Brasil está sendo hipócrita ao dar conselhos para Europa, diz FT

Os europeus resistem em admitir a gravidade da situação que vivem hoje e, para piorar, rosnam para quem ousa opinar ou dar conselhos sobre como sair da pior crise econômica que o continente já enfrenta e deverá conviver por muito tempo.

O blog “Beyondbrics” do jornal “Financial Times” acaba de chamar de “hipocrisia” os conselhos dados por Dilma Rousseff  durante a visita da presidente à Bélgica para o Fórum Empresarial Brasil-União Europeia, em Bruxelas.

O artigo assinado por Samantha Pearson cita uma fala do discurso de Dilma no encerramento do Fórum: “Rousseff adverte União Europeia sobre os riscos dos impostos restritivos” e completa: “Sim, você leu certo. O país que ocupa a 152ª posição no ranking do Banco Mundial por causa do seu sistema tributário desajeitado e pesado, está dando conselhos sobre impostos restritivos”.

“Além de irrealista, o conselho vindo do Brasil também soa como hipócrita”, diz Pearson,  atacando a presidente brasileira por receitar medidas que incentivem o consumo e a criação de empregos para tirar a Europa da crise, evitando políticas fiscais muito restritivas que, segundo Dilma “durante a crise dos anos 80 vivida pelo Brasil, só fez aprofundar a estagnação da economia”.

O blog segue criticando os “políticos brasileiros que recentemente vêm se encarregando de resolver a crise financeira global, dando conselhos ao mundo desenvolvido”, num tom quase preconceituoso.

O artigo no “FT”, um dos jornais mais respeitados do mundo, cita ainda a tentativa do ministro Guido Mantega de coordenar uma ajuda dos Brics (Brasil, Russia, India, China e África do Sul) aos países europeus, “sem ter consultado os parceiros”.

“Guido Mantega, ministro do Brasil, tem sido um dos pioneiros nesse sentido. Depois de uma subida para a fama graças ao seu discurso contra a “guerra cambial”, Mantega propôs um pacote de resgate um pouco maluco para a zona do euro. O problema é que ele não consultou os outros países do Brics”.

Em outro momento, insinuando uma audácia do Brasil, que a autora chama de “recém-descoberto global”, o artigo questiona como o país poderia ajudar países como a Itália, que tem um PIB per capita três vezes maior que o brasileiro.

A reação do blog do “FT” contra o Brasil repete uma atitude frequente e recente dos europeus contra os “colonizados” que queiram ajudar o continente. Na última visita que fez para reunião dos ministros das finanças dos principais países da Europa na Polônia, há 25 dias, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, foi praticamente escorraçado do encontro. Muitos líderes europeus falaram abertamente que os americanos tinham problemas maiores para resolver antes de dar conselhos aos europeus.

A negação dos líderes europeus e o artigo do “FT” podem reforçar o que muitos analistas temem como efeito perigoso da crise na Europa. O fortalecimento de um movimento nacionalista, fechando as portas para o diálogo, a coordenação e um consenso sobre os caminhos possíveis. A crise pode ter começado na Europa, mas já se espalhou pelo mundo e vai se abater sobre sociedades, economias, sem escolher o tamanho do PIB ou quem tem o melhor sistema tributário do mundo.

Fonte: G1

50 Comentários

  1. O tempo dirá a essa Sra Samantha Pearson ,quem esta com a razão! vamos ver com o tempo se esse artigo preconceituoso e hipócrita tem alguma coisa de real!

  2. Que os europeus são supra-sumo em preconceito isso não é novidade ainda mais com nós brasilianos heheheh…más dar conselhos sobre sistema tributário realmente o Brasil não pode dar,até porque nosso sistema tributário é caótico e dá um pessímo retorno a população!,hehehehe

  3. Viu com é que é, qdo é nós que damos pitacos nos problemas deles somos hipócritas, qdo são eles, é porque são civilizados e desenvolvidos!Essa é a lógica que eles criaram para o mundo e ainda acham que tem razão!

