), joint-venture da ASI com a companhia italiana Avio. O primeiro voo, a ser realizado a partir do centro espacial de Kourou e operado pela Arianespace, está previsto para acontecer em janeiro de 2012.

A possibilidade de cooperação com os italianos se soma aos interesses de franceses, alemães ucranianos e russos em desenvolver com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA) um novo lançador, de porte similar ao do VLS, como o blog tem noticiado ao longo dos últimos anos.

35 Comentários

  1. Gostaria de pesquisar novas tecnologias de propulsão. Já tenho pronto (em mente) o sistema anti-atrito e antigravitacional (parcial). Gostaria de ter o motor de fusão nuclear a frio, utilizando deutério. Estou precisando de um laboratório de física para realizar testes práticos.

  2. Dandolo não sei o que eu acho de você – louco ou gênio.
    Até agora tá mais pra louco, mas se vc apresenar, concretamente, uma de suas idéias é gênio!!!

  3. Esse Marco Raupp tá doidinho pra ir pro espaço… A Itália é um PÉSSIMO parceiro para o BraZil, só quem gosta de italiano é SIONISTA e os herdeiros de Mussolini.

  4. será que os EUA permitirão!
    .
    Bem;ultimamente nem em casa o Tio Sam manda,virou barriga branca!_Rsrsrs….
    .
    Más seria muito bom essa parceria da Italia com o Brasil….mais um.
    .
    BRASIL!… pensamento Positivo!

  5. Vontade de outros países em cooperar com o Brasil no desenvolvimento de um VLS não falta. O que falta é vontade Política que se traduz em $$$$ não um ano ou outro, mas sempre.

    []’s

  6. a tempos venho acompanhando o site e sempre o Dandolo falo disso daquilo e os outros duvidando e tirando com você e você nem ai cara chega um ponto que você tem de apresentar suas ideias e planos isso já passo da hora . coloque todas suas ideias aqui no site para nos podemos dar nossa opinião e ate mesmo ajuda em algum ponto que você esteja equivocado.

  7. Claudio! Qual é o doido que sabe somar binário de cabeça? Heheheh

    01110101 01101101 01101101 01100001 01101001 01110011 01110101 01101101
    01101001 01100111 01110101 01100001 01101100 01100001 01100100 01101111 01101001 01110011 ( 1 + 1 = 2 )

  8. CACHORROSEMDENTE, cheguei a seguinte conclusão: O Brasil é o país menos criativo do mundo, pelo fato do nosso sistema de ensino ter podado, engessado, destruído parcialmente, neutralizado, desestimulado, punido, etc,a parte criativa e intuitiva das nossas crianças e jovens. Eu consegui escapar dessa lavagem cerebral neutralizadora terrível, devido a minha capacidade de abstração (analisar e desligar). Além disso, os concursos públicos no país, não filtra os nossos jovens pela capacidade criativa e intuitiva, mas pela capacidade de memorização. Física, Matemática e Química também se memoriza. Em função do exposto, é raro ver um brasileiro criando ciência. Eu crio uma teoria científica por dia, pois a minha mente não tem as amarras do trauma educacional. Além disso, as pessoas que detém o poder de mando, não possuem a mínima percepção do que estou falando. Elas não produzem ciência, além de desestimularem, não deixando ninguém inovar. Não de quebra os velhos paradigmas científicos. Para criarmos o novo, precisamos saber descartar o velho, ou seja, desaprender. Louco é quem diz que faz, mas não faz. Eu sempre fiz o que disse, em toda a minha vida,e rapidamente. Se eu tivesse um mínimo de apoio científico, avançaríamos 200 anos em 10, ou até mais. Eu sempre pensei 1000 anos a frente, em todos os aspectos. Tive que refazer praticamente toda a teoria da física, pois essa que está aí, não possui lógica em sua origem. Existe uma lógica científica no Universo, e acho que a descobri. O que adianta eu dominar tudo isso, se o Brasil é um país de cegos e incompetentes ? É raro vermos um brasileiro com capacidade criativa/intuitiva na área científica. Os outros países fazem ciência, porque estimulam e liberam a mente de seus jovens. Bill Gates e Steve Jobs nem faculdades cursaram. Não adianta cursar IME, ITA, USP, fazer cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Se não tiver imaginação fértil, não irão dar um grande passo científico. Digamos que a minha mente trabalhe 100 x mais rapidamente passa associar idéias, do que um engenheiro do ITA bem classificado. O que adianta ter essa capacidade no Brasil, que é uma país quase todo errado, começando pela brutal corrupção e impunidade de políticos, e uma justiça cara e ineficiente. O Grande Satã é brasileiro, pode acreditar.

