Secretaria: ocupação de fronteira visará desenvolvimento

Proposta apresentada nesta terça-feira pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) prevê uma ocupação populacional das fronteiras da região amazônica mais focada no desenvolvimento social e produtivo do que no caráter repressivo.

“O que se quer é que esse esforço na área de fronteira não seja apenas repressivo, que ele tenha sustentabilidade social e econômica, e isso se dará na medida em que fixarmos as populações nessas áreas garantindo a elas os serviços sociais e também que se possa ter engenhos produtivos que permitam garantir a sustentabilidade econômica”, explicou o ministro da SAE, Moreira Franco, ao sair de reunião sobre o Plano Estratégico de Fronteiras.

A proposta será apresentada à presidente Dilma Rousseff pelo vice-presidente Michel Temer, que também é o coordenador do Plano Estratégico de Fronteiras. Periodicamente, o vice-presidente reúne ministros e integrantes de órgãos envolvidos no plano como a Polícia Federal e as Forças Armadas. Hoje, além de Moreira Franco e Temer, também participaram da reunião o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira.

Fonte: Terra

12 Comentários

  1. Eu dou uma de madame Gabi e digo que as ONGs,o Sting,James Cameron,o Bono Vox,etc… vão chiar muito mandem TODOS para o inferno.

  2. Não adianta nada se não fizerem ha infra instrutura internet esgoto transporte medico escolas radar policiamentos ambulâncias terrestres é fluvial lanchas brindadas para policia Federal Militar Exercito também lanchas comum até para transporte de pessoas ilhadas,criar um marcado para construção de barcos para transportes de civil que precisão de meio de transporte para fazer compras ir ao medico escola já que os atuais são muito altos tendo até recentemente acidentes graves.

  3. Ocupação sustentável. Pelo menos uma vez na vida façam algo assim!.. Ainda mais nestas fronteiras sensíveis. É imprescindível que o estado faça corretamente nestas regiões. ‘Não pode dar bobeira’. Que tudo o mais seja independente dos maiores centros. Exceto! A segurança e educação da região. Assim resguardará os interesses da União.

  4. Ocupação sustentável mesmo! sendo diferente disso, daremos mais motivos para alarde da comunidade internacional

  5. Honestamente, meus amigos, sem qualquer critica, mas destesto essa palavra, (desenvolvimento sutentável) virou hit na boca de todo executivo de plantão, bem parecido com globalização e por ai vai…temos que ocupar e nosso territorio e pronto, não temos que pedir licença pra ninguém! Os nossos lideres por serem subserviente é que dão importância ao que a ONU e estrangeiros pensam de nós ou do Brasil!Ninguem nunca falou nada das toneladas e toneladas de agente laranja que os americanos lançaram sobre as floresta do vietnam, exatamente pra matar a floresta!

  6. ATÉ QUE ENFIM tão seguindo os planos dos direitistas… quem REALMENTE sabe como salvar o pais… SEM DEMAGOGIAS e planos mirabolantes… querem a amazonia totalmente brasileira, MANDEM BRASILEIROS HABITAREM A AMAZONIA… temos que aproveitar que o nivel de interesses transnacionais estão em baixa e esparramar gente em toda a fronteira norte… basta o governo BLOQUEAR A FUNAI E O IBAMA e fazer estradas… o resto o povo faz… ajudaria com o apoio de projetos como o RONDON do tempo dos militares, lembram?… saude avançada fornecida pelo estado… AI SIM, teriamos A AMAZONIA PARA OS BRASILEIROS… já que gostam tanto de “fora isso, fora aquilo”: FORA ONGS PRESERVACIONISTAS DE ARAQUE E DEFENSORAS DE INDIGENAS INTERNACIONALISTAS… caiam para dentro pessoal e refundem nosso pais…

  7. O tamanho do problema:
    .
    Sao aproximadamente 11 mil km de fronteiras secas na amazonia e adjacencas…
    .
    Povoamentos isolados naquela regiao, terao baixas perspectivas de sustento social/economico e pior, na extrema necessidade, migram para atividades economicas destrutivas ou ilicitas na mata…
    .
    Resolver com rodovias, alem de um mega obra de engenharia, apresentaria problemas de manutencao em ambiente sabidamente problematico e inflitracao de atividade humana na mata em toda a rota da via, seja ela licita ou nao… A ultima tende a aumentar exponencialmente – conforme historico da regiao – transformando a atividade de vigilancia ambiental e presenca estatal um verdadeiro inferno…
    .
    Uma das solucoes viaveis, seria uma ferrovia interligando povoados e municipios (nao apresenta problemas de infiltracao de atividade espurias pela rota viaria)…
    .
    O problema e o custo…
    .
    Mesmo uma simples rodovia, o custo de construcao seria alto e manutencao carissima… Uma ferrovia entao*…
    .
    .
    *Ex. – trecho ferrovia norte-sul 669 quilômetros = 2,8 bilhoes ou aproximadamente 4 milhoes por km X 10000 = 40 bilhoes…
    .
    A sociedade brasileira estaria preparada para assumir tal gasto para proteger territorio, promover desenvolvimento sustentavel e preservar riquezas de todos? Estariamos preparados para arcar com outra especie de contribuicao provisoria, que de provisoria, apenas o nome (depois de construida nao esqueca custos de manutencao de uma mega via ao longo do tempo) ja que nao ha espaco no orcamento para tal mega gasto, nem em sonhos?
    .
    Infelizmente proteger territorio e riquezas naturais, tem preco elevado… Ou a sociedade decide ou decidem por ela… E a logica das coisas…
    .
    .
    http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/18150_FERROVIA+NORTESUL+DEVE+IR+ATE+RS+DIZ+SECRETARIO

  8. Se me derem um emprego decente eu irei morar no norte do norte do |BRASIL…e coloquem mt militares das 3 armas por lá,e mt bem equipados…e por lá q vai começar o n terrível carnaval. P Ontem.

Comentários não permitidos.