Defesa & Geopolítica

Peru e Estados Unidos coordenam plano de cooperação contra crime transnacional

Posted by

O Presidente do Peru, Ollanta Humala, e o General Douglas Fraser, Comandante do Comando Sul dos EUA, conversam durante uma reunião em Lima. (Foto: Reuters)

O Peru e os Estados Unidos fazem planos para enfrentar a possível presença de organizações terroristas internacionais na região, disse o General Douglas Fraser, Comandante do Comando Sul dos EUA, após uma reunião com o Presidente peruano, Ollanta Humala.

De acordo com o militar norte-americano, do ponto de vista regional existe uma preocupação com a presença de alguma dessas organizações transnacionais.

“Não vejo qualquer preocupação em relação a isto aqui no Peru, mas já que são organizações terroristas internacionais devemos, definitivamente, observá-las de perto para evitar qualquer surpresa”, disse ele em uma breve entrevista à imprensa na casa de governo, com a ajuda de um tradutor.

O General Fraser disse que dialogou com o Presidente Humala sobre meios de dar apoio diante da provável presença de organizações criminosas internacionais, as quais considerou uma ameaça que os países da América Latina vêm enfrentando.

“Estamos trabalhando para enfrentar juntos estas ameaças”, disse ele ao enfatizar que os Estados Unidos mantêm “uma relação muito estreita” com as forças armadas dos países das Américas Central e Sul.

Seu objetivo, acrescentou, é trabalhar de perto com o Peru e toda a região para fazer frente aos desafios comuns. “Acredito que este esforço e este compromisso compartilhados ajudarão a enfrentar estas ameaças transnacionais e a reduzir seu efeito no hemisfério Ocidental”, garantiu.

O líder militar norte-americano informou também que visitou o Vale dos Rios Apurímac e Ene (VRAE) no sudeste do país, uma das regiões com maior presença do narcotráfico e de remanescentes da organização Sendero Luminoso, para conhecer mais de perto os problemas que o Peru enfrenta nesta questão.

Fonte:  Diálogo

12 Comments

shared on wplocker.com