  9. Eu penso que eles querem que a gente troque o VLS pelo projeto deles e daí nos teremos o projeto SIFU. Nós com o nosso e eles com o deles. Querem saber se temos bala na agulha e a quantas anda o nosso lançador.

  10. Não vamos enlouquecer as ideias. Vou falar o elementar – Esse foguete aí em cima não possui o formato adequado. Faria duas modificações:
    1) Forma cônica ou piramidal, como os foguetes russos;
    2) Dispositivo anti-atrito (tenho pronto).
    Com isso, a velocidade do nosso foguete triplicaria ou até mais.
    A forma de ejeção dos gases mudaria radicalmente, para elevar a eficiência e evitar explosões. Se alguém me contratar, terá de imediato esse foguete que eu disse. O Brasil não me contrataria, pois é o país da anti-criatividade extremada. Quem sabe, algum país de primeiro-mundo, tal como EUA, Rússia, China, Índia, Israel, Alemanha, Japão, França … No Brasil, para a coisa andar, eu teria que ser o chefe do projeto,ou seja,ter carta branca. Os italianos são muito inteligentes. Minha avó por parte de mãe e meus bisavós por parte de pai, eram italianos. Alguns de meus bisavós por parte de mãe, eram judeus russos. Minha bisavó por parte de pai era árabe: Nome Zara. Essa salada genética, tinha que dar uma pessoa criativa.kkkkkkkkk

  11. A parceria com Ucrania nem saiu do chão ainda e querem fazer outra com as tranqueiras dos italianos…afff, vamos investir no nosso VLS brasileiro isso sim,esse caras dessas agencias do Brasil são como um cobra cega de duas cabeças,uma cabeça é bem inteligente e outra burra ao extremo,as decisões sempre são duais..vamos investir em nós mesmo porra!

  12. Dandolo meus respeitos!Com relação a enquete o que dá pra perceber é que as oportunidades para nós estão se avolumando, diferente de antes, onde tinhamos a oposiçao ferrenha dos americanos, e ainda temos; ou seja, agora só falta os nossos lideres se posicionarem e darem um rumo nas nossas ambições no espaço ou na tecnolgia de lançadores; afinal, tem que se querer pagar o preço pra isso,se pudermos apreender com essa ou aquela tecnologia teremos a nossa ao nosso modo e avançaremos, sairemos dessa pasmaceira que ora nos encontramos!

  13. Mano o que a Itália quer e vender o VEGA pro Brasil e olha que isso não e mau negocio ,pois o lançador deles e mais capaz que aquele ferro velho do VLS que nunca chegou e nem vai chegar ao espaço pois já e um projeto ultrapassado.

  14. Pelo pouco que sei, tínhamos que investir mais é com os Russos,não adianta ter parceria com Deus e todo mundo e o nosso VLS não sai do chão.

  15. Ótima notícia que venham nos ajudar os nossos irmãos Italianos,já que do jeito que a coisa anda,acho que o Corinthians vai ser campeão da Libertadores antes desse foguete VOAR.

  16. Dandolo 100anos a frente os russos fizeram isso a anos ok
    na parti anti- atrito que você DIS que já tem pronto abra uma empresa ou mostre o seu projeto a uma e leveo para alguém que esteja nessa area para dar uma opinião e ajulado a montar um projeto eficiente

  17. Gente, a água só corre para o mar, venho falando isso , esse interesse em parceria só existe porque já estão sabendo que o nosso VLS é só uma questão de tempo, 2015 é uma data razoável para termos completo sucesso, o nosso VLS é projetado para um ser parte de outro, nos já dominamos o sistema inercial, motores com combustível sólido, giroscópio e estamos bem avançados nos motores com combustível líquido e o sistema de desacoplagem dos estágios. É por isso o interesse deles, se passarem ou não tecnologia não vai impedir o nosso sucesso, então é melhor se juntar e aproveitar nossa pos~ção geográfica com Alcantara.

  18. “Com o interesse dos italianos se soma aos interesses de franceses, alemães ucranianos e russos em desenvolver com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA) um novo lançador, de porte similar ao do VLS…” É muitos países querendo ajudar o Brasil, só esta faltando os EUA??? Diz um ditado popular que quando a esmola é muito grande o santo desconfia, se eles não ajudaram até agora, melhor ficar sem essa ajuda.

  19. É mais ou menos isso mesmo estão de olho na lucratividade e eficiência inercial de nossa base.

