Defesa & Geopolítica

Rapidinhas: Defesa e Geopolítica

Posted by

Novo sistema de controle aéreo na Amazônia deve operar em 2012

Por Andrezza Lifsitch

Pilotos e controladores de voos do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), no Amazonas, serão treinados, a partir desse mês, para operar o novo sistema de controle do tráfego aéreo no céu da Amazônia. O Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (Sagitário) deverá estar em funcionamento em 2012, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).

O sistema, desenvolvido há dois anos pela empresa brasileira Atech, em parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), marca os avanços tecnológicos na comunicação entre controladores e pilotos e na vigilância do tráfego aéreo do país.

De acordo com o departamento de comunicação do Cindacta IV, o Sagitário oferece maior autonomia ao operador e permite maior eficiência no comando e controle para a tomada de decisões. O software aumenta a segurança e a fluidez do tráfego, inclusive em áreas de grande quantidade de voos.

O software atua na identificação preventiva de situações de conflitos ou riscos no ar. Por meio do novo método de monitoramento, o operador pode alterar graficamente uma rota de voo ou estabelecer novas rotas para solucionar as situações de conflito entre as aeronaves, por exemplo. Outro recurso diz respeito ao envio mensagens semelhantes a um SMS de celular para os pilotos.

Fonte: G1

Secretaria: ocupação de fronteira visará desenvolvimento

Proposta apresentada nesta terça-feira pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) prevê uma ocupação populacional das fronteiras da região amazônica mais focada no desenvolvimento social e produtivo do que no caráter repressivo.

“O que se quer é que esse esforço na área de fronteira não seja apenas repressivo, que ele tenha sustentabilidade social e econômica, e isso se dará na medida em que fixarmos as populações nessas áreas garantindo a elas os serviços sociais e também que se possa ter engenhos produtivos que permitam garantir a sustentabilidade econômica”, explicou o ministro da SAE, Moreira Franco, ao sair de reunião sobre o Plano Estratégico de Fronteiras.

A proposta será apresentada à presidente Dilma Rousseff pelo vice-presidente Michel Temer, que também é o coordenador do Plano Estratégico de Fronteiras. Periodicamente, o vice-presidente reúne ministros e integrantes de órgãos envolvidos no plano como a Polícia Federal e as Forças Armadas. Hoje, além de Moreira Franco e Temer, também participaram da reunião o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira.

Fonte: Terra

9 Comments

shared on wplocker.com