FAdeA fabricará helicópteros?

Chinês CATIC Z-11J

Pelo que se pode deduzir de recentes declarações do Gerente-Geral da Fabrica Argentina de Aviones (FAdeA), Marcelo Ferroni, está sendo negociado com a China um acordo visando a produção de um helicóptero utilitário nas instalações da empresa, em Córdoba.

Vale lembrar que, em junho de 2007, o Exército Argentino avaliou o helicóptero chinês CATIC Z-11J (foto), que havia sido oferecido pelo governo chinês para incorporação ao Comando de Aviación de Ejército.

O Z-11 é uma cópia chinesa do Eurocopter AS350B2 Écureuil, com algumas modificações.

(Juan Carlos Cicalesi)

Fonte: Tecnologia & Defesa


17 Comentários

  1. Calma… é o mesmo processo pelo qual o Japão passou após a 2GM. É questão de tempo até os chineses criarem sua própria tecnologia. Eles estão certos. Errados estamos nós que compramos tecnologia…

  2. Seria engraçado essa FAdeA iniciar depois de 30 anos a fabricação desses Esquilos chineses e nacionaliza-los muito antes de nós brasileiros que “fabricamos” a versão francesa.

    []’s

  3. Nick, não seria engraçado não, seria lamentável, pra nós com uma fabrica francesa em nosso território, que não passa de uma fabrica de lego. E o pior não existe esperança que na “Helibraz” vá se fazer algo genuinamente brasileiro, estamos ferrados com esses políticos brasileiros (Aécio Neves) e com essa “helibras”.

  4. Pera aí… Pera aí…
    E como um equipamento feito sob licença adquirida de um determinado país pode ter sua linha de produção implantada em outro???
    No máximo, eles também irão montar… Só montar… E até para isso, irão demorar mais que nós.
    Se “Los Hermanos” passarem a fabricar integralmente essa máquina, se tornarão os piratas dos piratas.
    Num é mole, nãoooo…
    Mas que, “Los Hermanos” estão crescendo mais que nós, eles estão.

Comentários não permitidos.