  4. Antes de qualquer coisa vale lembrar que o simples fato do Brasil participar deste “summit” deixa claro que, mesmo de longe, eles sabem que ‘hoje’ e não nos anos 80, e também apesar da nossa pesada e complicada carga tributária, temos crescido e sendo assim, vale a pena analisar o que tem levado o Brasil a este crescimento.
    Falar que somos hipócritas é exagerado, tendo em vista que a situação atual do país desta senhora não é lá das melhores…
    Só quem nasceu no Brasil sabe que apesar de tudo o Brasil de hoje já não é aquele da minha infancia. De forma quase imperceptível sim, mas as mudanças tem trazido algum conforto para aqueles que antes não tinham nada.
    Não faço qualquer apologia à partidos políticos sejam eles de direita ou de esquerda, falo apenas de fatos.

    []s

  5. Que a diplomacia brasileira está meio inxerida de algum tempo prá cá, isso é fato.
    Quanto ao texto, não devemos generalizar toda a Europa pelo pensamento de uma pessoa. Mas que essa crise sirva de lição aos arrogantes como ela.

  6. O Brasil está sendo muito imaturo com os Europeus. Os Europeus julgam que sabem tudo que são os maiores não admitem o estado falido que se encontram. Conselhos do Brasil ou de outro qualquer País fora da sua orbita é uma afronta. O Brasil deveria saber disso, mas não está informado pelos seus conselheiros que concerteza nem os tem. CUIDADO Presidenta é melhor ficarem calados e tratarem do Brasil . Conheçam primeiro os Europeus para depois falarem com eles.

  7. O pior de tudo é saber que essa tal jornalista mesmo tendo exagerado no tom tenha parte de razão quando fala sobre as condições do Brasil em ajudar de forma significativa os Europeus, expondo o brasil diante de uma situação tão delicada. EU, na minha opinião não posso concordar com a nossa presidenta. O brasil pode sim ajudar com outros meios sem apontar caminhos, nossos conselhos só irão abrir brecha para a mídia do CONTRA.cuidado PRESIDENTA!

  8. Fica quietinha! Dilmona! =} Ou muda esta Budega!..
    Dilminha… é isto mesmo! poh.. uma das cargas tributarias mais altas que existe no mundo é Brasil. Logo o Brasil falar em diminuir os impostos?.. A incompetência da gestão brasileira em diminuir os gastos administrativos elevadíssimos de 14º 15º salario de político.. ministerios.. autarquias.. e etc que de eficiente nao tem nada!.. Brasil com uma capacidade imensurável de crescimento. Um PIB elevadíssimo destes. Melhor ficar quietinha! né.. O país só está ‘bem’ economicamente porque joga tudo nas costas da sociedade escrava. Déficit interno gigante.. Fica quietinha! Dilmona! =} Ou muda esta Budega!..

  9. O Brasil com a maior carga tributária do mundo querendo dar conselhos para os europeus. Quando a dona Dilma fala em ajudar os europeus, ela vai estar tirando do dinheiro arrecado de impostos mais caro do mundo das costas dos brasileiros, que tem pago com dor e privações, essa mulher é uma canalha, o lula saiu mas deixou uma bruxa.

  10. Essa jornalista está meio por fora da realidade,e o mais agravante é que ela não vê o seu próprio quintal,o Presidente OBAMA vai adotar um pacote para geração de empregos,que é justamente o que a Dilma está falando,se vc executa uma política fiscal dura restringe o consumo,e isso no capitalismo é algo muito grava pois vc mata a cadeia produtiva,pois sem consumidor não há produtos a serem fábricados,é algo meio complicado de se explicar mais funciona assim:

    Se uma pessoa compra um pacote de biscoito,esse biscoito será fabricado por uma empresa,que por consequencia pagará seu funcionário,que consumirá por exemplo uma barra de sabão,que é fábricado pela empresa que pagará ao seu funcionário que tb consumirá,essa é a essencia do capitalismo,os salários tem efeito multiplicador.
    Se vc restringe o consumo vc mata a economia de um país,eu li outro dia um conselho do EIKE BATISTA,para os americanos,dizendo que eles deveriam adotar o sistema brasileiro de exigir componentes nacionais em produtos,ele citou o exemplo do WALL MART e disse se de cada vassoura vendida pelo Wall MART fosse exigida pelo menos algum componente americano e não vindas 100% da china visando apenas o lucro pelo atacadista,vcs criariam empregos nos E.U.A,reduziriam os lucros do Wall Mart mas o efeito multiplicador seria alto,vcs teriam mais pessoas a consumir.
    O Brasil tem sim muito a ensinar,a economia americana e parte da europeia virou um verdadeiro cassino,e parte desses bancos usam táticas chantagistas,ou vcs nos ajudam ou quebramos e levamos o sistema financeiro conosco,fazem todo tipo de irresponsábilidade e depois socializam os prejuízos,não vivem dizendo que o livre mercado é o melhor dos sistemas que ele por si só se regula,mas na hora que o bicho pegam vem ao velho e bom estado,e pior retiram dinheiro do Estado.

