Talibãs se modernizam para retomar poder no Afeganistão

Dez anos após serem expulsos do poder pelos ocidentais, os talibãs se reforçam, se modernizam, principalmente em termos de organização e comunicação, e ganham terreno, a ponto de observadores considerarem que um dia voltarão ao poder. Rapidamente derrubados e dados como destruídos pela coalizão militar liderada pelos Estados Unidos no final de 2001, os talibãs se reagruparam em meio à população e no exterior, principalmente no vizinho Paquistão. Assim, renasceram a partir de 2004, primeiro em seus tradicionais redutos no sul e no leste, para depois ganhar terreno e controlar ou influenciar um terço do país, apesar do aumento regular do contingente da Otan.

Os efetivos do Talibã, que chegam a milhares, registraram uma rápida renovação. “Eu tenho em minha tropa 10% de antigos combatentes (originários do regime Talibã entre 1996 e 2001) e 90% de novos recrutas”, explicou à AFP o mulá Noor-Ul Aziz, que era até o ano passado o “líder fantasma” dos rebeldes na província de Cunduz. “Muitos jovens combatentes se juntaram aos talibãs por causa dos abusos das forças estrangeiras, porque elas mataram muitos civis inocentes”, afirmou este homem, o mais importante do Talibã que desertou para se juntar ao governo.

A maioria dos jovens recrutas é composta por afegãos que passaram suas infâncias em campos de refugiados no Paquistão, para onde suas famílias fugiram da sangrenta guerra civil dos anos de 1990. A maior parte dos líderes talibãs vive neste país, segundo especialistas. Se os jovens combatentes são tão radicais como os mais velhos, seu movimento pelo menos adota uma postura mais aberta em matéria de comunicação.

Enquanto o antigo regime Talibã proibiu a televisão, os novos líderes utilizam a internet para fazer propaganda, postam principalmente vídeos de ataques ou execuções sangrentas para seduzir os jovens e utilizam o twitter para o site “A voz do Jihad”. Mas alguns grupos ainda são tão radicais quanto os mais velhos, enviam cartas de ameaça para desencorajar as mulheres que trabalham, atacam as mulheres na política ou as filhas que frenquentam as escolas.

Contudo, outros escolheram uma postura menos radical, acredita o analista político Ahmed Saeedi. “Eles tendem a ser mais compreensivos. Não criticam os que não usam barba e nem se importam com as roupas”, explica, sem descartar a possibilidade de essa ser uma tática para agradar a população. No plano militar, os ocidentais ressaltam que os rebeldes evitam os combates frontais e privilegiam cada vez mais os atentados suicidas e o assassinato de líderes ligados ao governo. “Eles estão atacando seu próprio povo”, lamenta o porta-voz da Otan (Isaf), o General Carsten Jacobson.

Segundo a ONU, os talibãs são responsáveis por 80% das vítimas civis do conflito, um número contestado pelos insurgentes. O presidente Hamid Karzai pediu em vão que os talibãs negociassem a paz nos últimos anos, mas os rebeldes repetem que não vão dialogar enquanto todos os soldados estrangeiros não deixarem o país.

Com a retirada das tropas de combate da Otan programada para o fim de 2014, muitos observadores acreditam que os talibãs retornarão ao poder. “Se os americanos deixarem o país, os talibãs vão retomar o poder sem dúvida alguma”, diz o analista político afegão Harun Mir. A atitude dos Estados Unidos sobre esta questão continua ambígua. Washington negocia atualmente com Cabul uma “parceria estratégica” que prevê a manutenção de um contingente americano no Afeganistão depois de 2014.

Ocupação do Afeganistão completa 10 anos

A ocupação do Afeganistão por uma força internacional completa dez anos e essa ação, que custou bilhões de dólares, não conseguiu pôr fim à insurgência talibã no país, onde a guerra mata cada vez mais e aumenta o descontentamento com o governo e seus aliados internacionais.

As perspectivas de paz ficaram mais distantes quando Estados Unidos e Otan iniciaram a retirada progressiva de suas tropas, processo que deve terminar no final de 2014, no momento em que os insurgentes islamitas intensificam suas ações de guerrilha e se recusam a negociar.

No dia 7 de outubro de 2001, os Estados Unidos, sob o impacto dos atentados de Nova York e Washington no mês anterior, e seu aliado britânico lançaram uma ofensiva contra o regime dos talibãs e seus convidados da Al-Qaeda.

