Peru e Estados Unidos coordenam plano de cooperação contra crime transnacional

O Presidente do Peru, Ollanta Humala, e o General Douglas Fraser, Comandante do Comando Sul dos EUA, conversam durante uma reunião em Lima. (Foto: Reuters)

O Peru e os Estados Unidos fazem planos para enfrentar a possível presença de organizações terroristas internacionais na região, disse o General Douglas Fraser, Comandante do Comando Sul dos EUA, após uma reunião com o Presidente peruano, Ollanta Humala.

De acordo com o militar norte-americano, do ponto de vista regional existe uma preocupação com a presença de alguma dessas organizações transnacionais.

“Não vejo qualquer preocupação em relação a isto aqui no Peru, mas já que são organizações terroristas internacionais devemos, definitivamente, observá-las de perto para evitar qualquer surpresa”, disse ele em uma breve entrevista à imprensa na casa de governo, com a ajuda de um tradutor.

O General Fraser disse que dialogou com o Presidente Humala sobre meios de dar apoio diante da provável presença de organizações criminosas internacionais, as quais considerou uma ameaça que os países da América Latina vêm enfrentando.

“Estamos trabalhando para enfrentar juntos estas ameaças”, disse ele ao enfatizar que os Estados Unidos mantêm “uma relação muito estreita” com as forças armadas dos países das Américas Central e Sul.

Seu objetivo, acrescentou, é trabalhar de perto com o Peru e toda a região para fazer frente aos desafios comuns. “Acredito que este esforço e este compromisso compartilhados ajudarão a enfrentar estas ameaças transnacionais e a reduzir seu efeito no hemisfério Ocidental”, garantiu.

O líder militar norte-americano informou também que visitou o Vale dos Rios Apurímac e Ene (VRAE) no sudeste do país, uma das regiões com maior presença do narcotráfico e de remanescentes da organização Sendero Luminoso, para conhecer mais de perto os problemas que o Peru enfrenta nesta questão.

Fonte:  Diálogo

12 Comentários

  1. E’ so’ os americanos pararem de comprar cocaina e vender armas para os traficantes do Mexico, dos bancos americanos fazerem a lavagem da grana do trafico de droga do Mexico,que iria melhorar um bocado….

  2. Concordo com o KM, americanos são sempre assim: arrumam um pretexto imbecil armado por eles pra começar as “tramóias” deles e o Peru, Colombia, Equador, não sei o que acontece com estes países…tão perto, mas ao mesmo tempo tão distantes do Brasil.

  3. O PINOQUIO GRINGO COM SUAS SUJESTAS PARA CIMA DOS LATINOS.ele vem para aamerica latina e a alguns ele fala de terrorismo a outros ele fala de narcotrafico a outros seria a destruiçao da natureza trazendo suas respectivas ongns e departamentos que nada sao alem de informantes e caguetas ai cada pais cai direitinho na sujesta do pinoquio yanks

  4. pe de cao, esqueceu dos Índios. Acho que eles terão que vir defender os índios, afinal não chega um Estado inteirinho cheio de minério, principalmente bauxita, e petróleo. Gravem bem, bem lá no norte.

  5. Os estados unidos querem se aproximar destes paises porque sabem que o brasil pode o substituir como ponto de referencia na america latina

  6. OOOOLHA A CIA SE ENTRICHEIRANDO NA AMERICA DO SUL,VÃO NOS AJUDAR COMO AJUDARAM OS MEXICANOS, VENDENDO ARMAS PARA O NARCOTRAFICO COM O SINGELO OBJETIVO DE MONITORA-LOS PARA NOS, UNS ANJOS NÃO ???

  7. ELES JÁ COLOCARAM O BODE FEDORENTO NA SALA DO PERU?
    .
    .
    *************

    “(…)“Não vejo qualquer preocupação em relação a isto aqui no Peru, mas já que são organizações terroristas internacionais devemos, definitivamente, observá-las de perto para evitar qualquer surpresa”

    ***********
    ( General Douglas Fraser, Comandante do Comando Sul dos EUA,
    .
    .
    .
    A “Blackwater” a Cia são uns bons exemplos aqui de que o continente sul americano tem sérios problemas de terrorismo internacional!
    .
    Essa estrategia americana de produzir ou inserir um problema e depois negociar,já é manjada.
    .
    Espero que o governo peruano tire o melhor proveito dessa cooperação para o povo peruano,sem se vender(como fez a Colômbia),a esses mentirosos e patrocinadores do terrorismo e do tráfico de droga internacional.
    .
    .
    OBS:
    .
    Não é os EUA que estão chamando os talibãs para conversar,visto que lá no Afeganistão não conseguiram deter os talibãs?
    .
    .
    “Se não consegue vencê-los,juntasse a eles!”

  8. Ñ estou nada contente, Colombia, agr o Perú, será q sr. Humala está esquecendo do se passado anti-iank p sobreviver , ocorre q os ianks estão quebrados e querendo quebrar outros…Quem?sds.

Comentários não permitidos.