  11. E agora José?
    Onde esta a razão? Lá ou cá.. rsrs
    O detalhe é que eles têm mais é que ficar putos com a oferta do “subdesenvolvido” como ela preconceituosamente diz..
    O Brasil ajudando a Europa sair da falência é a maior ofensa para eles, pois ainda acham que aqui no Brasil só tem índios..

  12. Dona Samantha, espero que a senhora também não seja uma anta (rimou!), mas o conselho intempestivo dado aos europeus representa o pensamento deste governo brasileiro atual, e não do Brasil de uma forma em geral. Eu, sendo brasileiro, jamais daria esse conselho. O Brasil de fato não é nenhum modelo a ser seguido por país algum em termos de carga tributária, pelo contrário. Os impostos elevadíssimos aqui cobrados podem ser de nível europeu, mas o retorno à sociedade é de padrão africano. Nesse particular, concordo plenamente com o FT. Quanto ao mais, eu quero mesmo é a União Européia se dissolva e que cada país da eurozona volte a ter o controle sobre sua política e economia. A União Européia é um desastre completo. O euro é um desastre completo. O atual pensamento europeu é um desastre completo, por seu fascismo, rigidez e arrogância. Dona Samantha não quer ver isto. O FT não quer ver isto. Os arrogantes líderes europeus não querem ver isto. Mas não adianta tapar o sol com a peneira. A crise do Welfare State está aí e veio para ficar, cobrando o seu preço. Fazer pose de avestruz só vai acelerar mais ainda o colapso do euro e da União Européia. E eu torço para que isto aconteça. Será um bem para os próprios europeus.

  13. Telefonia mais cara do planeta, energia elétrica, combustível, transporte publico aqui mesmo no município que faz parte da grande Porto Alegre a passagem é a mais cara de todos os município e assim vai,eu não sei por quanto tempo nós povo brasileiro vai aguentar tudo isto calado e ainda falam em querer dar exemplo eu acho Hipocrisia.

  14. Eu quero mais é que a “velha e encarquilhada” Europa se f***! Apesar de todas as suas mazelas o Brasil está crescendo e eles estão com suas economias em franca regressão.Temos muito a ensinar a esses palhaços,durante décadas nosso país teve sua economia estagnada por causa de pitacos deles aqui…

  15. Dona Dilma “mãe dos pobres” ao invés de ficar dando pitaco desnecessários sobre tributação na Europa; porque não volta logo ao Brasil e tenta diminuir nossa enorme carga tributária??


    Samantha Pearson – jornalista recalcada. Depois que você aprender a achar o Brasil no mapa mundi. Aprenda que o Brasil apesar dos problemas esta dando LUCRO e ficando mais rico…Já vocês estão afundando na lama e nas dívidas…Espere só mais um pouco e as guerras e mortes virão no continente Europeu. Como os EUA estão afundando também, em breve a senhora vai vir com o rabinho entre as perdas pedir esmola aos BRICS…(coisa que seus políticos já andaram fazendo na surdina.)

  16. Como eu disse essa mulher não consegue ver o seu proprio quintal,vejam o que um dos maiores presidentes americano fez,na crise de 1929,totalmente o oposto do que essa senhora critica o conselho da Dilma.