A rápida queda do regime fundamentalista foi saudada com euforia pela população cansada do controle brutal, que isolou e empobreceu um país já na miséria.

Dez anos depois, apesar da modernização de parte da capital Cabul, a maioria afegã considera que os 140.000 soldados da força da Otan, comandados pelos Estados Unidos, são invasores e não cumpriram suas promessas de paz e prosperidade.

A lua de mel dos primeiros anos entre o presidente Hamid Karzai e seus aliados ocidentais deu lugar a uma coexistência tensa e desconfiada. Harzai denuncia as vítimas civis das operações da Otan, enquanto os ocidentais criticam a corrupção e a incompetência de seu governo.

Para muitos especialistas, a coalizão, e em particular os Estados Unidos, pecaram por excesso de confiança logo nos primeiros anos depois de 2001.

Os talibãs ganharam terreno a partir de 2005, e levaram Cabul e seus aliados a um novo conflito sangrento, depois da insurreição contra os soviéticos nos anos de 1980 e da guerra civil que resultou na tomada do poder pelo Taliban em 1996.

Alguns avanços notáveis são per principalmente em matéria de educação, acesso a saúde e desenvolvimento do comércio nas cidades.

Contudo, Karzai não controla nada mais nada além de Cabul e o país segue totalmente nas mãos de líderes locais ou de insurgentes.

A má administração de bilhões de dólares ocidentais gastos no país (somente os Estados Unidos gastaram 444 bilhões de dólares), e que em parte desapareceram na corrupção, contribuiu com a fragilidade do Estado.

Os atos de violência se intensificaram a partir de 2007 e a cada ano mata mais soldados estrangeiros e civis. Segundo um estudo da universidade americana Brown, desde o dia 7 de outubro de 2001, a guerra deixou 33.877 mortos entre civis, insurgentes, soldados afegãos e estrangeiros.

De acordo com a ONU, a violência ligada ao conflito aumentou 40% nos oito primeiros meses de 2011 em relação ao mesmo período de 2010.

No ocidente, a opinião pública é, em sua maioria, contra a manutenção de soldados em um “atoleiro” custoso e mortal.

Por isso, em julho de 2011 Washington e a Otan iniciaram uma retirada progressiva de suas unidades militares e que deverá terminar no final de 2014, data em que as frágeis forças afegãs deveram garantir sozinhas a segurança do país, um desafio enorme segundo especialistas e diplomatas.

A Otan está treinando milhares de novos recrutas do Exército, além da polícia afegã, para reforçar suas tropas até 2014. Mas estas instituições estão apodrecidas pela falta de motivação, pela corrupção, pelas deserções, pelos abandonos e pela cumplicidade interna que em alguns ataques dos talibãs são perceptíveis e frequentes.

Alguns líderes americanos evocaram a possibilidade de manter bases militares permanentes depois de 2014, em um país estratégico que faz fronteira tanto com o difícil aliado Paquistão quanto com o inimigo Irã.

Os Estados Unidos também convocaram indiretamente o Talibã a negociar a paz com Cabul. Porém, os insurgentes, em posição favorável, não têm interesse em conversar neste momento, afirmam especialistas.

O recente assassinato do ex-presidente tadjique Burhanudin Rabani, encarregado de negociar com os talibãs, que são pashtun, aumentou as tensões étnicas.

“A probabilidade de uma futura guerra civil (depois de 2014) cresceu nos últimos anos”, acredita Shashank Joshi, analista do instituto britânico Royal United Services. E com o assassinato de Rabani “é ainda maior”, afirma o pesquisador.

Talibãs se modernizam para retomar poder no Afeganistão    Fonte: Terra

Ocupação do Afeganistão completa 10 anos Fonte: Terra

23 Comentários

  1. novo vietnan ? a porcaria da otan não consegue dar conta de um bando de fanaticos nojentos esfarrapados e ainda quer cantar de galo no mundo, criaturas sebosas que atacam e multilam mulheres e crianças, o problema e que são movidos por uma ideia retardada de mundo, e as ideias… são a prova de balas !!!

  2. eu tenho uma teoria, de que talebãns nacem de ovos, sim pois pela forma como tratam a mulheres, me leva a crer q não tem mães, e sim são desovados em uma chocadeira qualquer !!!

