Rapidinhas: Defesa e Geopolítica

Novo sistema de controle aéreo na Amazônia deve operar em 2012

Por Andrezza Lifsitch

Pilotos e controladores de voos do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), no Amazonas, serão treinados, a partir desse mês, para operar o novo sistema de controle do tráfego aéreo no céu da Amazônia. O Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (Sagitário) deverá estar em funcionamento em 2012, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).

O sistema, desenvolvido há dois anos pela empresa brasileira Atech, em parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), marca os avanços tecnológicos na comunicação entre controladores e pilotos e na vigilância do tráfego aéreo do país.

De acordo com o departamento de comunicação do Cindacta IV, o Sagitário oferece maior autonomia ao operador e permite maior eficiência no comando e controle para a tomada de decisões. O software aumenta a segurança e a fluidez do tráfego, inclusive em áreas de grande quantidade de voos.

O software atua na identificação preventiva de situações de conflitos ou riscos no ar. Por meio do novo método de monitoramento, o operador pode alterar graficamente uma rota de voo ou estabelecer novas rotas para solucionar as situações de conflito entre as aeronaves, por exemplo. Outro recurso diz respeito ao envio mensagens semelhantes a um SMS de celular para os pilotos.

Fonte: G1

Secretaria: ocupação de fronteira visará desenvolvimento

Proposta apresentada nesta terça-feira pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) prevê uma ocupação populacional das fronteiras da região amazônica mais focada no desenvolvimento social e produtivo do que no caráter repressivo.

“O que se quer é que esse esforço na área de fronteira não seja apenas repressivo, que ele tenha sustentabilidade social e econômica, e isso se dará na medida em que fixarmos as populações nessas áreas garantindo a elas os serviços sociais e também que se possa ter engenhos produtivos que permitam garantir a sustentabilidade econômica”, explicou o ministro da SAE, Moreira Franco, ao sair de reunião sobre o Plano Estratégico de Fronteiras.

A proposta será apresentada à presidente Dilma Rousseff pelo vice-presidente Michel Temer, que também é o coordenador do Plano Estratégico de Fronteiras. Periodicamente, o vice-presidente reúne ministros e integrantes de órgãos envolvidos no plano como a Polícia Federal e as Forças Armadas. Hoje, além de Moreira Franco e Temer, também participaram da reunião o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira.

Fonte: Terra

9 Comentários

  1. muito bom, o programa sagitario e um grande avanço militar na soberania da amazonia, mais uma vez nossos honrados homens e mulheres tirando leite de pedra parabens, agora so falta nosso progama espacial avançar !!!

  2. tomamra tambem q esse novo contole sagitario impesa que pilotos civis estramgeiros idiotas não matem mais brasileiros nos ceus da amazonia, como no caso tragico e nojento do legacy com o boing da gol !!!

  3. ESSE É O CAMINHO BRASIL
    .
    Aos poucos o governo vai fazendo a sua parte no que se refere as fronteiras do Brasil,sem imediatismo ou hipocrisia.
    .
    Alguns por aqui com certeza irão criticar o governo por qualquer coisa:é a carne que subiu,foi o leiteiro que deixou o leite azeda,foi a enfermeira que não disse bom dia para o paciente,brigou com a patroa por que o café estava frio,…etc.
    .
    Más acima de tudo o Brasil é muito maior que esses problemas e as frustrações que há por ai.
    .
    .
    PENSAMENTO POSITIVO!….BRASIL!

  4. Eis aí a cereja no bolo, agora tenho fortes motivos para acreditar que o governo de fato está adotando medidas que visam dar continuidade ao povoamento da Região Amazônica, mas de forma sustentável. Ou nós realmente ocupamos e desenvolvemos, ou sempre estaremos preocupados com uma remota possibilidade de invasão.

    A densidade demográfica daquela área é baixíssima, é muita terra concentrada nas mãos de poucos e que não têm condições de cuidar adequadamente e de pagarem os devidos impostos ou de transformá-las em áreas intensamente produtivas. As terras pertencentes a União são totalmente desabitadas e abandonadas, favorecendo à prática dos mais diversos tipos de crimes trans-fronteiriços possíveis.

    Só com muita disposição política e destinação de recursos vultuosos se conseguirá reverter o quadro de abandono no qual mantiveram aquela região durante muitos anos após os governos militares. Integrar para não entregar.

    Só espero que a Presidenta Dilma compreenda a verdadeira importância do plano a ser apresentado pela SAE e comprometa-se com os resultados, caso contrário vai ter que apostar tudo única e exclusivamente nos Pelotões de Fronteira, o que de fato nós sabemos ser insuficientes para atingir os objetivos do governo federal.

    Tem que ocupar, realizar inclusão social, estimular e apoiar o desenvolvimento, envolver o povo de forma política consciente nas ações de defesa do seu território.
    A defesa da Região Amazônica não pode e não deve ser feita apenas sob a ótica do poder militar ou das Polícias nos Estados, é preciso encantar a sociedade brasileira com a divulgação do verdadeiro valor estratégico que ela tem e terá para as gerações atuais e futuras do nosso povo.

  5. .
    .
    Ainda bem que estão retomando o que foi deixado sobre a região norte e as fronteiras… eu lembro com pesar do abandono do projeto Rondon, que hoje vai avante somente com ajudas voluntarias, pelo menos a FAB ainda da uma mão na logística, senão estaria tudo perdido mesmo!!
    .
    Valeu!!

  6. OFF :

    O Diário oficial da União na sua edição de 05 OUT 2011, publicou a Emenda ao Memorando de Entendimento entre o Comandante da Força Aérea Brasileira e o Ministro da Defesa da República Francesa referente a suporte de manutenção dos Caças Mirage 2000C/B.

    O acordo refere-se a estender a vida operacional dos Mirage 2000C/B recebidos a partir de 2006 até 2008 como uma medida paliativa pela retirada de operação dos Mirage III EBR do do GDA, baseados na Base Aérea de Anápolis.

    A íntegra da nota como publicada no DOU está no quando anexo.

    DIRETORIA DE MATERIAL AERONÁUTICO E BÉLICO
    EXTRATO DE CONTRATO
    Espécie: Emenda ao Memorando de Entendimento entre o Comandante
    da Força Aérea Brasileira e o Ministro da Defesa da República Francesa.
    CONTRATANTE: Comando da Aeronáutica.
    CONTRATADA: Ministério da Defesa da República Francesa
    FINALIDADE: Fixar os princípios e as condições da cessão onerosa, pela Parte Francesa à Parte Brasileira, de materiais na Área da Aeronáutica Militar, designado Lote 2 Complementar.
    AMPARO LEGAL: § 1º do art. 65 da Lei no- 8.666, de 1993.
    VALOR: C= 4.000.000,00 (quatro milhões de euros).
    PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 0621.2048.339030.
    DATA DE ASSINATURA: 29 de setembro de 2011.
    VIGÊNCIA: Até 26 de dezembro de 2013.

    Fonte :
    http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/3047/FAB-Estende-Apoio-Logistico-dos-Mirage-2000-C-B

  7. Ocupação do vazio da fronteira. É isso, parabéns.
    Informantes para apontar os traficantes e contrabandistas: Vamos pagar o povo para fazer esse trabalho.
    Simples.

Comentários não permitidos.