    ROOSEVELT NEW DEAL (Novo Acordo):

    No final de 1932, as eleições presidenciais americanas foram realizadas. Os dois principais candidatos foram Hoover e Franklin D. Roosevelt. Devido a fortes críticas ao atual presidente, acusando-o de se ro maior causador da recessão, e/ou que pouco fizera para solucionar esta crise, Roosevelt saiu vencedor, tornando-se Presidente dos Estados Unidos em março de 1933. Assumiria 4 mandatos seguidos até 1945, ano de sua morte. Ele ajudou os americanos a recuperarem a fé, levando esperança com sua promessa de ação rápida e vigorosa, afirmando em seu discurso de posse: “A única coisa que devemos temer é o medo”. Ele e o povo americano, dessa forma, conseguiriam sair daquele período de instabilidade.

    Roosevelt, diferentemente do presidente anterior, acreditava que o governo americano seria a chave mestra para mover o combate aos efeitos da Grande Depressão. No início de 1933 havia 13 milhões de desempregados, e quase todos os bancos tinham fechado. Ele forma uma boa equipe de planejamento, com o governo controlando a Bolsa de Valores e os bancos. Em uma sessão legislativa especial, são criadas e aprovadas uma série de leis, sendo nomeadas de New Deal (“Novo Acordo”). Estas leis forneceriam ajuda social às famílias e pessoas que necessitassem, forneceriam empregos através de parcerias entre o governo, empresas e os consumidores, e reformou o sistema econômico e governamental americano, de modo a evitar que uma recessão deste gênero ocorresse futuramente. Esse programa visava ajudar as empresas, a agricultura, os desempregados e aqueles que corriam o risco de execução de hipotecas.

    Como resultado do New Deal foram criadas nos Estados Unidos dezenas de agências federais, abrangendo vários setores da economia, alem de outras importantes medidas:
    Dentre elas:

    – construção de obras de infra-estrutura para a geração de empregos e aumento do mercado consumidor;
    – criação de Previdência Social, que estipulou um salário mínimo, além de garantias a idosos, desempregados e inválidos;
    – incentivo á criação de sindicatos para aumentar o poder de negociação dos trabalhadores e facilitar a defesa dos novos direitos instituídos.
    – controle sobre bancos e instituições financeiras;
    – concessão de subsídios e crédito agrícola a pequenos produtores familiares;
    – controle da corrupção no governo;
    – leis de apoio à agricultura e à indústria;
    – fecha bancos em crise e fiscaliza os demais;
    – desvalorização da moeda;
    – a redução da jornada do trabalho (8 horas) visando evitar nova superprodução;

    A base do primeiro programa do New Deal (1933-1935) buscava basicamente a recuperação financeira e o combate ao desemprego nos Estados Unidos. Já o segundo programa (1935-1939), concentrou-se basicamente na área de seguridade social para a classe trabalhadora e proteção aos pequenos fazendeiros, com mais obras públicas, mais empregos. Embora tivesse sofrido forte oposição, o New Deal foi responsável pela criação de cerca de 10 milhões de novos empregos, contribuindo para a recuperação econômica dos Estados Unidos. Com o início da II Guerra Mundial, os EUA fortalecem ainda mais sua economia, pois é fornecedor de armas e demais materiais para os Aliados, além de participar efetivamente do conflito a partir de 1941 com o ataque à base aérea de Pearl Harbor.

    Roosevelt foi reeleito por elevada margem de votos em 1936, 1940 e 1944. Foi o presidente que governou por mais tempo os EUA. Em abril de 1945, morre de hemorragia cerebral.

    Vemos que essa crise vem se repetindo de certa maneira com os fatos atuais que o mundo neoliberal vem enfrentando. Você já está vendo reflexos da Recessão econômica desde 2008, caracterizados principalmente pelas demissões em massa em vários setores. Fique atento a essas medidas, pois, novamente o governo dos EUA está assumindo a responsabilidade de resolver essa instabilidade e já tem lançado vários pacotes econômicos de ajuda a empresários, trabalhadores e a bancos.

  17. Essa mulher deve ser a versão americana daquela famosa economista da Globo,que todos os dias pela manhã lança análises brilhantes sobra a economia.