  3. Ja se pode ver os Yankes saindo desa Guerra pelas portas do fundo
    .
    Se Russia nao deu conta .Imagina os Yankes .que ate na
    .
    Somalia saiu tbm pela portas dos Fundos
    .
    Mais uma guerra perdida pra ARMY OF ONE 🙁

  4. .
    .
    —-
    “Muitos jovens combatentes se juntaram aos talibãs por causa dos abusos das forças estrangeiras, porque elas mataram muitos civis inocentes”
    —–
    .
    Os chamados “Efeitos Colaterais”… eu sempre disse isso e muitos interpretaram como sendo proselitismo, mas a verdade dos fatos para os humanos é esse ai, se os país, irmãos ou parentes de um civil morrem em um efeito colateral para o elemento que perdeu os entes queridos foi não foi um erro, mas sim um homicídio, um assassinato dos entes queridos, e este elemento vai querer vingança e pro isso entrará a fazer parte do núcleo combatente da região, que contraste o país que matou seus familiares… até mesmo em grupos terroristas!
    .
    Somente com os Drones temos ai uns 2.000 mortos por efeito colateral, sem contar com os mortos em ataques diretos a vilarejos e cidades… recrutas nunca faltarão para quem luta contra o ocidente… devo dar os parabéns aos USA/OTAN por fazerem o mundo ocidental um lugar mais perigoso, tudo isso por incompetência militar, pois se tivessem realmente vencido essa guerra o mundo seria melhor para os ocidentais, mas agora até pegar um avião fora do Brasil fica arriscado!!
    .
    Tai, os Talibans estão vencendo claramente a Guerra, ja dominam 13 Províncias das 17, é tudo uma questão de tempo infelizmente, o Afeganistão depois de tudo isso, guerras e mortalidade em todos os lugares está voltando ao passado novamente, com um governo tirano e leis medievais… e os USA perderam mais uma guerra, se é que ja venceram uma algum dia…
    .
    Na 1° Guerra ja estava tudo no fim, todos os europeus estavam esgotados e chegariam a um acordo mais cedo ou mais tarde,mas no campo de batalha nada foi decidido, a Alemanha nem combateu dentro de seu próprio território, e não foi vencida nos campos de batalha, nem pelas tropas frescas dos USA… ja na 2° Guerra se não fosse os Soviéticos combatendo na Europa a coisa ficava difícil, vencer a Alemanha não era possível sem a URSS… duvido que os USA combateriam ali e teriam ímpeto de continuar perdendo milhões e milhões de soldados como todos os outros… no pacifico eles venceram, sim venceram no pacifico, não na Europa, os alemães tinham 10 vezes mais soldados no fronte oriental que no Ocidental, nada de dureza… então na 2°Guerra os USA ficaram com metade de vitória, a outra metade ficou com a URSS.
    .
    Ja as outras guerras ou empatou ou perdeu mesmo, e a sina continua…
    .
    Valeu!!

  5. Talibã é uma deformação que surge nos campos de refugiados lotados de órfãos durante a violenta intervenção soviética.

    Potencializada em táticas pelos americanos e finalmente uma ditadura teocrática aos moldes da interpretação, rudimentar e pobre do Islã, criando uma sociedade baseada no estado permanente de terror psicológico e de repressão religiosa…

    Para os que apóiam o grupo, aconselho a conversão ao Islã e uma viagem de longa temporada nesse regime dócil e tranqüilo.

  6. Capa Preta, você é $$$$$$$$$$$$$$$$$ mesmo ou é só impressão minha???

    #######################
    Ronin
    Xingamentos não são permitidos
    leia as regras de postagem do site
    E.M.Pinto

    Normas para participação e postagem de comentários.

    Considera-se “Conteúdo” todo o material multimídia, foto, artigos, textos e fontes necessárias para a publicação de matéria ou material de divulgação.

    Sendo assim estabelece-se um conjunto de regras de direitos e deveres individuais dos “participantes” tal como descreve:

    O blog PLANO BRASIL reserva-se ao direito de negar a publicação de matérias as quais não concorde ou que não façam parte do escopo do site, ou que transgrida as normas legais em vigor em seu país, sejam estas observadas pelas equipes do blog em questão ou por denúncia do público.

    As postagens e comentários dos participantes são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e ou “reprodutores”, participante que reproduza a matéria de terceiros.

    O blog PLANO BRASIL não se responsabiliza por comentários individuais sobre matérias citadas pelos participantes, bem como pelas opiniões e comentários dos freqüentadores de nenhuma outro meio de comunicação, cabendo ao “reprodutor” em questão responder por eventuais problemas decorrentes destes.