    Quanto ao nosso VLS… há muito que aquilo virou um bom cabide de empregos e está sendo pilantramente empurrado com a barriga…

    Por exemplo, quando eu morava numa casa com quintal, fazia motores foguetes a combustível sólido (uma pasta de polvora com cola branca), depois de todo pronto o pendurava (não ia lançá-lo dentro da cidade) e acendia. Ele entrava num movimento de rotação, num plano quase horizontal, devido ao fio que o mantia preso. Era, mas báh, lindo de ficar olhando.

    Esse modelo era bem leve, eu usava um motor feito de papelão reforçado (quem me dera ter fibra de carbono).

    E tinha também meu modelo mais potente com motor feito com cano de aço, que eu mantia fixo deitado no chão, gostava de todo barulhão e da fumaça e fogo que fazia.

    Ora, ora… se eu com os mais simples dos materiais consegui fazer motores foguetes no quintal de casa. quanto mais toda uma agência espacial com milhões ao dispor.

    Por isso, nada me tira da cabeça que nosso VLS até agora está em estágio primário por muitas e muitas pilantragens nas quais está envolvido.

    Inclusive, pela idade dessa agência espacial brasileira e a grana que já passou por ela, já deveriamos estár com lançadores orbitais a muito tempo, e a título de quase brincadeira astronômica, ter enviado sondas a Lua, em meros exercícios práticos de estudos de mecânica gravitacional.

    Óbvio que capacidade nós temos, porém a roubalheira e total falta de patriotismo não deixam essas realizações científicas acontecerem para nosso desenvolvimento e sobreerguimento entre as demais nações. Triste, melancólico e vergonhoso.
    PS: os vizinhos deviam ficar fazendo contas de cabeça (em decimais), sobre o que eram aqueles barulhos e fumaças. kkkkk!!!!

  20. As análises do Dandolo, regra geral são muito coerentes. Quando ele começa a falar de sua capacidade, ou está a anos luz a frente de nossa inteligência ou são meras utopias.
    Mas não agridem, ao contrário de um monte de baboseiras de muitos professores, que se acham os donos do conhecimento e da verdade, inclusive, torturando com requintes de crueldade a nossa língua mãe.

  21. Concordo com o Dandolo quanto ao formato do foguete italiano (cria muito arrasto). Segundo uma teoria minha, um veículo para ir ao espaço não precisa ser um foguetão desses aí, não. Ele pode decolar de qualquer aeroporto e chegar ao espaço. Basta para isso, esquecermos toda a física que conhecemos até agora. É preciso entender que o que nos prende ao solo é alto tão pequeno (gravidade), pois se ela fosse forte nunca conseguiríamos levantar nossos corpos do chão, quanto mais erguer uma maçã…

  22. 0=0,1=1,2=10,3=11,4=100,5=101,6=110,7=111,8=1000,9=1001,10=1010,11=1011,12=1100,13=1101,14=1110,15=1111,ufa cançei isso e clinguagem binaria ai segue 16=10000 o 0 tambem conta 8 bits chamasse byte e dezesseis bit e igual a um hexa,para se escrever uma letra sao nescessarios um hexa por isso ja existe estudos em outro tipo de linguagem binaria ,mairia dos programas industriais trabalham em lader.BRASIL ACIMA DE TUDO.

  23. NO ESPAÇO NAO EXISTE ATRITO TEM SAO FORÇAS GRAVITACIONAIS DANDO UMA DE DANDALO BASTARIA TER UM VEICULO OU CATAPULTA QUE JOGASSE UM OBJETO NO ESPAÇO E AJA CATAPULTA PARA FUGIR DA NOSSA GRAVIDADE E TIVESSE TECNOLOGIA QUE PUDESSE SE GUIAR PELAS FORÇAS GRAVITACIONAIS DOS ASTROS CELESZTES PODERIA EXISTIR NAVES QUE VOARIAM A VELOCIDADE DA LUZ E TERIAM AUTONOMIA INFINITA VC CONSEGUE ISSO EU NAO FALAR QUALQUER UM FALA ATE PAPAGAIO ,DANDALO PEGA UMA CATAPULTA VC E SEUS SEGUIDORES E VAI PRO INFERNO.BRASIL ACIMA DE TUDO.

  24. É ESPETACULAR A CRIATIVIDADE DO Sr.DANDOLO,TRATA-SE DE UMA PESSOA MUITO CRIATIVA,MAS CONFESSO QUE NUNCA LI UM COMENTÁRIO SEU TÃO REALISTA COMO ESSE DO DIA
    08/10/2011 às 10:02 !
    OQUE ELE DIZ SOBRE O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO É A PURA VERDADE !

Comentários não permitidos.