  18. Val la Dilminha se oferece aos xenofobicos,arrogantes,segregacionais e intolerantes.Quando voce chegar na Bulgaria encontrara na terra natal de seus ancestrais a perseguição a etnia ron que é de origem cigana.Cuidado podes ter ancestrais desta etnia ou mesmo ser confundida com um deles e arrancarem vossa peruca e chutarem o vosso traseiro e atirarem-lhes ovos,tomates,pepinos ops pepinos podem ser bem vindos né ou que sabe prefiras repolhos rsrs

  19. kkkkkkk
    Adorei isso cara. EM pinto esse texto é uma pérola, parabéns.
    A Dilma e Manteiga estão indo lá´pagando de salvadores do mundo com nosso ralo dinheiro enquanto morremos nos corredores de hospitais, segurança pública daquele jeito, FOME ZERO SÓ NO LIXÃO e querendo dar aula . Bem feito, bem feito, bem feito, diz o Livro.
    Malandro é malandro mané é mané mesmo.
    Esse texto reflete como pensam na verdade, como a declaração do dito cujo que deseja nosso retorno ao século 19.
    Não esqueço, o esquecimento interessa aos manipuladores.
    E por falar em esquecer, é bom lembrar que desta vez eles não economizaram as palavras, não foram diplomaticamente mentirosos e foram sinceros em seus ódios, isso também tem seu mérito.
    Mesmo porque só enganam alguns, todos não.



  20. oras ela do FT ..falou o óbvio..

    somos um país que tributa ate peido de bebe..rsrs

    nosso PIB perto de muitos PIBs das Europa é uma M de coala anemico…

    nossa renda percapita entao…rsrsrsrs… Suriname ganha..rsrsrs

    e a Dilma fala em ajudar… ajudar como.. dando agua com açucar..até etanol estamos importando…rsrsrsrs

  21. Só tenho a comemorar com essa notícia, tamanho rancor e medo patrocinado é lógico, só indica que o Brasil e claro os BRICS estão no caminho certo, estão se direcionando a hegemonia e controle mundial, as palavras pagas para serem escritas no FT não me enganam doutro!
    .
    Quanto a carga tributária, o problema não é diminuir, e sim o que deve ser feito é fazer com que ela “trabalhe” de forma inteligente, não burocrática, e que seja retornada para o povo em forma de serviços de qualidade, o resto é balela de capitalista receoso!

  22. O fato é que a nossa economia está crescendo cada dia mais, enquanto a deles está em um estado deploravel.
    Com todo respeito, mas na conjuntura atual nos estamos em melhores condições de dar conselhos do que esses europeus.

  23. Endoidou de vez, “nosso PIB perto de muitos PIBs da Europa é uma M de coala anêmico”. Sinceramente, criticar por criticar é que é uma M de coala anêmica, o PIB Brasileiro é praticamente igual ao da França e Inglaterra, somente menor que o da Alemanha, e mesmo assim todos os economistas do mundo dizem que passaremos todos eles nos próximos 5 / 10 anos. A renda per capta do Brasil é que pode ser menor em função de nossa maior população. Vamos comentar com base gente , falar besteira é melhor não falar.

  24. Europa já tá falida, se querem receber conselhos ou não é problema deles, que se fod…, o Brasil é a bola da vez sim, não adianta criticar, fazer beiçinho ou chorar. Gostei do post das dividas dos países no mundo, se eles tem um PIB per capta maior que o Brasil, tem também dívidas per capta monstruosas que logo vai desmoronar a realeza inglesa e de mônaco juntas. O Brasil deve é continuar crescendo e dando bananas para eles, afinal eles não acham que somos uma república de bananas.

  25. Esses IDIOTAS não sabem de nada !

    Estão afundados na merda e só foram o que foram até hoje devido terem ROUBADO as riquezas de países como Brasil e outros !

    Aí , não se conformam que o Brasil ensine a eles e ajudem eles a saírem das crises que eles mesmos inventaram por viverem de aparência sem ter com o quê !

    E o artigo diz que a miserável Itália tem o PIB 3 vezes maior que o do Brasil !

    MENTIRA !

    O PIB do Brasil já é maior que o da mafiosa Itália !

    Não entendo como ainda tem gente que participa desse site e apóia essas reportagens mentirosas que desmerecem o Brasil !

    Sei que tem muito adolescente viciado em vídeo game que pelo modo de escrever eu identifico facilmente o nível de conhecimento e entendo que façam certos comentários !

