Irã vai posicionar navios militares perto

http://a57.foxnews.com/static/managed/img/World/396/223/iranian_navy.jpg

País cogita enviar navios de guerra em resposta à presença americana no Golfo

O Irã irá posicionar navios militares próximos à costa leste dos Estados Unidos, afirmou nesta terça-feira (27) uma autoridade militar do país, no que seria uma importante escalada nas tensões entre os dois adversários de longa data.

De acordo com o chefe da Marinha iraniana, almirante Habibollah Sayyari, o país irá enviar embarcações militares em resposta à presença americana no Golfo Persa.

– Como as potências arrogantes que estão presentes perto de nossas fronteiras marítimas, também teremos uma presença poderosa perto das fronteiras marítimas americanas.

Sayyari fez a declaração durante um discurso em uma cerimônia para marcar o 31º aniversário do início da guerra do Irã-Iraque (1980-1988), informou a agência de notícias oficial Irna.

Ele não forneceu mais detalhes sobre quando seria o envio das embarcações nem o número ou tipo de navios que seriam usados.

A resposta iraniana vem apenas algumas semanas depois de a Turquia anunciar que irá abrigar um sistema de radares da Otan (aliança militar do Ocidente), que ajudará a detectar ameaças de mísseis vindos de fora da Europa – incluindo do Irã. Essa decisão enfureceu Irã, que desfrutava de relações próximas com a Turquia.

Em fevereiro, pouco depois da queda do ex-presidente egípcio Hosni Mubarak, o Irã também enviou navios de guerra para cruzar o canal de Suez. Foi a primeira vez que a República Islâmica enviou embarcações ao mar Mediterrâneo.

Estados Unidos e Israel não descartam lançar ações militares contra o Irã caso uma solução diplomática não consiga evitar que o país obtenha armas nucleares. Entretanto, o país nega que esteja desenvolvendo armas nucleares, e afirma que seu programa atômico é destinado a apenas para fins pacíficos como a produção de energia.

O Irã rejeita as ameaças, e alerta que irá responder atacando locais de interesse para os americanos no Golfo e também Israel se tal ataque acontecer. Analistas dizem que o país pode retaliar lançando ataques rápidos no Golfo e fechando o estreito de Hormuz, por onde passam cerca de 40% de todo o petróleo da região.

O Irã costuma lançar treinos militares no país para exibir suas capacidades militares em meio às persistentes especulações sobre um possível ataque israelense ou americano contra as instalações nucleares do país.

Fonte: R7

7 Comentários

  1. Carlos,
    Mas seguindo esse raciocínio qualquer país pode ficar próximo à costa americana em águas internacionais e ameaçar suas cidades costeiras com tiros de canhão, mísseis cruise, etc. Até nós.
    O problema é qual seria desculpa para fazermos isso.
    Os EUA têm como desculpa os tratados e os acordos com diversos países e as resoluções da ONU para dar-lhes apoio ou pelo menos uma justificativa.
    Querendo ou não os americanos conferem à sua armada na região uma áurea de legalidade.
    Se os iranianos conseguirem o mesmo, de minha parte podem ficar à vontade.
    Se não conseguirem, com certeza irão arrumar sarna pra se coçarem rapidinho, em pleno alto mar.

  2. O USS Ronald Reagan é baseado em San Diego no Pacifico,
    portanto, os iranianos avistarão alguma outra coisa, se,
    avistarem e dificilmente será um dos poucos NAes, que descontados os que encontram-se em manutenção tem coisas mais importantes para fazer, incluindo qualificação de pilotos.

  3. Hahaha. Tremei maldituduzamericanú!
    A poderosa frota persa vai bloquear sua costa.
    ALLAH HU AKBAR!!!
    ..
    Quanto aos iludidos do reino de banânia, podem ficar tranquilos pois já estamos seguros. A famigerada IV Frota está com seus dias contados. Nosso pré-sal e, principalmente nossas mulatas agora estão salvas.
    Graças ao Ahrmerdadinejad (sei lá como escreve esta borra).
    Ainda bem que o barbudinho daqui “noçoguia-sol-de-todo- univerço” é brother do barbudinho de lá.
    UFA! Estamos salvos. ALLA-HU-AKBAR (3X)
    .
    Como comemoração, sugiro aos súditos do bananal-potência fazer uma micareta lá no CS da ONU. Onde estarão na mesa de um botequim o Obamis, de joelhos,devidamente acossado pelo Ahmadi-alguma-coisa e o mulla como testemunha do fato.

  4. ccc, tô me acabando…rsrsrsrsr…. ha muito não via um coment tão hilário… meus parabéns… disse tudo do modo que este post merece ser comentado… Irã superpotência…rsrsrsrs… e a banânia aplaudindo…rsrsrsrsr… os bananeiros querem sobrepujar a realidade…rsrsrsrsr… santa ingenuidade homem-morcego… é a desilusão bananeira menino prodígio… rsrsrsrssrrs

Comentários não permitidos.