    O frequentador que postar comentários deste blog em outros meios de comunicação será responsabilizado por todos e quaisquer danos supostamente decorrentes do uso indevido dos conteúdos do Blog PLANO BRASIL exibido em terceiros.

    É vetado o uso político dos conteúdos do Blog PLANO BRASIL, propaganda ou indução de ideologias políticas, não está autorizada a reprodução das matérias do Blog PLANO BRASIL em nunhuma manifestação politico Partidária.

    É também vetado a exibição de conteúdos religiosos no BLOG bem como manifestações a cerca de Raças e credos.

    TRANSGRESSÕES

    Serão consideradas transgressões graves e passíveis de punições as seguintes quebras de regras:

    a) Violação das leis de direitos de autor ou qualquer outra norma legal vigente.

    b) Inserção no site fotos ou conteúdos que não sejam da sua autoria, sem dar o devido crédito aos seus autores.

    c) Inserção de comentários, envio de e-mails, ou fotografias com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência, que viole os direitos das crianças e dos adolescentes, que desrespeite a privacidade alheia ou ainda que possua conteúdo passível de ser interpretado como uma posição ou atitude de caráter preconceituosa ou discriminatória a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.

    d) Exibição de material pornográfico, libidinoso, inverídico ou incitação de atividades ilegais incluindo menores de 18 anos (segundo o artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente) principalmente se o conteúdo transgressor:

    Utilizar de material e/ou linguagem grosseira ou ofensiva.
    Pratica, indução ou incitação de preconceito quanto à origem, raça, etnia, sexo, orientação sexual, cor, idade, crença religiosa ou qualquer outra forma de discriminação.
    Material calunioso, abusivo ou invasão a privacidade de alguém.
    Afirmações injuriosas ou difamatórias.
    Informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime.
    Material protegido por direitos autorais, e a publicação de fotos ou textos sem autorização do autor ou de seu representante legal, publicar fotos sem autorização dos fotografados e distribuir arquivos de som sem autorização de pessoas ou empresas responsáveis, (responsabilidades individuais dos editores).
    Informação relativa à pirataria de material protegido pelas leis de direitos autorais e propriedade;
    Divulgação como próprio ou sem a devida autorização nomes, contatos e demais informações de terceiros.
    Propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes.
    Programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código malicioso;
    Material que configure crime virtual.

    PUNIÇÕES

    O Blog PLANO BRASIL se reserva ao direito de não autorizar a publicação de comentários de frequentadores do Blog que trasgridam as regras, o editor, comunicará publicamente a transgressão indevida e pedirá que este não mais emita comentários pois estes não mais serão publicados.

    Os alertas serão enviados, primeiramente em modo pessoal diretamente ao transgressor pedindo-lhe as correções dos atos, se este insistir ans transgressões elas serão tornadas públicas no Blog e seguidas das punições anteriormente descritas.

  7. E com as armas que foram “doadas” pelo Gadaf através da OTAN e provavelmente mais virão da Síria,ai essa rapaziada estará insuportável mais ainda_Hehehe….

  8. Parabéns Getúlio pela lúcida intervenção! Quanto ao seu aconselhamento, é muito válido par alguns esquerdalhas que pululam por aqui.

  9. Ou então Getulio aos amável e docíl povos do OM, em especial na Palestina p vivênciar o dia-dia dos mesmo, e dizer “eu sei como é a realidade da vida de um pobre Palestinos nas mãos dos amaveis judeus(sem os dois(2) êsses maiúsculos ), q se mudem p lá p q digam q os observadores da ONU são mentirosos. Ah! Visite o site “THE BREAKING DE SILENCE ” e depois me diga… quem são os “bonzinhos” e os “mauzinhos”.Só os espertos dos ianks , ñ sabiam disso, durante + de 10 anos estão nesse atoleiro, e só vão sair por acordo, pq derrota-los , NUNCA, nem c à a juda da OTAN… sds.

  10. ronin, eu não sou a favor de xingamentos. ABSOLUTAMENTE !

    Mas veja o comentário de capa preta:
    “u tenho uma teoria, de que talebãns nacem de ovos, sim pois pela forma como tratam a mulheres, me leva a crer q não tem mães, e sim são desovados em uma chocadeira qualquer”

    EU ACHO QUE ISSO NÃO ACRESCENTA ABSOLUTAMENTE NADA! ISSO SÓ CAUSA MAIS TENÇÃO ENTRE AS PESSOAS AQUI….