  26. pois q afundem na mer…,paises ultrapassados inuteis, fora a alemanha, suecia e mais uns dois no maximo, esses, europeus ainda tem a mentalidade colonizadora, não produzem nem o lapis q usam, querem ser paises escritorio cheios de vagabundos batedores de carimbo!!!

  27. Eu acho curioso que a imprensa critique muito o governo de determinados partidos, mas por outro lado protegem os de sua escolha.
    E com isso eu me pergunto, e a compra de votos na assembleia paulista não é também um mensalão ?
    E por que a imprensa, “que é teoricamente neutra”, não divulga os podres que estão ocorrendo aqui em São Paulo?

  28. eles estão putos com esse negocio de BRICS, afinal onde ja se viu,os colonias quererem sair da cozinha não e mesmo ? quem pensamos q somos?
    e quando estiverem no fundo do posso fiquem por la mesmo, o brasil q não abra as portas como fez em outras epocas, que se danem pra la !!!

  29. O alto protagonismo da Dilma na Europa está incomodando muito as duas superpotências mundiais: Estados Unidos da América e Império Globo de Televisão.

  30. agora que não da para dar conselho referente a carga tributaria não da mesmo não! arrancam nosso coro aqui para manter a vagabundagem do setor publico, e quando digo isso não me refiro a policiais, professores, medicos etc.., q ganham pouco pela sua importancia, alias muito pouco e dão o sangue no brasil, me refiro a burocratas nojentos de repatições publicas inuteis, q não servem para nada e ganham muito !!!

  31. sabe o que acontence a nossa imprensa vendidassa que trouxe essa materia da fulana reporter de tal dizendo isso da presidente da republica , mas nossa imprensa vendida nao colocou ou nao correu atraz de materias falando bem do que a presidente falou entao fica como essa voz fosse unanimidade e vai ter ate quem acredite q

  32. sabem quem procurou a materia falando e criticando a presidente foi logo a imprensa vendidassa aqueles mesmo entao eles so vao buscar criticas os aplausos e os comentarios de lideres da propria europa eles nao vao procurar isso ajuda a dificultar as tratativas de negocios que podem ser feitos .a imprensa brasileira de brasileira só tem o nome ve se eles trouxeram materias falando bem nunca eles vaso atraz so de criticas de uma reportezinha fulana de tal que nos nunca ouvimos falar na vida mas as materias a favor do que a presidente falou cade eles apoiam as ongns desde aquela do desarmamamento ate essas dos entrega da amazonia .

  33. O barca disse tudo, bela análise do rapaz.
    E eu repito o discurso, deixem esses arrogantes afundarem.. não temos o dever, principalmente em se falando de historia, de financiar o seu retorno ao antigo status quo europeu.
    Ao inves de enviarmos dinheiro para eles, para que nossos bancos ganhem com o os juros, podemos pegar essa grana toda e investir na nossa infra-estrutura, o calcanhar de aquiles de nosos pais.

  34. Gostei do comentário do Stadeur e do Xtreme, muitos aqui estão falando de maneira irada dessa repórter, mas estão esquecendo da burrice que a Dª Dilma esta querendo fazer, doar o nosso dinheiro para os países da Europa, isso é o fim da picada. A louca esta em viagem pela Europa para oferecer o dinheiro do Brasil, para salvar a economia dos países europeus, ainda bem que a China, Rússia e a Índia não entraram nesta loucura. E ainda vão privatizar os aeroportos para ter mais dinheiro pra Dilma fazer mais graça.

  35. os paises arrogantes da europa…sabedores de tudo!!!!inglaterra tem o segundo montante de divida do mundo com quase 8 trilhoes e a alemanha vem logo abaixo com 5….italia outros 4 e assim por diante passando o rodo todos os paises da europa estao com a divida maior ou mais da metade de seus pibs…..e dizer q o Brasil naum aprendeu nada sobre financas e crises….eles eh q estao sendo ingenuos e arrogantes!!!

    http://www.economiabr.com.br/index.php/12/08/2011/paises-ricos-tem-divida-tres-vezes-maior-que-a-de-emergentes/

  36. Avisem essa mulher que o século é 21 e não 19.

    A Europa não manda mais em nada, e o Brasil pode ter seus problemas msas esta crecendo ja a europa perfeita só esta descendo…

  37. .
    .
    O Barca foi demais, é desse tipo de comentário que o Braisl precisa pra abrir os olhos sobre si mesmo e sobre as intenções dos outros países para com o nosso povo, os Yankees sempre nos olharão “de cima” da sua arrogância, e tem gente que gosta de ser visto assim, vendo o proselitismo Yankee que tem por aqui(Brasil)…
    .
    O Europeus pelo menos reconhecem o nosso Brasil, e mais este SUMMIT Bilateral entre Brasil e União Europeia prova e comprova isso perante todos… ja do outro lado do Atlântico, pra cima do México…
    .

  38. É UMA MACACA LOUCA PULANDO EM CHAPA QUENTE.
    É UM TEXTO DE UM ODIO VICERAL, DE UM PRECONCEITO MONSTRUOSO A NAÇÃO BRASILEIRA, QUE SE UTILIZA DO SARCASMO PARA DESTILAR SUA FRUSTAÇÃO.
    SAIBA O MACACA QUE O BRASIL TEM CONTORNADO ESSA CRISE GLOBAL DESDE 2008 DE FORMA EXCEPICIONAL – E NESTE PERIODO DE CRISE TEM ELEVADO O PADRÃO DE VIDA DE MILHÕES DE BRASILEIROS E FAZENDO ALGO QUE POR ANALISES DE ESPECIALISTAS ECONOMICOS INTERNACIONAIS “NENHUM OUTROS PAIS TEM FEITO QUE É DIMINUIR A DESIQUALDADE SOCIAL”. (É FATO).
    MACACA……Chupa…Chupa a….cana…que..é……doce, mas vai ter que descasca com os dentes. E chama alguns brasileiros que eles adoram o bagaço de MACACA.
    SDS a todos, caros…
    desculpem as letras grandes

  39. Bem, a jornalista inglesa parece que mora em são paulo, seu twitter é isso que indica.

    Ela é inglesa, e isso já diz muito, eta zé povinho, eles sim, baita hipócritas…
    Vcs se lembram como foi a revoluçaõ industrial deles: feita em cima de jornadas de trabalho desumanas, salários de fome, milhões de escravos do próprio povo. Pois é Samantha eu não me esqueci disso, fora muitas outras coisitas mais de seu passado fedido.

    Vcs nunca se perguntaram por que aquele humorista Mr Bean não fala… ora, assim o bunda mole não se compromete em nada. Caracas nem fazendo humor essa gente tem peito de afrontar-enfrentar a sua ridícula, bolorenta e vampiresca realeza.

    Quanto a seu artigo…

    É fruto de uma simples jornalista generalista, e o que ela entente verdadeiramente de economia ou diplomacia? Provavelmente nada.

    Mas o que deixou os europeus P da vida com os BRICS, e Dilma agora reforçou essa raiva, é de que eles não vão ver nenhum rio de financiamento do BRICS, mas, apenas muitos conselhos. KKKKKK!!!!!

  40. Engraçado, qual é realmente o “status político” dessa senhora?
    Ela desconhece que no mundo da política, ajuda é uma coisa que não se deve recusar, principalmente quando se está afundando em dívidas. O texto também descreve nas suas entrelinhas que o Secretário do Tesouro dos USA, Timothy Geithner há pouco mais de vinte e cinco dias quase foi escurraçado após um discurso na Polônia sobre assuntos de finanças.

    Essa indolente blogueira, está confundindo alhos com bugalhos. O Brasil, sem dúvidas, ainda aplica uma abusiva e extorsiva carga tributária sobre o seu povo, mas, com toda certeza, não foi isso que deflagrou a crise econômica mundial e que gerou a dívida externa dos USA e a quebradeira na Europa. Os motivos são de senso comum, acredito que só ela desconhece.

    Outro detalhe importante é que após o discurso da Presidenta Dilma, esta foi amplamente aplaudida e desconheço qualquer manifestação contrária ao seu pronunciamento. Portanto essa matéria postada por ela não tem qualquer peso político ou fundamento.

    Quanto ao Secretário do Tesouro dos USA ter sido quase escurraçado, é porque o mundo já não suporta mais as manobras e conspirações político-econômicas daquele governo, principalmente na Europa, onde a quebradeira é geral.