  11. capa preta concordo plenamento com vc,mas é melhor fechar o bico entendeu cara,nós estamos no brasil,aqui tem violência e tudo mas,mas vc nem imagina o que é uma guerra séria cara,a guerra muda completamente a cabeça das pessoas tanto é que até as pessoas mais fortes voltão da guerra não como antes,voltam muito pior(independente dessa pessoa ser boa ou ruim),e outra “nascer de ovo porque não tem mãe” ta ficando doido cara,mesmo as criaturas que nascem de um ovo tem mãe,vai estudar biologia cara.

  12. Não acredito que tem gente nesse blog que defende os Talibãs… Naquela parte do mundo a mulher é tratada como um animal,abaixo do valor de um cavalo.Quando contrariados,os “homens” da família as queimam,cortam seus narizes e orelhas,etc. Para esses que os defendem,aconselho-os a mandar pra lá as suas mães,irmãs e filhas.Ah,sim:levem também suas esposas.Acho que a evolução “travou” no mundo muçulmano…

  13. eu jamais critiquei a forma como talebãs, lutam contra exercitos invasores sejam quais forem,afinal e o pais deles, eu faria o mesmo se fose com o brasil, defendo minha patria com paus e pedras se for preciso, eu critico sim e continuarei criticando o fato de serem fanaticos a ponto de tratarem seres humanos do sexo feminino como animais ou abaixo, mas e claro que não sou ignorante de pensar q no brasil não acontece isso tambem, imbecis q espancam nossa guerreiras mulheres brasileiras covardemente, e para mim são lixo por isso como os talebãs tambem,

  14. Prezados Senhores
    É estarrecedor ver que o que eu escrevi, é deturpado por pessoas fanáticas, fundamentalista ideológico que compara a Palestina com o Afeganistão, situações e estórias diferentes, pelo belo prazer da contra informação, e depreciando o debate de um site de qualidade e sério como esse que nos dá a oportunidade de trocar conhecimentos de forma responsável e imparcial. Depois esses militantes ideológicos começam a se vitimizar ao serem desmascarados são eternos adolescentes, rebeldes sem causa, inocentes úteis, filinhos de papai mimados…
    Eu não sou americano, sou Brasileiro e, portanto a sua raiva com os US e o ocidente deve ser tratada com especialistas eu não posso te ajudar nem escrever algo que satisfaça os seus complexos de formação baseados em polemicas regadas de agressão gratuita de talibãs tropicais…
    Deus Salve a civilização (Livres Pensadores)

  15. Carlos Argus
    Sou Judeu e não israelense.
    -Não entendi sua atitude anti-semita, voce se esconde no anonimato porque sabe da atitude insana e em desacordo com o blog.
    Vc se descontrolou pela citação soviética? E sobre a Chechênia, a repressão Chinesa na província de Xinjiang, no noroeste do país e… O que vc tem a dizer sobre isso?
    Viúva do muro de Berlim

  16. Olha, eu vou falar uma coisa…. EU NÃO SOU MUÇULMANO MAS…
    Não podemos negar que de um certo tempo pra cá o ocidente está conduzindo uma especie de cruzada contra os islamicos no oriente médio… SEMPRE QUE O O OCIDENTE FAZ ISSO ACONTECE UM MONTE DE M.R..A ! Nas cruzadas na época dos templarios a Europa (que conduziu as cruzadas contra os árabes) foi assolada por pestes e doenças e agora o mundo ocidental sofre mais com as crises economicas…. É PRA PENSAR….

  17. Ronin não se esqueça que a união soviética na 2 guerra também estava a sofrer muita pressão pelos alemães tendo até os russos pedido um segunda frente liderada pelos ingleses
    A verdade e que se não houvesse duas frentes os alemães venciam a guerra
    O Hitler e que foi burro e quebrou o acto que tinha com a União Soviética

  18. isso ja era previsto,os americanos nao absolutamente incompetentes e nao sabem lidar com o fator humano,e numa guerra como essa,nada e mais importante do que o ser humano.

  19. capa preta, eu garanto que as mulheres afegãs não são depravadas e promiscuas como mulheres em certas partes do mundo….. 😉

  20. A Isaf esta Fu…Fu…
    A OTAN esta Fo…Fo…
    O EUA tomaram… forte mesmo.
    Mas uma coisa eu confesso, eu odeio esse Talibã, se não fosse pelas mortes civis a guerra pra mim continuaria.

Comentários não permitidos.