    Outro fato que ela parece desconhecer é que os BRICS, não constituem um organismo oficial de vinculação jurídica, ou seja são independentes os seus membros para postularem quaisquer tipos de políticas públicas que julgarem convenientes, portanto o Brasil não precisa pedir permissão a qualquer um dos demais países que compõem o grupo. Isso também se chama soberania, com um leve toque de liderança pro-ativa. É bom irem se acostumando com isso.

  41. Não entendo como seremos afetados por esta crise se representamos apenas 1% do comércio mundial, como li em comentarios anteriores, e porque deveríamos estar preocupados com os “colonizadores” se temos tudo que precisamos em nossa terra. A nossa “comandante Dilma” deveria se ocupar em resolver os nossos problemas, isso é igual ao casamento em crise do vizinho, se voce se meter onde não deve vai pegar uma sobra!!

  42. Eu aposto na Dilma e rechaço o FINANTIAL TIMES!!!

    Tá aí, é de hoje!!!

    ENTREVISTA-FMI: Bancos europeus precisam de até 200 bi de euros

    Por Robin Emmott

    BRUXELAS (Reuters) – A Europa precisa de entre 100 bilhões e 200 bilhões de euros para recapitalizar seus bancos, disse o diretor do departamento europeu do Fundo Monetário Internacional (FMI), Antonio Borges, nesta quarta-feira.

    “Estamos falando em um dado de 100 a 200 bilhões de euros, que na nossa visão é muito, muito pequeno se comparado ao tamanho dos mercados de capital da Europa e comparado aos recursos do novo e maior EFSF (fundo de resgate da região)”, afirmou ele à Reuters.

    “Houve muita conversa sobre os bancos franceses, mas… o problema é muito espalhado. Nenhum setor bancário no mundo pode sustentar uma perda generalizada de confiança, e precisamos restaurar a confiança na Europa.”

    Borges também disse que o FMI vai “definitivamente participar” em um segundo pacote de resgate para a Grécia se o organismo estiver satisfeito com a determinação do país para resolver seus problemas de dívida.

    Ele também disse que investidores têm preocupações válidas sobre uma possível recessão.

    Segundo ele, as preocupações de recessão “estão mais relacionadas a problemas no setor financeiro e à possibilidade de um choque de crédito do que ao que está acontecendo no front fiscal”.

  43. ARROGANTES OU NÃO, falaram o obvio… só quem paga energia hidroeletrica a preço de nuclear, telefonia a cabo a preço de via-satelite, essa merda de internet de 1mB carissima, agua a preço de refrigerante é que sabe qnto custa BANCAR o governo hipocrita que ai esta a mais de 25 anos… ficar humilhadinho porque a gringa falou a verdade não vai nos tornar melhor que estamos… tratem de lavar o coco da cara, pois os gringos tão cagando e andando para selvagens brasileiros que mal sabem escrever o proprio nome… falso discurso moralista não vai nos tornar mais ricos e mais justos na distribuição de NOSSA renda… FAÇAMOS PRIMEIRO A LIÇÃO DE CASA e depois sim, poderemos falar grosso… mal conseguimos equipar o pais com meros 36 caças ultrapassados e queremos cantar de galo… rsrsrsr… só pra rir… se pensasem um pouco nem comentariam para não passarem por bobos… essa orda que hoje jacteia nas ondas planaltinas ri de nossas caras qndo ficamos aparvolhados perante esse discurso de Brasil putencia… ACORDEM e vão trabalhar mais para pagar impostos que NUNCA voltarão em seu beneficio… sumirão no propinoduto brasiliense e aparecerão exatamente em constas da europa falida… saudações…

  44. Do dilma me empresta essa grana, fçao parte desse milhões de BRASUCAS e estão ainda na mlerda…salário mt mpinimo.Os membros da UE são ricos.Unas platitas dona…gracias.

  45. Olhando friamente, ainda bem que o Brasil ocupa a 152ª posição no ranking do Banco Mundial (esse banco sabe tudo!) pois, aqueles que ocupam as primeiras posições estão todos quebrados. Quero ver o Reino Unido pagar uma dívida que equivale a oito vezes o PIB do país. Acho que ninguem vai viver tanto.

Comentários não permitidos.